Aprenda dicas úteis para se destacar e veja o curso Presença online para MEIs! É online e gratuito, o curso é uma parceria entre HostGator Academy e o Sebrae SC. Saiba mais!
(Atualizado em: 25/06/2021)
Em um mundo cada vez mais conectado, estar presente na web deixou de ser uma opção para se transformar em necessidade. Ter uma boa presença digital para MEIs é indispensável para se destacar no mercado.
Independentemente do segmento e porte do negócio, criar um site permite que os clientes encontrem os produtos e serviços com mais facilidade. Afinal, hoje, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de efetuar qualquer compra.
Se o seu objetivo como MEI é fazer com que o seu novo projeto se destaque, seja ele uma loja virtual ou página institucional, você deve aproveitar o curso grátis que HostGator Academy e o Sebrae SC desenvolveram focado em auxiliar MEIs na construção da sua presença online.
Aprenda nesta matéria a importância de estar presenta na web e os melhores insights para decolar o seu negócio. Daremos dicas que farão a diferença e falaremos mais sobre o curso. Boa leitura!
Conteúdo do Curso
- Módulo 1: Por que se tornar MEI?
- O que é MEI
- Quem pode ser MEI
- Módulo 2: Como começar sua presença online?
- O que é um domínio?
- Como registrar um domínio?
- Eu preciso de um site mesmo tendo redes sociais?
- Tipos de sites?
- Como criar um site por conta própria?
- O que é uma hospedagem de sites?
- Módulo 3: Como divulgar meu site na internet?
- Indexação no Google
- Tipos de tráfego
- Estratégia SEO
- Redes Sociais
- Mídia Paga
- Campanhas de e-mail marketing
- Marketing de influência
- Conclusão
Qual a importância do site para MEIs?
São diversas as vantagens que o site oferece para novos empreendedores. As principais são:
1- Acessível a qualquer hora
Com a criação de sites, as empresas passam a ficar 24 horas disponíveis para os seus clientes. No caso da loja virtual, o consumidor ainda consegue efetuar a compra no momento que for mais apropriado – não necessitando esperar pelo horário comercial.
2- Mais credibilidade para o negócio
Um site para MEIs também é sinônimo de credibilidade. Além de não ser encontrado pelos clientes, a ausência na web também pode passar a imagem de negócio amador e sem nome no mercado. Com a reputação negativa estabelecida, fica difícil realizar vendas.
3- Competitividade no mercado
O desenvolvimento de site não agrega somente valor ao negócio, mas também passa a impressão de grandeza e, portanto, de ser bem-sucedido. Logo, independentemente do porte, a empresa passa a ser competitiva.
Um ponto interessante em relação à internet é que, para ela, não importa o tamanho do negócio. Se o site for agradável e adotar as estratégias de SEO, ele pode ser bem ranqueado pelas ferramentas de busca e ser facilmente encontrado pelos usuários.
4- Aumenta as conversões
Quando o site proporciona uma boa experiência ao usuário, a tendência é que o negócio consiga converter visitantes em leads e, após, em clientes com mais facilidade.
E mais: quando o consumidor ficando satisfeito, costuma compartilhar suas opiniões nas redes sociais, levando ao famoso marketing boca a boca.
Por isto é tão importante um site para pequenas empresas que seja harmônico e, preferencialmente, responsivo – adaptando-se a qualquer dispositivo.
5- É uma alternativa à publicidade tradicional
O desenvolvimento de sites é considerado uma das principais estratégias de marketing. Além das técnicas de SEO, que ajudam a captar clientes através da busca orgânica, é possível realizar anúncios pagos através do Google Ads, por exemplo.
Nesse tipo de patrocínio, o anunciante paga somente por clique e não há um valor mínimo exigido para criar a campanha. Como os anúncios em veículos offline exigem um investimento maior, esse formato é visto como uma alternativa eficiente à publicidade tradicional.
6- Permite a mensuração do desempenho
Outro benefício do site para pequenas empresas é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o seu desempenho. É possível ter acesso a dados como:
- Quantas pessoas acessaram por dia;
- Qual o tempo de permanência do site;
- Taxa de conversão;
- Qual a região mais acessada.
Para realizar esse controle, a principal ferramenta é o Google Analytics. Além de gratuita, é simples e fácil de utilizar.
Clique aqui e saiba como configurar o Google Analytics!
5 dicas para construir uma presença digital de sucesso para MEIs
1 – Tenha um site único e eficiente
Um site reflete a sua marca. Logo, se ela não causar uma primeira boa impressão, são pequenas as chances de o usuário retornar.
Uma dica importante para ter uma boa página é evitar utilizar layouts muito comuns, que farão a sua empresa parecer apenas mais uma. Busque modelos diferentes e dê o seu toque de exclusividade.
A velocidade de abertura também influencia na experiência do usuário. Não sobrecarregue a página inicial com muito texto e imagens e, principalmente, procure por uma hospedagem de sites que supra as suas necessidades de armazenamento e acesso.
Outra dica importante: o seu site deve ser responsivo, para que as informações sejam acessadas facilmente de qualquer dispositivo.
2 – Dê atenção ao atendimento dos clientes
O site para pequenas empresas deve tratar o atendimento ao cliente como prioridade. Para isso, as informações devem estar organizadas para serem facilmente visualizadas.
No caso de loja virtual, os botões devem ser dispostos de forma a tornar a compra intuitiva. Os produtos precisam ser encontrados rapidamente e o momento de realizar o pagamento não pode gerar dúvidas.
Além disso, é preciso ter campos de contato para o caso de dúvidas. Seja através de:
- Chat online;
- Link direto para WhatsApp business;
- E-mail;
- Demais telefones de contato.
3 – Esteja presente na maioria das mídias sociais
Outra alternativa para ganhar destaque é possuir perfis oficiais nas principais mídias sociais. Através desse canal, é possível compartilhar informações do site e incentivar o usuário a visitá-lo.
Se você tem uma loja virtual, por exemplo, você pode publicar imagens de produtos linkando para a compra online. Uma vez na página, o consumidor pode conferir outros itens e conhecer mais sobre a marca.
4 – Apresente seus serviços de forma objetiva
O cliente precisa acessar seu site e ver que tipo de produto ou serviço você vende logo na página inicial. Certifique-se que o conteúdo e as imagens deixam essa informação clara.
Lembre-se que as pessoas não têm tempo nem paciência para procurar informações que não são oferecidas facilmente. Portanto, dê a elas o que precisam para que tenham uma primeira boa impressão.
5 – Aposte em bons conteúdos
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito eficiente para atrair visitantes em um site para pequenas empresas. Isso ocorre porque os mecanismos de busca valorizam conteúdos bem escritos e de qualidade.
Criando textos relevantes você não somente vai destacar seu negócio no Google, mas também se tornar referência no assunto. Consequentemente, a empresa passa a ser lembrada, ganhando credibilidade.
Torne o seu site relevante e aproveite o novo curso!
Para ser lembrada, a empresa precisa ser vista. E é por isso que, cada vez mais, o site para MEIs é visto como uma importante estratégia de marketing digital e vendas.
Colocando em prática os 5 tópicos apresentados nesse conteúdo, a empresa irá ganhar visibilidade e se tornar referência no assunto. Além disso, conseguirá ampliar o relacionamento com os clientes, elevando suas vendas.
Já pensou se existisse um curso focado nas necessidades do microempreendedor que deseja expandir seu negócio para o digital? E já pensou se ele fosse gratuito? Seria um sonho?!
A gente tornou realidade! A HostGator Academy e o Sebrae SC acabaram de lançar o curso Presença Online para MEIs.
Clique para saber mais e realizar sua inscrição.