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A validação de produto é uma maneira segura de saber se a sua ideia pode dar certo no mercado antes de investir muito dinheiro nela.

A validação de produto é um processo tido como hábito nas maiores organizações do planeta. Ela é fundamental e de extrema importância para que você consiga facilitar o seu caminho em direção ao sucesso. Os benefícios em adotá-la são vários, e é por meio dessa estratégia que você sabe se está no trilho certo (ou não) em relação a uma determinada ideia, por exemplo.

Tratando-se do ambiente do comércio eletrônico, a validação de produto é indispensável para que se possa obter o melhor resultado possível quanto às vendas. Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Aproveite!

Mas afinal, o que é a validação de produto?

Trata-se do processo pelo qual é avaliado o potencial de aceitação de uma ideia no mercado, antes mesmo do seu desenvolvimento. O propósito por trás desse teste é simples: identificar as necessidades e os desejos dos consumidores para com os produtos que você pretende lançar e oferecer a eles em seu e-commerce.

Qual a importância de validar os produtos que você pretende vender em seu e-commerce?

Pense bem: qual a chance de acertar o alvo se você atirar no escuro? É por esse motivo que a validação de produtos é tão importante para o seu e-commerce, já que “acende as luzes” que você precisa para melhorar o seu disparo.

O que não pode ser feito em hipótese alguma é lançar um produto com base em apostas, palpites e “achismos”. A recomendação geral, nesse contexto, inclui a coleta e o estudo das informações sobre o seu público-alvo, além do mapeamento de suas demandas para que a entrega seja aquilo que ele realmente deseja.

validação de produto

Como fazer essa avaliação de forma eficiente?

Chegamos agora na parte prática, por isso confira o que deve ser feito para que essa avaliação seja eficiente.

Entrevistas

Entrevistas são uma maneira simples e segura para se obter a opinião dos consumidores. Elas funcionam muito bem para coletar feedback no que diz respeito a um produto específico.

São várias as empresas que oferecem esse tipo de serviço, e não pense que a realização de entrevistas é algo caro. Pelo contrário: existem soluções online que permitem fazê-las com um ótimo custo-benefício.

Anúncios no Google e Facebook

Por serem as principais fontes de tráfego para qualquer e-commerce, Google e Facebook também devem ser utilizados para validar os produtos. Nesse caso, aproveite-se dos anúncios pagos (Google Ads e Facebook Ads) para divulgá-los de forma a descobrir qual o potencial de mercado que eles teriam: preste atenção nos comentários, no volume de visitantes e/ou impressões que os anúncios costumam gerar, por exemplo.

Página de reserva e pré-lançamento

Outra opção é a criação de uma página de reserva e pré-lançamento. Essa estratégia é excelente para medir o interesse dos clientes, sendo uma das melhores maneiras para validar os seus produtos.

Dica: adicione aos anúncios do Google e Facebook um link que direcione os visitantes a essa página.

Quais são os benefícios da validação de produto para o negócio?

Quando se tem um bom panorama acerca das necessidades do cliente e da aceitação do mercado sobre o produto que você deseja lançar, os riscos envolvidos nesse lançamento são bem menores.

Essa é a principal vantagem da validação de produto. Em termos mais práticos, esse processo reduz as chances de erro quanto aos investimentos. Em muitos casos, essa estratégia é o que mantém a saúde financeira de uma empresa.

Tenha em mente que não são poucos os casos em que um negócio começa a ruir por apostar alto em um produto sem mercado, problema que poderia ser evitado se os gestores tivessem o cuidado de validá-lo antes do seu lançamento.

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    • Anúncios no Google e Facebook

    • Página de reserva e pré-lançamento

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  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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