Confira aqui algumas dicas para saber se a sua conta no WhatsApp foi clonada e, de quebra, formas de se defender disso.
Ter o WhatsApp clonado é um receio comum entre os brasileiros. Afinal, praticamente todo mundo tem um amigo ou familiar que já sofreu com esse tipo de problema.
Em função da importância do tema, a HostGator preparou um conteúdo completo para ajudar você a conferir se o seu WhatsApp foi clonado e também para lhe fornecer algumas dicas importantes de segurança.
Para saber mais, continue conosco e acompanhe com bastante atenção tudo o que vamos apresentar na sequência deste artigo.
Como saber se o WhatsApp foi clonado?
É praticamente impossível clonar o WhatsApp, isso porque o mensageiro não funciona em mais de um celular ao mesmo tempo.
Além disso, caso alguém tente usar o seu WhatsApp em outro aparelho, a pessoa não vai conseguir, já que será necessário informar um código PIN enviado por SMS para o seu número de celular. (Não informe este código a ninguém.) ?
Sendo assim, o que os golpistas costumam fazer é utilizar táticas de engenharia social, dentre elas:
Solicitação do código PIN
Ao se passar por um funcionário do WhatsApp ou da operadora de telefonia, os criminosos solicitam o código PIN do WhatsApp aos mais desavisados.
Neste caso, os criminosos conseguem obter acesso completo à conta e você perderá de imediato o acesso ao seu WhatsApp. Recupere a sua conta o mais rápido possível, reinstalando o aplicativo e inserindo o novo PIN enviado via SMS.
Ao reinstalar o WhatsApp e inserir o código PIN, o golpista perderá o acesso à conta.
Perfil fake
Criminosos também costumam criar contas no WhatsApp com outro número, mas com uma foto idêntica a de determinada pessoa.
Neste caso, eles utilizam esse perfil para fazer contato com familiares e amigos pedindo dinheiro emprestado em seu nome. Após fazer algumas vítimas, eles desaparecem.
Ao ser informado por algum amigo ou familiar sobre o ocorrido, avise a todos os seus contatos o mais rápido possível.
Tenha cuidado com o WhatsApp Web
Para não ser vítima de criminosos, tenha bastante cuidado com o WhatsApp Web. Certifique-se de sair da sessão ao deixar o computador, e não apenas fechar a janela do navegador.
Ao deixar o WhatsApp Web aberto em um local público, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso à sua conta.
Por segurança, sempre que terminar de utilizar a versão web do mensageiro, acesse a opção “Aparelhos Conectados” e desconecte todos os dispositivos.
Aumente a segurança da sua conta
Para aumentar a segurança da sua conta, configure sua foto para aparecer apenas para os seus contatos, evitando assim que pessoas utilizem a sua imagem de perfil para aplicar golpes.
Além disso, ative a verificação em duas etapas, seguindo o passo a passo:
- Acesse o menu de Configurações do WhatsApp;
- Clique em “Conta” e logo em seguida em “Confirmação em duas etapas”;
- Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
- Clique em “Avançar”, confirme a senha e ative o recurso de segurança.
Com este recurso ativo, qualquer pessoa que tentar utilizar o seu WhatsApp em outro dispositivo precisará dessa senha.
Gostou das dicas que apresentamos neste artigo? Então compartilhe o conteúdo e faça a sua inscrição em nossa newsletter para acompanhar as principais novidades do blog da HostGator.