A validação de produto é uma maneira segura de saber se a sua ideia pode dar certo no mercado antes de investir muito dinheiro nela.
A validação de produto é um processo tido como hábito nas maiores organizações do planeta. Ela é fundamental e de extrema importância para que você consiga facilitar o seu caminho em direção ao sucesso. Os benefícios em adotá-la são vários, e é por meio dessa estratégia que você sabe se está no trilho certo (ou não) em relação a uma determinada ideia, por exemplo.
Tratando-se do ambiente do comércio eletrônico, a validação de produto é indispensável para que se possa obter o melhor resultado possível quanto às vendas. Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Aproveite!
Mas afinal, o que é a validação de produto?
Trata-se do processo pelo qual é avaliado o potencial de aceitação de uma ideia no mercado, antes mesmo do seu desenvolvimento. O propósito por trás desse teste é simples: identificar as necessidades e os desejos dos consumidores para com os produtos que você pretende lançar e oferecer a eles em seu e-commerce.
Qual a importância de validar os produtos que você pretende vender em seu e-commerce?
Pense bem: qual a chance de acertar o alvo se você atirar no escuro? É por esse motivo que a validação de produtos é tão importante para o seu e-commerce, já que “acende as luzes” que você precisa para melhorar o seu disparo.
O que não pode ser feito em hipótese alguma é lançar um produto com base em apostas, palpites e “achismos”. A recomendação geral, nesse contexto, inclui a coleta e o estudo das informações sobre o seu público-alvo, além do mapeamento de suas demandas para que a entrega seja aquilo que ele realmente deseja.
Como fazer essa avaliação de forma eficiente?
Chegamos agora na parte prática, por isso confira o que deve ser feito para que essa avaliação seja eficiente.
Entrevistas
Entrevistas são uma maneira simples e segura para se obter a opinião dos consumidores. Elas funcionam muito bem para coletar feedback no que diz respeito a um produto específico.
São várias as empresas que oferecem esse tipo de serviço, e não pense que a realização de entrevistas é algo caro. Pelo contrário: existem soluções online que permitem fazê-las com um ótimo custo-benefício.
Anúncios no Google e Facebook
Por serem as principais fontes de tráfego para qualquer e-commerce, Google e Facebook também devem ser utilizados para validar os produtos. Nesse caso, aproveite-se dos anúncios pagos (Google Ads e Facebook Ads) para divulgá-los de forma a descobrir qual o potencial de mercado que eles teriam: preste atenção nos comentários, no volume de visitantes e/ou impressões que os anúncios costumam gerar, por exemplo.
Página de reserva e pré-lançamento
Outra opção é a criação de uma página de reserva e pré-lançamento. Essa estratégia é excelente para medir o interesse dos clientes, sendo uma das melhores maneiras para validar os seus produtos.
Dica: adicione aos anúncios do Google e Facebook um link que direcione os visitantes a essa página.
Quais são os benefícios da validação de produto para o negócio?
Quando se tem um bom panorama acerca das necessidades do cliente e da aceitação do mercado sobre o produto que você deseja lançar, os riscos envolvidos nesse lançamento são bem menores.
Essa é a principal vantagem da validação de produto. Em termos mais práticos, esse processo reduz as chances de erro quanto aos investimentos. Em muitos casos, essa estratégia é o que mantém a saúde financeira de uma empresa.
Tenha em mente que não são poucos os casos em que um negócio começa a ruir por apostar alto em um produto sem mercado, problema que poderia ser evitado se os gestores tivessem o cuidado de validá-lo antes do seu lançamento.
Confira também artigos relacionados: