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Se você quer montar um site para seu negócio, confira nosso artigo e veja os tipos de sites que existem e qual deles é melhor para sua empresa!

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Atualmente existem diversos tipos de sites. Esqueça os anos 90 e suas páginas todas iguais e/ou com um design e usabilidade duvidosos. Vivemos hoje a era da diversidade na internet, um momento no qual o webdesign está em alta, sendo parte fundamental da caminhada de sucesso de uma empresa.

O cenário diversificado é muito positivo, mas traz um desafio para os empreendedores: escolher o formato de site ideal para sua empresa. Veja neste artigo alguns tipos de sites que existem e descubra qual o melhor para o seu negócio!

Tipos de sites para seu negócio

Cada tipo de negócio exige um website que atenda às suas necessidades e às de seus clientes, seja um e-commerce, uma prestadora de serviços ou outro modelo de empresa. 

Veja a seguir os formatos mais comuns e utilizados pelas empresas de todo o mundo para se comunicar e se fazer presente no mundo digital. Aproveite para conhecer mais e escolher o modelo que melhor se adequa às necessidades do seu negócio!

Sites institucionais

São os clássicos tipos de sites “cartão de visitas”. Eles servem como uma central de informações sobre uma empresa e seus produtos/serviços.

O site institucional é o mais utilizado pelas instituições em todo o mundo, e serve, basicamente, para marcar presença e concentrar as informações fundamentais sobre uma organização, criando uma identidade.

Na maioria dos casos, os sites institucionais possuem designs simples e intuitivos, valorizando as informações em detrimento de imagens ou recursos interativos. Isso não significa que o site não possa ser moderno e inovador, inclusive, os aspectos estéticos e a linguagem dependem muito mais do ethos empresarial do que do formato do site.

Em linhas gerais, podemos dizer que a finalidade de um site institucional é concentrar as seguintes informações:

  • Qual é a empresa, quem são as pessoas, quais são os valores e a missão no mercado;
  • O que ela oferece aos clientes e interessados em termos de produtos/serviços/soluções;
  • Como ela trabalha, qual é sua posição no mercado e de que maneira ela estabelece relações comerciais,
  • Quais são seus diferenciais de mercado.

Com um site institucional, a empresa pode trabalhar estratégias de marketing em mídias sociais e anúncios digitais, além de ser possível englobar uma central de conteúdos para potencializar o inbound marketing.

Landing Pages e Hotsites

Em português, podemos traduzir livremente o conceito das landing pages como “páginas de aterrissagem” e, de fato, é isso que elas são. Elas são parte de uma estrutura lógica e existem para melhorar suas conversões dentro de uma estratégia de inbound marketing.

Isso significa que sua principal função é contribuir para a execução e sucesso de uma campanha de marketing digital. Ela deve ser leve, abrir rapidamente, possuir uma estrutura bem simples e manter seu foco na captação dos dados.

Por meio de um texto convidativo, uma landing page precisa:

  • Apresentar uma solução para o problema do público-alvo;
  • Propor uma “troca” entre dados e algum conteúdo relacionado ao tema,
  • Fornecer um formulário de contato ou um call-to-action.

Já o hotsite é uma forma encontrada por empresas para divulgar um produto/serviço/evento de maneira específica. É muito utilizado para destacar novidades e distanciá-las, de certa forma, do site convencional da empresa. 

Na maioria das vezes, é utilizado por algum tempo e desativado em seguida. Os hotsites também podem ser incluídos em estratégias de marketing digital para gerar mais conhecimento sobre um produto ou marca e ampliar as conversões e geração de novos leads.

Blogs

Blogs são famosos espaços de conteúdo, são tipos de sites mais simples em estrutura, mas que podem conter vários recursos de mídia para apresentação das informações contidas nele.

Existem diferentes formatos para apresentação dos posts e de conteúdos audiovisuais, contudo, a estrutura em si é bastante comum entre a maioria dos blogs.

Para as pessoas, um blog pode ser uma espécie de diário ou uma central de conteúdos, autorais ou não, sobre um determinado tema. Para as empresas, os blogs são importantes ferramentas para gerar autoridade, ampliar o potencial de conversão e nutrir relacionamento com seus clientes.

Portais

Portais são sites com alta carga de conteúdo. Geralmente, precisam de uma estrutura grande o suficiente para comportar diversas páginas e categorias de postagens e conteúdos.

Os grandes produtores de mídia e jornalismo do Brasil e do mundo fizeram a gente se acostumar com esse tipo de site, sendo fácil para muitos de nós identificar a estrutura que torna um site um portal de conteúdo.

Eles podem ser utilizados por empresas como uma espécie de “blog sem foco na conversão”. São recomendados para:

  • Empresas produtoras de mídia;
  • Equipes jornalísticas,
  • Times de produtores de conteúdo.

Sim, empresas grandes e que operam em um segmento com muito conteúdo podem criar portais para apresentar conteúdos diversificados e mais completos do que em um blog. Um exemplo é o portal Sorrisologia, mantido pela Oral-B, mas sem finalidade de marketing, apenas de informação.

E-commerce

É uma loja virtual com foco na apresentação de produtos e construção de catálogos das mercadorias. Sua principal finalidade é ser uma “filial” da empresa, sempre aberta para compras a qualquer momento do dia.

Para fidelizar os clientes e captar ainda mais oportunidades de vendas, um e-commerce precisa ter:

  • Estrutura simples;
  • Lógica de navegação intuitiva,
  • Todos os requisitos de segurança possíveis.

Vender na internet é algo cada vez mais comum. Contudo, as pessoas vão sempre se afastar de tipos de sites de venda ruins, mal-elaborados ou com pouca segurança.

É fundamental conhecer as tendências no mercado do e-commerce. Além de ter em mente que deve ser um site dinâmico, é preciso considerar que a experiência dos usuários e a segurança de dados são os pontos que fazem uma loja virtual ir mais longe.

Para saber mais sobre e-commerce e como ele surgiu, confira nosso outro post e entenda mais sobre as oportunidades que esse tipo de site pode oferecer para o seu negócio!

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Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

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