Veja como o servidor dedicado da HostGator resolveu as falhas constantes nos sistemas internos que atrapalhavam o setor de TI da Prefeitura de Soledade!
*as opiniões aqui expressadas são de responsabilidade exclusiva do setor de Tecnologia da Informação, não possuindo cunho político.
O setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Soledade, no Rio Grande do Sul, enfrentava problemas nos sistemas internos devido ao aumento na demanda por serviços online. Constante lentidão, falhas em envios de emails e a quebra de confiança nos sistemas eram os principais obstáculos que desafiavam e atrapalhavam o dia a dia da equipe.
Veja como a solução de servidores dedicados da HostGator auxiliou na resolução do problema da equipe.
Sobre o Departamento
O Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Soledade, no Rio Grande do Sul, é responsável pela criação e gestão dos sistemas internos relacionados a todos os departamentos, como Protocolo, Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Jurídico, entre outros.
O departamento era dividido entre os segmentos de hardware, software e rede. Em 2014, foi criado o setor de desenvolvimento e criação de sistemas web, influenciado pela demanda crescente. Atualmente, existem mais de 20 sistemas internos, desenvolvidos exclusivamente para uso na Prefeitura, e também sistemas públicos, para uso dos funcionários e cidadãos.
O problema
O Departamento de TI vinha enfrentando problemas nos sistemas internos devido ao aumento na demanda por serviços online. Constante lentidão, falhas em envios de emails e a quebra de confiança nos sistemas eram os principais obstáculos que desafiavam e atrapalhavam o dia a dia da equipe. Por conta disso, eles chegaram a conclusão de que necessitavam de um novo servidor com sobra de recursos, e não falta, como estava ocorrendo. Os técnicos responsáveis sabiam que estavam seguindo as boas práticas necessárias, uma boa metodologia e que seus códigos não estavam incorretos, então, o próximo passo seria migrar para um novo fornecedor.
A solução
Necessidade identificada, partiram para a busca da solução. Eles necessitavam de um parceiro que fosse capaz de oferecer recursos mais adequados à sua demanda. Foram em busca de informação através de conhecidos e profissionais da área, websites de ranqueamento de serviços de hospedagem e, deste modo, chegaram até a HostGator.
“Encontramos, dentre muitas empresas, as melhores, baseados em websites de ranqueamento e depoimento de conhecidos. A eleita foi a HostGator, principalmente por ser uma empresa internacional que oferece recursos e custos adequados a nossa demanda. Em nossa visão, ela possui uma essência tecnológica que não conseguimos perceber nas demais empresas”.
João Lucas Goergen, Técnico em Informática
O responsável pelo Departamento de TI, José Giovanoni Netto, e o Técnico em Informática, João Lucas Goergen, optaram pela contratação de um servidor dedicado, de nível básico. A razão da escolha foi o baixo custo e a possibilidade de migração para um plano mais robusto, caso fosse necessário. “Temos em vista um crescimento na demanda por serviços online, e temos a confiança que, se for necessário, poderemos alterar o plano sem dificuldades”, afirma João.
A experiência na contratação do produto foi rápida e simples. O servidor foi disponibilizado em tempo hábil e com todo o suporte para utilização.
O resultado
Como esperado, a implantação do servidor dedicado da HostGator resultou na centralização dos sistemas da Prefeitura, proporcionando maior segurança, velocidade e confiabilidade. João afirma que ”o servidor dedicado sofre, diariamente, mais de 100 ataques XSS e SQL Inject e, até então, mesmo com aplicações contendo segurança, ele próprio realiza o bloqueio. Além disso, ele suporta todos os usuários em uma velocidade agradável de navegação. Mas o ponto mais importante que pudemos observar foi a melhora nos sistemas administrativos, responsáveis por mais de 80% da utilização do servidor.”
“O suporte avançado da HostGator jamais decepcionou. Tivemos um problema, criamos um ticket de prioridade maior e, nesse meio tempo, nossos técnicos resolveram aplicar um comando via SSH – diretamente no servidor que fica hospedado em Provo, EUA – que resolveu o problema. Mesmo se não tivéssemos resolvido, em cerca de 20 minutos a HostGator encaminhou a solicitação para o suporte internacional, que nos daria a solução para o problema”, conta João.
João conclui que os 3 pontos chave da solução da HostGator são a estabilidade e os recursos, que são suficientes para os sistemas locais; servidor internacional, com suporte especializado; e o custo, que consideram um valor justo. “A simplicidade é muitas vezes o grande segredo. Como não queríamos dificuldade e nem ‘pedidos de desculpas’, optamos pela HostGator”.
E você, utiliza alguma solução da HostGator? Queremos ouvir a sua história de sucesso também! Entre em contato pelo email [email protected].