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Site one page: o que é e por que você precisa de um?

site one page

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Veja o que é um site one page e os motivos pelos quais a sua empresa deve apostar na criação de um para alavancar as estratégias.

O site one page é um modelo de site no qual todo o conteúdo fica organizado em seções localizadas em uma mesma página. Essa estrutura é simples e eficiente, e também costuma oferecer uma boa experiência de navegação aos usuários.

Além disso, é possível organizar e personalizar esse tipo de site conforme as necessidades da sua empresa. Essa estrutura também apresenta algumas vantagens quando comparadas aos outros tipos de sites, especialmente em relação à velocidade de carregamento e à otimização da página para dispositivos móveis.

Portanto, se você tem uma empresa, ou quer divulgar algum tipo de ação ou de serviço, vale a pena descobrir o que é um site one page, como fazer um e também otimizar esse tipo de página para internet. 

O que é site one page?

Site one page é um termo em inglês que significa “site de uma única página”. Sendo assim, como o próprio nome já diz, essa estrutura permite que todo o conteúdo do site seja condensado e organizado em uma única página.

Ao acessar esse tipo de site, o usuário só precisa rolar a tela para baixo para ter acesso a todas as informações disponíveis naquela página. O site one page pode até apresentar um menu de navegação, composto por links que redirecionam o visitante para outras seções da página. 

É importante que o site one page traga algumas informações relacionadas à empresa ou ao profissional por trás daquela página, como informações de contato, produtos e serviços oferecidos e links para as redes sociais. 

Além disso, esse tipo de site pode conter ainda uma landing page, que tem como principal objetivo transformar o visitante em um cliente. Adicionar essa estrutura à sua página pode ser uma boa opção para quem fez o site one page com o intuito de vender um produto ou serviço. 

Quais são as vantagens do site one page?

Investir em um site de uma única página pode trazer muitos benefícios, tanto para a sua empresa quanto para os visitantes do seu site. Confira a seguir algumas das principais vantagens de apostar nessa estrutura.

Melhor tempo de carregamento

A velocidade de carregamento de um site é o tempo que a página leva para carregar completamente. Esse fator está diretamente relacionado com o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Isso porque um dos fatores de ranqueamento do Google é, justamente, o tempo de carregamento de um site. Além disso, de acordo com dados do próprio Google, 53% dos usuários que acessam páginas que demoram mais de três segundos para carregar acabam abandonando o site. 

Os sites one page costumam apresentar uma melhor velocidade de carregamento quando comparados aos outros tipos de páginas. Portanto, eles podem ser uma boa aposta para quem quer ter mais chances de alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca. De quebra, você ainda vai oferecer uma experiência boa para os usuários.

Dinamismo e agilidade

Outra vantagem relacionada a esse tipo de site é que eles costumam ser mais dinâmicos e ágeis, o que ajuda a oferecer uma experiência melhor para os usuários. 

Os sites de uma única página carregam as seções automaticamente, assim que o usuário rola a barra da página para baixo. Portanto, o visitante não precisa clicar em nenhum local para ter acesso àquelas informações, o que deixa a navegação muito mais dinâmica e ágil. 

Otimização da jornada de compra

Esse tipo de página pode funcionar como um funil de vendas, onde cada seção vai conduzindo o usuário dentro da jornada de compras. Contudo, para que isso ocorra, é necessário elaborar um conteúdo estratégico, pois, dessa forma, o visitante vai se sentir motivado em continuar no seu site até chegar no fim da jornada de compra. 

Além disso, como em um site one page é possível inserir uma landing page, essa estrutura pode ser uma boa aposta para quem quer atrair mais pessoas interessadas para o seu negócio e aumentar o número de vendas.

site one page

Como fazer um site one page?

Agora que você já conhece as vantagens de investir nesse tipo de página, confira a seguir como fazer um site one page. 

Escolha um template

O primeiro passo para quem deseja criar um site one page é escolher um template que possua todos os elementos essenciais para a sua página, como ícones de redes sociais, botão para solicitar orçamento e rodapé informativo. 

Muitos templates são personalizáveis, o que vai permitir que você personalize o seu site para deixá-lo adequado para o seu negócio. Isso também é importante para que os seus clientes consigam identificar rapidamente que aquela é realmente a página da sua empresa. 

Pense no conteúdo

Após escolher o template do seu site, será necessário pensar no conteúdo que será veiculado na sua página. O ideal é que esse material comunique aos visitantes as principais informações sobre a sua empresa, além dos produtos e serviços que você oferece. 

É fundamental que o seu conteúdo seja bem estruturado, objetivo e bem escrito. Além disso, as informações que você inserir na sua página precisam obedecer a uma hierarquia, pois isso vai ajudar os visitantes a compreenderem melhor a mensagem que a sua empresa deseja passar.

site one page

Pense em um menu âncora

Para facilitar a navegação dos usuários, vale a pena colocar um menu âncora no seu site one page. Essa estrutura vai permitir que os visitantes acessem com mais facilidade qualquer uma das seções incluídas na sua página.

O menu âncora é composto por links, e ao clicar em qualquer um deles o visitante será direcionado para uma seção específica da sua página. Alguns templates de sites one page já contam com um menu âncora, e nesse caso você só vai precisar renomear os itens listados nesse índice. 

Você pode deixar o menu âncora estático na sua página, ou fazer com que ele acompanhe as seções do seu site. Porém, isso deve ser feito de uma forma que não atrapalhe a leitura do seu conteúdo, nem a experiência do usuário.  

Tenha uma navegação facilitada

Para otimizar a performance do seu site one page, é essencial que a sua página tenha uma navegação facilitada. Uma das maneiras de conseguir isso é investir em design responsivo, ou seja, no qual os elementos do site se adaptam automaticamente ao tamanho da tela do visitante, sem que ele precise fazer nada para isso.

Outra maneira de facilitar a navegação é colocando um botão que possibilita o usuário voltar ao início do site one page. Além disso, também vale a pena investir em recursos para o seu site que facilitem a navegação dos usuários. Isso inclui colocar texto alternativo para as imagens e usar cores contrastantes para facilitar a leitura dos seus conteúdos. 

Adote um bom CTA

O CTA (Call To Action), pode ser traduzido como chamada para ação. Essa função visa fazer com que o visitante do seu site tome alguma ação, que pode ser comprar um produto, agendar um serviço, solicitar um orçamento ou simplesmente entrar em contato com a sua empresa.

Para aumentar as chances de transformar o visitante do seu site em um comprador, vale a pena inserir um botão de CTA em alguns lugares estratégicos da sua página, como no final da última seção do seu site, por exemplo. 

Contudo, é importante que o botão de CTA não atrapalhe a visualização das outras informações da sua página e nem interfira na usabilidade do usuário. Ele deve ser colocado de maneira natural no seu site. 

Trabalhe as informações no rodapé

O rodapé é a última seção de um site one page. Nesse local, é fundamental inserir algumas informações importantes sobre a sua empresa, especialmente se você deseja que os visitantes da sua página entrem em contato com o seu negócio.

No rodapé do site você pode colocar as informações de contato da empresa, como endereço de e-mail e número de telefone. Caso você tenha um negócio físico, como uma clínica médica, por exemplo, vale a pena inserir um mapa nessa seção, para que os visitantes possam localizar o seu negócio com mais facilidade. 

Adicione os perfis das redes sociais 

Cada vez mais pessoas têm usado as redes sociais para auxiliar nas decisões de compras. Sendo assim, vale a pena inserir ícones para as mídias sociais da sua empresa no seu site. Alguns templates de sites one page já contam com essa funcionalidade.

Dependendo do seu tipo de negócio, vale a pena criar um layout para mostrar as fotos mais recentes do feed do Instagram da sua empresa. Uma loja de joias, por exemplo, pode se beneficiar bastante ao colocar fotos do feed do Instagram da companhia no rodapé do site, pois isso pode fazer com que as pessoas tenham o desejo de adquirir aqueles acessórios. 

Otimize segundo as diretrizes de SEO

Para deixar o seu site one page nas primeiras posições dos mecanismos de busca, é necessário investir em uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ela visa otimizar a página nos motores de busca, como o Google. 

Uma estratégia de SEO é composta por um conjunto de ações que tem o intuito de melhorar a performance da sua página. Entre elas, estão:

  • Otimizar a velocidade de carregamento da sua página;
  • Otimizar a sua página para dispositivos móveis; 
  • Investir em certificados de segurança;
  • Ter uma URL confiável;
  • Usar palavras-chave relevantes para o seu nicho;
  • Usar imagens e vídeos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é site one page e quais são os benefícios de investir nessa ferramenta, que tal considerar fazer uma página assim para a sua empresa? Dessa forma, será possível atrair muitos novos clientes para o seu negócio. 

Na hora em que você for criar o seu site one page, lembre-se de seguir todas as dicas que passamos neste artigo, para que o seu site, além de ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, também ofereça uma excelente experiência para os usuários. Para saber mais sobre criação de sites, confira todos os conteúdos do nosso blog

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  • Quais são as vantagens do site one page?

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    • Adicione os perfis das redes sociais 

    • Otimize segundo as diretrizes de SEO

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  • Criador de Sites

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

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