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O ano de 2020 foi fantástico para o e-commerce, e esse ano não será muito diferente. Saiba mais aqui e fique por dentro das tendências para o e-commerce em 2021.

O ano de 2020 foi espetacular para o e-commerce, com quase 100% de aumento nos negócios do ramo. E, nesse ano, não será muito diferente. Exatamente por isso, é fundamental estar atento às tendências para o e-commerce em 2021.

Já está meio batido falar do forte crescimento do e-commerce em 2020. Mas a verdade é que esse ano foi como se o ramo crescesse vários anos em um só.

O próximo ano será, provavelmente, de menos crescimento, mas ainda assim, a estimativa é de um aumento entre 40% a 50%.

Aqui no Ecommerce na Prática, nós estamos muito otimistas com essa perspectiva e, exatamente por isso, estamos de olho no que tá surgindo de novo no mercado.

Afinal, para fazer parte desse crescimento, você vai precisar saber quais são as tendências para o mercado.

Por essa razão, hoje nós vamos te mostrar 6 tendências para o e-commerce em 2021. Eu tenho certeza que você vai ficar super por dentro ao conhecer todas elas. 

Por isso, fica com a gente até o final!

Mídias Sociais

As Mídias Sociais estão se desenvolvendo de uma maneira incrível quando se trata de e-commerce.

E cada vez mais as pessoas estão aumentando participando de redes diferentes. Então, uma das coisas para ficar de olho é em quais redes sociais você pode ampliar sua presença.

Mas sabia que é possível transformar uma simples conversa em venda? E assim, lucrar ainda mais?

Neste vídeo, nosso parceiro Lincon Beraldo traz dicas certeiras e super práticas para que você consiga melhorar sua conversão. Veja agora:

Mas claro, é preciso que seja relevante para o seu negócio. De todo modo, cada vez mais essas novas plataformas oferecem oportunidades de se conectar com seguidores e criar uma presença online.

Ferramentas de venda nas Redes Sociais

A incorporação desse recurso no Instagram e no Facebook tem ajudado muito as empresas a vender seus produtos nessas mídias. 

O exemplo mais notável do ano é o Instagram Shopping que agora atua como uma loja para os clientes navegarem por diferentes produtos, sendo redirecionado direto para a página de vendas da empresa.

Os pagamentos ainda são feitos no site da empresa ou em outro meio seguro, mas é bastante provável que a plataforma esteja desenvolvendo um recurso de checkout no próprio Instagram.

Isso é maravilhoso, pois as pessoas vão poder comprar sem sair do aplicativo. Aí está uma forte tendência para o ano que vem.

Relacionamento com o Cliente

Aqui a conversa é sobre a comunicação direta e rápida com o cliente.

Nesse sentido, os aplicativos de mensagens ajudam muito a construir relacionamentos com os clientes, pois são mais pessoais e imediatos. 

Usar eles te ajuda a estabelecer um vínculo direto entre você e seu público.

Por isso, se você ainda não usa, comece imediatamente a pensar em incluir o uso de aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger e o WhatsApp para se comunicar com o seu público.

Além disso, você pode conectar um chatbot a uma base de perguntas frequentes do seu site. 

Quando um visitante chegar ao site, ele encontra o bot já na página inicial e este pode sugerir maneiras de ajudar a encontrar o que procura.

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Live Commerce

Transmissão ao vivo

Graças ao Facebook e ao Snapchat, a transmissão ao vivo se tornou uma estratégia essencial no marketing digital. 

Depois disso, quase todas as plataformas lançaram serviços semelhantes. 

Até porque, as pessoas adoram compartilhar experiências e falar sobre as coisas que amam. 

Principalmente se isso envolver assuntos do cotidiano delas de uma forma bem natural.

A vantagem disso para o e-commerce é que essas lives podem ser usadas para lançar e vender produtos, ajudando as marcas a envolverem mais público. 

Para aproveitar essa tendência, faça uma lista de influenciadores ou nano influenciadores locais que compartilhem o mesmo valor da sua marca.

Construa um relacionamento com eles, oferecendo produtos ou ajudando eles de alguma forma que faça sentido para você.

Mas é importante lembrar que você precisa escolher pessoas que tenham a ver com a sua marca.

A partir daí, planeje lives de unboxing, tutoriais ou vídeos explicativos. Essa estratégia vai te ajudar a criar conteúdo suficiente e que realmente engaja o público.

Conversation Commerce

Conversation Commerce

A ideia dessa tendência é levar o cliente a um especialista no produto que vai explicar qual a melhor solução para resolver o problema dele.

Por mais que a inteligência artificial esteja em alta, os clientes ainda preferem um atendimento adaptado às necessidades deles.

É fácil entender a razão, esse tipo de atendimento traz sensação de que eles estão sendo realmente cuidados pela empresa.

Para aproveitar essa tendência, você pode até começar o atendimento com um chatbot para fazer um primeiro filtro.

Mas logo em seguida, é importante passar o atendimento para uma pessoa real, um especialista no produto de interesse do cliente.

A personalização do atendimento vai te ajudar a criar um relacionamento duradouro com o público, e pode ser usada para registrar as preferências dele e, no futuro, recomendar outros produtos.

E o melhor é que essa personalização pode ser adaptada a outros canais, como e-mail, telefone ou qualquer outro canal.

Educar o Cliente

Essa já é a regra de ouro para fazer a sua marca crescer, mas ela não está aqui à toa. 

A verdade é que criar conteúdo para educar o cliente é o presente mas também o futuro das tendências para o e-commerce em 2021.

Ou seja, não importa qual é o seu nicho, você precisa educar a sua audiência sobre assuntos relevantes que tenham relação com o seu produto.

Para aproveitar essa tendência, você deve reunir materiais e informações úteis e escrever artigos com linguagem simples para chamar a atenção do seu público.

Outra opção de conteúdo super em alta são os vídeos, o YouTube pode ser o seu melhor amigo nesta caminhada, até porque, ele é a mídia social mais usada no Brasil atualmente.

As marcas devem se Humanizar

Essa é a tendência de ouro para o próximo ano. As empresas antenadas entenderão que ser transparente, autêntico e até mesmo vulnerável é uma estratégia de marketing inteligente para 2021.

A ideia é mostrar pessoas que se conectam com outras pessoas. Isso significa que a sua marca deve mostrar quem ela representa e o que representa.

Divulgue mais rostos, crie mais vídeos e converse sobre o que é importante para so seu público.

Estar por dentro das Tendências para o e-commerce vai te levar além

Para fazer sucesso em 2021, você vai precisar cada vez mais estar antenado a tudo o que acontece no mercado do e-commerce.

Cada vez mais o cliente quer se conectar com marcas que agreguem valor para vida deles, em termos de relacionamento, conhecimento e experiências que levem transformação para eles.

A verdade é que 2020 foi um ano que ninguém vai esquecer. Para o e-commerce, o saldo, no fim das contas, foi muito positivo e acreditamos que 2021 vai ser um ano igualmente memorável. Mas esperamos que dessa vez por motivos apenas positivos.

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Nós estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Hoje, nossa escola é referência em Ecommerce e já apoiou o crescimento de milhares de negócios online pelo Brasil.

Em nossos conteúdos e treinamentos, você vai encontrar um vasto material que está ajudando muitos brasileiros a criarem e alavancarem o próprio Ecommerce. 

*Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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