Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A sidebar é um recurso que traz novas funcionalidades ao seu website. Descubra todas as possibilidades que ela oferece e como implementá-la no WordPress.

Se você navega em diferentes websites todos os dias, com certeza, já reparou na sidebar, uma barra lateral onde são expostos conteúdos além do principal, não é verdade?

Essas barras laterais são usadas para complementar informações e melhorar o engajamento do site. 

Se usada de forma inteligente, a sidebar pode reter o visitante por mais tempo dentro do seu site, porque o redireciona para outros conteúdos relevantes.

Também pode levá-lo a conhecer suas redes sociais ou assinar suas newsletters, tudo vai depender da estratégia que você criou para seu negócio.

Veja agora mais sobre esse interessante recurso e como você pode aproveitar da melhor forma o uso da sidebar em seu website usando o WordPress.

O que é a sidebar?

Como você percebeu, sidebar é uma espécie de quadro de informações que você pode adicionar em seu tema do WordPress.

O conteúdo de uma barra lateral é inserido por meio dos widgets e você pode criar a estrutura que faz mais sentido para a página visitada, como um elemento visual favicon.

É possível colocar uma sidebar em seu site tanto do lado esquerdo quanto direito ou em ambos. Você ainda pode criar uma barra fixa no topo da página. Desta forma, se o conteúdo for muito extenso, o usuário poderá facilmente pular a outra página de onde ele estiver.

Ela também pode ficar no final do layout do seu site em WordPress. Conhecido como footer, esse recurso é ótimo para inserir ícones para suas redes sociais, por exemplo.

O mais interessante é que esse recurso é totalmente customizável, o que permite adaptá-lo de acordo com sua estratégia de marketing digital.

O que inserir na sidebar?

Além de publicidade, a sugestão de outros artigos relacionados ao da atual página, os banners, alguns ícones para redes sociais e o convite para assinar newsletters são exemplos de widgets comuns de serem encontrados em sidebar.

Apenas se atente para não encher a sidebar com muita informação e acabar tornando o visual muito confuso, causando um efeito rebote e, em vez de reter o visitante por mais tempo em seu site, você acabar espantando-o.

O ideal é que você personalize a sidebar, deixando-a bem coerente com seu atual tema do WordPress. Aliás, se conseguir inserir elementos que combinem cores com as fotos da atual página, melhor ainda!

Se quiser ir mais longe, você pode criar uma barra com informações específicas para cada tipo de página em seu site.

Dessa forma, se o seu visitante está lendo uma receita de bolo, você pode sugerir artigos gastronômicos, em vez de mostrar um monte de conteúdo sobre viagem, por exemplo.

Por que utilizar a sidebar no WordPress?

Existem diversas vantagens em usar uma ou mais sidebar. Um dos principais motivos é que ela deixa a aparência do seu site muito mais profissional.

Além disso, é possível fazer dinheiro nesse espaço por meio de publicidade paga e programa de afiliados.

Outra função da sidebar é direcionar os usuários para outros conteúdos dentro do seu próprio site. Em outras palavras, você pode aumentar o tempo de permanência das visitas, uma das métricas mais importantes para seu SEO

Quando um site tem um tempo de navegação alto, o Google entende que aquele conteúdo é relevante para os usuários e passa a exibi-lo mais vezes nas pesquisas.

Além disso, você pode aumentar o engajamento em suas redes sociais ao inserir ícones que redirecionam aos seus perfis.

Também é possível colocar seu próprio feed do Instagram na sidebar através de plugins, como Smash Balloon, por exemplo. 

Uma última dica de conteúdo para essa parte são comentários e/ou avaliações de clientes. O gatilho da prova social já demonstrou ser muito eficiente no momento de decisão de compra. 

Logo, se você tiver duas ou três avaliações, já é possível colocá-las na barra lateral e dar mais autoridade ao seu site, além de aumentar suas chances de vendas.

Como configurá-la no WordPress?

O processo para inserir uma sidebar em seu site WordPress é bem simples. Com o painel de customização do próprio programa, você pode criar uma barra com diferentes widgets apenas arrastando os elementos até ela.

Para configurá-la no WordPress, basta que você vá a seu painel de controle, na seção Aparência, depois, encontre a opção Widgets.

Escolha o tipo de conteúdo que deseja adicionar à sua barra lateral e apenas o arraste para o local do site onde deseja posicioná-lo.

Ao fazer isso, automaticamente, o WordPress vai construindo a sidebar. Como dito anteriormente, você pode criar uma barra à direita do layout (mais comum). Porém, é possível criar mais de uma e distribuí-las pela página.

Dependendo do tema WordPress que você tiver instalado, alguns recursos precisarão ser inseridos por meio de linguagem de programação como CSS. Se quiser algo mais fácil, você pode ser auxiliado por meio de plugins específicos para isso, como o Custom Sidebars.

Como personalizar a sidebar?

Se você quer adicionar uma sidebar num lugar específico e seu tema WordPress não tem esse recurso disponível, calma! Ainda é possível fazer a personalização manualmente.

Para isso, você precisará acessar o código das funcionalidades do tema no menu “Aparência”. Depois, selecione a opção “Editor de Temas”.

Nessa página, clique em “Arquivo de funções do tema” e escolha o arquivo chamado “functions.php”.

Um campo para inserção de código será exibido, nele, você deverá colar a seguinte informação:

Atenção: substitua o termo “nome-do-seu-tema” para o nome do tema atual que você está utilizando.

function minha_sidebar() {

register_sidebar(

  array (

      ‘name’ => __( ‘Custom’, ‘nome-do-seu-tema’),

      ‘id’ => ‘minha-side-bar’,

      ‘description’ => __( ‘Custom Sidebar’, ‘nome-do-seu-tema’ ),

      ‘before_widget’ => ‘<div class=”widget-content”>’,

      ‘after_widget’ => “</div>”,

      ‘before_title’ => ‘<h3 class=”widget-title”>’,

      ‘after_title’ => ‘</h3>,

  )

);

}

add_action( ‘widgets_init’, ‘minha_sidebar’ );

Após isso, clique em “Atualizar arquivo”. 

Ao realizar esse processo, em seu painel de controle, na seção “Aparência”, a nova sidebar aparecerá sob nome “personalizado”.

A partir daí, basta você inserir as informações que deseja e reposicioná-las na sua página.

Agora que você já sabe o que é uma sidebar e como ela funciona, que tal aproveitar esse recurso para melhorar a aparência do seu site para atingir seus objetivos?

Mostre para nós o resultado!

Navegue por tópicos

  • O que é a sidebar?

    • O que inserir na sidebar?

  • Por que utilizar a sidebar no WordPress?

  • Como configurá-la no WordPress?

  • Como personalizar a sidebar?

Tags:

  • Domínios

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.