Veja como o FTP pode ajudar transferindo arquivos, as vantagens desse processo e tudo o que você precisa saber para realizá-lo!
De tempos em tempos estamos transferindo arquivos para colegas de empresa ou mesmo para outras instituições, e o FTP pode ser uma excelente opção para isso.
Nesse post, vamos explicar como a transferência via FTP funciona e dar algumas sugestões de serviços que você pode usar nesse processo. E acredite: é bem mais simples do que parece.
Antes de tudo, o que é FTP?
Se você não está familiarizado com esse termo, a sigla FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos). Ele nada mais é que um protocolo de rede com a possibilidade de transferir qualquer arquivo entre o seu computador e um servidor.
Por permitir enviar os arquivos de maneira prática e versátil, acabou se tornando bastante importante na internet. Graças a ele, aqueles que trabalham com criação, desenvolvimento e muitas outras frentes que dependem do envio rápido de dados acabam transferindo arquivos de um jeito muito mais seguro e dinâmico.
Outro ponto positivo do FTP é que você dificilmente vai esbarrar em problemas referentes a tamanho do arquivo, tendo em vista que qualquer arquivo pode ir para o servidor. Posteriormente, basta enviar o link que será gerado para as pessoas que precisam baixá-lo e concluir o processo.
Histórico do FTP
Desenvolvido na década de 1970 pelo estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan, o File Transfer Protocol (ou Protocolo de Transferência de Arquivos) é um tipo de mensageiro, ou seja, ele transporta arquivos entre computadores pela internet.
Através do FTP, você pode mandar arquivos para outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP.
O objetivo é melhorar a segurança da transferência de arquivos, já que, naquela época, a internet se tornava mais acessível e o uso de computadores domésticos crescia. Em conclusão, desencadeou um aumento no número de transferências de arquivos entre uma máquina e outra.
Como o FTP é um protocolo que realiza a troca de arquivos pela internet, dessa forma, ele é um “paralelo” do que hoje conhecemos como Cloud Computing.
O protocolo de transferência de arquivos, mesmo inventado há quase 50 anos, é usado até hoje, principalmente por quem administra domínios.
Como funciona um FTP?
Todo o processo por trás do envio dos arquivos via FTP envolve basicamente dois “personagens”: o cliente e o servidor.
Nesse processo, cliente é o computador que garante a conexão para acesso aos dados que estão hospedados na rede. Já o servidor é a outra máquina que atua como o ambiente virtual e recebe a solicitação para a transferência dos arquivos armazenados nele.
Dessa forma, para obter os arquivos você precisa seguir um procedimento bem simples. Primeiro é preciso instalar um programa que consiga acessar o servidor FTP (como as opções que indicamos mais abaixo), e depois entrar com os dados necessários do endereço em que se encontra o arquivo que deseja baixar.
Caso queira, também pode recorrer ao FTP para fazer um backup dos seus dados, o que pode ser bastante útil em formatações. Claro, essa pode ainda ser uma saída apenas para um armazenamento de algo a médio ou longo prazo, com a vantagem de que não é necessário se preocupar tanto com invasões, usuários maliciosos e coisas do gênero.
Vantagens de utilizar o FTP
Além dos pontos já mencionados anteriormente, ressaltamos aqui mais algumas vantagens de utilizar o sistema para armazenar e realizar ações transferindo arquivos.
Disponível a qualquer momento
Uma das vantagens de recorrer ao FTP é que seus arquivos estarão disponíveis a qualquer momento do dia. Basta usar suas credenciais de acesso e tudo estará lá, a alguns cliques de distância.
Envio de vários diretórios
Dada a sua forma de armazenamento, você tem a possibilidade de enviar diretórios e documentos inteiros de uma vez. Isso economiza tempo, além de permitir aos interessados realizar apenas um download para obter tudo que precisam.
Facilidade no uso
Mesmo para quem não é do ramo da tecnologia, usar o FTP é algo bem simples, seja para baixar arquivos ou até mesmo para enviar seus diretórios para o servidor. Bastam apenas algumas tentativas para que você já domine tudo que é mais importante na ferramenta.
Segurança
Por fim, um dos pontos mais importantes é a segurança. Por mais que seus arquivos estejam disponíveis na rede, você pode configurar um login e senha e enviá-lo apenas aos interessados, mas também é impossível incluir criptografias SSL e TSL para aumentar os níveis de proteção dos dados.
Qual FTP utilizar quando transferindo arquivos
Agora que você já sabe como o FTP funciona, daremos abaixo algumas sugestões para que você transferir arquivos dessa maneira.
FileZilla
O FileZilla é o cliente FTP mais famoso do mundo. Além de ser bem leve, ele permite a utilização de menus amigáveis e a chance de arrastar seus dados em duas árvores de gerenciamento.
Somado a isso, ele vem com a versatilidade de ser usado tanto no Windows quanto no Linux por ser um programa de código-fonte aberto. Isso, somado a alguns outros fatores, fazem dele uma excelente escolha para qualquer pessoa.
Cute FTP
O Cute FTP é uma ferramenta bastante intuitiva para quem deseja utilizar um cliente de interface simples. Entretanto, é válido mencionar que estamos diante de um software pago, mas é possível testá-lo sem nenhum tipo de taxa por 30 dias até decidir se realmente pretende investir em uma assinatura.
Smart FTP
Outra indicação que apresentamos aqui para a transferência de arquivos do seu site é o Smart FTP. Um dos diferenciais dele é o fato de trazer um editor de texto integrado, além de outras funções que certamente vão ajudar a transferir seus arquivos de uma maneira rápida e eficaz.
Curtiu as nossas dicas? Compartilhe suas opiniões no espaço mais abaixo destinado aos comentários, e aproveite para ver outros conteúdos aqui no blog da HostGator.