Veja aqui como você pode criar web stories e utilizar esse novo formato de conteúdo em sua estratégia em blogs e sites.
A cada dia que passa surgem novas possibilidades na produção de conteúdo web, novas redes sociais, além de formatos e funcionalidades inéditas. Entre tantas novidades está o Web Stories, ferramenta criada pela Google para que você tenha ainda mais opções na hora de interagir com o seu público e gerar mais engajamento para a sua página.
A princípio, é provável que você naturalmente associe essa novidade aos stories do Instagram, mas não se engane! As duas ferramentas possuem características e objetivos bem distintos, como mostraremos ao longo do artigo. Vamos nessa?
O que são Web Stories?
Podemos resumir os Web Stories como uma adaptação da Google do consolidado formato de stories utilizado pelo Instagram, e que todas as outras principais redes sociais acabaram aderindo também pelo sucesso imediato dessa forma de criar conteúdo.
Assim, com a chegada dessa funcionalidade, os textos, imagens, vídeos e áudios não apenas complementam um ao outro como podem se tornar um produto único e instantâneo, consumido pelo seu público em apenas um clique.
Além disso, essa nova tecnologia proporciona um contato direto entre o criador de conteúdo e público. Isso também reflete nas possibilidades de engajamento, já que a ferramenta possibilita a criação de enquetes, questionários e outras formas de interação que podem ficar em evidência pelo período de um ano.
Por fim, podemos destacar a versatilidade da ferramenta, que é altamente responsiva e possui formato adaptado tanto para desktop quanto para smartphones.
Vantagens de usar Web Stories
Com a instantaneidade que veio em consequência do fenômeno do TikTok, o tempo para se consumir um conteúdo está cada vez mais curto. Sendo assim, a atual chave para o sucesso de um produto na internet é a objetividade!
É exatamente nesse sentido que um Web Stories se destaca. Não importa se o seu objetivo é vender um produto ou entreter o leitor. O fato é que agora seu conteúdo pode ser consumido em segundos e de forma muito mais dinâmica que os tradicionais posts em blogs.
Não podemos deixar de citar o fato do Google ser a maior vitrine do mundo, e investir em estratégias que envolvam as suas funcionalidades e melhore o seu posicionamento nas buscas é sempre uma boa ideia. Confira outros bons motivos para utilizar o Web Stories!
Conteúdo dinâmico
Além da praticidade de trabalhar com uma ferramenta totalmente responsiva sem ter que se preocupar em criar conteúdos em formatos diversos para cada dispositivo, essa funcionalidade permite uma interação muito mais dinâmica com sua audiência.
Publicação Ilimitada
Diferente do período de 24 horas de divulgação estabelecido para os stories das redes sociais, os Web Stories não têm prazo de validade, e são mantidos na sua linha do tempo.
Por isso, opte por criar conteúdos atemporais que farão sentido por um longo espaço de tempo. Também não há limite na quantidade de publicações, e você pode sempre se basear no comportamento do seu próprio consumidor para definir a quantidade de posts.
LIberdade
Sem sombra de dúvida o ponto mais forte da funcionalidade está na liberdade audiovisual. Tendo como única limitação a necessidade de um vídeo (ou imagem) produzido na vertical e alguma atenção para as regras da SEO, a ferramenta te deixa livre para criar.
Monetização
O processo de monetização é semelhante ao que já ocorre em web sites tendo como base o Google AdSense e AdManager, que possibilitam o controle de todos os anúncios e valores gerado pelos stories.
Segundo a Google, embora apenas anúncios de display do Google estejam disponíveis no AdSense, em breve novas opções e parcerias serão adicionados à ferramenta.
Possibilidade de linkagem externas
Uma das maiores vantagens que se pode obter com o Web Stories é a possibilidade de conectar links externos ao seu conteúdo.
Essa ótima forma de potencializar o engajamento, uma vez que a indexação de outros links é fundamental para se destacar na plataforma de pesquisa da Google.
Indexação
Outra vantagem do Web Stories é a facilidade de se destacar nas páginas de pesquisa Google.
Com esta nova tecnologia, não é mais preciso todo um estudo voltado a algoritmos para se destacar no topo das páginas. Seu uso é muito mais simples e intuitivo, focado na experiência do usuário.
Além disso, existe também a possibilidade de seu conteúdo estar dentro do carrossel do Web Stories (a aba de destaque, algo semelhante com a parte onde é posicionado os stories do Instagram). Isso é interessante, pois permite atingir um público que ainda não conhece sua marca.
Tudo isso é possível pelo fato dessa função ser totalmente projetada para estar em sintonia com os robôs de pesquisa da Google. Aliás, isso garante que o bom uso traga mais autoridade para sua marca, fator essencial para melhor indexação e posicionamento.
Mensuração
Ter controle de como está o engajamento de sua marca é algo crucial. Se por um lado a criação dos stories nas redes sociais trouxe a possibilidade de mensurar os resultados através do número de visualizações, o Google levou esse controle a outra dimensão!
Com o Google Analytics, é possível identificar de qual plataforma seu conteúdo foi consumido, além do tempo de visualização e vários outros detalhes específicos que geram um controle absoluto de como o seu trabalho está performando. Bem completo, não é mesmo?
Suporte para rastreamento do Google Analytics
Como dito acima, o suporte de rastreamento do Google Analytics nos permite acompanhar os números de forma muito mais detalhada e específica.
Essa conexão é fundamental, pois permite criar estratégias mais assertivas e ajustá-las com base em dados sólidos sobre o comportamento de seus visitantes.
Live Story
Um ponto forte da nova funcionalidade é a possibilidade de gerar lives (conteúdos ao vivo) algo que não só pode gerar um engajamento maior, como também um contato direto com o público.
Vale lembrar que o Brasil é um dos principais consumidores do Live Shop (Conteúdos ao vivo de venda de produtos), tornando as Web Stories um interessante espaço de destaque para os e-commerce.
Aumento de autoridade
Por ser um conteúdo sem prazo de validade para ser visualizado, é possível criar outros conteúdos da mesma vertente e os conectar via links. Deste modo, você acaba criando uma linha cronológica de um determinado tema que está em alta.
Esse método, denominado link building, é bastante utilizado pelos principais sites jornalísticos e auxilia muito para uma performance de destaque no topo das páginas de pesquisas.
Alcance da marca
Criado pelo maior buscador do mundo, os Web Stories são mais uma oportunidade de colocar sua empresa em evidência dentro do Google.
Essa funcionalidade pode melhorar seu posicionamento orgânico, facilitar com que as pessoas encontrem seu negócio e possibilitar que você alcance ainda pessoas que sequer conhecem a sua marca.
Estar na maior vitrine do mundo é fundamental para o alcance de sua marca. Por isso, dominar a modalidade é um sinônimo de sucesso garantido.
Como criar Web Stories?
Agora que você já sabe o que são web stories e quão importante é fazer um bom uso dessa ferramenta, é hora de aprender como usá-la, na prática. Para isso, conheça algumas opções para a sua criação.
Ferramentas de terceiros
Essa sugestão tem como intuito trazer praticidade e autonomia na produção de seus
Web Stories, tirando a necessidade de contratar um desenvolvedor na execução de cada uma das ações. Destacam-se entre as mais utilizadas:
- Makestories;
- Newsroom AI (ferramenta da Forbes);
- Zmooz;
- Webstoryz;
- Pendular.io;
- Visual Stories;
- Zazu;
- StorifyMe.
Vamos detalhar abaixo duas das mais práticas e com melhores funcionalidades!
Newsroom AI
Newsroom AÍ é uma ferramenta que disponibiliza uma infinidade de temas que podem trazer identidade ao seu trabalho, sem a necessidade de possuir conhecimento amplo em design. Inclusive é a ferramenta utilizada pela Forbes.
Make Stories
Outra opção é a Make Stories. Com esta ferramenta, é possível utilizar inúmeras fontes e filtros, além de um controle mais amplo de cada detalhe destacado em seus stories. Essa é uma plataforma elaborada de modo intuitivo e prático de usar.
WordPress
A plataforma número 1 no mundo em produção e gestão de conteúdos em websites também disponibiliza uma interface dedicada na produção dos Web Stories.
O WordPress conta com a possibilidade de fazer upload de mídias, adesão de temas, fontes e outras ferramentas que trarão forma e identidade para seu trabalho.
Instalação
Acompanhe um breve passo a passo de como ativar a funcionalidade Web Stories dentro do WordPress:
- Acesse o painel do WordPress;
- Acesse Plugins e vá para “adicionar novo”, na guia lateral;
- Clique em “Enviar plugin”, no alto da tela;
- Vá em “Escolher Arquivo” e selecione o arquivo baixado do Web Stories;
- Clique em “Instalar agora”;
- Após alguns instantes, basta ativar o plugin clicando no botão azul. O editor vai aparecer na barra lateral esquerda do WordPress.
Onde aparecem os Web Stories?
Como ocorre em todas as plataformas que utilizam stories, em tese é posicionado no topo da página.
No entanto, pelo fato de se situar em inúmeras plataformas e sites, não há uma regra para onde ele será destacado. Sendo assim, conheça algumas das formas mais comuns de exibição dos Web Stories:
Google (buscas)
Os Web Stories podem ser encontrados de forma idêntica a uma página da web. O conteúdo pode aparecer indexado como uma página comum ou como resultado da pesquisa de determinado termo.
Google (Imagens)
Semelhante com o que ocorre na aba de buscas da Google. Os Web Stories podem ser encontrados como uma imagem de destaque, assim como qualquer outra pesquisa. A diferença no formato só será notada quando o conteúdo for aberto.
Seu site
Esse conteúdo também pode ser encontrado em seu site, permitindo ainda mais liberdade de criação aos editores e aumentando as chances de produzir um conteúdo diversificado e de qualidade.
Vale lembrar que, para utilizar a função, é necessário habilitar esse recurso no WordPress ou por códigos-fonte via programação. A função se enquadra muito bem, inclusive, para sites de ecommerce.
Google Discover
Talvez o local de maior destaque dos Web Stories. O Google Discover foi criado em 2020 com acesso apenas nos Estados Unidos, Brasil e Índia, tendo como objetivo encaminhar notícias que vão ao encontro das preferências conforme os dados coletados pelo buscador.
Nele é disponibilizado uma área central onde são destacados os Web Stories mais relevantes para cada usuário dentro do que a plataforma conhece. É mais uma forma interessante de impactar pessoas que ainda não conhecem sua marca.
Apareça nos Stories do Google – Dicas para o sucesso
Estar no topo das pesquisas de seu tema é sucesso garantido, mas para isso é necessário muito mais do que apenas ter domínio das ferramentas do Google.
Só se destaca quem cria conteúdo de qualidade e útil para o público-alvo. Sendo assim, é hora de apresentar 5 dicas para um Web Stories de sucesso. Confira:
- Conheça o público-alvo
Ter conhecimento do seu público é crucial para preparar um trabalho que se destaque. Informações como idade, localidade e preferências gerais trazem insights cruciais na hora de preparar o conteúdo.
- Atenção ao design
Com os Web Stories, a forma de se comunicar com o público tem que ir ao encontro do impacto, e cada detalhe é crucial para trazer essa explosão de curiosidade no leitor.
Invista em conteúdo visualmente bonito, claro e fácil de entender. Nessa etapa, é fundamental considerar as preferências de seu público também, afinal, o que funciona em um nicho nem sempre dará certo em outro.
- Aposte em criatividade
Gerar conteúdo é algo que deixou de ser exclusividade a uma determinada fonte de mídia, já que hoje até mesmo uma criança pode criar Web Stories. Deste modo, trata-se de uma concorrência máxima, e ter identidade em seu conteúdo é algo crucial para se destacar.
- Produza um storytelling
Basta saber falar para poder contar uma história, mas só uma boa narrativa prende, de fato, o leitor. Criar um storytelling com uma linha cronológica marcante é uma forma inteligente de tornar seu conteúdo mais marcante e fácil de consumir.
- Aplique SEO
Saber jogar o jogo é o único jeito de ganhá-lo. E o mesmo ocorre com o domínio das ferramentas da Google, pois esse conhecimento é o que vai te colocar no tão desejado topo das pesquisas.
O uso de palavras-chave de forma estratégica também funciona nos Web Stories, então não deixe de aplicar as técnicas de SEO também nesse formato.
Recomendações ao utilizar o Web Stories
Confira 12 dicas bônus para garantir que seu conteúdo seja bem posicionado no Google:
- Tente fazer vídeos de até 15 segundos de duração;
- Grave vídeos ou fotografe com a câmera na vertical;
- Legende todos os conteúdos e garanta a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva;
- Aliás, falando sobre legendas, as fontes devem ser de tamanho 24 e ter até 200 caracteres;
- Escreva textos breves e objetivos, mas que chamem a atenção do leitor;
- Não substitua o uso de imagens por vazios preenchidos apenas por textos;
- Utilizar mais de 280 caracteres no conteúdo pode prejudicar a indexação;
- Procure fazer stories interativos e convide seu público a participar através do engajamento;
- Produza conteúdo de qualidade e inovador;
- Cada página do story pode ter entre uma ou duas frases;
- Crie títulos com até 90 caracteres e opte por inserir texto alternativo em imagens;
- Os campos publisher-logo-src, poster-portrait-src, publisher e title são obrigatórios em todos os stories, não ignore essas indicações.
Conclusão
O Google Web Stories representa uma das mais inovadoras formas de distribuir conteúdo organicamente ao público e pode favorecer o posicionamento de sua marca.
Além da personalização garantida pelo Google Discover, os stories do Google contam com vantagens que podem aumentar de forma significativa seus ganhos de tráfego:
- engajamento;
- variabilidade;
- e as oportunidades de fidelizar um leitor através de um conteúdo fácil de consumir, leve e dinâmico.
E aí, já tinha tido contato com essa nova ferramenta? Não deixe de compartilhar o conteúdo para que cada vez mais pessoas possam utilizar os Web Stories e acompanhe o blog da Hostgator para ficar por dentro de todas as novidades da tecnologia e do marketing digital. Até a próxima!