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Para ter uma presença online, você precisa ter um site. Para tal, você também precisará fazer um registro de domínio e assim, aumentar a visibilidade da sua marca.

O domínio é o endereço de um site na internet, uma parte importante para construir a sua identidade e a presença na web. Registrá-lo é o primeiro passo para garantir uma presença online e aumentar a visibilidade da sua empresa também na internet. 

É essencial que você escolha um nome fácil de lembrar e pronunciar, pois isso facilitará o acesso dos usuários à sua página.

Onde e como registrar um domínio?

Registrar um domínio é um processo bastante fácil. Você só vai precisar de algumas informações e logo pode colocar um site online em poucas horas. Para facilitar ainda mais, juntamos aqui tudo que você precisa saber, vem conferir!

Vamos começar com uma dica importante: faça o registro de domínio na mesma empresa em que vai contratar seu plano de hospedagem de site, pois, ao invés de realizar todo o processo de cadastro e pagamento em dois locais diferentes, você concentra tudo em uma única empresa e não tem dores de cabeça lembrando onde precisa renovar cada serviço.

Lembrando que a HostGator oferece as melhores opções para você hospedar o seu site, obtendo o registro de domínio sem taxa adicional. Além disso, você pode fazer uma consulta gratuita para saber se o nome que deseja usar em seu site está disponível:

Por que os domínios foram criados?

Todos os sites têm um endereço de IP único, que consiste em números e se conecta com o servidor que armazena os dados do site. Imagine agora fazer com que o seu visitante aprenda e memorize o número de IP. Seria bem difícil, não é mesmo?

Mesmo que a gente tenha que memorizar documentos de identidade ou até mesmo números de telefone, seria impossível decorar os endereços de IP de todos os sites que nós acompanhamos.

Assim, um dos principais objetivos dos domínios é de facilitar a memorização do endereço de um site.

Como escolher o meu domínio?

Algumas regras ajudam a tornar seu domínio mais marcante e facilitam o caminho do cliente até você. São elas:

  • Ter ligação com a marca
  • Possuir entre 2 e 26 caracteres
  • Não deve iniciar ou terminar com hífen
  • Não possuir acentos (o que não é uma regra, mas pode ajudar na sua estratégia de e-mail marketing, já que nem todos os servidores suportam esta opção)

Em 2017, as cidades brasileiras ganharam extensões de domínios como .sampa, .floripa e .rio, o que pode ser um diferencial. Imagine um hotel em que a localização já estaria visível na url, muito mais atrativo para o cliente, não é mesmo?

Alguns profissionais, como nutricionistas, advogados e psicólogos, também tem a opção de escolher uma extensão de domínio específica da área de atuação, o que ajuda a aumentar ainda mais credibilidade e visibilidade.

Para redirecionamento de domínio, você pode checar o nosso passo a passo através do suporte da HostGator. Veja abaixo também, um vídeo que explica tudo de maneira simples:

Como funciona o registro de domínio?

Os domínios nacionais (.br) são coordenados pelo RegistroBR, que faz o registro e a manutenção dos domínios no Brasil. Já os internacionais como .com, .net e outros, são de responsabilidade do ICANN, órgão internacional responsável por registros em todo o mundo.

Mas você não precisa se preocupar, a HostGator faz o intermédio desse serviço facilitando a aquisição de domínios. Quando você registrar um domínio em nosso site, vamos fazer o contato com o RegistroBR ou o ICANN para fazer a liberação.

Antes de registrar um domínio é preciso estar atento e verificar se ele não está sendo usado por outra pessoa, empresa ou entidade, já que apenas domínios livres podem ser registrados. Você pode usar a ferramenta que deixamos acima ou o nosso site para fazer a pesquisa.

Quais documentos preciso para registrar um domínio?

  • Domínios Nacionais
    Para um registro .br é necessário ter um CPF ou CNPJ
    (no caso de empresas estabelecidas no Brasil) e fornecer alguns dados pessoais, como nome, e-mail e endereço. Para pessoas jurídicas, em algumas situações, como é o caso de entidades governamentais e educacionais, é necessário apresentar outros documentos para realizar o registro.
  • Domínios Internacionais
    Para registrar um domínio, como .com, .net, .org, entre outros, é obrigatório usar dados de contato corretos e válidos.
    Registradores podem solicitar documentos de verificação, como uma identificação com foto (passaporte ou carteira de identidade), comprovante de endereço (como conta de luz ou telefone), comprovante de telefone, CNPJ ou certificado governamental que comprove a atividade comercial.

Importante: informe um e-mail que você acessa com frequência. Caso a verificação não seja realizada em até 15 dias, o ICANN pode determinar a suspensão do domínio até que a verificação seja realizada.

E em caso de transferência de Domínios?

Se você já possui um domínio, mas quer transferi-lo para a HostGator é só seguir alguns passos simples. No caso de domínio nacional você precisa alterar o provedor de serviços diretamente com o Registro BR, já para domínio internacional você só precisa pegar uma chave de autorização EPP com seu atual provedor e depois preencher o formulário de transferência.

Quer transformar seu projeto online em realidade? Que tal começar pelo registro de domínio?

Composição de um domínio

Como vimos, um domínio funciona como a porta de acesso principal das pessoas ao seu site. Assim, criar um domínio requer uma grande atenção e planejamento, para que o mesmo faça referência corretamente à sua empresa, produto ou trabalho que desenvolve. 

Ao criar uma página na internet não estamos falando somente de um bom design ou template ideal para usar. É preciso planejar detalhadamente o site que tem interesse em construir, para isso, você deve prestar atenção em alguns detalhes. 

De forma geral, apesar do registro de um domínio ser um procedimento bem simples, é imprescindível prestar atenção em três partes principais: o nome, a extensão e o código do país – sendo esse último opcional.

Os domínios podem ter até três partes: o nome, a extensão e o código do país (opcional). Na imagem abaixo você pode visualizar melhor essa estrutura com a URL da HostGator.

Nome do domínio

A primeira característica a ser escolhida é o nome do domínio. Ele diz respeito à identidade de uma empresa na internet e é a parte onde você pode colocar a sua criatividade para funcionar. Assim, antes de bater o martelo sobre qual nome escolher, é interessante analisar suas opções. 

Aqui, é muito indicado selecionar nomes que possuem forte ligação com sua empresa, com o seu produto, com você mesmo ou com o que você está oferecendo no novo site. Além de ser o contato inicial dos clientes em potencial com seu site, também representa o que você quer comunicar ao mundo. 

É muito importante que o nome escolhido seja curto, amigável e, claro, fácil de lembrar. Como vimos mais acima, existem regras sintáticas a serem respeitadas, mas fique tranquilo, não funcionam como nenhum impedimento. 

Mesmo que essa parte tenha mais liberdade, algumas regras sintáticas devem ser respeitadas:

  • Devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Domínios nacionais (.br) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados porque nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. HostGator.com.br será reconhecido da mesma fora que hostgator.com.br, por exemplo;
  • O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado por hífen.

Extensão de domínio

Também conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain) ou Domínio de Primeiro Nível (DPN) em português, a extensão de domínio é a peça determinante para definir a categoria ao qual o mesmo pertence. Como regra geral, são formadas por mais de duas letras e podem ser usadas em qualquer local. 

Dessa maneira, a gTLD funciona como indicativo se um endereço eletrônico é voltado para a área comercial, governamental, educacional ou outras opções. Normalmente funcionam como um auxílio na representação de uma marca ou empresa. 

Atualmente existem centenas de domínios de primeiro nível e a extensão mais conhecida (.com) está quase completando 30 anos de existências. Apesar de ser a mais famosa mundialmente, hoje em dia inúmeras gTLDs estão sendo criadas e divididas entre novas e originais:

  • gTLDs originais: .com, .org, .net, .gov, .info e outras.
  • Novas gTLDs: .tech, .life, .top, .store, .space, .fun e outras.

De forma geral, as novas gTLDs foram criadas para ampliar as opções de nomenclatura na web, funcionando para determinados setores e interesses.

Dessa maneira o seu domínio pode expressar de uma forma melhor o que você faz ou qual o tipo de serviço está sendo oferecido. 

Código do país

Por último, mas não menos importante, a ccTLD (Country Code Top-Level Domain) é uma sigla que apresenta duas letras no final do domínio, indicando o país de origem.

De forma geral, são consideradas extensões nacionais e geralmente estão restritas para uso de cidadãos ou empresas que atuam em determinado país, entretanto, o código do país não é obrigatório no registro do domínio

Aqui no Brasil todos os domínios que terminam em .br são gerenciados pela entidade registro.br, que é responsável por divulgar a relação completa das categorias de domínio que estão disponíveis em seu site para consulta. 

Ainda que as ccTLDs tenham sido criadas com o intuito de serem usadas no âmbito nacional, também é possível que sirvam para outros fins, como por exemplo:

  • .bz: originalmente representa o código de Belize, mas também pode ser interpretada como “business” e usada por empresas de negócios.
  • .cc: representa o código das Ilhas Cocos, mas também é conhecida como “Creative Commons” e é usada para uma grande variedade de sites.
  • .co: é o código da Colômbia, mas sua sigla pode significar “companhia” e acaba sendo usada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos.
  • .me: representa o código de Montenegro, mas é considerada também como um tratamento pessoal e usada para blogs ou sites autorais.
  • .tv: é, definitivamente, a extensão mais usada por seu segundo significado. Originalmente é o código de Tuvalu, mas por TV ser uma sigla popular para televisão, a extensão passou a ser usada para conteúdo de mídia e audiovisual.

Qual é a relação entre o domínio e hospedagem?

É muito comum encontrar pessoas com dúvidas em relação às semelhanças e diferenças entre domínio e hospedagem. Para quem está começando agora no assunto, esse tipo de confusão é normal. Por isso, não deixe esse tópico passar batido!

Diferentemente das características do domínio que vimos até aqui, a hospedagem pode ser definida como um espaço online reservado para seu site na internet, ou seja, é o local por onde você armazena arquivos que mantém seu site no ar. 

Assim, a hospedagem é um serviço por meio do qual uma infraestrutura de servidores, redes, sistemas e políticas, permite que alguém acesse o site que está vinculado ao seu domínio, enviar e receber e-mails, ter aplicações e sistemas acessíveis de qualquer dispositivo conectado.  

Após o registro do domínio, vem o momento de escolher onde ficarão armazenados os arquivos do seu site, o banco de dados, as imagens, o serviço de e-mail que será utilizado e todas as outras características relacionadas ao seu projeto de internet. 

Atualmente, existem vários tipos de hospedagens para site e é essencial que sejam avaliados para que se determine o modelo ideal para o negócio. Conheça alguns:

Hospedagem gratuita

Esta hospedagem é indicada principalmente para pequenos projetos ou planos pessoais de curta duração. Essa opção só deve ser considerada caso você não tenha pretensões em termos de site e e-mail, visto que existem muitas limitações nestes serviços e não é capaz de suportar muitos acessos ao site;

Hospedagem compartilhada

Já os planos de hospedagem compartilhada são os mais populares e, normalmente, é a opção mais indicada para sites de pequeno e médio porte. Nesses casos o valor dos planos disponíveis é bastante acessível e é indicado para aqueles que estão começando e ainda não possuem muita demanda ou grandes necessidades;

Hospedagem personalizada

Esse não é um tipo de plano comum em todas as empresas e é considerada uma opção apenas em empresas de hospedagem que priorizam o atendimento. Como o próprio nome sugere, esses planos são elaborados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e pode ser considerada uma ótima alternativa para quem está em dúvida entre hospedagem compartilhada e VPS;

Servidor virtual ou VPS

É aconselhado para aqueles domínios que registraram um crescimento na visitação, uso intenso de e-mail ou outras necessidades maiores. Essa é a opção intermediária entre a hospedagem compartilhada e o servidor dedicado, quando o assunto é fornecimento de recursos;

Servidor dedicado

Esse plano de hospedagem é recomendado para sites que registram volume expressivo de acessos porque fornece serviços exclusivos para o site. Através do servidor dedicado se torna possível fazer uso de sistemas de gerenciamento online com fluidez e velocidade. Por esses aspectos, o custo de um servidor desse tipo é maior do que as opções anteriores. 

Tipos de domínio

Existem três tipos de domínios centrais: domínio principal, subdomínio e domínio adicional. Cada um está relacionado a um tipo de funcionamento específico de características do domínio.

Confira a seguir os aspectos principais de cada um e as vantagens que eles oferecem!

Domínio principal

O domínio principal é justamente o nome que identifica um site na internet. Por exemplo, google.com é formado pelo nome e pela extensão, onde google é o nome do domínio e .com é a extensão. Essa é a estrutura básica de um domínio principal. 

O domínio escolhido para ocupar esse papel é único e seu uso deve ser feito a partir de um registro. As diferentes formas de registro já foram citadas previamente neste artigo. 

Subdomínio

Subdomínio nada mais é do que um endereço que é parte integrante do domínio. Ou seja, significa dizer que é uma ramificação do domínio. Normalmente, é possível criar um número ilimitado de subdomínios a partir de um único domínio. 

De maneira geral, o subdomínio faz uso do domínio principal e se diferencia pela adição de um outro nome, além do próprio nome do domínio. Como exemplo podemos observar que mail.google.com, docs.google.com e www.google.com são subdomínios de google.com. 

Domínio adicional

Um domínio adicional é usado quando a pessoa ou empresa possui dois domínios diferentes e tem interesse que os mesmos se mantenham independentes mas gerenciados pela mesma conta de hospedagem.

Nesses casos, é necessário lançar mão do recurso “adicionar site” e definir as características dos seus domínios adicionais. 

Quais são as extensões mais populares e qual é seu valor? 

As extensões de domínio ou domínios de topo são informações que dizem muito sobre o seu site. O Top-Level Domain (TLD), nome técnico para domínio de topo, é o segmento final do nome de um site. Um dos mais conhecidos aqui no Brasil é, sem dúvidas o .com.br. 

Essas extensões trazem informações importantes sobre um endereço eletrônico, tais como: seu país de origem, a nacionalidade da página, se é um site do governo ou de comércio, entre tantas outras. 

Existem tanto as tradicionais quanto os mais diversos domínios criativos

Confira a seguir as principais extensões utilizadas atualmente e a importância de cada uma. 

.com

O domínio .com é o mais famoso atualmente e é considerado um domínio de topo genérico (gTLD).

.com.br

O domínio .com.br é o mais usado no Brasil atualmente e seu registro é importante para garantir o sucesso do seu site.

.org

Do inglês organization, o domínio .org também é um gTLD. O mesmo surgiu com a intenção de identificar as entidades sem fins lucrativos.

Entretanto, hoje em dia não existe nenhuma restrição relativa ao registro de domínios .org, visto que podem ser utilizados e registrados por qualquer pessoa ou entidade.

.net

Do inglês network, o domínio .net também é considerado um gTLD. Originalmente, era destinado a sites relacionados a redes informáticas e serviços associados.

Entretanto, atualmente se tornou um dos mais populares e já são utilizados para todo o tipo de sites visto que podem ser registrados por qualquer pessoa ou entidade.

.edu

O domínio .edu é exclusivo para instituições de ensino superior reconhecidas e acreditadas pelo Departamento de Educação dos EUA. Ou seja, seu uso não é de livre registro aqui no Brasil.

.gov

Esse domínio é exclusivo de uso governamental. O mesmo faz referência à própria palavra governo (.gov) e não é de livre registro para qualquer empresa ou pessoa. Aqui no Brasil, seu registro é exclusivo para órgãos do governo federal.

.tech

Normalmente esse domínio é voltado para negócios e pessoas que compõem o setor de tecnologia. O .tech foi criado moldado para organizações baseadas em tecnologia, como empresas de software por exemplo.

Esse domínio também está liberado para registro por qualquer entidade ou pessoa.

.online

Esse também é considerado um domínio criativo e é ótimo para lojas físicas que desejam diferenciar suas ofertas online ou para empresas que têm interesse em enfatizar sua presença na web. O domínio .online também está liberado para registro por qualquer empresa ou pessoa.

.site

Usado principalmente por quem quer fugir do domínio .com, o .site é bastante utilizado para registrar um domínio profissional.

O .site pode ser usado para diversos nomes interessantes e ajuda a marcar presença da sua empresa na internet.

Atualmente o domínio está liberado para qualquer pessoa ou entidade o registrar;

.me

De início, o domínio .me era de topo de código de país de Montenegro, entretanto, também foi liberalizado, não existindo hoje em dia nenhuma restrição relativa ao seu registro.

Ainda que seja um domínio específico de país, é especialmente popular mundialmente, visto que é associado à primeira pessoa na língua inglesa. 

Como utilizar o domínio depois de registrado?

Após ter realizado o registro do domínio – primeiro passo para a construção do seu site – está na hora de ir para os próximos passos. 

Os detalhes que vêm a seguir são tão importantes quanto a escolha do domínio, justamente por serem as características que vão diferenciar o seu site de outros e deixá-lo mais visível para os usuários

Verificar domínio

Para verificar se o seu domínio está ativo ou não é bem mais simples do que parece. Através da utilização de algumas ferramentas gratuitas e de fácil entendimento, é possível ter certeza se o seu domínio está hospedado da forma como você deseja. 

Atualmente, existem algumas plataformas online que são especializadas em fornecer as informações principais de um domínio, as chamadas Whois.

A partir dela, encontrar o dono do domínio é bem simples. Basta somente inserir o endereço que você quer verificar e irão aparecer todas as informações principais, tais como: quem comprou, qual a data do registro e seu status – ativo ou inativo. Além disso, também é possível verificar:

  • Nome do servidor em que o domínio foi registrado;
  • DNS para onde ele está apontado;
  • Status do domínio;
  • Data de criação original;
  • Data de vencimento do registro;
  • Nome de quem registra o domínio, do responsável administrativo e do responsável técnico;
  • E-mail;
  • Número de telefone,
  • Endereço postal.

Apontamento DNS

Para que um domínio seja visualizado na internet, é imprescindível que ele seja vinculado a um servidor de hospedagem de sites. Inclusive, esse vínculo ocorre através do apontamento do DNS (Name Server).

Assim, para colocar um site no ar é necessário vincular o domínio escolhido ao plano de hospedagem – essa ação ocorre graças ao apontamento de DNS

O DNS funciona como um código que precisa ser informado no domínio para identificação do IP do servidor. O IP do servidor é o que hospeda os arquivos do site.

A partir dessa identificação, o IP é convertido para o nome do site e o mesmo, por fim, é exibido na internet.

Dessa maneira, ao digitar um domínio em seu navegador, será o DNS que determinará qual local o site irá abrir.

Aguardar propagação das DNS

Em seguida, será necessário aguardar propagação das DNS. Isso faz referência  ao período de tempo no qual os provedores de internet e servidores ao redor do mundo levam para atualizar seus caches com as novas informações DNS do determinado domínio

Assim, ao realizar qualquer alteração DNS – a de registro inclusa -, existe um período até que o novo registro seja repercutido em toda a internet.

E assim, os usuários mundo a fora passem a acessar o novo registro ao invés do antigo. Infelizmente, ainda não é possível mensurar qual tempo essa mudança demora para ocorrer. 

Alguns provedores de acesso à internet podem levar horas para identificar essa transição e direcionar o usuário para o novo endereço. Por outro lado, ela já pode ter sido detectada em outro lugar do mundo.

Assim, não podemos estimar um tempo para que a propagação do DNS ocorra de forma geral no mundo todo. 

Criar o site web

Por último, mas não menos importante, chegou a hora de criar o seu site web. Aqui você deverá formatar seu endereço online da melhor maneira para que sua empresa ou produto ganhe destaque.

Não tenha medo de deixar a imaginação agir e não se esqueça que todas as configurações devem fazer sentido para o que você está oferecendo. 

Conclusão

A partir de tudo que foi exposto aqui neste artigo, ficou bastante clara a importância de se ter um domínio e a hospedagem correta, não é mesmo? 

Como vimos, o domínio é o primeiro passo que você deve tomar para iniciar sua carreira na internet. Seja para vender um produto ou anunciar sua empresa, a escolha de um bom domínio é essencial para o sucesso do seu site. 

Entender todas as especificidades necessárias para a criação de um e ficar atento a todas as regras faz toda a diferença. Dedicar um pouco mais de tempo na análise dos detalhes é melhor do que se enrolar com a burocracia para refazer depois, certo?

É interessante notar que, até mesmo o ambiente da internet possui suas próprias regras. Não se esqueça que para sites nacionais, o registro do domínio deve ser realizado junto ao Registro.Br; e para endereços internacionais, existe o ICANN para fiscalização e registro. 

Todos esses aspectos apenas reforçam tanto a importância de ter um domínio seguindo os padrões quanto a necessidade de um órgão que centralize tudo isso. 

Navegue por tópicos

  • Onde e como registrar um domínio?

    • Por que os domínios foram criados?

  • Como escolher o meu domínio?

  • Como funciona o registro de domínio?

  • Quais documentos preciso para registrar um domínio?

  • E em caso de transferência de Domínios?

  • Composição de um domínio

    • Nome do domínio

    • Extensão de domínio

    • Código do país

  • Qual é a relação entre o domínio e hospedagem?

    • Hospedagem gratuita

    • Hospedagem compartilhada

    • Hospedagem personalizada

    • Servidor virtual ou VPS

    • Servidor dedicado

  • Tipos de domínio

    • Domínio principal

    • Subdomínio

    • Domínio adicional

  • Quais são as extensões mais populares e qual é seu valor? 

    • .com

    • .com.br

    • .org

    • .net

    • .edu

    • .gov

    • .tech

    • .online

    • .site

    • .me

  • Como utilizar o domínio depois de registrado?

    • Verificar domínio

    • Apontamento DNS

    • Aguardar propagação das DNS

    • Criar o site web

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Diana Ramos

Especialista em SEO e Conteúdo. Formada em Marketing e Pós Graduada em UX (User Experience). Apaixonada por SEO e em entregar a melhor experiência para os usuários.

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