Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Quer saber como fazer cardápio no iFood? Aprenda e ainda confira outras dicas sobre como conseguir ficar em evidência dentro do app.

Há muitas possibilidades de negócios online e um deles é o de delivery de comida. Você pode ter um restaurante que, além do atendimento físico, também faça entregas, ou somente uma cozinha que prepara refeições para o delivery. Independentemente da escolha, usar apps de entrega é essencial Por isso, saber como fazer cardápio no iFood é algo que você precisa aprender, já que ajudará a potencializar o alcance do seu negócio.

O aplicativo é, sem dúvidas, uma das maiores plataformas de delivery de alimentos e bebidas no Brasil. Posicionar seu restaurante nela permitirá potencializar o volume de vendas e desenvolver seu negócio. No entanto, você precisa elevar o nível do seu cardápio, da descrição às fotos. Isso fará o consumidor querer experimentar seus pratos!

Neste post, nosso papel será ajudá-lo a saber como fazer cardápio no iFood e vender mais, com um aspecto profissional, para seu público. Entenda os principais pontos a seguir e aprenda também como potencializar o volume de pedidos!

Como fazer cardápio no iFood?

Quanto tempo você perde navegando por cardápios de restaurantes antes de fazer um pedido no iFood? Aposto que essa é parte importante da experiência para você, ao menos quando não há a certeza de onde pedir antes de abrir o app. Nesse momento, o que esperamos é entender da melhor maneira possível o que cada restaurante oferece.

O trabalho, no entanto, começa de forma simples. Se você tem talento para a cozinha, ou já trabalha com culinária, e deseja entrar no iFood, precisa saber os detalhes mais básicos. Cadastrar um cardápio, subi-lo com detalhes para a plataforma  e adicionar novos itens são as necessidades básicas principais. Aprenda como executá-las a seguir.

Como cadastrar cardápio no iFood

O primeiro passo é criar uma conta no iFood. Você precisa acessar o site da empresa e ir na parte de restaurantes. Lá, você será encaminhado para uma página em que iniciará o seu processo de cadastro como um vendedor da plataforma. Nessa etapa, uma série de dados e documentos serão solicitados para que você possa formalizar seu restaurante no aplicativo.

Depois de preencher o formulário no iFood, você será encaminhado para a etapa de escolha do plano. É necessário prestar atenção nos valores e condições que a plataforma oferece para sua região. Assim, você terá a certeza de que está fechando um bom negócio, sem ser prejudicado por qualquer acordo que não valha a pena.

Feito esse processo inicial, agora você precisa aguardar. o iFood entrará em contato em breve para que você continue o processo, que é justamente a etapa de cadastro do seu cardápio. Nesse contato, a plataforma solicitará que você envie uma lista simples de seus produtos que serão vendidos. Você pode mandar uma foto do cardápio que usa ou uma lista.

Esse conteúdo que você enviar se tornará, automaticamente, uma espécie de pré-cardápio do seu restaurante no iFood. Isso pode ajudar você a ter o trabalho agilizado, mas você ainda tem a opção de subir mais produtos e detalhar os itens que já foram inseridos pelo próprio iFood.

Como colocar o cardápio no iFood

Se os itens que foram adicionados ainda estão pouco detalhados, ou se você quiser adicionar mais produtos, você pode acessar a parte de cardápio diretamente no portal do iFood. Essa é a área em que os donos de restaurante podem gerenciar todas as questões relacionadas à venda, acessar avaliações e tudo mais que for relevante para o negócio.

Ao acessar o portal, você encontrará o menu “Cardápio”, devendo acessá-lo. Você encontrará aqueles itens que o próprio iFood já inseriu, além de opções variadas de ações, como adicionar mais itens, pausar algum deles e até mesmo editá-los. Essa última opção, por exemplo, é muito útil para detalhar melhor o item da forma que você desejar.

No menu de edição, você encontrará opções importantes de detalhamento e cadastro de informações, entre as principais:

  • inserir foto;
  • adicionar descrição;
  • preço;
  • nome do produto;
  • disponibilidade;
  • categoria;
  • promoções;
  • complementos. 

Como adicionar itens no cardápio do iFood

A qualquer momento você pode adicionar um novo item à venda no seu cardápio. Para isso, basta acessar o portal, selecionar o seu cardápio e então clicar na opção “Adicionar item”. Nesse momento, você terá toda a liberdade de subir as fotos referente a ele, cadastrar o preço, inserir a descrição e fazer todas as edições necessárias ao produto.

Um restaurante, por mais tradicional que seja, sempre precisará adicionar novos itens, nem que sejam os promocionais. Portanto, essa não precisa ser uma preocupação, já que a plataforma do iFood facilita bastante o acesso para subir produtos a qualquer momento. Assim, você pode manter o seu restaurante ativo e cheio de novidades sempre que possível.

Como vender no iFood?

Veja o passo a passo a seguir:

Crie cardápios simples

Quanto mais itens você tiver no seu cardápio, mais você irá vender, pois poderá atrair um público bem diverso, certo? Nem sempre. Um cardápio muito extenso, com muitas opções diferentes, pode trazer alguns problemas operacionais e também em relação às imagens a serem subidas.

Há também a percepção de que um restaurante com tantas opções diferentes não é especializado em nada, e talvez não prepare nenhum prato com uma qualidade excepcional. 

Não se trata de afirmar que a comida do seu restaurante é ruim. Mas com vários pratos diferentes, com ingredientes e modos de preparo distintos, é difícil se especializar em um tipo de comida, ou de garantir que todos os pratos terão a mesma qualidade. Talvez seu hambúrguer seja excepcional, mas sua lasanha deixa um pouco a desejar. 

Além de atrapalhar o fluxo de trabalho – ficar indo e voltando entre pratos muito distintos demora mais do que focar em um tipo de comida -, pratos muito variados precisam de ingredientes variados, o que pode levar a problemas de abastecimento e armazenamento. 

Você corre o risco de esgotar os ingredientes do prato que você mais vende para armazenar os de um prato que sai pouco, perdendo vendas.

Busque criar um cardápio mais enxuto e coeso, que seja focado no tipo de comida que 

você domina. Você conseguirá preparar os pratos com maior qualidade, em maior quantidade e em menor tempo, critério que também é levado em consideração quando o cliente vai fazer o pedido pelo aplicativo. 

Organize o cardápio

Organize seu cardápio de um modo que faça sentido para o cliente e que seja de fácil visualização e navegação. 

Destaque as promoções primeiro, aqueles itens e ofertas que costumam chamar a atenção. Em seguida, pode criar uma seção de “Mais Pedidos”, se fizer sentido para o seu restaurante. 

Crie categorias para organizar seu cardápio e tornar a escolha do cliente mais fácil. Por exemplo, junte todos os hambúrgueres na seção “Hambúrguer”, as fritas e outros petiscos em “Porções”, cervejas e refrigerantes em “Bebidas”, e assim por diante.

Ofereça diferentes tamanhos, mas busque incluir essa opção no próprio item. Ao invés de oferecer o item “Batata Frita Pequena” e outro “Batata Frita Grande”, crie apenas um, e insira uma escolha de tamanho para adicionar ao carrinho, por exemplo.

Isso também serve caso venda algum tipo de combo ou acompanhamento opcional, como adicionar fritas e bebida ao hambúrguer, ou adicionar bacon às batatas fritas. 

Um cardápio bem organizado chama a atenção do cliente e torna a escolha dos pratos bem mais fácil e intuitiva. 

Capriche nas fotos

Conforme o ditado popular, a gente “come com os olhos”. Fotos boas sempre chamam a atenção e fazem toda a diferença na hora de fazer o pedido no iFood.

Além do nome e descrição, uma boa imagem do prato pode servir como um “gatilho” para o cliente, podendo aguçar a fome e o desejo pela comida. Uma boa foto do prato pode ser o que convence o consumidor a fazer o pedido.

Por isso, use as melhores fotos que conseguir. Mas atenção: evite usar fotos da Internet!

Procure usar fotos reais dos seus produtos, que mostrem como os pratos como eles realmente são. Fotos da Internet quase nunca representam realmente o seu produto, e o cliente pode se sentir enganado ao receber algo diferente do que esperava ao realizar o pedido. 

Se você conseguir contratar um fotógrafo para tirar fotos profissionais, seria o ideal, mas caso não consiga, não tem problema. Você pode tirar fotos incríveis em casa, mesmo com o seu celular.  Apenas tome alguns cuidados básicos para que as imagens fiquem boas. 

Temos um texto sobre como fotografar produtos para e-commerce, e embora não seja exatamente sobre comida, as dicas são úteis para esse segmento também. 

Use as fotos para tornar seus pratos irresistíveis!

Capriche na descrição

A descrição de um prato é tão importante quanto a descrição de um produto em uma loja virtual. Portanto, descreva corretamente o prato, o tamanho das porções (por exemplo “hambúrguer de carne de 180g”, “batata frita grande 500g”), as opções de acompanhamento, e os outros detalhes.

É importante informar os ingredientes corretamente, pois o prato pode ser composto  por algo que o cliente não goste ou seja alérgico. Isso é fundamental para que ele decida sobre o pedido. Não será uma boa experiência se o cliente pedir um sanduíche de frango que leve cebola, mas esse ingrediente não constava na descrição do item, por exemplo. Talvez ele não se importe, mas talvez ele não goste desse ingrediente.

Essa descrição detalhada também ajuda a manter uma boa avaliação no seu restaurante. Ao ser claro sobre os ingredientes você evita que alguém peça um prato sem saber o que vem nele, o que pode gerar reclamações e avaliações ruins.

Além disso, assim como as fotos, uma descrição de dar água na boca também faz a diferença para o cliente. Busque usar alguns adjetivos como “delicioso”, “suculento”, ou outros que valorizem o seu prato. 

“Hambúrguer artesanal de carne”, “Bacon crocante”, “Suculento filé de frango”, entre outros tantos exemplos. Esse tipo de adjetivo também serve como um “gatilho” que, aliado a uma foto de boa qualidade e que chame a atenção para o prato, fazem grande diferença na hora do cliente fazer o pedido. 

Como aparecer no topo do iFood?

Saber como fazer cardápio no iFood não é a parte mais complexa do trabalho. Afinal, a plataforma tem um portal intuitivo e de fácil navegação. Desse modo, se torna simples a rotina de gestão, seja para adicionar novos itens, seja para editar aqueles que já estão lá. O grande desafio é conseguir se manter como uma loja de destaque dentro do aplicativo.

Conseguir boas avaliações e ter uma reputação alta são conquistas que vêm com o tempo e, naturalmente, um trabalho qualificado. É como qualquer outro negócio: você dá o seu melhor no atendimento, oferece um produto de qualidade e, consequentemente, o reconhecimento chegará. Contudo, alguns cuidados extras são necessários no setor, afinal, estamos falando de comida.

Do ponto de vista do aplicativo, sabemos que alguns restaurantes têm mais destaques do que outros. Basta abrir frequentemente seu app e você verá que algumas empresas estão sempre em destaque. Naturalmente, isso não é conquistado à toa. Ocupar o topo nas listas do iFood requer o preenchimento de alguns requisitos fundamentais, mas a maioria deles está ligado à qualidade do que você oferece.

Além disso, se posicionar da maneira certa, sempre oferecendo descrições detalhadas e fotos de qualidade ajuda a atrair mais consumidores. O conjunto desses fatores coloca seu restaurante como um potencial líder de vendas e uma empresa com destaque no app. Por isso, veja em quais pontos investir para chegar a esse patamar!

O número de vendas ajuda a conquistar posições

Vender é o que certamente você mais busca com seu restaurante no iFood. Afinal, isso gera faturamento, lucro e também é um indicativo de bom trabalho. Mas sabemos que para conseguir as vendas há um longo caminho de requisitos a serem cumpridos. Afinal, consumidores têm expectativas sobre seu atendimento e também sobre qualidade do que você vende.

O importante é trabalhar para ser sempre um restaurante capaz de satisfazer o consumidor. Isso fará com que suas avaliações aumentem, a reputação do seu restaurante aumente e, pouco a pouco, mais pessoas comprem de você. Quanto maior o número de vendas, melhor colocado seu restaurante ficará na lista do iFood.

A quantidade e a qualidade das avaliações é importante

O primeiro detalhe que todo cliente do iFood olha quando acesa um restaurante: as avaliações. Afinal, não há melhor parâmetro para se basear do que a opinião das outras pessoas que já provaram aqueles pratos e bebidas. Portanto, seu restaurante está sujeito a ficar em destaque, ou escondido, de acordo com as avaliações que você tem.

Naturalmente, avaliações com mais estrelas são aquelas mais interessantes. Elas ajudam a aumentar a média da nota do seu restaurante, além de demonstrarem que você deixou um cliente satisfeito. Além disso, um bom volume de avaliações também é importante. Clientes gostam de saber a média entre uma quantidade grande de pessoas que já comprou com você. Isso ajuda a transmitir maior credibilidade.

O cumprimento dos prazos de entrega impacta positivamente

Aqui neste blog sempre destacamos a importância da entrega ágil de produtos no e-commerce. Agora, quando falamos de delivery de alimentos e bebidas, essa importância é dobrada. Geralmente, as pessoas estão à espera para fazerem suas refeições, ou seja, a fome bate e, quando isso acontece, esperar demais é péssimo!

Por isso, não tem jeito: você precisa focar em reduzir ao máximo o seu tempo de entrega. Quanto menor, melhor será visto o seu negócio em meio aos concorrentes no iFood. Além disso, a plataforma rankeia melhor os restaurantes que são capazes de cumprirem os prazos e que não recebem reclamações por isso. Portanto, valorize a agilidade da entrega.

Oferecer cupons de desconto ajuda a subir nos rankings

Uma forma de estabelecer um bom relacionamento com o seu consumidor é oferecer cupons de desconto. As pessoas amam pagar menos pelos pratos que elas mais gostam e, consequentemente, isso aumentará sua reputação entre o público. Dessa forma, você constrói uma relação mais positiva, aumentando o engajamento de sua marca.

Se tratando de destaque no app, os restaurantes que oferecem cupons também conseguem ficar em posições melhores no ranking. Além disso, os clientes podem achar sua loja mais facilmente quando fazem buscas aplicando filtros de cupons de desconto. É uma dupla maneira de conseguir visibilidade no iFood!

Oferecer entrega grátis impulsiona o seu negócio

A boa e velha entrega grátis é um recurso importante em qualquer tipo de comércio que trabalhe com entregas. No delivery de alimentos, o mesmo acontece. O consumidor quer as melhores condições sempre, especialmente pessoas que costumam pedir bastante e, consequentemente, gastar bons valores com delivery.

Se seu restaurante disponibiliza cupons constantemente, o seu negócio será impulsionado automaticamente na plataforma. O IFood sempre posiciona as opções de acordo com dois parâmetros: qualidade do trabalho feito (o que depende de avaliações) e oferta de facilidades ao consumidor, como é o caso da entrega grátis.

Depois de ler este conteúdo, certamente você descobriu que não há mistério sobre como fazer cardápio no iFood. O app é uma das melhores opções para quem trabalha com delivery e, além da boa visibilidade, ele também oferece uma plataforma de gestão simplificada e de qualidade.

Confira outros artigos relacionados:

Navegue por tópicos

  • Como fazer cardápio no iFood?

    • Como cadastrar cardápio no iFood

    • Como colocar o cardápio no iFood

    • Como adicionar itens no cardápio do iFood

  • Como vender no iFood?

    • Crie cardápios simples

    • Organize o cardápio

    • Capriche nas fotos

    • Capriche na descrição

  • Como aparecer no topo do iFood?

    • O número de vendas ajuda a conquistar posições

    • A quantidade e a qualidade das avaliações é importante

    • O cumprimento dos prazos de entrega impacta positivamente

    • Oferecer cupons de desconto ajuda a subir nos rankings

    • Oferecer entrega grátis impulsiona o seu negócio

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.