Saiba o que é e como funciona o WordPress e confira todos os benefícios de usar esse sistema de gerenciamento de conteúdo para criar o seu site.
Se você tem ou vai começar um negócio e quer ter uma presença digital forte para atrair mais clientes e efetuar mais vendas, será necessário saber o que é e como usar o WordPress, um sistema de gerenciamento de conteúdo amplamente usado ao redor do mundo.
Não é necessário saber programar para usar esse sistema, um dos fatores que o ajudou a se popularizar. Portanto, se você tem uma empresa, mas não sabe nada sobre programação, fique tranquilo, pois com essa plataforma você vai conseguir criar um site profissional, atraente e otimizado para o seu empreendimento, sem precisar contratar um programador.
Sendo assim, continue lendo este texto para entender melhor o que é, como funciona e como usar e instalar o WordPress.

O que é WordPress?
O WordPress é o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português) mais famoso e utilizado do mundo. Ele foi criado em 2003 pelos desenvolvedores Matt Mullenweg e Mike Little, com base em uma antiga plataforma, que foi descontinuada, chamada cafelog.Esse sistema foi escrito em PHP e utiliza um banco de dados MySQL. Por ter um código aberto, qualquer pessoa pode contribuir para melhorar o desempenho do software. Isso também permite que a plataforma seja mais personalizável, algo que pode ser essencial para quem deseja criar um site inovador.
Criado originalmente para ser usado em blogs, esse CMS evoluiu muito ao longo dos anos e, hoje, é utilizado para fazer até mesmo sites mais elaborados e que demandam a utilização de vários recursos, como os e-commerces, por exemplo.
Atualmente, cerca de 43,6% de todos os sites usam essa plataforma, pois ela é muito intuitiva, pode ser facilmente customizável e ainda oferece diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das páginas.
Com esse CMS, é possível criar sites e atualizar conteúdos de uma maneira simples e rápida. Além disso, por ter código aberto e ser um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais usados no mundo, essa plataforma recebe constantes atualizações e melhorias, que visam deixar os sites cada vez mais rápidos, otimizados e seguros.
Qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?
Existem duas versões desse software, o WordPress .org e o WordPress.com. Confira a seguir quais são as principais características de cada uma delas e saiba como escolher a mais adequada para o seu projeto.

WordPress.com
A opção .com é recomendada para quem deseja criar um blog ou um site mais simples. Ela é intuitiva, fácil de usar e não exige um alto conhecimento em programação para criar as páginas.
Quem tem um orçamento limitado também pode gostar do WordPress.com, visto que ele conta com uma versão gratuita e não requer a contratação de um serviço de hospedagem externo.
No entanto, esse modelo oferece poucas opções de templates e não permite a instalação de plugins externos. Além disso, o seu site exibirá obrigatoriamente alguns anúncios determinados pela plataforma.
Existe uma versão paga do WordPress.com, apesar de ela oferecer mais funcionalidades do que a opção gratuita, ela ainda apresenta muitas limitações quando comparada com o modelo “.org.”
WordPress.org
O WordPress.org é a versão mais indicada para quem busca recursos avançados na hora de criar um site e, além disso, ela ainda oferece mais autonomia para os usuários, que podem customizar as suas páginas livremente.
Essa opção oferece uma ampla variedade de temas e plugins, pagos e gratuitos, e ainda possui recursos mais avançados de SEO, o que é essencial para deixar o seu site bem posicionado nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Além disso, quem escolher essa versão conseguirá ter mais controle sobre todos os conteúdos e dados das páginas. Para utilizar o WordPress.org, é necessário contratar um serviço de hospedagem, como a HostGator, e adquirir um domínio.
Há inúmeras vantagens em contratar o serviço de hospedagem da HostGator para usar o WordPress.org, como:
- Poder usar o WordPress com IA para criar um site otimizado de uma maneira simples e rápida;
- Certificado SSL, CDN, e-mail e domínio grátis;
- Proteção avançada contra DDoS (uma ação que pode impedir o funcionamento de sites);
- Sitelock para monitorar spam e malwares;
- Transferência de dados ilimitada;
- Backups diários.
Como escolher a melhor versão para o seu site?
Além de saber o que é WordPress, também é preciso descobrir como escolher a melhor versão desse software. Para fazer isso, é necessário levar em consideração os seguintes fatores:
- Tipo de site;
- Objetivo do site;
- Número de visitas diárias esperadas;
- Possibilidade de personalização das páginas;
- Suporte;
- Conhecimento técnico;
- Orçamento.
Se você precisa criar uma página mais elaborada e personalizada, o ideal é optar pelo WordPress.org, que oferece mais ferramentas e confere mais autonomia ao usuário.
Contudo, essa versão pode ser um pouco mais difícil de utilizar, mas, com o WordPress com IA da HostGator isso deixa de ser uma preocupação. Isso porque esse programa facilita de maneira significativa a criação dos sites, mesmo dos mais elaborados.
Essa ferramenta utiliza inteligência artificial para criar um site eficiente, personalizado e otimizado para os mecanismos de busca em poucos minutos. Para isso, basta fornecer algumas informações básicas, como:
- Título do site;
- Tom do site (profissional, amigável, inspirador, informativo ou persuasivo);
- Descrição do negócio.
Depois, é só definir o objetivo da sua plataforma e escolher a estrutura, o tema e os plugins, que serão sugeridos pela IA com base nas suas respostas anteriores. Uma vez que o seu site estiver estruturado, você poderá usar o assistente de IA para criar textos, imagens e editar as suas páginas.
Quais tipos de sites podem ser feitos com WordPress?
É possível criar e editar qualquer tipo de site usando esse sistema de gerenciamento de conteúdo, como:
- Marketplaces;
- Lojas virtuais;
- Portais de notícias;
- Sites institucionais;
- Blogs;
- Fóruns
- Portfólios.
Portanto, não importa o nicho da sua empresa e o seu objetivo na internet, você certamente poderá utilizar essa plataforma para criar o site ideal para o seu negócio ou para uso pessoal.
Exemplos de grandes sites que usam WordPress
Por ser um CMS com muitos recursos e com um ótimo custo-benefício, várias empresas utilizam essa ferramenta para criar as suas páginas. Veja abaixo alguns exemplos de sites famosos feitos com WordPress:
- Rock In Rio;
- Revista Veja;
- USP (Universidade de São Paulo);
- Site da Casa Branca;
- The Walt Disney Company.
Organizações de diferentes setores, de países distintos e com objetivos diversos usam essa plataforma para criar uma presença digital forte. Portanto, você também pode usá-la para fazer o seu site, independentemente do porte ou do nicho do seu empreendimento.
Por que usar o WordPress?
Se você ainda não está convencido de que esse software está entre as melhores opções de construtores de site disponíveis, conheça agora alguns dos principais motivos para usar esse CMS.
Temas
Os temas são modelos pré-definidos que possibilitam a personalização dos sites, sem precisar criar um código para fazer isso. Essas estruturas são responsáveis pelo design das páginas, ou seja, pela forma como os conteúdos serão organizados. Na maioria dos casos, é possível alterar as cores e alguns elementos gráficos da opção escolhida.
Há opções de temas pagos, que você encontra em plataformas como a Theme Forest. Contudo, a biblioteca do WordPress conta com mais de 12 mil variedades de temas gratuitos, sendo algumas das principais:
- Astra (compatível com todos os tipos de sites);
- Digital Product Store (uma boa alternativa para quem deseja criar uma loja virtual);
- Learn Dash Academy (ideal para quem deseja oferecer cursos on-line);
- Deli Restaurant (oferece várias ferramentas úteis para restaurantes e estabelecimentos similares, como espaço para menu e botão de reservas).
Plugins
Os plugins são recursos adicionais que podem ser inseridos nos sites para entregar algum tipo de funcionalidade, como inserir um formulário de contato ou monitorar o tráfego orgânico.
Assim como ocorre com os templates ou temas, muitos estão disponíveis no portfólio do próprio CMS, mais de 59 mil. Contudo, é possível encontrar plugins em outras plataformas, tanto gratuitas quanto pagas. Essas ferramentas podem apresentar diferentes tipos de funcionalidades, como:
- Foco em performance;
- Análise de métricas;
- Gestão de interação;
- Controle de comentários;
- Formulários de contato;
- Segurança;
- SEO.
Já alguns exemplos de plugins mais utilizados nessa plataforma são:
- Google Analytics (para acompanhar as métricas);
- Yoast SEO (sua função é ajudar a otimizar o site para os mecanismos de busca);
- Akismet (anti-spam);
- Broken Link Checker (identifica os links quebrados);
- Disqus (usado para moderar os comentários).
Apesar de serem muito úteis, ter muitos plugins pode impactar o desempenho do seu site. Por isso, instale apenas aqueles que forem realmente necessários. Além disso, verifique constantemente se eles estão atualizados, para garantir uma maior eficiência e segurança dessas ferramentas.
Fácil de usar
Esse sistema de gerenciamento de conteúdo é intuitivo e não exige que o usuário saiba programar para usá-lo. Além disso, com o WordPress com IA, até mesmo pessoas que não entendem muito de informática e não tem o costume de usar o computador no dia a dia vão conseguir criar um site profissional em poucos instantes.
Altamente customizável
Por ter milhões de temas, que podem ser customizáveis, e por contar com uma ampla variedade de plugins, as páginas feitas com esse CMS são totalmente personalizáveis. Isso significa que com essa plataforma, você vai conseguir fazer um site com um design original e adequado para a sua marca, ajudando, assim, a fortalecer ainda mais a sua presença digital.
Recursos de gerenciamento de conteúdo
Com este CMS é muito simples criar e excluir páginas. Basta clicar em adicionar um novo post para fazer uma página ou ir ao painel de gerenciamento e excluir as publicações que não fazem mais sentido para o seu projeto.
Além disso, você pode salvar e editar rascunhos quantas vezes quiser e agendar a data de publicação dos posts. Tudo isso facilita muito a gestão de conteúdo de um site.
Integração com redes sociais
Esse sistema de gerenciamento de conteúdo também permite o compartilhamento de posts nas redes sociais, o que pode ajudar a aumentar o tráfego nas suas páginas. Para habilitar essa função, é necessário usar algum plugin, como o Shareaholic.
Adaptado para o SEO
Estar nos primeiros lugares do Google, ou de qualquer outro buscador, é essencial para quem espera atrair um grande número de visitantes. Por isso, é importante escolher um desenvolvedor de sites que ajude a deixar as páginas otimizadas.
Esse CMS conta com diversas opções de plugins, como o Yoast SEO e o Rank Math, que ajudam a otimizar as páginas para os mecanismos de busca, para aumentar as chances de o seu site aparecer nas primeiras posições.
Como criar um site usando WordPress?
Depois de descobrir o que é WordPress e quais são os benefícios de usar essa plataforma, confira abaixo como criar um site usando esse sistema de gerenciamento de conteúdo.
1. Faça o planejamento do site
Antes de escolher um serviço de hospedagem e um domínio, é necessário fazer um planejamento completo para o seu futuro site, que deverá conter os seguintes itens:
- Tipo de site (como blog, loja virtual ou portfólio);
- Objetivo (vender, captar leads ou informar, por exemplo);
- Nível de personalização desejável;
- Ferramentas necessárias para construir a página.
Ao considerar esses pontos, você vai conseguir escolher uma versão da plataforma e um plano de hospedagem que atenda bem às suas necessidades.
2. Contrate um plano de hospedagem
Se você tiver optado por usar o WordPress.org, será preciso contratar um plano de hospedagem. Nesse caso, vale a pena conhecer os planos da HostGator, que oferecem vantagens como:
- Hospedagem otimizada para WordPress;
- Até 150 GB de armazenamento SSD.
- Criador de sites com diversos templates;
- Sitelock para monitorar spam e malware;
- Até 500 mil Inodes.
Além disso, a HostGator utiliza servidores globais, para proporcionar uma hospedagem de alta performance, tem alta proteção contra ataques maliciosos, possui um portal do cliente intuitivo e oferece suporte em português que funciona 24 horas por dia.
Caso você não queira ter nenhum trabalho para fazer o site, escolha a modalidade WordPress com IA e deixe a inteligência artificial criar um site personalizado e otimizado em poucos minutos.
3. Registre um domínio
Ao adquirir um plano de hospedagem na HostGator, você terá direito de registrar um domínio gratuitamente. Caso ainda não tenha definido seu domínio, dê preferência para um termo simples e, se possível, inclua alguma palavra-chave relacionada ao seu nicho. Se estiver sem ideias, experimente o nosso gerador de nomes de empresa, que vai ajudá-lo a encontrar a opção perfeita para seu negócio.
Se você já tiver um domínio, seja ele nacional ou internacional, saiba que é possível transferi-lo para a HostGator. Para fazer a transferência de domínio é preciso:
- Verificar se o domínio está desbloqueado no registrante atual;
- Solicitar a transferência no mínimo 30 dias antes da data de expiração;
- Solicitar a Chave EPP do domínio junto à empresa responsável pelo registro atual.
Depois, é só acessar a página de transferência de domínio da HostGator e seguir as instruções indicadas nela.
4. Instale e configure o WordPress
Quer dar vida ao seu site sem perder tempo com configurações complicadas? A HostGator agora conta com uma solução incrível: o Assistente de Sites do WordPress com IA. Essa ferramenta inovadora usa inteligência artificial para sugerir temas, plugins e configurações sob medida para o seu projeto, permitindo que você crie um site profissional de forma prática e intuitiva.
Confira abaixo duas maneiras de instalar o WordPress e escolher a que melhor se adapta ao seu projeto:
- Instalar WordPress com IA: se você deseja acelerar todo o processo de configuração e contar com sugestões inteligentes de temas e plugins, consulte o guia completo neste link: Como instalar o WordPress através do cPanel (com IA). Assim, você aproveita todo o poder da inteligência artificial para lançar o seu site rapidamente.
- Instalar WordPress pelo método padrão: prefere seguir o passo a passo tradicional? Acesse o guia a seguir para realizar a instalação manualmente: Como instalar o WordPress através do cPanel (modo padrão). Essa abordagem dá mais controle sobre cada detalhe do processo.
Com essas duas opções, você pode escolher a que mais combina com a sua experiência e necessidade. E o melhor: ambas são rápidas, práticas e contam com o suporte da HostGator para garantir que seu site esteja no ar em poucos minutos!
5. Crie as páginas do seu site
O próximo passo é criar as principais páginas, como “Home”, “Sobre nós”, “Serviços” e “Contato”. Se você tiver contratado um dos planos do WordPress com a IA, utilize a inteligência artificial para criar os textos e as imagens dessas páginas.
6. Publique conteúdos e divulgue o seu site
Com o site já pronto, comece a adicionar algumas páginas de blog e, se for o caso, de produtos. Para deixar o seu site mais completo, adicione também um menu com categorias para facilitar a navegação.
Para aumentar as chances de fazer o seu site aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, invista em SEO e crie conteúdos atrativos e que respondam às dúvidas do seu público-alvo.
Com o WordPress com IA, você pode utilizar a inteligência artificial como apoio para criar e editar esses conteúdos. Dessa forma, será possível deixar o seu site sempre atualizado e otimizado para os mecanismos de busca.
Também vale a pena divulgar o seu site nas redes sociais, ou, se você tiver um espaço físico, deixar um QR Code com o seu endereço eletrônico, para aumentar o número de visitantes e deixar a sua página mais conhecida.
Conclusão
Saber o que é WordPress, como instalar e como utilizar essa ferramenta é fundamental para quem deseja criar um site atrativo e otimizado para ter uma presença digital forte e, assim, alavancar o número de vendas ou deixar a sua marca mais conhecida e relevante.
Se esse é o seu caso, use todas as dicas apresentadas neste artigo para criar um site que atenda todos os seus objetivos. Além de saber como fazer um site usando WordPress, também é preciso descobrir como vender usando os canais digitais. Sendo assim, confira alguns posts no blog da HostGator sobre esse tema: