Conheça o que há de diferente entre SVG x PNG e em quais situações esses tipos de imagem são indicados.
Você sabe quais são as diferenças entre SVG x PNG? Apesar de serem formatos de arquivos de imagem, possuem características distintas. Isso pode afetar a velocidade de carregamento do seu site e a qualidade das fotografias e elementos gráficos exibidos na página.
Quer melhorar o SEO de um site e garantir que os usuários tenham uma boa experiência na página? Então precisa saber exatamente o que é SVG e PNG, e quais são os usos mais indicados de cada formato. Confira!
O que é PNG?
PNG é a sigla de Portable Network Graphics, um formato de arquivo de imagem rasterizado. Ele é constituído por um número fixo de pixels, os responsáveis por formar a imagem completa.
Esse tipo de formato oferece uma alta resolução e tem capacidade de processar até 16 milhões de cores. Isso faz dele uma boa alternativa para quem precisa criar logotipos com fundo transparente, tabelas e gráficos.
Os arquivos PNG são mais comuns. Por isso, eles são compatíveis com todos os sistemas operacionais e com a maioria dos editores de imagem. Por não serem patenteados, você pode editar uma imagem PNG em qualquer software de edição.
Os arquivos em PNG são pesados, o que pode impactar negativamente o tempo de carregamento do site. Como eles são formados por pixels, a imagem pode ficar distorcida caso altere muito o tamanho do arquivo.
Por fim, arquivos PNG podem ser compactados sem que haja perda dos dados originais. No entanto, sempre que esse tipo de imagem é ampliada, os pixels ficam granulados, deixando ela distorcida. Outro ponto negativo é que não é possível usar esse tipo de documento para fazer animações.
O que é SVG?
SVG é a sigla de Scalable Vector Graphics, um formato de arquivo de imagem vetorial. Ele foi criado na década de 1990, contudo, só começou a ficar mais popular em 2017.
O SVG é menos usado do que o PNG. Por isso, pode ser mais difícil encontrar bons softwares editores de imagem compatíveis com esse formato. Além disso, a maioria das pessoas pode achar mais difícil editar esse tipo de arquivo.
Diferente de um arquivo PNG, o SVG é constituído por fórmulas matemáticas, como pontos e linhas em uma grade. Por causa dessa característica, esse tipo de arquivo de imagem pode ser expandido ou compactado de maneira significativa, sem perder a sua qualidade.
Outro ponto positivo do SVG é que ele é mais leve. Portanto, o uso desse tipo de arquivo não vai ter um impacto significativo na velocidade de carregamento do site. Além disso, o SVG pode ser utilizado em animações.
Os arquivos SVG são escritos no código XML, o que faz com que eles sejam encontrados com mais facilidade pelos mecanismos de busca. Se você precisa melhorar o SEO do seu site, é importante levar esses fatores em consideração.
Entretanto, os arquivos SVG não são a melhor escolha para quem precisa postar fotografias detalhadas. Isso porque a ausência de pixels prejudica a resolução desse tipo de imagem.
Quais as diferenças entre SVG x PNG?
Agora que você já sabe o que é PNG e SVG, confira as principais diferenças entre eles. Assim, consegue decidir qual é a melhor opção para o seu site.
Tamanho do arquivo
Uma das principais diferenças entre esses dois formatos de arquivo de imagem é o tamanho do documento. O PNG costuma ser maior e mais pesado, já o SVG é mais leve.
A velocidade de carregamento de um site é um dos fatores de ranqueamento do Google. Portanto, o ideal é optar por arquivos de imagem mais leves, para que a sua página não demore muito para carregar.
No entanto, a qualidade das imagens exibidas pode impactar diretamente na experiência do usuário. Sendo assim, use o SVG para os logotipos, ilustrações e gráficos que ficam bem nítidos nesse formato. Opte pelo PNG para as fotografias muito detalhadas e para as imagens que demandam fundo transparente.
Uma alternativa para quem não quer usar o PNG é optar pelo formato JPEG. Apesar de ser mais leve, também é capaz de oferecer imagens com alta resolução.
Rasterizado x Vetorial
As imagens PNG são arquivos rasterizados. Isso significa que elas são formadas por pixels, pequenos quadrados coloridos responsáveis por formar um arquivo visual.
Esse tipo de formato proporciona uma alta resolução para as fotografias de alta qualidade e com muitos detalhes. No entanto, quando expandidas, essas imagens podem ficar distorcidas, já que os pixels ficam granulados.
Por outro lado, os arquivos SVG são constituídos por formas geométricas. Portanto, é possível aumentar ou diminuir o tamanho deles sem que haja comprometimento na qualidade da imagem.
Se você precisa alterar o tamanho das imagens com frequência, dê preferência para os arquivos em SVG.
Compactação
Tanto os arquivos PNG quanto os SVG oferecem a função de compactação sem perdas. No entanto, saiba que, mesmo compactando uma imagem no formato PNG, ela provavelmente será maior que um SVG.
Compatibilidade
Os arquivos PNG são compatíveis com todos os sistemas operacionais e navegadores. Além disso, há uma grande variedade de softwares de edição de imagem compatíveis com esse formato.
Já os arquivos SVG só são compatíveis com os navegadores mais modernos. Quem usa uma versão anterior ao Explorer 8, por exemplo, pode ter muita dificuldade para trabalhar com esse tipo de formato.
Uso na web
Tanto o PNG quanto o SVG foram desenvolvidos para serem utilizados na web. Sendo assim, você pode escolher o tipo de arquivo que for melhor para o seu site. Ou, se desejar, o formato de imagem que oferecer a melhor resolução para o arquivo que será postado na sua página.
Animação
Apesar de o PNG ser o formato de arquivo de imagem mais utilizado, ele não é compatível com animações. Portanto, quem precisa fazer um GIF, vídeo ou qualquer outro tipo de animação, precisará usar um arquivo SVG.
Transparência
Muitos designs demandam o uso de fundo semi-transparente ou totalmente transparentes. Nesses casos, é necessário usar o formato PNG, já que os arquivos SVG não oferecem essa possibilidade.
SVG x PNG: qual formato usar?
Após conferir as principais diferenças entre SVG x PNG, você deve ter percebido que cada um desses formatos possui pontos negativos e positivos. Portanto, é necessário avaliar cada caso individualmente para escolher qual tipo de arquivo usar.
O Portable Network Graphics é ideal para quem posta imagens de obras de arte ou fotografias muito detalhadas. Esse formato também é indicado para quem precisa trabalhar com transparências.
No entanto, ele não pode ser usado em animações e é muito pesado. Muitas vezes, as fotografias são carregadas em JPEG, que é um formato mais leve e que oferece alta resolução.
Já o SVG é mais leve e pode ter o seu tamanho expandido ou reduzido sem comprometer a qualidade da imagem. Ele também pode ser utilizado em animações. No entanto, ele não oferece uma boa resolução para imagens muito detalhadas.
Sendo assim, você pode usar os arquivos em PNG para as imagens mais complexas, ou que necessitem de um fundo transparente. Assim, consegue usar o SVG para os arquivos visuais mais simples, como logotipos e tabelas.