Entenda o que é um termo de pesquisa e como ela ajuda um usuário a encontrar o conteúdo que deseja na internet.
Este post é uma tradução do material What is a search term?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.
Você provavelmente digita dezenas de consultas no seu mecanismo de busca favorito todos os dias. Mas já percebeu a importância de todas essas buscas?
Descobrir o que as pessoas estão procurando na internet é um dos pontos-chave do SEO. Então, o que você deve saber sobre o ponto de partida de cada busca online, o termo de busca? Vamos começar com o básico!
O que é um termo de busca?
Um termo de busca, ou consulta de busca, é a palavra ou frase que alguém insere em um mecanismo de busca para pesquisar na internet.
Pode ser uma única palavra ou nome, uma combinação de palavras ou até mesmo perguntas completas.
Vale notar que cada pessoa pode formular sua consulta de maneira única, então cinco pessoas procurando a mesma coisa podem usar cinco termos de busca completamente diferentes.
Além disso, os termos de busca podem conter erros de ortografia, números substituindo palavras ou ordem de palavras aleatória, e ainda assim levar alguém ao que precisa encontrar.
Intenção de busca
Embora todos que inserem um termo de busca em um mecanismo de busca estejam tentando encontrar algo, a intenção de busca pode certamente variar. É importante estar ciente disso.
Alguém digitando “como treinar meu filhote?” no Google está buscando informações. E alguém procurando por “comprar aspirador de pó robô” está, evidentemente, procurando comprar um aspirador de pó robô em breve.
Se a página em que alguém clica nos resultados da busca não corresponder à sua intenção, é provável que ele retorne e procure outra página que alinhe melhor com seu propósito. Por isso, é importante garantir que as pessoas cheguem a uma página que seja consistente com suas expectativas e o que elas estão tentando alcançar ao inserir seu termo de busca. E não apenas porque isso resultará em uma taxa de rejeição mais baixa.
Os mecanismos de busca tentam adivinhar ativamente a intenção do usuário, e, portanto, aderir à intenção de busca correta realmente aumenta suas chances de classificação.
De fato, como os mecanismos de busca querem fornecer aos usuários exatamente o que eles estão procurando, direcionar a intenção errada pode prejudicar seriamente suas chances de classificação.
Da próxima vez que você fizer uma busca online, tente analisar as páginas de resultados: elas te darão uma visão sobre a intenção de busca das pessoas.
Termo de busca e palavra-chave foco: qual é a diferença?
Como você deve entender os termos de busca em relação às suas palavras-chave foco? Bem, você está basicamente olhando para a mesma coisa sob uma perspectiva diferente.
Porém, há uma grande diferença: você pensa muito em uma estratégia de palavras-chave (se fizer isso corretamente), enquanto a maioria das pessoas que insere um termo de busca simplesmente digita uma frase que acha que as levará ao que precisam encontrar, em grande parte inconscientes da intensa competição que ocorre entre os sites.
Em um mundo ideal, o termo de busca inserido por um visitante em potencial seria a palavra-chave que você está direcionando, e sua página otimizada corresponderia à intenção de busca deles.
Mas, como já mencionamos, os termos de busca são frequentemente únicos para cada usuário, podem diferir em ênfase e até conter erros. Então, você deve pensar no que seus usuários reais estão fazendo e extrair a palavra-chave ideal a partir disso.
Mecanismos de busca e termos de busca
Ajudando os usuários
Há várias maneiras pelas quais os mecanismos de busca tentam ajudar seus usuários a encontrar o que estão procurando.
Primeiramente, existe a funcionalidade de preenchimento automático. Imediatamente quando você começa a digitar uma consulta, sugestões de termos de busca frequentemente usados aparecem para você selecionar. Isso não apenas é útil quando você está procurando algo, mas também quando está fazendo pesquisa de palavras-chave.
Além disso, se uma consulta for muito semelhante a outro termo de busca inserido com muito mais frequência, os mecanismos de busca tendem a incluir os resultados para essa consulta também. É bom estar ciente disso e pensar em como isso pode afetar buscas relevantes para o seu site.
Buscas avançadas
Os mecanismos de busca permitem buscas avançadas. É possível, por exemplo, deixar um espaço em branco em suas frases de busca, excluir palavras de seus resultados de busca ou procurar resultados de uma região específica.
Apenas uma pequena parte dos usuários realmente utiliza esses recursos de busca avançada, então, de uma perspectiva de SEO, provavelmente é difícil levar isso em conta.
Publicidade nos mecanismos de busca
Uma coisa que também é influenciada pelo termo de busca é se a página de resultados conterá ou não anúncios, e quantos.
Os anunciantes podem selecionar certas ‘palavras-chave’ para direcionar com seus anúncios. Se um usuário inserir um termo de busca que contenha essas palavras, ocorrerá um leilão automatizado, para ver qual anúncio ou anúncios direcionados a essas palavras-chave é/são mais relevantes e melhor adequados para aparecer na página de resultados.
Naturalmente, termos de busca transacionais, como “comprar aspirador de pó robô”, têm muito mais probabilidade de gerar um ou mais anúncios do que consultas informativas, como “como treinar meu filhote?”.
Os anúncios empurram os resultados orgânicos para baixo, então se você está otimizando para palavras-chave competitivas, isso significa que pode ter que trabalhar um pouco mais.
Conclusão
Parece tão simples, mas, como vimos, há mais em um termo de busca do que você pode imaginar. Conhecer como os usuários buscam e como os mecanismos de busca lidam com termos de busca te dará uma vantagem ao realizar sua pesquisa de palavras-chave, então entre na cabeça dos seus usuários!
Aliás, pense na importância disso, da próxima vez que inserir seu termo de busca no Google!