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Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas, confira algumas dicas para uma estratégia de marketing eficiente.

Anualmente, o comércio tem em seu calendário alguns períodos em que saber que as vendas vão aumentar. Isso se estende também ao e-commerce, afinal, 74% dos brasileiros têm preferido comprar pela internet. Entre as datas que geram um boom de vendas, sem dúvidas, o Dia do Consumidor se tornou uma das mais importantes.

Promoções, condições especiais de compra e outros incentivos são propostos para que o público se sinta valorizado nesse período. Assim, é possível trabalhar em duas frentes principais: melhora do relacionamento com o público e potencialização das vendas. Por isso, é necessário ter boas estratégias prontas para esse período.

Neste post, trataremos em mais detalhes o Dia do Consumidor, como ele surgiu e como se preparar para ele. Confira!

Qual é o Dia do Consumidor?

O Dia Consumidor se comemora no dia 15 de março e homenageia a importância dos direitos que qualquer pessoa tem na hora de comprar de uma loja. Pode não fazer tanto sentido ter uma data só para isso, mas há um fundo estratégico por trás.

Nos últimos anos, o período tem movimentado o e-commerce brasileiro, especialmente por conta das promoções e ofertas especiais. Para muitos, essa data tem chegado próximo ao que a Black Friday conseguiu no país. Por isso, é importante entender melhor as origens da comemoração e quando ela se iniciou.

Como surgiu o Dia Mundial do Consumidor?

O Dia Mundial do Consumidor é uma criação de John F. Kennedy, um dos mais relevantes presidentes que os Estados Unidos já teve. A ideia dele era criar uma data para reforçar os direitos do consumidor e fazer com que empresas sempre se lembrassem disso. A homenagem, no entanto, sempre teve uma finalidade comercial que foi bem explorada.

Afinal, se é o Dia do Consumidor, não há melhor forma de destacar isso que não seja oferecendo vantagens a ele. É com essa base que os e-commerces têm promovido grandes promoções para potencializar suas vendas. Já para o público, a data é esperada com grande expectativa, uma vez que pode gerar oportunidades de compra únicas.

Vale a pena fazer ações especiais na loja virtual?

E-commerces definem sua estratégia de vendas sempre com base em um calendário. Assim, podem identificar sazonalidades que gerem um aumento de vendas. Por isso, é incontestável o fato de que o Dia do Consumidor é muito propenso a ações na loja virtual. Essa data atrai mais pessoas justamente porque elas criam essa expectativa.

Hoje, com as redes sociais e outras estratégias de marketing digital, se tornou ainda mais fácil divulgar o Dia do Consumidor e o que ele vai gerar. Por isso, os investimentos para essa estratégia podem ser considerados baixos se avaliarmos o retorno possibilitado.

É uma relação muito vantajosa, já que campanhas bem-feitas geram muito tráfego para as lojas virtuais. Em sequência, se essas pessoas atraídas detectarem ofertas e promoções valiosas, naturalmente elas vão comprar.

O que fazer no Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor exige não só ações pontuais, mas sim uma campanha completa, que vai começar algum tempo antes do dia 15 de março. Isso ajuda a gerar a expectativa ideal para gerar o desejo de compra no consumidor. Essa é a melhor forma de fazê-lo saber que, nos próximos dias, ele terá boas oportunidades para aproveitar.

A seguir, saiba como conduzir o Dia do Consumidor por meio de uma campanha sólida e eficiente!

Ações especiais na semana do consumidor

Por que investir em apenas um dia de vendas se sua empresa pode trabalhar em uma semana inteira de promoções e ofertas? As semanas do consumidor são cada vez mais comuns e ajudam na divulgação gradativa dos produtos, com descontos crescentes.

Por isso, é importante deixar o melhor sempre para o final, ou seja, para a real data comemorativa. Assim, você consegue antecipar expectativas e gerar mais vendas do que se usasse uma só data, mas não deixa de valorizar o dia 15 de março. Portanto, a semana deve fechar nesse dia com os maiores descontos e melhores produtos em oferta.

Divulgação nas redes sociais as ações da semana

As redes sociais são o principal canal de divulgação das ações do Dia do Consumidor. Por isso, o ideal é realizar um planejamento para definir o calendário de postagens. Assim, fica mais fácil divulgar as promoções de cada dia, além de promover a campanha em si. Você pode fazer tanto posts patrocinados quanto publicações comuns.

Não se esqueça de, nesse processo, oferecer informações relevantes. Diga quais produtos estarão em oferta, qual o desconto oferecido e até quando estarão disponíveis. Para que essa divulgação seja eficaz, selecione aqueles canais em que seu público está. Quanto maior o tráfego, maiores as chances de gerar vendas no Dia do Consumidor.

Valorização dos clientes nas redes sociais

Seu público precisa saber que eles são muito mais do que consumidores. Por isso, na data que os homenageia, você precisa dizer o quão importante eles são ao seu negócio. Esse é um ótimo período para aplicar estratégias de relacionamento e estreitar laços com seu consumidor.

Nada melhor do que abrir espaço para que essas pessoas interajam com suas publicações. Pergunte, por exemplo, quais produtos eles gostariam de ver na loja. Não deixe de também fazer homenagens mostrando que, sem eles, sua empresa não conseguiria chegar onde está.

Como vender mais no Dia Mundial do Consumidor?

O Dia Mundial do Consumidor é uma grande oportunidade! Por isso, você não pode deixar de trabalhar adequadamente para potencializar suas chances de conversão. Aqui vão algumas dicas para vender mais nessa época!

1. Valorize o consumidor

Que tal preparar um e-mail marketing para os seus clientes mais fiéis? Essa data é a ideal para valorizar o consumidor que apoia e acompanha a sua marca. Uma mensagem bonita, mostrando o quanto ele é importante, pode ser bem bacana! E é claro que um cupom de desconto no final do e-mail pode finalizar o contato com chave de ouro e converter todo esse afeto em venda.

2. Surpreenda o cliente

Você não pensa que a sua marca será a única a fazer campanha nesta data, não é mesmo? Então, o que você oferece tem que se diferenciar daquilo que a concorrência faz.

Se fizer campanha pelas redes sociais, crie uma frase de impacto que mostre a essência da sua marca, e não apenas que demonstre que você é só mais uma loja usando frases prontas. Se oferecer desconto, pense em uma porcentagem que motive os clientes a finalizarem a compra!

3. Ofereça um brinde

Se no momento da campanha você não tiver condições de dar um desconto significativo, oferecer um brinde pode ser uma boa opção. Muita gente se motiva a finalizar a compra ao saber que ganhará um presente.

Se, por exemplo, a sua loja vende enxoval para bebês, oferecer uma toalhinha de boca para as compras superiores a R$ 100 pode ser uma boa ideia. Além de incentivar o cliente a comprar, existe a possibilidade dele gostar do brinde e se transformar em consumidor deste produto também. Mas lembre-se: para que a estratégia funcione, o brinde deve ser atrativo.

4. Divulgue as ações do Dia do Consumidor

Tão importante quanto pensar em uma estratégia que seja boa para sua marca e atrativa para os seus clientes é divulgá-la em seus canais. Troque o banner do site, crie um e-mail marketing e faça publicações nas suas redes sociais falando sobre a ação do Dia do Consumidor. Dedique-se para demonstrar o quanto os seus clientes são essenciais para a marca e para destacar os benefícios de comprar durante este período.

5. Ofereça frete fixo ou grátis

O frete é um fator decisivo que pode até mesmo gerar desistência de compras, o temido abandono de carrinho. Por isso, o trabalho é o mesmo de sempre: focar em como conseguir oferecer envio gratuito ou um frete fixo, sem variação de preço.

O frete grátis precisa ser pago pela sua loja, por isso, é importante avaliar essa possibilidade para evitar prejuízos. Já o frete fixo depende de parcerias com empresas de logística. Esse método pode ser muito vantajoso!

6. Realize promoções

As promoções são o coração de uma campanha do Dia do Consumidor. Para eles, é ótimo sentir que a marca os valoriza, mas só as homenagens não bastam. Atualmente, as expectativas com essa data são muito similares com a Black Friday.

Por isso, dê descontos ao longo de toda semana. As ofertas podem ter diferentes níveis de descontos, sempre de acordo com o preço cheio. É importante também disponibilizar a promoção para produtos relevantes e que vão despertar interesse no público.

7. Use gatilhos mentais para vender mais

Os gatilhos mentais vão ajudar a divulgar as promoções e a campanha do Dia do Consumidor. Essa estratégia movimenta o desejo de consumo do público ao estimular diferentes sentimentos que ajudam a gerar conversas mais rapidamente.

Na divulgação, os gatilhos utilizados podem ser de:

  • escassez;
  • urgência;
  • novidade;
  • prova social.

8. Valorize a experiência do cliente

Nada é mais importante no e-commerce do que a experiência do cliente. É isso que garante que toda a jornada do consumidor, da captação enquanto ele ainda é um lead até o pós-venda, quando segue precisando de atenção. Por isso, a estratégia de marketing precisa considerar a experiência o tempo todo.

Quando um bom trabalho é realizado, a certeza é de que isso vai render um consumidor muito satisfeito. Assim, certamente a relação dele com a empresa não vai parar no Dia do Consumidor. Certamente ele dará preferência para sua loja em outros momentos, ou seja, será fidelizado.

O que não esquecer no Dia do Consumidor?

Assim como é importante investir em marketing para divulgar o Dia do Consumidor e seus descontos, também é essencial se preparar para a data. Ou seja, se as vendas em março não costumam ser muito volumosas e, por isso, você não tem o hábito de contar com muitos produtos em estoque, deve fazer algumas mudanças.

Faça a gestão de estoque

Já que você pretende vender mais nessa nova data comemorativa, também deve estar pronto para ter à disposição todos os produtos que você pretende comercializar. Anunciar um produto e depois informar que as entregas podem atrasar prejudica a imagem da empresa

Por isso, a dica é acompanhar a evolução dos números referentes às vendas no Dia do Consumidor. Você também pode oferecer descontos apenas em alguns itens, como aqueles que estão em maior número em seu estoque. Essa dica é, inclusive, uma forma de você conseguir vender produtos que estão parados e não possuem muita saída.

Mesmo quem não trabalha com estoque deve estar preparado para o aumento da demanda por diversos produtos no mês de março, por conta do Dia do Consumidor. Todos esses cuidados são essenciais sempre, mas nas datas comemorativas é ainda mais importante.

Reforce a operação logística

Além disso, é preciso estar atento à logística, para que as entregas sejam feitas no prazo estipulado. Não dar importância a esse aspecto pode render a perda de clientes.

A melhor saída é fechar parcerias com fornecedores logísticos para garantir uma operação mais dinâmica e ágil. Assim, o produto é entregue no tempo certo e você consegue, além de vender mais, conquistar a confiança do consumidor.

Bons resultados são esperados o ano todo, mas é inegável que em alguns momentos a expectativa sobre eles cresce. O Dia do Consumidor é uma dessas épocas que, se houver um bom trabalho de divulgação e relacionamento, vai gerar um aumento no faturamento.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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