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Saiba como fazer uma inauguração de loja virtual incrível! Conheça os passos essenciais para vender muito e engajar mais.

Começar um novo empreendimento online requer um trabalho de antecipação. Você vai precisar despertar a curiosidade dos consumidores e gerar a expectativa nessas pessoas. A inauguração de loja virtual de sucesso não pode ser feita do dia para a noite! Quanto mais você cria expectativa, maior é o engajamento no momento do lançamento.

Só que nem tudo se resume à divulgação e criação de um ambiente perfeito e chamativo. Isso não vai adiantar se você não organizar a logística e o atendimento. Combinar esses fatores vai resultar em uma loja capaz de realmente gerar vendas quando for ao ar.

O trabalho também passa pela parte de cadastro e organização de produtos e categorias. Deixar tudo pronto é essencial para ter o ambiente perfeito para começar a vender. Aí, certamente, você vai conquistar resultados de destaque!

Neste post trataremos com mais detalhes como fazer uma inauguração incrível e que gere muitas vendas. Acompanhe para entender melhor!

Loja HostGator

O que é necessário para a inauguração de loja virtual?

A inauguração de uma loja virtual é, indiscutivelmente, um dos momentos mais importantes do negócio. Ir ao ar pela primeira vez gera expectativas tanto nas pessoas empreendedoras quanto nos consumidores. Portanto, é ideal que essa ocasião seja repleta de boas impressões, o que é possível com uma experiência de destaque.

Para conseguir isso é necessário ter uma boa estratégia de marketing para gerar expectativa, mas também é fundamental ter uma operação logística montada. Afinal, se você atrai pessoas interessadas, seu negócio precisa ser capaz de cumprir com o que se espera dele. Então, veja o que é necessário para essa inauguração!

Montar estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing é necessária para qualquer negócio, principalmente aqueles que estão online. Porém, quando falamos de uma inauguração, precisamos ser mais específicos. Nesses casos, a ideia é antecipar essa novidade, criando posts em redes sociais para contar que uma nova loja online está chegando.

Portanto, é importante definir um cronograma de postagens, com base em um calendário editorial. Assim, você consegue, pouco a pouco, contar mais sobre o negócio, o que ele vai trazer e quando começa a funcionar. Essa expectativa vai preparar as pessoas consumidoras para estarem a postos assim que a loja virtual ficar online.

Criar promoções de inauguração

Toda boa inauguração precisa ser feita com algumas promoções. Essa é uma forma de garantir maior atenção do seu público, ou seja, as pessoas terão um atrativo a mais além da inauguração. Naturalmente, promoções são sempre muito interessantes, o que ajuda a captar ainda maior tráfego para a loja virtual e proporcionar mais oportunidades de vendas.

Não há regras quanto a essas promoções que você pode criar. A ideia é que elas sejam capazes de realmente oferecer alguma vantagem para seu consumidor. Portanto, você pode trabalhar com cupons de descontos, preços especiais para os primeiros compradores ou até mesmo frete grátis. Pense em algo que sua empresa pode custear!

Abastecer o estoque

Se a campanha de marketing feita para a inauguração for um sucesso, certamente haverá um volume relevante de pessoas querendo comprar. Isso é ótimo, mas também deve gerar atenção quanto ao estoque da sua loja. Lembre-se: quanto maior a expectativa criada, maior é a responsabilidade de garantir a disponibilidade de produtos.

Portanto, trabalhe com a estratégia de marketing sempre alinhada ao seu estoque. Perceba o quanto as pessoas estão interessadas na inauguração da sua loja e, a partir disso, mensure o quanto deve gerar em possíveis compras. Nesse caso, abastecer o estoque adequadamente vai evitar frustração em quem tentar comprar algo e não houver mais estoque.

Treinar o time de atendimento

Uma loja virtual que se preze precisa ter um atendimento de destaque, o que deve ser mostrado logo nos primeiros momentos de vida. Até porque, pode ser que o início do negócio ainda gere desconfiança e algumas dúvidas no consumidor, o que é normal. Portanto, seu time de atendimento deve estar totalmente pronto para lidar com isso.

Para não falhar nesse suporte ao consumidor, treine as pessoas para que elas estejam preparadas para lidar com esse momento. O ideal é que o foco do treinamento seja em atendimento básico e também nas possíveis dúvidas de consumidores de um negócio recém-lançado. Assim, você poderá solucionar questionamentos mais facilmente.

Organizar a logística

A organização logística também se faz necessária para que não haja surpresas ou falta de abastecimento de produtos logo nesse momento inicial. Garantir que tudo saia como planejado começa com boas parcerias, neste caso, com fornecedores de produtos e também com empresas de transportes.

É importante também ter uma equipe de logística bem preparada e liderada por alguém com experiência no setor. Se o negócio for pequeno e você pretende cuidar de tudo por si próprio, tente estudar um pouco antes de dar o primeiro passo. Assim, é possível garantir uma organização mínima que não impactará negativamente a empresa na inauguração.

Como organizar a loja virtual antes da inauguração?

Com a parte estratégica preparada, agora é importante focar em algumas questões técnicas necessárias, além de outros detalhes de marketing. Veja quais são esses pontos importantes e de que maneira deixar tudo preparado!

Cadastre todos os produtos

Não se esqueça de fazer um checklist com cada um dos produtos que você quer começar vendendo na sua loja virtual. A partir dessa lista cadastre cada um deles com foto, descrição, vídeos e informações técnicas. Essa parte é essencial!

Insira banners de comunicação da inauguração

Os banners também ajudam a comunicar o que sua empresa quiser com o público de maneira ilustrativa e chamativa. Pense em banners que são realmente úteis para entregar algum recado, chamar atenção para uma promoção ou o que mais julgar necessário.

Crie uma categoria de produtos promocionais

A categoria de produtos promocionais será sempre muito buscada, afinal, as pessoas querem boas vantagens na hora de comprar. Portanto, não se esqueça de criar essa parte no site e, a médio prazo, monitore o volume de acessos para ver o sucesso que ela faz!

Crie pop-ups para cupons promocionais

Os pop-ups, assim como os banners, ajudam a captar a atenção de quem visita seu site, mas nesse caso, é um mecanismo que faz isso assim que a pessoa acessa a loja virtual. Portanto, use banners com moderação para não atrapalhar a experiência e, lembre-se: somente com o que for necessário!

Como fazer a inauguração de loja virtual?

Bem, agora é a hora de colocar a mão na massa de maneira organizada e concreta! A seguir, mostraremos um passo a passo cronológico de todas as etapas fundamentais para uma inauguração de loja virtual. Acompanhe!

1. Monte uma boa estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing vai passar por alguns pontos que são realmente fundamentais. Você vai precisar focar em:

  • ter uma página da sua marca nas redes sociais;
  • criar uma boa identidade visual;
  • fazer otimizações em SEO;
  • planejar anúncios no Google Ads;
  • planejar anúncios no Facebook Ads;
  • criar um tom de voz para sua marca.

É também fundamental ter consistência nas ações. Isso vai garantir que, rapidamente, você conquiste seu público-alvo e faça essas pessoas saberem que sua marca está prestes a lançar a loja virtual.

2. Faça anúncios antes, durante e depois da inauguração

Os anúncios vão permitir que sua loja virtual seja conhecida por mais pessoas, mesmo que ela ainda não tenha sido oficialmente lançada. É importante trabalhar com essas ações antes do site ir ao ar, justamente para gerar expectativas.

Além disso, é importante também continuar trabalhando com esses anúncios, uma vez que sua loja já está funcionando. Isso vai garantir que o tráfego de consumidores se mantenha em direção ao negócio, algo essencial. Além dos anúncios pagos, invista também em tráfego orgânico, já que ele é importante para estabilizar sua marca na web.

3. Trabalhe bem com as redes sociais

As redes sociais são plataformas essenciais para que sua empresa consiga se manter ativa, criando consciência de marca no público e mantendo um bom relacionamento. Portanto, sua missão é garantir que esses canais sejam usados para manter consumidores na expectativa para o lançamento da sua empresa na internet.

Sendo assim, você deve criar conteúdo para alimentar suas redes sociais, mas pensando nos mais variados formatos, sobretudo para o Instagram. Portanto, invista em:

  • stories;
  • publicações no feed;
  • reels;
  • enquetes;
  • quiz.

A ideia é gerar conteúdo que engaje seu público e faça essas pessoas terem simpatia pela sua marca antes mesmo de a loja virtual ser lançada. Depois, será mais fácil gerar vendas e, principalmente, fidelizar.

4. Faça live para inauguração e tira dúvidas

As lives são ótimas para captar a atenção máxima de consumidores em momentos específicos. A grande questão psicológica por trás dos conteúdos ao vivo é que, quando acontecem, geram nas pessoas a sensação de que não podem perder aquilo. Afinal, pode não ser possível captar as informações novamente.

Então, anuncie com certa antecedência que a live vai acontecer, informando dia e horário. Não se esqueça também de esclarecer quais assuntos serão tratados na live, já que esses tópicos são de extremo interesse das pessoas. Por fim, na live, esteja à disposição para tirar dúvidas, já que isso vai permitir que mais compras sejam realizadas.

5. Evidencie as promoções de inauguração

Se você avisa seus consumidores antecipadamente que haverá promoções de inauguração, certamente isso vai gerar ainda maior expectativa. Portanto, faça campanhas que reforcem a inauguração e as oportunidades que estarão associadas a esse momento. Afinal, não há melhor maneira de começar uma loja virtual do que com promoções.

Então, antecipadamente, já evidencie para seus consumidores quais serão as promoções associadas à inauguração da loja virtual. Fale sobre os descontos, quais produtos estarão em condições especiais e o que mais for oferecido. Assim, no grande dia, você com certeza vai conseguir bombar as vendas!

6. Invista na fidelização dos clientes

Fidelizar é fundamental para negócios que querem manter um faturamento consistente a longo prazo. Se você está prestes a inaugurar uma loja virtual, precisa saber que é melhor fidelizar os clientes do que você já tem do que conquistar novos. Há dois motivos para isso: é mais barato e é o que garante equilíbrio financeiro para sua empresa.

Portanto, faça com que seus clientes, principalmente os primeiros, se sintam especiais. Uma boa estratégia é preparar uma estratégia de e-mail marketing com mensagens de boas-vindas e questionando sobre o que acharam da experiência de compra. Essa preocupação é importante para manter essas pessoas por perto e comprando de forma recorrente.

7. Incentive o compartilhamento dos recebidos

O público ama a ideia dos recebidos, ainda que sejam recebidos pagos! Comprar na internet é uma experiência que começa com um clique e que tem seus momentos finais quando o produto chega. Para a marca, saber usar isso ao seu favor é essencial para despertar o desejo de consumo em outras pessoas consumidoras.

Portanto, incentive seus clientes a postarem os recebidos! Envie uma arte impressa junto da compra e peça para que essa pessoa poste o produto no Instagram marcando sua empresa e utilizando uma hashtag. Essa estratégia vai gerar conteúdo gratuito para a sua marca e será ótimo para conquistar mais engajamento.

8. Capriche no envio e cumpra prazos

O envio é o momento mais importante desse processo de vendas, por isso, é necessário ter todo cuidado do mundo. Isso passa por alguns pontos, como:

  • embalagem que garanta a proteção do produto;
  • preparo do “unboxing” de modo que seja uma experiência incrível;
  • agilidade no despacho dos pedidos;
  • garantia de prazos que podem ser cumpridos por transportadoras.

Caprichar nesses pontos vai gerar um impacto muito positivo, sobretudo nas compras feitas em inauguração de loja virtual. Esse é o primeiro passo para conquistar essas pessoas e as tornar fiéis à marca.

Um bom trabalho de marketing alinhado a atendimento, logística e valorização de marca são essenciais para uma inauguração de loja virtual de sucesso. As dicas deste post serão muito úteis quando chegar a vez da sua empresa!

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    • Abastecer o estoque

    • Treinar o time de atendimento

    • Organizar a logística

  • Como organizar a loja virtual antes da inauguração?

    • Cadastre todos os produtos

    • Insira banners de comunicação da inauguração

    • Crie uma categoria de produtos promocionais

    • Crie pop-ups para cupons promocionais

  • Como fazer a inauguração de loja virtual?

    • 1. Monte uma boa estratégia de marketing

    • 2. Faça anúncios antes, durante e depois da inauguração

    • 3. Trabalhe bem com as redes sociais

    • 4. Faça live para inauguração e tira dúvidas

    • 5. Evidencie as promoções de inauguração

    • 6. Invista na fidelização dos clientes

    • 7. Incentive o compartilhamento dos recebidos

    • 8. Capriche no envio e cumpra prazos

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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