Conheça cada um dos tipos de IP utilizados para navegação na internet e tire suas dúvidas sobre esse componente de navegação.
O IP é uma estrutura numérica ou alfanumérica muito importante para a troca de informações entre dispositivos ou durante uma navegação na internet. O que muitos não sabem, é que há vários tipos de IP, cada um com suas características que atendem melhor a determinados contextos.
Pode parecer um assunto um pouco complicado, mas, é mais simples do que parece! Para te ajudar a entender melhor, preparamos este conteúdo explicando o que é um IP. Abordamos também quais os tipos existentes e para qual contexto cada tipo se aplica melhor.
Confira os detalhes, a seguir!
Índice
O que é IP?
A sigla IP significa Internet Protocol (protocolo de internet, em português). Todo IP consiste em uma sequência numérica ou combinada entre letras e números. Dessa forma, identifica um dispositivo ou rede e permite que eles se comuniquem entre si.
A primeira versão, chamada de IPv4, surgiu nos anos 80. Porém, o número de dispositivos aumentou tanto, gerando uma segunda versão. Ela foi batizada de IPv6, e surgiu nos anos 90. O IPv4 e o IPv6 funcionam até hoje.
Um exemplo prático do uso do IP é o roteador de internet que você utiliza em casa. Ele gera um IP compartilhado de rede, que se comunica com seu computador, celular e os outros dispositivos da casa.
O mesmo acontece quando você acessa a internet e faz uma pesquisa no Google, por exemplo. O buscador localiza o IP de sites que podem ter as respostas para a sua busca. Depois disso, utiliza o IP do seu dispositivo para retornar os resultados da sua busca no seu aparelho.
Ou seja, o IP funciona semelhante a um endereço de e-mail ou um endereço residencial. No entanto, ele pode ser único ou não para cada dispositivo, rede ou site e temporário ou não, dependendo do contexto. Isso porque, há vários tipos de IP diferentes, e vamos explicar mais sobre isso nas linhas a seguir.
Quais são os tipos de IP?
Existem vários tipos de IP e cada tipo tem funções e restrições diferentes. Vamos conhecer os principais e entender como funciona cada um deles.
IP estático
Como o próprio nome sugere, o IP estático é aquele que se mantém sempre o mesmo. Dessa forma, ele não se altera mesmo se o servidor for reiniciado, ou diante de outras situações.
Em geral, ele é bastante utilizado por plataformas que oferecem hospedagem de sites e fornecem serviços de e-mail. Também é visto em empresas que utilizam diversos computadores que precisam trocar dados entre si.
IP dinâmico
Já o IP dinâmico é um dos tipos de IP mais comuns. Ele muda de forma automática com o tempo ou em situações como reiniciar o dispositivo ou do servidor. É o mais comum em redes domésticas, por exemplo.
Nesse sentido, sempre que você reinicia o roteador, por exemplo, ele gera um novo IP de rede. Da mesma forma, sempre que você reinicia o celular ou desliga e liga novamente a internet do aparelho, ele também altera seu IP. Conforme mencionamos antes, isso é feito de forma automática.
IP privado
Também conhecido como IP interno, este tipo de IP é aquele próprio de cada dispositivo, como o smartphone e uma TV inteligente. Com essa informação, a rede consegue localizá-lo e se comunicar com ele em uma mesma rede, mesmo que ele esteja offline.
IP público
O IP público também é um dos tipos de IP mais comuns. Ele é atribuído pelo provedor de internet ao seu dispositivo, quando você se conecta à internet.
Ele possui diferenças se comparado ao IP privado, que permite a localização apenas numa mesma rede. O IP público permite a localização pública do seu dispositivo, bem como o rastreamento dos seus comportamentos de navegação.
IP compartilhado
Já o IP compartilhado é bastante utilizado por sites que utilizam serviços de hospedagem, por exemplo. Ou seja, diversos sites utilizam o mesmo endereço de IP compartilhado. Isso é uma solução mais barata do que contratar um serviço dedicado, por exemplo.
Aliás, já conferiu as oportunidades que a HostGator oferece a todos os projetos? Acesse a nossa página especial e encontre a melhor hospedagem para o seu site.
IP dedicado
Já o IP dedicado, é o IP exclusivo para um site que contrata um serviço de hospedagem dedicado, por exemplo. Dessa forma, o site pode até ser acessado pelo IP, em vez do domínio. Além disso, há mais liberdade para utilizar recursos como a transferência de arquivos, etc.
IPv4
O IPv4 é a primeira versão do IP, criada em 1980. Essa versão funciona em um sistema numérico de 32-bits distribuídos em 4 partes. A numeração de cada parte, varia entre dígitos de 0 a 255. Nesse sentido, essa estrutura disponibiliza cerca de 4,3 bilhões de IPs exclusivos.
No entanto, com o avanço da internet, esse número de IPs únicos disponíveis se esgotou. Por isso, foi necessário criar um novo sistema de geração de IPs. Assim surgiu o IPv6, sobre o qual falaremos a seguir.
IPv6
O IPv6 é a segunda versão do IP e opera em uma escala de 128 bits. Ele utiliza letras de A a F, e números de 0 a 9. Isso permite a criação de aproximadamente 340 undecilhões de endereços IP únicos.
Além disso, o IPv6, conta com diversos recursos que tornam seu uso mais seguro e eficiente. Ele garante confidencialidade, segurança e agilidade na troca de dados, sem tanto consumo de banda larga.
Qual a diferença entre IP estático e IP dinâmico?
A dúvida sobre qual a diferença entre IP estático e IP dinâmico é bastante comum. Se você está neste grupo, vamos nos aprofundar um pouco nessa distinção nas linhas a seguir.
Basicamente, são dois tipos de IP contraditórios, como o próprio nome sugere. O primeiro e um único IP fixo para um servidor ou aparelho. Já o segundo, trata-se da utilização de IPs ilimitados de forma dinâmica e temporária.
Em geral, os IPs estáticos são menos comuns e mais utilizados por empresas que precisam de um servidor dedicado. Isso é feito para facilitar, por exemplo, a troca de informações e documentos entre várias máquinas conectadas a uma mesma rede, via FTP.
Dessa forma, a empresa consegue hospedar o próprio site. Ao fazer isso, tem maior velocidade de download e upload do que os IPs dinâmicos, já que conta com um servidor dedicado.
Além disso, por ser estático, pode ser mais fácil localizá-lo e ele acaba se tornando mais vulnerável que o ID dinâmico. Afinal, o dinâmico está sempre mudando, o que dificulta o rastreio por parte de invasores.
Outro ponto importante, é que por exigir um serviço dedicado, o IP estático acaba tendo um custo bem mais elevado que o dinâmico. Aliás, o dinâmico é bastante utilizado, por exemplo, nas redes domésticas e nos dispositivos móveis.
Resumindo:
IP Estático | IP Dinâmico |
Utiliza um único IP fixo | Utiliza IPs ilimitados |
Usados por servidores e aparelhos importantes | Usados em redes domésticas e dispositivos móveis |
Maior velocidade de Download e Upload | Menor velocidade de Download e Upload |
Maior vulnerabilidade na segurança | Menor vulnerabilidade na segurança |
Custo mais elevado | Custo mais baixo |
Como descobrir meu endereço de IP?
Descobrir o seu IP é algo bastante simples, mas pode variar conforme o dispositivo e o sistema operacional. Para te ajudar nisso, mostraremos um passo a passo de como fazer isso no Windows e utilizando o Google.
No Windows
Para encontrar seu IP no Windows, basta digitar “cmd” na barra de pesquisa do seu dispositivo e abrir o Prompt de Comando.
Em seguida, digite “ipconfig” e aperte o “Enter”.
Pronto! Você verá uma tela com diversas informações, inclusive, o endereço IP.
Usando o Google
Se você pesquisar no Google “qual o meu ip”, aparecerão diversos sites que podem apresentar essa informação. No entanto, é possível descobrir o IP diretamente no próprio Google, apenas digitando a pergunta em inglês: “What is my IP address”. O número do seu IP aparecerá logo abaixo da pesquisa.
Conclusão
Em suma, os IPs, dentre outros componentes, formam a espinha dorsal da comunicação entre dispositivos e na internet. Há vários tipos de IP e, cada um funciona de forma específica e é indicado para determinado contexto e para outro não.
Nesse sentido, é importante entender a diferença entre os diversos tipos de IP. Ao fazer isso, dá para compreender, por exemplo, o tipo de IP utilizado na internet da sua casa, ou pelo seu celular.
Além disso, pode fazer toda a diferença na hora escolher um servidor dedicado ou compartilhado para o site de uma empresa. Aliás, oferecemos as duas opções com diversos recursos aqui na HostGator. Você pode conferir mais detalhes acessando o nosso site.
Por isso, apresentamos os diferentes tipos de IPs e as características específicas de cada um. Se você chegou até aqui, sem dúvida, adquiriu mais segurança sobre o assunto. O melhor: consegue entender melhor como funciona essa codificação em cada contexto.
Aproveite também para ler os artigos a seguir: