A essa altura, você já deve estar com tudo pronto na sua loja para a Black Friday 2024. Agora, chegou o momento de ficar atento aos ajustes finais da sua operação para conseguir atender o seu cliente com a maior rapidez e eficiência possível. Para te ajudar nessa reta final, preparamos 7 tendências de consumo […]
A essa altura, você já deve estar com tudo pronto na sua loja para a Black Friday 2024. Agora, chegou o momento de ficar atento aos ajustes finais da sua operação para conseguir atender o seu cliente com a maior rapidez e eficiência possível.
Para te ajudar nessa reta final, preparamos 7 tendências de consumo no e-commerce que podem te ajudar a vender mais durante a Black Friday deste ano. Confira:
1. Opção de retirar na loja
O “retire na loja” é uma estratégia logística que ganha cada vez mais popularidade entre as lojas virtuais e consumidores nos últimos anos.
Diversos brasileiros consideram a opção “Retire na loja” como muito importante na hora de decidir em qual loja vão comprar na Black Friday. A estratégia é ótima tanto para o lojista quanto para o consumidor, já que serve como uma espécie de “frete grátis” alternativo, sem que o lojista precise comprometer sua margem de lucro.
Do lado do cliente, além de economizar no frete, a possibilidade de encurtar o prazo de entrega e ter o produto em mãos rapidamente acaba se tornando um fator crucial na decisão de compra. Vale a pena oferecer essa modalidade de entrega.
2. Desapego à marca
Cada vez mais conectado, informado e exigente, agora o consumidor também está mais “desapegado” das marcas ou produtos tradicionais.
Um dos principais motivos para isso acontecer, além é claro, do costume de comparar preços e procurar por produtos e marcas com melhor custo-benefício, é que os consumidores também estão mais flexíveis a experimentar novidades.
Por isso, tanto as grandes marcas quanto as pequenas precisarão surpreender o consumidor ainda durante a Black Friday para aumentar suas chances de fidelizá-lo depois que a grande temporada de promoções terminar.
Estratégias como oferecer um ambiente de navegação é seguro e confiável, investir na entrega mais rápida e no atendimento do SAC durante o pós-venda aumentam consideravelmente as chances de fidelização.
3. Ticket médio maior e consumidor mais objetivo
A Black Friday já é conhecida praticamente em todos os lugares do país e o consumidor está cada vez mais confiante em comprar online.
Graças a estes e outros fatores como a proximidade da data com o recebimento do 13º salário, os brasileiros estão mais dispostos a gastar durante a data. Outro ponto importante: o consumidor está cada vez mais decidido, já que muitos chegam à Black Friday sabendo exatamente o que querem comprar.
4. Confiança é tão relevante quanto preço
Mas será que o preço baixo é o único fator importante para conquistar clientes na Black Friday?
Apesar do preço ser a estratégia mais simples para fisgar o consumidor, outros influenciadores como tempo de entrega e opções de pagamento também são importantes para a decisão de compra.
Por isso, uma forma eficiente de melhorar a percepção de confiança de seus consumidores é tornar o seu site mais seguro.
Vale a pena ter um Certificado de Segurança SSL instalado no seu domínio e contar com ferramentas que monitoram ameaças e protegem sua loja contra ataques.
5. Mais opções de pagamento
Prática herdada do varejo tradicional, o parcelamento ainda é uma opção de pagamento muito procurada pelos consumidores brasileiros também no varejo online.
Além do clássico cartão de crédito e do boleto, facilite também os pagamentos por Pix. Muitas pessoas buscam essa forma atualmente, já que é uma maneira prática de pagar e que não gera surpresas em faturas.
Além disso, outras formas de pagamento estão ganhando força graças ao crescimento do pagamento instantâneo e das fintechs, como o cashback e as carteiras digitais.
6. Consumidores preferem comprar pelo site
Apesar da grande variedade de canais de venda como redes sociais e lojas físicas, o site é preferido por 44% dos consumidores na hora de fechar a compra.
A principal vantagem de ter o seu próprio site é criar a sua presença online, aumentando as chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google, além de poder mostrar mais detalhes do seu produto ou serviço e ganhar mais credibilidade de mercado.
Uma boa dica para quem já tem seu próprio site e está procurando estratégias de torná-lo mais conhecido na internet é investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca). O SEO é importante porque é a origem de uma fonte significativa de tráfego grátis para seu negócio.
Entre essas técnicas estão: escolher as palavras-chave certas para incluir nos títulos, imagens, descrições e outras áreas do seu site, manter o conteúdo do seu site sempre atualizado e original, entre outros.
7. Antecipação dos descontos é cada vez mais comum
Nos últimos anos a Black Friday se consolidou tanto no Brasil que muitos lojistas resolveram antecipar ou até mesmo prolongar a data – originalmente a Black Friday é comemorada no final de novembro.
A estratégia é interessante para quem vende por meio do e-commerce, já que distribui as vendas durante mais dias (ou semanas), facilitando o escoamento logístico dos produtos e deixando a operação menos tumultuada.
Antecipar os descontos também é uma boa estratégia para as campanhas de marketing. Quanto mais tempo seus anúncios no Google, Facebook e outras mídias estiver rodando, mais vai reforçar o seu posicionamento e melhor seu dinheiro em mídia será aplicado.
E você? O que espera desta Black Friday? Resgate suas ideias e dê os próximos passos no seu projeto. Você já pode aproveitar a Black Friday hospedagem de sites. Agora é mão na massa para ter sucesso na web! ?