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Não sabe usar o Gestor de pedidos iFood? Confira um guia definitivo para ajudar você e seu negócio a vendar pela ferramenta.

Se você está pensando em iniciar um e-commerce de alimentos e bebidas delivery e cogitou o aplicativo iFood para iniciar, saiba que é uma boa escolha. Entretanto, para começar a trabalhar as vendas online de seu restaurante, no entanto, é necessário baixar e utilizar o gestor de pedidos iFood

Àqueles que ainda não conhecem esta ferramenta, neste artigo apresentaremos sua utilidade e ensinaremos a baixar e instalar a aplicação que pode tornar seu e-commerce mais eficaz e alavancar suas vendas. 

O que é gestor de pedidos iFood? 

O gestor de pedidos iFood é uma ferramenta na qual os restaurantes cadastrados conseguem operar suas lojas e organizar seus pedidos e entregas. Os estabelecimentos podem receber esses pedidos, confirmá-los e informar aos clientes quando saem para entrega.

Além da atualização de status do andamento do pedido, o empreendedor também consegue gerir outros processos pela ferramenta, como abertura e fechamento do restaurante no aplicativo e possíveis alterações no cardápio.

A aplicação também tem a opção de chat com o cliente direto no aplicativo, tornando muito mais fácil o contato para a resolução de eventuais problemas ou solicitações. 

gestor de pedidos ifood

Quem pode usar o gestor de pedidos iFood?

O gestor de pedidos iFood foi criado para os restaurantes cadastrados na plataforma. Alguns restaurantes utilizam outras plataformas para gestão dos pedidos e do restaurante, desenvolvidas por terceiros. Se esse for o seu caso, certifique-se de que sua plataforma tenha integração com o iFood antes de cadastrar seu estabelecimento.

Para cadastrar seu restaurante no iFood, você precisa:

  • possuir CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  • ter acesso à Internet;
  • dispor de uma equipe de entregadores para delivery;
  • estar localizado em uma cidade onde o iFood disponibiliza o serviço de entrega próprio. 

Como usar o gestor de pedidos iFood? 

Uma vez que você optou por utilizar o iFood para vender seus produtos, antes de baixar o gestor de pedidos iFood você precisará cadastrar sua empresa no aplicativo. 

Feito isso, segue um breve passo a passo de como baixar e ativar o gestor de pedidos iFood:

Como baixar o gestor de pedidos iFood: 

Esta é uma aplicação indicada para versões do Windows 7 ou superiores, bem como smartphone com sistema Android. A partir de seu computador, faça o download do gestor de pedidos iFood, clicando no botão indicado para baixar. Caso esteja em busca da versão para celular, basta acessar a Play Store e instalá-lo em seu dispositivo.

Como instalar o gestor de pedidos iFood

Concluído o download, clique em ‘Instalar’ no ícone que foi baixado, aguarde a finalização do processo e, depois, clique em ‘Concluir’.  

Como ativar o gestor de pedidos iFood

Após a instalação, abra o aplicativo em seu computador e efetue o login, inserindo os dados de usuário e senha do restaurante que foram cadastrados no iFood anteriormente. 

Pronto! Seu gestor de pedidos iFood já foi instalado e ativado. Agora é só receber seus pedidos! 

Como vender no iFood? 

Baixar e instalar devidamente o gestor de pedidos iFood é apenas o primeiro passo para começar a vender pelo aplicativo. Uma vez resolvida esta pequena questão técnica, é hora de pensar em como trazer pedidos para a plataforma! 

Conforme falamos anteriormente, as vantagens de vender pelo iFood são várias, mas também existem desafios. Como estamos falando de uma plataforma com alta concorrência, são necessárias estratégias e um bom planejamento de vendas para ter sucesso dentre tantos estabelecimentos. 

Mas não se preocupe! Elaboramos um bom material estratégico que vai lhe ensinar ótimas dicas para vender bem no iFood e conseguir divulgar seu negócio. 

Capriche nas fotos e descrição dos produtos

Dentro do ambiente virtual, os produtos não estão ao alcance dos clientes. Desta maneira, podemos afirmar que o cliente compra fotos e descrições quando acessa um e-commerce. Portanto, capriche nos dois!

Quando um consumidor acessa um aplicativo de delivery, há grandes chances de que ele esteja com fome ou então se preparando para sua refeição. Este é um ótimo gatilho de vendas e a foto correta pode ajudar muito. 

As fotos de seus pratos precisam ser bonitas e despertar o interesse do cliente em experimentá-los. Mesmo que você não tenha capital para investir na contratação de um fotógrafo profissional, procure produzir boas fotos a partir dos recursos que você já tem. 

Outro ponto importante é não utilizar fotos genéricas, da internet. Isso, ao invés de alavancar seu negócio, poderá lhe trazer problemas futuros, quando o cliente perceber que a foto anunciada não condiz com o produto real. 

Faça promoções e ofereça desconto no frete

Ao iniciar na plataforma, provavelmente seu restaurante ainda apresentará pouca relevância para os usuários. Sendo assim, uma boa estratégia para adquirir novos clientes é elaborar promoções atrativas e/ou oferecer descontos no frete. 

O iFood possui uma aba exclusiva para promoções e muitos usuários são atraídos para ela. Os consumidores sentem mais confiança em adquirir produtos de estabelecimentos que ainda não conhecem quando recebem alguma vantagem inicial. 

No entanto, sempre ressaltamos a importância do planejamento estratégico ao oferecer descontos, para não comprometer sua receita ou causar algum prejuízo para seu negócio. Faça os cálculos corretamente e verifique em quais produtos ou em quais tipos de frete poderá oferecer os descontos. 

Faça ações de fidelização de clientes

Fidelizar clientes é sempre uma ótima estratégia, ainda mais se tratando do segmento de alimentação. Por se tratar de uma compra potencialmente recorrente, ao fidelizar um cliente de maneira eficaz você aumenta as chances de este mesmo cliente vir a compra de você mais vezes. 

A qualidade dos produtos e do atendimento, por si só, já podem ser consideradas um fator de fidelização. No entanto, existem outras táticas eficientes para fidelizar seus clientes. Uma delas é a criação de cupons de fidelidade, que ofereçam aos consumidores algum tipo de desconto ou, até mesmo, um prato grátis após determinada quantidade de pedidos. 

Esta é uma ação simples, mas que pode garantir que um cliente opte pelo seu restaurante em um momento de indecisão, ao invés de outro estabelecimento que não o tenha oferecido esta possibilidade, por exemplo. 

gestor de pedidos ifood

Priorize a agilidade na entrega dos pedidos

Conforme ponderamos no tópico das fotos e descrição, na maioria das vezes os consumidores acessam os aplicativos de delivery no intuito de satisfazer sua fome.

E podemos imaginar como é desagradável ter de esperar muito para receber seu pedido nessas circunstâncias, não é mesmo? Muitos clientes, inclusive, acabam elegendo os restaurantes segundo o menor tempo de entrega

Sendo assim, tente elaborar um bom plano para que suas entregas ocorram da maneira mais rápida possível, calcule bem seu raio de atuação e faça uma boa gestão dos pedidos, desde seu recebimento, passando pelo preparo até o momento da entrega. 

Ter uma entrega ágil é uma ótima maneira de conquistar os clientes que estiverem pedindo pela primeira vez em seu restaurante. Se uma entrega demorada pode frustrar o cliente, uma entrega que ocorre antes do prazo poderá surpreendê-lo positivamente e causar uma ótima imagem de seu restaurante. 

Procure fazer um bom número de vendas

Pode parecer um tópico óbvio ou redundante, mas não é. Ter uma boa quantidade de vendas dentro do iFood pode garantir um bom lugar no ranking do aplicativo. 

Caso esteja iniciando na plataforma, pode ser um pouco mais difícil competir com a concorrência se contar apenas com a divulgação do aplicativo. Portanto, neste começo utilize outras formas de divulgação de seu negócio além do iFood, como as redes sociais ou folhetos, por exemplo. 

É fundamental, porém, que através desta divulgação externa os clientes sejam informados e incentivados a fazerem seus pedidos através do iFood. Lembre-se que a ideia desta estratégia é a de aumentar suas vendas dentro do aplicativo! 

Garanta a qualidade das avaliações

Por último, mas não menos importante, estão as avaliações dos clientes. 

A relevância do iFood é composta pela quantidade de vendas em conjunto com as avaliações do restaurante. Sendo assim, não adianta trabalhar nos outros tópicos tendo boas fotos, boas descrições, ofertas, campanhas de fidelização, agilidade nas entregas e bastante vendas, se seu restaurante não tiver boas avaliações por parte dos clientes. 

Além disso, a qualidade das avaliações também é fator de escolha para muitos consumidores, que, ao optarem por um restaurante que ainda não conhecem, buscam nas avaliações a segurança necessária para realizarem seu primeiro pedido. 

Desta forma, procure sempre trabalhar a comunicação com seus clientes, antes, durante e, principalmente, no pós-venda. É no pós-venda que ocorre uma boa avaliação do seu estabelecimento. 

Incentive seus clientes a avaliarem seu atendimento e a qualidade de seus produtos. Com boas avaliações, a médio e longo prazo, seu estabelecimento começará a se solidificar no iFood, fazendo com que, cada vez mais, suas vendas ocorram de maneira orgânica, através da boa reputação do restaurante. 

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o gestor de pedidos iFood, para que serve e como utilizá-lo, esperamos que possa juntar este novo conhecimento às dicas de vendas que disponibilizamos neste artigo para começar seu e-commerce hoje mesmo! 

Muitos empreendedores estão lucrando com o comércio de alimentos e bebidas delivery e não há motivos para você ficar de fora. 

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  • O que é gestor de pedidos iFood? 

  • Quem pode usar o gestor de pedidos iFood?

  • Como usar o gestor de pedidos iFood? 

    • Como baixar o gestor de pedidos iFood: 

    • Como instalar o gestor de pedidos iFood

    • Como ativar o gestor de pedidos iFood

  • Como vender no iFood? 

    • Capriche nas fotos e descrição dos produtos

    • Faça promoções e ofereça desconto no frete

    • Faça ações de fidelização de clientes

    • Priorize a agilidade na entrega dos pedidos

    • Procure fazer um bom número de vendas

    • Garanta a qualidade das avaliações

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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