Saiba mais sobre o Visual Studio Code e descubra por que essa é uma das ferramentas de código-fonte mais usadas.
O Visual Studio Code é um dos editores de código-fonte mais utilizados na internet. Tanta popularidade vem do fato de ser uma ferramenta extremamente leve, personalizável e eficiente.
Está pensando em começar a utilizar este editor e quer entender um pouco mais sobre a ferramenta? Este conteúdo pode te ajudar a usar o Visual Studio Code em seus projetos!
Apresentaremos mais detalhes sobre essa ferramenta e algumas de suas principais funções. De quebra, também veremos as vantagens e como é fácil realizar a instalação e começar a usá-la.
Vamos lá?
O que é o Visual Studio Code?
O Visual Studio Code também é conhecido como VS Code. Ele é um dos editores de código-fonte mais populares do mundo e um dos mais utilizados por programadores e desenvolvedores.
É uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft, compatível com Windows, Mac e Linux. Ela também permite a programação em diversas linguagens como Java Script, Phyton, PHP, HTML, CSS, dentre várias outras.
Sua popularidade se dá, principalmente, devido à leveza e a possibilidade de personalização da ferramenta. Além disso, temos o fato de ser gratuita e até mais completa que algumas opções pagas.
Por ser uma ferramenta de código aberto, conta com uma comunidade bastante ativa. Por isso, sempre há melhorias disponíveis para implementar à plataforma, garantindo a personalização dos recursos.
Quais os principais recursos do Visual Studio Code?
Há diversos recursos interessantes no Visual Studio Code. Vamos falar um pouco sobre os principais deles, que fazem toda a diferença na usabilidade da ferramenta. Confira, a seguir.
Opção de depurar o código direto do editor
O Visual Studio Code tem a função de depuração integrada à ferramenta. Ou seja, é possível realizar esse processo de forma super prática, dentro do próprio editor.
Dessa forma, é muito mais prático identificar problemas e aplicar correções na programação, tornando o processo mais ágil do que em outras ferramentas.
Integração com o Git
O Visual Studio Code também oferece integração com o Git (um dos mais populares sistemas de controle de versões).
Por isso, é possível alterar e personalizar os códigos, visualizar o histórico dos arquivos alterados. Ele permite inclusive criar ramificações sem alterar diretamente o código-fonte. Isso gera maior liberdade e segurança, já que é possível testar modificações e retornar a versões anteriores em caso de algum bug.
Suporte a linguagens de programação populares
Além de ser uma ferramenta multiplataforma (compatível com Windows, Linux e Mac), o Visual Studio Code também suporta inúmeras linguagens diferentes.
Ele já vem com um suporte integrado para JavaScript, TypeScript e Node.js. Usando extensões, é possível utilizar diversas outras linguagens de programação. Dentre elas, podemos destacar como C++, C#, TypeScript, Java, Python, PHP, Ruby, Go, CSS e .NET, por exemplo.
Variedade de extensões
Como o Visual Studio Code é uma plataforma de código aberto, há diversas extensões disponíveis para personalizar e acrescentar recursos à ferramenta.
Por isso, é possível alterá-la conforme as necessidades do programador, com todos os recursos que ele precisa para desenvolver determinado projeto.
Além disso, as extensões adicionadas são executadas em processos isolados do código-fonte. Isso permite que a plataforma mantenha sua leveza, mesmo com uma grande quantidade de customizações e modificações.
IntelliSense
Esse recurso faz total diferença na fluidez e agilidade da programação, economizando tempo e aumentando a produtividade do programador.
Afinal, ela não apenas identifica e sinaliza possíveis erros ou bugs nos códigos digitados. Ela também sugere opções para completar o código que está sendo escrito, em tempo real e de forma muito assertiva. Baseando-se na linguagem, nos padrões e funções definidas, por exemplo.
Como usar o Visual Studio Code?
Se você está em dúvida sobre como usar o Visual Studio Code, não se preocupe! O processo é bastante simples e a própria ferramenta vai te auxiliando a se habituar a ela.
Primeiramente, é preciso realizar o download e instalá-lo em seu computador. Trata-se de um arquivo pequeno, que ocupa um espaço no disco de <500 MB. Para que ele funcione corretamente, é necessário que sua máquina tenha um processador de 1,6 GHz e 1 GB de RAM.
Como ele é compatível com vários sistemas, vamos detalhar melhor como é o processo de instalação em cada uma delas. Confira a seguir.
Windows
O Visual Studio Code é compatível com o Windows 10 e 11 (64 bits) e é preciso ter o Microsoft .NET Framework 4.5.2 instalado.
Portanto, se sua máquina tem esses requisitos, basta baixar o Vs Code para Windows e realizar a instalação. O processo de instalação é bastante simples. Basta seguir as orientações que o próprio instalador vai informando.
Após a instalação, a ferramenta já estará disponível na sua máquina e você já pode começar a utilizá-la.
Mac
Para instalar o VS Code no MacOs, é preciso que a sua versão tenha suporte para atualização de segurança da Apple.
Portanto, se sua máquina cumpre este requisito, basta baixar o VS Code para o Mac. Posteriormente, será necessário descompactar o arquivo zip baixado e arrastá-lo para a pasta “Applications”. Pronto! A ferramenta já estará disponível para uso em seu computador.
Linux
Para o sistema Linux, as versões compatíveis, são:
- Linux (Debian): Ubuntu Desktop 20.04, Debian 10;
- Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 8, Fedora 36.
Se você tem uma dessas versões compatíveis, basta baixar o VS Code para Linux e localizar o arquivo baixado com nome “.deb”. Depois, basta executar o comando “sudo apt install ./NOME_DO_ARQUIVO.deb”. O editor será instalado em seu computador e estará pronto para uso.
A própria ferramenta vai te indicando atalhos e funções para que você entenda como usar o Visual Studio Code.
Por que usar o Visual Studio Code?
O Visual Studio Code, é uma das ferramentas mais utilizadas para a edição de códigos de programação, não é à toa. A plataforma se destaca por inúmeros aspectos. Apresentaremos alguns dos principais, a seguir.
Código aberto
É uma ferramenta de código aberto no GitHub. Ou seja, a ferramenta recebe, constantemente, melhorias e novas extensões e recursos para aprimorá-la. Isso garante, por exemplo, que você tenha sempre um editor atualizado e aumenta muito as possibilidades de personalização e customização do seu editor.
Arquitetura bem planejada
O Visual Studio Code foi projetado para ser uma ferramenta leve, sem deixar de ser completa e cumpre muito bem o seu papel.
A customização é realizada por meio de extensões rodarem em processos isolados. Isso permite que a ferramenta se torne muito mais robusta, sem perder a leveza e a agilidade.
Sem dúvida, é uma arquitetura muito bem planejada e que faz total diferença no dia a dia do programador.
Possibilidade de customização
O Vs Code, realmente surpreende por sua capacidade de customização e personalização sem prejudicar sua leveza e agilidade.
As extensões se integram de forma fluida e é possível adicionar diversos recursos de forma gratuita. Dessa forma, o que a ferramenta fique mais robusta, inclusive, que várias ferramentas pagas, ou com funções pagas.
Vários recursos e atalhos
A ferramenta já vem com uma série de recursos interessantes e práticas, que ajudam muito na fluidez e produtividade na hora de programar.
Nesse sentido, é possível utilizar atalhos para inúmeras funções e aproveitar opções como o IntelliSense. Além disso, você pode personalizar os atalhos já existentes ou criar atalhos novos para as funções que desejar.
Qual a diferença entre o Visual Studio e o Visual Studio Code?
É comum que o Visual Studio e o Visual Studio Code sejam confundidos por conta da similaridade do nome. No entanto, são duas ferramentas completamente diferentes.
O Visual Studio, é um IDE, ou seja, um ambiente de desenvolvimento integrado. É uma ferramenta mais robusta que oferece uma série de recursos e integrações avançadas, projetado para o desenvolvimento de softwares.
Já o Visual Studio Code, é um editor de código-fonte mais leve e super flexível. Ele foi projetado para edição de códigos e desenvolvimento web.
Conclusão
Em suma, o Visual Studio Code é uma excelente para quem busca por um editor de código-fonte leve, personalizável, completo e eficiente.
Além disso, é uma ferramenta gratuita e com capacidade de aumentar ainda mais sua robustez, por meio das extensões disponíveis. Isso a torna uma ferramenta mais interessante que algumas pagas disponíveis no mercado. Não é à toa que é a mais popular do mundo.
Aproveite para conferir os posts abaixo: