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Descubra algumas formas eficazes de trabalhar usando suas redes sociais em sua empresa para alcançar cada vez mais pessoas.

Este post é uma tradução do material How to use social media to reach your audience, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.

Os seus esforços nas redes sociais precisam fazer parte da sua estratégia de SEO. Especialmente agora que as gerações mais jovens (Geração Z) usam plataformas como TikTok e Instagram em vez do Google. Isso significa que a popularidade do seu site nas redes sociais está mais ligada ao seu SEO do que nunca!

Mas em quais redes sociais você deve focar? Com tantas plataformas disponíveis, você pode se sentir sobrecarregado com as opções. Não se preocupe! Você não precisa estar ativo em todos os lugares. Isso nem sempre é sustentável. E se seus clientes mais fiéis estão no Twitter e você está focando no Pinterest, você perde muitas oportunidades.

Em vez disso, decida qual plataforma seu público usa mais, depois encontre um ritmo que funcione para você e construa a partir disso. Uma vez que sua estratégia social esteja em vigor, é hora de começar a postar! Abaixo estão algumas dicas para configurar ou melhorar sua estratégia de mídia social.

Mantenha sua conta ativa 

O conselho mais crucial ao usar redes sociais é manter sua conta ativa. Mas o que isso significa? Você verá muitos conselhos sobre postar diariamente, mas isso nem sempre é realista, especialmente se é um pequeno empresário.

Nosso conselho: mantenha sua conta ativa postando regularmente e no seu próprio ritmo. Se você só pode postar algumas vezes por semana, então faça isso.

Outro ponto importante: todos precisam de férias, mas você não quer abandonar seus seguidores. É por isso que recomendamos agendar posts para quando estiver ausente ou avisar quando estará de volta. E não se esqueça de compartilhar algumas fotos das suas férias!

Existem também várias plataformas de mídia social, como Instagram e TikTok, que você pode usar para gerenciar sua programação e manter toda a sua mídia em um só lugar, pronta para postar.

Escreva trechos cativantes

Dependendo do tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, você precisa garantir que o texto que acompanha suas postagens seja atraente o suficiente para atrair as pessoas. Existem várias maneiras de abordar isso. 

Por exemplo, você pode escolher a frase mais importante ou o ponto principal do post do blog que irá compartilhar. Você também pode compartilhar a introdução do post, se achar que é cativante o suficiente.

Dependendo da plataforma, você pode compartilhar uma história por trás de uma foto que está postando ou seus fracassos ao testar novos produtos. Ou talvez você queira apenas aderir à última tendência e aplicá-la à sua marca.

É de parar o polegar? Você quer que esse pedaço de texto faça as pessoas clicarem no link da sua bio ou lerem a legenda inteira na plataforma. Mas a fórmula básica é:

  • Gancho: algo que vai chamar a atenção deles;
  • Ponto problemático: qual é a dificuldade que seus seguidores estão enfrentando?
  • Solução: bem, é uma boa coisa que você tenha uma resposta!
  • CTA: não se esqueça de pedir aos seus leitores para fazerem algo.

Diversifique suas postagens 

Ter alguns pilares sólidos de conteúdo é importante. Eles são particularmente úteis para mantê-lo no caminho certo com a criação de conteúdo. 

É preciso analisar os números para decidir quais postagens têm bom desempenho nas redes sociais e qual conteúdo você deve criar mais. Isso pode ser o número de visualizações, comentários e vezes que uma postagem foi compartilhada ou salva. 

Claro, os números não significam nada se você não tiver um objetivo. No entanto, postar mais conteúdo que recebe muitas visualizações, salvamentos e compartilhamentos é uma boa regra geral.

Lide com os comentários 

Se você compartilhar suas postagens nas redes sociais, receberá comentários. Isso é algo que muitas pessoas esquecem ou tentam fazer em alguns casos. Porque às vezes os comentários serão bons e, às vezes, serão ruins. Mas a seção de comentários também é onde as conversas acontecem. Responder perguntas e depois fazer uma própria é uma ótima maneira de manter seu público engajado.

Não se esqueça de monitorar seus comentários! Embora você possa encontrar um ou outro troll, na maioria das vezes visualizará seus fãs torcendo e recomendando-o a seus amigos. Existem pessoas maravilhosas na seção de comentários. Seguidores antigos também podem se tornar grandes defensores de você e da sua marca, então, certifique-se de conversar com eles.

Mas você deve lidar com os trolls rapidamente! Você não quer que sua seção de comentários se torne um lugar tóxico. Seus fãs não gostarão disso, mas também pode afetar sua saúde mental. Então, certifique-se de que sua seção de comentários seja um espaço seguro.

Use fotos ou ilustrações atraentes

Mesmo com todas as atualizações recentes e o foco no conteúdo de vídeo curto, Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que ainda há espaço para postagens de fotos no Instagram. Assim como no Facebook, onde o conteúdo visual também é essencial. E não vamos esquecer do Pinterest, que é totalmente voltado para imagens.

No entanto, você pode não ter um designer gráfico na equipe ou um departamento de fotografia à sua disposição. Não se preocupe! Existem muitas ferramentas online que podem ajudá-lo a criar suas postagens. Apenas lembre-se de usar imagens claras que mostrem seus produtos ou você mesmo. 

Isso pode ser uma foto nítida ou uma ilustração encantadora. A ótima qualidade fará sua postagem se destacar no feed de alguém, o que pode aumentar o engajamento, salvamentos e compartilhamentos da postagem.

Faça parte da comunidade 

Se você ainda não faz parte de uma comunidade, crie uma! Estar ativo em uma determinada comunidade ou nicho pode ajudar a construir aliados, embaixadores da marca e novas ideias. Em qualquer comunidade, você logo descobrirá outras pessoas interessantes. 

Além disso, conversar com clientes e usuários finais pode ser uma ótima maneira de desenvolver seu produto. E certifique-se de deixar as pessoas saberem que são sempre bem-vindas para se juntar.

Além disso, você pode fazer essas pessoas se apaixonarem pela sua marca mais rapidamente dando-lhes acesso exclusivo a descontos, Betas ou simplesmente aos bastidores.

Adicione metadados 

Todas as plataformas sociais estão se tornando seus próprios pequenos motores de busca. Então, para ser encontrado, você precisa garantir que está incluindo alguns metadados na forma de hashtags. Isso pode ajudar muito no seu crescimento. 

Por exemplo, se você estiver em um evento, inclua a hashtag desse evento na sua postagem. Todos que procurarem pelo evento verão sua postagem. Existem também hashtags para certos interesses ou tecnologias.

Algumas pessoas também têm bots configurados que retweetam tudo o que é postado em uma determinada hashtag, o que é uma ótima maneira de impulsionar sua postagem. Mas não exagere! Ninguém gosta de uma postagem cheia de hashtags aleatórias. Mantenha-as relevantes para sua postagem e certifique-se de que sejam acessíveis!

Observe que as tags nas redes sociais funcionam de forma muito diferente das tags no seu site. Se você está usando tags no seu site da mesma forma que faria nas redes sociais, dê uma olhada neste post para descobrir por que isso não é bom para o seu SEO.

Conclusão 

As redes sociais são um aspecto chave de toda estratégia de SEO (off-page). Configurar uma estratégia abrangente de redes sociais pode ser difícil. Certamente exigirá um pouco de criatividade e será definitivamente demorado. Mas confie em nós quando dizemos que valerá a pena! E se você pensar bem, redes sociais e blogs são muito semelhantes em muitos aspectos. Você só precisa entrar no ritmo! Boa sorte!

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  • Mantenha sua conta ativa 

  • Escreva trechos cativantes

  • Diversifique suas postagens 

  • Lide com os comentários 

  • Use fotos ou ilustrações atraentes

  • Faça parte da comunidade 

  • Adicione metadados 

  • Conclusão 

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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