Conheça as melhores dicas, informações e instruções para criação de conteúdo. Montamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas.
Nos últimos anos, a criação de conteúdo vem ganhando espaço como estratégia essencial de marketing digital. De forma geral, o seu objetivo principal é criar e distribuir materiais em vários formatos (vídeo, texto, áudio, imagem) nas mais diversas plataformas.
Essa técnica vem sendo empregada por empresas que entendem a importância de investir em marketing digital. Entretanto, para que esta ferramenta funcione perfeitamente, deve ser voltada para o público-alvo correto e ter seu objetivo bem definido. Por isso, não é só sair fazendo posts por aí que você estará criando conteúdo de qualidade e convertendo seus leads.
Assim, para te ajudar, criamos este guia completo, com as principais informações e respostas para as dúvidas sobre como implementar a criação de conteúdo na sua estratégia de marketing digital de uma vez por todas. Aproveite o material para conhecer diversas dicas e boa leitura!
O que é criação de conteúdo?
A criação de conteúdo consiste em uma estratégia que envolve planejamento, criação e distribuição de materiais nos mais diversos formatos com o objetivo de atingir um determinado público-alvo.
É muito comum que empresas que apreciam e entendem a importância do marketing digital invistam também nesse tipo de estratégia, visto que é parte importante do processo de venda de produtos e serviços.
Os formatos mais utilizados na criação de conteúdo são texto, vídeo e áudio, que podem ser espalhados pela internet ao redor de blogs, sites, podcasts, eBooks, dentre tantos outros meios. O que define o que é melhor para cada projeto é, justamente, a persona que cada empresa deseja atingir.
Ou seja, antes de colocar – ou até mesmo, elaborar a estratégia de criação de conteúdo – a empresa precisa definir a sua persona ideal, o público-alvo que pretende atingir. Dessa maneira, caso seus clientes em potencial gostem mais de consumir posts no Instagram e vídeos no YouTube, a sua estratégia de criação de conteúdo não pode deixar de fora essas duas plataformas.
Outro ponto importante são os objetivos da própria marca. Geralmente, as empresas têm interesse em se tornar autoridade na área de atuação, claro. Entretanto, também é comum que as marcas se interessem por maior geração de leads de qualidade, atração de um tráfego maior e aumento das vendas.
Por que a criação de conteúdo é importante?
A produção de conteúdo é parte integrante e importantíssima de uma boa estratégia de marketing digital. Crescer na internet, apesar de ser um terreno fértil e cheio de oportunidades, não é tão fácil.
Por ser um lugar de fácil e comum acesso a praticamente todos os tipos de negócios, para fazer sucesso é preciso se destacar com marketing de conteúdo de qualidade.
Dessa maneira, apenas o planejamento correto de uma boa criação de conteúdo consegue elevar sua empresa a esse patamar.
Dicas para ajudar na criação de conteúdo
Agora que você já entendeu o que é criação de conteúdo e a sua importância para qualquer negócio, está na hora de aprender as melhores dicas para colocar essa estratégia em prática.
Além do nosso artigo comentando sobre 10 dicas essenciais para se destacar na produção de conteúdo, detalharemos abaixo algumas informações que acreditamos serem indispensáveis para qualquer estratégia bem sucedida. Confira a seguir.
Foco na persona
Produzir um conteúdo do zero pode parecer uma tarefa desafiadora, e pode ficar ainda pior quando é feita às cegas. Por isso, é importante definir bem a persona do seu negócio.
Justamente a partir dessa análise será possível traçar um perfil de cliente que representa totalmente seu público-alvo.
Para chegar nesse nível de detalhamento, é imprescindível considerar características como profissão, idade e outros assuntos que despertam interesse.
Pense na jornada de compra
Uma das melhores formas de criar conteúdo é não deixar de lembrar que você também é cliente. Por isso, além de criar a persona, na definição dos detalhes se coloque no lugar do consumidor.
Pense em todos os passos da jornada de compra como se fosse um cliente e, claro, siga o caminho que mais facilita a vida do consumidor. O que o público-alvo quer é praticidade e facilidade, ou seja, quando alguém olhou seu conteúdo e sentiu vontade de consumir.
Use o tom de voz adequado
Essa dica parte de mais um desdobramento da persona. O tom de voz nos conteúdos da sua empresa é fundamental para atingir com precisão o público-alvo. Caso a persona da sua empresa seja grupo de adolescentes entre 12 e 15 anos, não faz sentido criar conteúdo com uma linguagem não seja compatível com a faixa etária, certo?
Ao definir a persona, a linguagem escolhida deve fazer total sentido para conseguir atingir de maneira efetiva o público esperado. Dessa maneira, a produção de conteúdo deve passar por esse tipo de detalhamento que faz toda a diferença na hora de chegar até o consumidor.
Define o meio de distribuição
Outro ponto imprescindível para qualquer estratégia de sucesso é o meio no qual o conteúdo produzido será distribuído. Conforme o exemplo do tópico anterior, vamos supor que a persona da empresa – adolescentes de 12 a 15 anos – consome mais conteúdo no TikTok e Twitter, por exemplo.
Qual seria a justificativa para investir mais em conteúdos em blogs ou no YouTube? Não estamos aqui dizendo que você deve abandonar qualquer outro canal de comunicação, mas sim ranquear as prioridades do seu público-alvo para investir melhor o dinheiro que você tem.
Como o planejamento auxilia na produção de conteúdo
Um bom planejamento é capaz de auxiliar na produção de conteúdo de diversas maneiras. Ainda que o conteúdo desenvolvido para um blog e para o Instagram sejam diferentes, por exemplo, os dois necessitam de bom planejamento. Veja nos tópicos seguintes a importância desse tópico.
Reduz erros
Ao realizar um processo no qual cada etapa a ser realizada é bem descrita e os requisitos para avançar são bem determinados, o número de possíveis falhas é reduzido. A maioria dos erros é básico, mas dependendo da situação e de como ocorreram certamente conseguem comprometer um projeto inteiro.
Aqui a dica é usar checklists. Mesmo que os itens pareçam muito básicos, não se deixe levar pela possibilidade de engano.
Sempre mantenha as checklists atualizadas e em mãos, assim você saberá o que deve ser feito e onde pode evitar falhas capazes de prejudicar seu planejamento.
Ajuda na previsibilidade
Um planejamento bem feito inclui erros e possíveis atrasos. Como todo mundo sabe, nada na vida sai exatamente como imaginamos. Por isso, nos planejamentos de produção de conteúdo é preciso considerar falhas que irão ocorrer em algum momento.
Sabemos que o ideal é que tudo ocorra como esperado, mas não é o que acontece na vida real. Por isso, incluir erros no seu planejamento evita perder tempo e ajuda a prever melhor os acontecimentos.
Principais meios para produção de conteúdo
A produção de conteúdo não se limita a posts de blogs, como muitas pessoas ainda imaginam. Essa é apenas uma das diversas possibilidades de conteúdos que a sua marca tem para crescer e se estabelecer na internet.
Confira a lista de principais meios para produção de conteúdo que fizemos e aproveite para se inspirar.
Blog
O blog é a nossa principal fonte de conteúdo aqui na Hostgator e é por onde conseguimos informar nosso público sobre todas as novidades e o que temos a oferecer.
Através desse modelo, é possível compartilhar artigos e guias completos (como este que você está lendo) capazes de informar clientes e curiosos sobre nossa área de expertise. É um modelo extremamente bem-sucedido quando bem utilizado.
Ebooks
Dependendo do tipo de negócio, os Ebooks podem ser o melhor formato para geração de leads e aquisição de novos contatos. A partir desse modelo é possível atrair bem mais pessoas, visto que é um conteúdo mais bem escrito e, quando direcionado para a persona certa, os resultados são imbatíveis.
Para muito além de um blog, o Ebook consegue tratar com mais profundidade basicamente qualquer assunto. Assim, ao entregar este tipo de conteúdo para o seu público, não é possível ficar apenas no básico. Será preciso lançar mão da didática e aprofundar melhor os temas para o seu leitor.
Postagem em rede social
As redes sociais, sem dúvida, são a principal porta de divulgação de qualquer empresa. Apesar de ser complicado e trabalhoso produzir conteúdos únicos para cada tipo, é extremamente necessário dominar esse tipo de criação, visto que é a que mais dá retorno.
Diferente do que a maioria das pessoas acha, não basta somente fazer uma cópia ou resumo de um artigo de maneira genérica para colocar em todas as redes sociais. É necessário adaptar a linguagem, escrever chamadas para gerar engajamento e incentivar as reações dos leitores.
Vídeo
Outro modelo que vem crescendo muito nos últimos tempos são os vídeos, visto que atingem a parcela dos consumidores que não tem interesse em ler textos corridos, mas que se adaptam bem às imagens.
Nesse formato é possível realizar entrevistas ou demonstrações que podem ser muito úteis na estratégia de marketing de conteúdo, ajudando a encontrar novos públicos.
Infográficos
Atualmente é o modelo mais querido pelo público devido ao seu fácil entendimento e apelo visual. Os infográficos servem, basicamente, para levar informações e facilitar a leitura de conteúdo.
Então, por trás desse estilo existe a produção de um conteúdo voltado para um determinado objetivo. É um modelo extremamente adotado em redes sociais, visto que é fácil de chamar atenção do usuário e, ao mesmo tempo, contém informações importantes de rápida absorção.
Imagens
Graças ao comportamento da internet e principalmente das redes sociais, nos últimos anos as imagens se tornaram um tipo de conteúdo muito utilizado e compartilhado no mundo online.
Ainda que sua persona não seja totalmente ligada a conteúdos baseados em imagens, esse ainda é o modelo mais versátil de conteúdo que temos atualmente. Existem diversas formas de aplicá-lo na sua estratégia de marketing e é possível, a partir daí, criar laços com seu público-alvo.
Ferramentas para ajudar na produção de conteúdo
Você não achou que teria que iniciar do zero e totalmente sem apoio toda a produção de conteúdo da sua marca, não é mesmo? Dessa maneira, realmente pode parecer extremamente complicado criar conteúdo para internet.
Entretanto, atualmente já é possível usar diversas ferramentas para auxiliar nesse processo e tornar tudo mais simples. Separamos algumas das mais populares para você conhecer e começar a se familiarizar.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta usada para monitorar e acompanhar o desempenho das páginas da sua marca. A monitorização é uma das principais ações para a relevância do seu negócio, principalmente quando visto a longo prazo.
O Google Analytics avalia informações como:
- Número de visitas;
- Tempo de permanência,
- Taxa de rejeição.
Há também outros detalhamentos imprescindíveis para o sucesso da sua empresa na internet, tais como os resultados que as páginas, o blog, funcionamento do algoritmo ou como as landing pages estão se saindo.
SEM Rush
O SEM Rush é uma ferramenta capaz de oferecer um relatório completo sobre o volume de buscas de uma palavra-chave específica. Além disso, também indica como os concorrentes diretos da sua marca estão se destacando no mercado, tudo isso através de relatórios detalhados realizados por essa ferramenta.
RD Station
A RD Station é uma ferramenta que vem seguindo uma tendência mundial no mercado, a de automação de marketing. Ela é ideal para aqueles que querem deixar seus processos cada vez mais práticos e eficientes.
Essa ferramenta oferece o gerenciamento das páginas de redes sociais, criação de landing pages, alimentação de fluxos de nutrição e análise dos leads.
Google Alerts
O monitoramento de palavras-chave é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital quando o assunto é produção de conteúdo. A ferramenta Google Alerts permite que você busque a relevância de determinada palavra para se embasar no momento de produzir os conteúdos.
Word/Docs
O Word e o Docs funcionam da mesma forma, apenas mudam a plataforma. Por isso, se você utiliza qualquer um já está de bom tamanho. Esses dois se destacam por serem ferramentas clássicas e bastante conhecidas, permitindo a integração com várias plataformas e plugins.
Como funciona a criação de conteúdo para redes sociais?
Inegavelmente, as redes sociais são o terreno mais fértil na internet atualmente. Quando bem utilizadas, conseguem levar uma empresa ao topo de suas vendas em pouco tempo.
Entretanto, são ferramentas que necessitam de um determinado nível de conhecimento para serem bem utilizadas. Por isso, reunimos as melhores dicas para você não errar na hora de criar conteúdo para redes sociais.
Adeque o tom ao canal
O maior erro que alguém pode cometer é criar um conteúdo genérico para todas as mídias sociais. Colocar todos os canais no mesmo pacote só demonstra que você não entende nada de criação de conteúdo ou marketing digital.
No planejamento das estratégias para redes sociais, é preciso considerar as diversas especificidades de cada uma, para então começar a produzir conteúdo.
Cada plataforma conta com uma faixa etária predominante, linguagem mais bem aceita, formato de mídia mais consumida, dentre tantos outros aspectos que fazem total diferença no momento da produção.
Por isso, é imprescindível realizar um estudo bem completo sobre cada mídia antes de criar conteúdos genéricos que não serão tão efetivos quanto um material específico e detalhadamente criado para determinada rede social.
Não esqueça das hashtags
Ainda que seu uso tenha ficado muito desregulado nos últimos tempos, as hashtags quando bem utilizadas têm o seu valor. A maior dificuldade é encontrar quem saiba empregá-las da forma correta.
Ao realizar suas publicações nas redes sociais, as hashtags servem como guias. Ou seja, elas estão ali para segmentar a publicação e indicar, para seu público e para possíveis novos visitantes, sobre o que trata a página ou a publicação.
Por isso, elas não devem ser utilizadas sob a máxima “quanto mais, melhor”, mas enxergadas como uma maneira de resumir o conteúdo exposto em palavras-chave, por exemplo.
Use as ferramentas de agendamento
Dependendo da área de atuação da sua marca, a frequência e o número de postagens que você deverá realizar ao longo da semana pode ser muito alto. Por isso, indicamos muito o uso de ferramentas de agendamento para ajudar tanto na organização quanto na manutenção da frequência de postagens.
Engaje com o seu público
O mais importante está aqui: engajamento com o público. Todo o esforço que está sendo realizado é justamente para atrair o público para conhecer a sua marca e passar a consumi-la, certo?
As redes sociais são o meio de comunicação ideal para que qualquer empresa consiga estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes. Aproveite esta oportunidade!
Crie o hábito de responder a maior quantidade de comentários possíveis, sejam eles positivos, negativos, dúvidas ou sugestões. Uma empresa ativa nas redes sociais atrai olhares curiosos de novos consumidores.
Dicas para uma boa criação de conteúdo
Como vimos até aqui, a criação de conteúdo é um assunto extremamente rico em novidades e constantes mudanças ao longo do tempo. Apesar de apresentar suas particularidades, é possível seguir algumas noções gerais para uma boa criação de conteúdo.
Conheça seu público
Não à toa esse é o primeiro tópico: criar uma persona para sua marca conseguir se comunicar na internet é essencial. Imagine só escrever e criar conteúdo para pessoas que você não tem noção de como são? E se você usar a linguagem errada, escolher o formato menos aceito por eles ou não acertar no tema?
Todo o planejamento de marketing digital vai por água abaixo! Por isso, é imprescindível conhecer, realmente, o público com o qual você está lidando. Através da criação da persona ideal do seu negócio, é possível criar conteúdo de qualidade para aqueles que irão consumir diretamente.
Não tenha pressa para publicar
Diante da rapidez com que tudo acontece hoje em dia, fica difícil não se sentir ansioso e receoso de estar perdendo tempo “parado”, não é mesmo? Não se preocupe com esse sentimento, visto que o mais indicado é realizar publicações com conteúdo bem-planejado e definido, que irão trazer engajamento.
Na sua programação, faça questão de avaliar o tempo entre as publicações para que seja compatível com o consumo do seu público e mantenha uma determinada constância. Para as redes sociais, constância é mais importante do que frequência, por isso, desde que você faça duas publicações por semana, todas as semanas, a sua constância irá prevalecer.
Faça pesquisas
Não publique qualquer fato sem checar a fonte antes! Estamos na era das notícias falsas e uma marca não pode publicar qualquer informação sem verificar a veracidade da mesma. Esse é o tipo de erro que os consumidores não esquecem ou perdoam.
A publicação de conteúdo mal planejado é muito clara para quem está consumindo. Assim, não caia nesse tipo de desleixo e sempre pesquise suas fontes antes de anunciar ou publicar qualquer informação para seus consumidores.
Escreva com frequência
Apesar de não ser tão importante quanto a constância, definir um padrão de frequência é essencial para que qualquer conteúdo seja bem-visto na internet. Independentemente se é em um blog ou em uma rede social, ter uma frequência mantém os consumidores atentos e esperando por aquilo.
Ao publicar duas vezes por semana artigos no seu blog, os consumidores desse conteúdo já estarão aguardando pelos textos nessa frequência, por exemplo.
Seja autêntico
Esse é o momento para você se deixar levar pela imaginação e criar uma maneira própria de se comunicar com seu público. A autenticidade que envolve a criação do seu conteúdo deve fazer sentido com a marca e com o que ela prega, para que assim o seu público-alvo consiga se identificar com a mesma.
Grande parte das pessoas que consomem conteúdo na internet estão em busca de autenticidade ou de algo diferente. Por isso, vale a pena dedicar um tempo na elaboração da sua estratégia de marketing digital até encontrar a melhor forma de transparecer a autenticidade que a sua marca tem a oferecer.
Converse com os leitores
Faça uso dos canais online como se fosse realmente um meio de troca, uma mesa de conversa para os seus leitores. Aqueles que estão ali consumindo seu conteúdo realmente estão interessados no que está sendo exposto, por isso busque se aproximar deles através da linguagem.
Independentemente do seu público-alvo, é altamente indicado que você mantenha uma linguagem amigável e mantenha uma proximidade com seus leitores. Evite palavras rebuscadas ou termos pouco conhecidos, tente se imaginar explicando assuntos para seus amigos. Esse é o tom ideal que você deve adotar ao criar conteúdo para internet.
Curtiu nosso tutorial completo sobre criação de conteúdo e quer ver mais conteúdos tão ricos como este? Então, não deixe de dar uma olhada nos outros materiais que temos aqui no HostGator Guias.