Saiba qual é o conceito de web server e quais são as opções mais utilizadas no mercado para hospedagens de site.
Você sabe o que é web server? Esse conceito é essencial para quem está pensando em criar um site ou para quem já tem um site disponível online.
Afinal, sem um web server eficiente, não é possível manter um site de qualidade “no ar”. Além disso, entender como ele funciona pode ajudar você a administrar melhor a sua página.
Neste conteúdo, vamos explorar o que é web server e como ele funciona. Veremos também quais são os principais disponíveis no mercado, dentre outros pontos importantes. Vamos lá?
O que é web server?
Web server (ou servidor web) é o local onde são armazenados os arquivos de um site e permite disponibilizá-las na internet. É ele quem armazena, processa e fornece tais informações para os usuários em uma busca na internet.
Para ficar mais claro, quando você pesquisa por um site específico no buscador, como “sitedeexemplo.com”, o buscador (Google, Bing, etc) localiza o servidor deste site. Ao receber essa solicitação, ele retorna as informações e arquivos para o buscador, que te mostra a página do site em seu dispositivo.
Ou seja, o layout, os textos, as imagens e tudo que compõe o site não está armazenado diretamente no buscador. Em vez disso, eles ficam localizados dentro do web server de cada site.
Como funciona um web server?
Agora, vamos entender de modo mais aprofundado como funciona esse processo de busca por um site.
A troca entre o buscador e o servidor se dá por meio de um protocolo específico: o HTTP (Hypertext Transfer Protocol).
Ou seja, ao digitar um site no buscador, ele é traduzido pelo protocolo HTTP, que repassa essa solicitação ao web server. O servidor então localiza os dados solicitados e os transmite via HTTP ao buscador, para que o site apareça na sua tela.
Entretanto, há chance de haver alguma intercorrência nessa comunicação. Caso isso aconteça, o buscador retorna uma página de erro, como 404, 403 ou 504, que são os mais comuns.
Quais são os recursos do web server?
Para que todo esse processo funcione, é preciso que o servidor web tenha alguns recursos essenciais, como o hardware e os softwares. Vamos entender melhor cada um deles, a seguir.
Hardware
O hardware é a parte física do web server, o computador que armazena todas as informações, arquivos e dados de um site. Ele precisa funcionar de maneira ininterrupta e estar conectado à internet, para que o site esteja disponível online, sempre que for solicitado.
Software
O software é a parte que faz a intermediação da comunicação entre o hardware e os buscadores. Os mais comuns, são o Apache e o Nginx.
Ambos os softwares são muito eficientes e os mais utilizados no mundo todo. Eles também estão disponíveis nos planos de hospedagem da HostGator.
Quais as principais funções de um web server?
Um servidor web tem diversas funções que trabalham juntas para manter um site funcionando perfeitamente. Vamos conhecer algumas das principais, a seguir.
Hospedagem de página
Um servidor web pode hospedar as páginas de um único site ou de vários sites diferentes. Sites mais robustos e com maior fluxo de tráfego, em geral, precisam de um servidor dedicado.
Processamento e requisição
É a função que citamos anteriormente, de receber uma requisição HTTP e retornar ao buscador as informações, arquivos e dados do site buscado.
Vale lembrar que esse processo não ocorre exclusivamente via HTTP, há também outros tipos de protocolos. No entanto, o mais comum é o HTTP.
Gerenciamento de conexões no web server
Outra função de um servidor web é gerenciar conexões simultâneas de vários clientes. Para isso, ele aloca recursos conforme necessário para atender às solicitações, mantendo um equilíbrio entre o desempenho e a capacidade do site.
Essa é uma função muito importante. Ela garante que nenhuma conexão monopolize os recursos do servidor, o que pode levar a tempos de resposta lentos ou falhas do servidor.
Autenticação
Os servidores web, também oferecem recursos de autenticação para proteger páginas ou recursos restritos. Isso pode incluir autenticação básica (como login e senha) ou métodos mais avançados, como autenticação de dois fatores.
Armazenamento
É a disponibilização do espaço de memória no hardware, utilizado para armazenar os arquivos, informações e dados do site, ou dos sites.
A quantidade de armazenamento disponível, também impacta diretamente na velocidade e qualidade do site.
Quais são os web servers disponíveis no mercado?
Há diversos servidores disponíveis no mercado, atualmente. Falaremos aqui, sobre os quatro principais.
Apache
É o sistema mais utilizado no mundo. Ele é de código aberto, gratuito, compatível com diversas plataformas e modulações. Essa flexibilidade permite configurá-lo e ajustá-lo conforme a necessidade.
Grandes sistemas operacionais como o Windows, Linux e Mac OS, utilizam esse servidor. Além disso, por ser um sistema de código aberto, há uma documentação extensa e bastante suporte, alimentados pela comunidade de desenvolvedores.
Nginx
O Nginx é o segundo sistema mais popular e utilizado no mundo. Também é de código aberto, gratuito e compatível com diversas plataformas.
Seu principal diferencial é a alta capacidade de gerenciamento de acessos e velocidade. Por isso, geralmente, é a escolha de sites maiores e com muito tráfego. Ele é útil para sites de streaming de vídeo, redes de entrega de conteúdo (CDNs) e aplicativos da web em escala.
Ele também é frequentemente usado como um servidor proxy reverso, balanceador de carga ou servidor de cache, além de entregar diretamente conteúdo web.
Lighttpd
É outra opção gratuita e multiplataforma, que oferece um bom suporte para altas cargas de tráfego.
Ele é ideal para cenários onde a eficiência e o uso mínimo de recursos são essenciais. Além disso, se destaca por sua facilidade de configuração e capacidade de escalar horizontalmente. Por conta disso, é uma escolha popular para servidores web de pequeno a médio porte.
Microsoft Internet Information Services
É um sistema desenvolvido pela Microsoft, de código fechado, amplamente utilizado nos sistemas operacionais Windows e em ambientes corporativos.
Ele oferece integração estreita com outras tecnologias Microsoft, como o Active Directory. Também fornece recursos avançados de gerenciamento e monitoramento por meio do console de gerenciamento do IIS.
Além disso, suporta vários protocolos, incluindo HTTP, HTTPS, FTP, SMTP e muito mais. Ele ainda oferece recursos avançados de segurança e gerenciamento de acesso.
Conclusão
Em suma, um web server é o local onde são armazenados todos os dados de um site. Isso inclui imagens e textos, ou seja, é uma ferramenta essencial para manter um site disponível online e funcionando perfeitamente.
Ele funciona por meio de um hardware, o computador conectado à internet. É nele que ficam tais dados. Também temos os softwares, programas para intermediar a comunicação entre o web server e os buscadores da internet.
Por fim, há várias opções de software disponíveis para esse armazenamento, processamento e disponibilização dos sites online. As principais são o Apache e o Nginx. Ambos estão disponíveis nos serviços de hospedagem da HostGator, que oferece um web server de qualidade em todos os seus planos. Vale a pena conferir!
Aproveite para ler também: