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Precisando de dicas de como vender mais no ifood? Confira dicas que irão te ajudar a ter clientes novos todos os dias e vender mais.

Uma das tendências de e-commerce que não para de crescer é o ramo de alimentos. A cada dia, surgem mais plataformas de entrega de refeições e compras de supermercados.
O iFood é um aplicativo líder neste ramo e, para os empreendedores gastronômicos, uma ótima vitrine para anunciar e vender seus produtos. 

De qualquer forma, como em outros setores de e-commerce, esta plataforma tem alta concorrência, sendo necessário um planejamento estratégico bem elaborado para conseguir uma boa posição nos rankings do aplicativo. 

Se você empreende no setor alimentício e gostaria de saber como vender mais no iFood, este artigo é para você.

Como subir no ranking iFood?

Conquistar uma boa posição em um ranking virtual depende de uma série de fatores e não é uma tarefa simples. Conseguir relevância em mecanismos de busca demanda estratégias e planejamento, e não é diferente com o iFood. 

Para isto, elaboramos um guia completo sobre como vender no iFood, com dicas valiosas para conseguir boas posições no ranking do aplicativo de delivery mais disputado da internet. 

Número de vendas

O número de vendas de seu e-commerce vai ser determinante no ranking do iFood. Isso porque o aplicativo acaba priorizando os restaurantes com maior relevância e, neste caso, o número de pedidos conta bastante. 

Quanto mais pedidos seu restaurante tiver, mais será percebido como relevante pelo sistema da plataforma, sendo também mais oferecido aos usuários. 

Este tópico pode parecer redundante, mas é importante termos em mente como o sistema do iFood funciona, para elaborar melhores táticas de venda. 

Uma boa dica para quem está iniciando na plataforma e ainda não consegue boas posições no ranking, pode ser o de divulgar seu restaurante em outros locais, como redes sociais, banners e folhetos, incentivando os clientes a pedirem pelo iFood. Trabalhar em mais de uma frente de divulgação é um ótimo início. 

Quantidade e qualidade das avaliações

Outro ponto bastante importante para conquistar relevância no iFood são as avaliações de seu estabelecimento. A cada venda que conseguir efetuar, é fundamental que incentive os clientes a avaliarem seu restaurante no aplicativo. 

Somando a quantidade de vendas com boas avaliações, temos a fórmula essencial para atingir boas posições no ranking do aplicativo. Para isso, é muito importante também a boa comunicação com seus clientes e uma interação positiva. 

Cumprimento dos prazos de entrega

Um bom atendimento é parte fundamental do sucesso de qualquer negócio. Cumprir os prazos de entrega do iFood é um item não negociável. 

É sabido que, uma má impressão tem mais chances de se espalhar do que uma boa impressão. Sendo assim, é muito mais provável que seu restaurante venha a ser mal avaliado por não ter cumprido o prazo de entrega, do que ser bem avaliado quando o atendimento é satisfatório. 

Portanto, planeje bem suas entregas e informe os prazos de acordo com a capacidade de seu restaurante. 

Oferecer cupons de desconto

Cupons de desconto são uma excelente estratégia de divulgação, principalmente se está iniciando na plataforma iFood. Muitos consumidores sentem-se mais seguros em realizar sua primeira compra em estabelecimentos desconhecidos, quando têm algum tipo de vantagem oferecida. 

Calcule bem os preços dos seus produtos e veja em quais deles consegue oferecer bons descontos. É importante salientar que, ao praticar descontos, você deve ter um bom planejamento financeiro, para que não venha a atrapalhar sua receita e gerar prejuízos ao invés de lucros.  

De qualquer maneira, ofertar descontos e promoções pode te ajudar bastante a vender mais no iFood. 

Oferecer entrega grátis

Outro método de divulgação eficaz, também é oferecer entregas grátis. Inclusive, o iFood possui um filtro exclusivo para esta categoria de entrega no aplicativo. 

Assim como no caso dos descontos, ao arcar com os custos de entrega, é necessário planejamento financeiro. 

Procure priorizar as entregas grátis para regiões próximas a seu restaurante ou em dias em que haja maior volume de vendas. 

Nunca se esqueça de que a ideia é gerar divulgação, porém sem prejuízos financeiros. Por isso, ao trabalhar com a modalidade grátis nas entregas, pesquise e planeje bem duas ações para ter sucesso! 

Como vender mais no iFood e se destacar?

O iFood se tornou uma ótima maneira de negócios locais aumentarem suas vendas, ou até mesmo, como principal canal de vendas de estabelecimentos que operam somente com delivery. Em alguns casos, o aplicativo possibilita aumentar suas vendas em até 50% e ter uma boa margem de lucro.

Porém, devido à grande concorrência na plataforma, alguns restaurantes sentem dificuldade em atrair novos clientes e acabam vendendo pouco, ou menos do que poderiam.

A seguir, preparamos algumas dicas importantes para você começar a planejar como vender mais no iFood e se destacar. 

1. Capriche nas fotos

Algo que sempre falamos sobre lojas virtuais, e que se encaixa perfeitamente no mercado de delivery, é que o cliente não compra o produto (nesse caso, o prato): ele compra a foto e a descrição deste prato.
Por isso, fotos bonitas e que apresentem bem as comidas apetitosas que seu restaurante faz, são muito importantes para melhorar o seu desempenho.

Boas fotos de produtos sempre chamam a atenção. E no caso do iFood, também servem como uma espécie de ‘gatilho’, podendo aumentar o desejo pelo prato, e ter também um efeito psicológico de aguçar a fome. Uma bela foto do prato em questão, pode ser o elemento que faltava para convencer o cliente a fazer o pedido.

Use as melhores fotos que tiver. E de preferência, não use fotos da internet. Procure fotografar os produtos reais, como realmente são. Fotos que você encontra na internet quase nunca representam realmente o seu produto e podem deixar o cliente com a sensação de ter sido enganado.

Mesmo que não consiga contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos dos seus pratos, você mesmo pode criar imagens incríveis dos seus produtos usando o seu celular, por exemplo. Apenas tome alguns cuidados básicos para que as imagens fiquem boas.

Temos um texto sobre como fotografar produtos para e-commerce. Embora não seja exatamente sobre comida, estas dicas são úteis para esse segmento também.

Explore os melhores ângulos, destaque os ingredientes, tente criar uma foto que deixe seus clientes com água na boca.

2. Capriche na descrição

Conforme falamos acima, no aplicativo, o cliente não compra o prato: ele compra a foto e a descrição.

Assim como no caso de lojas virtuais, a descrição serve a dois propósitos: informar o cliente sobre as características do prato e incentivá-lo a escolher essa opção para comprar. Ela é o complemento que vai informar ao cliente sobre o prato, para que ele decida se irá comprar ou não.

Você deve descrever corretamente seus pratos. Informar o tamanho das porções, os ingredientes, opções de acompanhamento, etc. Uma descrição detalhada também ajuda a manter uma boa avaliação. Sendo claro sobre os ingredientes, você evita que alguém peça algo sem saber o que vem e que faça reclamações posteriores.

Você deve usar a descrição também como forma de tornar o prato atrativo, usando termos que valorizem a comida. Busque usar alguns adjetivos como ‘delicioso’, ‘suculento’ ou termos similares, com a intenção de deixar os clientes com água na boca, complementando a impressão da foto. 

3. Surpreenda na entrega

Pode parecer óbvio afirmar isso, mas a experiência do cliente não acaba quando o pedido é feito. O cliente entrou no iFood, olhou as fotos e descrições dos pratos, escolheu aquele que mais gostou e fez o pedido. Mas ainda falta o principal: receber o prato. E nessa etapa, você tem mais uma oportunidade para surpreender positivamente o cliente.

Ações que parecem simples, mas que surpreendem o cliente, agregam valor ao seu restaurante, e constroem a reputação da sua marca. Ter uma embalagem personalizada com a sua marca, por exemplo, é uma alternativa simples e que não costuma custar muito caro.

Você ainda pode enviar algumas mensagens personalizadas, agradecendo a preferência. Enviar alguns brindes, como pequenas porções de sobremesa, balas, doces ou algum outro ‘mimo’ que o cliente não esteja esperando.
Oferecer descontos para as próximas compras no seu restaurante também é uma boa surpresa. Isso é uma maneira de agradar o cliente no pedido atual e incentivá-lo a comprar com você novamente. 

4. Faça promoções 

Promoções são uma ótima forma de atrair novos clientes, e funcionam em praticamente todos os segmentos do mercado. No iFood também.

Não é à toa que o próprio iFood e outros aplicativos oferecem descontos para novos usuários ou para incentivar que os usuários já ativos continuem realizando pedidos. Eles sabem que ofertas e promoções são um motivador para que as pessoas comprem novamente  e que, às vezes, uma promoção é o gatilho ideal para que o cliente peça pelo aplicativo, mesmo que nem estivesse pensando nisso.

O seu restaurante também pode se beneficiar dessa estratégia. Criando promoções para certos combos e pratos, você consegue atrair clientes pedindo pela primeira vez ou fazer com que clientes anteriores voltem a comprar em seu restaurante.

Você pode criar promoções periódicas, para incentivar clientes a comprar em determinados dias. Também é possível criar promoções diárias, como ‘Prato do Dia’, oferecendo descontos em pratos diferentes ao longo da semana. O interessante é manter uma periodicidade nas promoções, sendo diariamente, semanalmente, etc. Mantendo o cliente informado sobre essa periodicidade, ele levará isso em consideração quando for decidir em qual restaurante pedir.

E se o cliente já pediu de seu restaurante e gostou da comida, ao ver os pratos em promoção, existem mais chances dele comprar novamente com você do que em outro local que ele não conheça.

5. Procure fidelizar os clientes

As promoções, por si só, já podem ser consideradas uma forma de fidelização. Porém, existem outros recursos que também podem fidelizar os clientes que já compraram anteriormente. 

Os alimentos são produtos de consumo recorrente, sendo assim, é muito provável que seu restaurante possa vender, até mesmo diariamente, para os mesmos clientes. Portanto, ao desenvolver uma boa fidelização, você estará garantindo algumas compras recorrentes. 

É preciso dizer que a principal maneira de fidelizar os clientes é a qualidade de seus pratos e de seu atendimento. Uma boa comida e um bom serviço farão com que seu restaurante fique entre os preferidos dos clientes. 

6. Ofereça cupons e facilite a entrega

Ainda sobre a fidelização, uma estratégia eficaz é a elaboração de cupons de fidelidade. Oferecer descontos ou até mesmo um pedido grátis aos clientes após determinada quantidade de compras, costuma funcionar bem no setor de alimentos. 

Conforme falamos, alimentos são produtos de consumo recorrente e, por isso, ao perceberem vantagens em comprar periodicamente em seu restaurante, os clientes não vão hesitar em utilizar os cupons. 

Outra tática eficaz de conquistar os clientes é trabalhar na facilidade da entrega. Pense em maneiras de oferecer entregas gratuitas ou então, a valores acessíveis, que não comprometam tanto o valor total do pedido. 

Muitas vezes, os clientes desistem de comprar em determinados restaurantes devido à taxa de entrega acabar não compensando. 

7. Priorize a agilidade na entrega dos pedidos

Poucas situações são mais frustrantes do que estar com fome e seu pedido demorar para chegar. A agilidade da entrega, inclusive, é um dos filtros oferecidos pelo iFood para aqueles clientes cuja fome não consegue esperar. 

Sendo assim, pense sobre como pode agilizar as entregas, escolhendo corretamente o raio de abrangência de seu restaurante e, se possível, criando uma rede própria de entregadores. 

Pensar em como vender mais no iFood abrange também o serviço e a qualidade não apenas dos pratos, mas também, das entregas. 

Com essas dicas, esperamos que você tenha conseguido entender como vender mais no iFood, ganhando melhores posições no ranking do aplicativo e fidelizando seus clientes.

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  • Como vender mais no iFood e se destacar?

    • 1. Capriche nas fotos

    • 2. Capriche na descrição

    • 3. Surpreenda na entrega

    • 4. Faça promoções 

    • 5. Procure fidelizar os clientes

    • 6. Ofereça cupons e facilite a entrega

    • 7. Priorize a agilidade na entrega dos pedidos

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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