Neste post, vamos abordar os fundamentos do SEO técnico e como ele pode ajudar o seu site a ficar ainda mais visível nos motores de busca.
Este post é uma tradução do material What’s technical SEO? 8 technical aspects everyone should know, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.
Discutir os fundamentos do SEO técnico pode parecer uma contradição em termos. No entanto, um conhecimento básico sobre o lado mais técnico do SEO pode significar a diferença entre um site bem posicionado e um site que não tem classificação alguma.
O SEO técnico não é fácil, mas explicaremos, em linguagem simples, quais aspectos você deve (ou pedir ao seu desenvolvedor para) prestar atenção ao trabalhar na base técnica do seu site.
O que é SEO técnico?
O SEO técnico é sobre melhorar os aspectos técnicos de um site para aumentar o ranking de suas páginas nos motores de busca. Tornar um site mais rápido, fácil de rastrear e mais compreensível para os motores de busca são os pilares da otimização técnica.
O SEO técnico faz parte do SEO on-page, que se concentra em melhorar elementos do seu site para obter classificações mais altas. É o oposto do SEO off-page, que trata de gerar exposição para um site por meio de outros canais.
Por que você deve otimizar tecnicamente seu site?
O Google e outros motores de busca querem apresentar aos seus usuários os melhores resultados possíveis para suas consultas. Portanto, os robôs do Google rastreiam e avaliam páginas da web com base em muitos fatores.
Alguns fatores são baseados na experiência do usuário, como a velocidade de carregamento de uma página. Outros fatores ajudam os robôs dos motores de busca a entender do que se trata suas páginas. Isso é o que, entre outras coisas, os dados estruturados fazem.
Então, ao melhorar os aspectos técnicos, você ajuda os motores de busca a rastrear e entender seu site. Se fizer isso bem, pode ser recompensado com classificações mais altas. Ou até mesmo ganhar alguns resultados ricos!
Também funciona ao contrário: se você cometer erros técnicos graves no seu site, isso pode custar caro. Você não seria o primeiro a bloquear completamente os motores de busca de rastrear seu site acidentalmente ao adicionar uma barra invertida no lugar errado no arquivo robots.txt.
Mas não pense que você deve focar nos detalhes técnicos de um site para agradar aos motores de busca. Um site deve funcionar bem – ser rápido, claro e fácil de usar – para seus usuários em primeiro lugar. Felizmente, criar uma base técnica sólida muitas vezes coincide com uma melhor experiência para os usuários e para os motores de busca.
Quais são as características de um site tecnicamente otimizado?
Um site tecnicamente sólido é rápido para os usuários e fácil de rastrear para os robôs dos motores de busca. Uma configuração técnica adequada ajuda os motores de busca a entender sobre o que é um site. Também evita confusão causada, por exemplo, por conteúdo duplicado.
Além disso, não envia visitantes, nem motores de busca, para becos sem saída causados por links que não funcionam. Aqui, abordaremos algumas características importantes de um site tecnicamente otimizado.
1. É rápido
Hoje em dia, as páginas da web precisam carregar rapidamente. As pessoas são impacientes e não querem esperar para abrir uma página. Portanto, se o seu site for lento, as pessoas se frustrarão e passarão para outro site, e você perderá todo esse tráfego.
O Google sabe que páginas lentas oferecem uma experiência menos do que ideal. Portanto, elas preferem páginas que carregam mais rápido. Assim, uma página lenta também acaba ficando mais abaixo nos resultados de busca do que sua equivalente mais rápida, resultando em ainda menos tráfego.
Desde 2021, a experiência da página (como as pessoas percebem a rapidez de uma página) tornou-se oficialmente um fator de classificação do Google. Então, ter páginas que carregam rapidamente é mais importante agora do que nunca.
2. É rastreável para motores de busca
Os motores de busca usam robôs para rastrear seu site. Os robôs seguem links para descobrir o conteúdo do seu site. Uma ótima estrutura de links internos garantirá que eles entendam o conteúdo mais importante do seu site.
Mas há mais maneiras de orientar os robôs. Você pode, por exemplo, bloqueá-los de rastrear determinado conteúdo se não quiser que eles o vejam. Você também pode permitir que eles rastreiem uma página, mas dizer-lhes para não mostrar essa página nos resultados de busca ou não seguir os links dessa página.
Arquivo robots.txt
Você pode dar direções aos robôs em seu site usando o arquivo robots.txt. É uma ferramenta poderosa, que deve ser manuseada com cuidado.
Como mencionamos inicialmente, um pequeno erro pode impedir os robôs de rastrear (partes importantes de) seu site. Às vezes, as pessoas bloqueiam involuntariamente os arquivos CSS e JS do site no arquivo robots.txt. Esses arquivos contêm código que diz aos navegadores como seu site deve ser exibido e como funciona.
Os motores de busca não podem determinar se o seu site funciona corretamente se esses arquivos estiverem bloqueados.
Recomendamos, de modo geral, mergulhar no robots.txt se quiser aprender como funciona. Ou, talvez ainda melhor, deixar que um desenvolvedor cuide disso para você!
A meta tag robots
A meta tag robots é um pedaço de código que você não verá na página como visitante. Está no código-fonte na chamada seção head de uma página. Os robôs leem essa seção ao encontrar uma página. Nela, descobrirão o que encontrarão na página ou o que precisam fazer com ela.
Se você quiser que os robôs dos motores de busca rastreiem uma página, mas a mantenham fora dos resultados de busca por algum motivo, você pode dizer isso a eles com a meta tag robots. Com a meta tag robots, você também pode instruí-los a rastrear uma página, mas não seguir os links nela.
3. Não tem (muitos) links mortos
Discutimos que sites lentos são frustrantes. O que pode ser ainda mais irritante para os visitantes do que uma página lenta é encontrar uma página que não existe. Se um link leva a uma página inexistente em seu site, as pessoas encontrarão uma página de erro 404. Lá se vai sua experiência cuidadosamente elaborada para o usuário!
Além disso, os motores de busca não gostam de encontrar essas páginas de erro. E tendem a encontrar ainda mais links mortos do que os visitantes, porque seguem todos os links que encontram, mesmo que estejam ocultos.
Infelizmente, a maioria dos sites tem (pelo menos alguns) links mortos, porque um site é um trabalho contínuo: as pessoas criam e quebram coisas. Felizmente, existem ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar links mortos em seu site.
Para evitar links mortos desnecessários, você deve sempre redirecionar a URL de uma página quando a excluir ou mover. Idealmente, você redirecionaria para uma página que substitua a página antiga.
4. Não confunde motores de busca com conteúdo duplicado
Os motores de busca podem ficar confusos se você tiver o mesmo conteúdo em várias páginas do seu site – ou mesmo em outros sites. Porque, se essas páginas mostram o mesmo conteúdo, qual delas deve ser classificada mais alto? Como resultado, podem dar a todas as páginas com o mesmo conteúdo uma classificação mais baixa.
Infelizmente, você pode ter problemas de conteúdo duplicado sem nem saber. Por razões técnicas, diferentes URLs podem mostrar o mesmo conteúdo. Isso não faz diferença para um visitante, mas para um motor de busca, ele verá o mesmo conteúdo em um URL diferente.
5. É seguro
Um site tecnicamente otimizado é um site seguro. Tornar seu site seguro para os usuários para garantir a privacidade é um requisito básico hoje em dia. Você pode fazer muitas coisas para tornar seu site (WordPress) seguro, e uma das mais cruciais é implementar HTTPS.
HTTPS garante que ninguém possa interceptar os dados enviados entre o navegador e o site. Portanto, por exemplo, se as pessoas fizerem login no seu site, suas credenciais estarão seguras.
Você precisará de um certificado SSL para implementar HTTPS no seu site. O Google reconhece a importância da segurança, tornando o HTTPS um sinal de classificação: sites seguros classificam-se mais alto do que equivalentes inseguros.
Você pode facilmente verificar se seu site é HTTPS na maioria dos navegadores. No lado esquerdo da barra de pesquisa do seu navegador, você verá um cadeado se for seguro. Se você vir as palavras “não seguro”, você (ou seu desenvolvedor) tem algum trabalho a fazer!
6. Além disso: tem dados estruturados
Os dados estruturados ajudam os motores de busca a entender melhor seu site, conteúdo ou negócio. Com dados estruturados, você pode informar aos motores de busca que tipo de produto você vende, ou quais receitas você tem no seu site. Além disso, permitirá fornecer detalhes sobre esses produtos ou receitas.
Há um formato fixo (descrito em Schema.org) onde você deve fornecer essas informações para que os motores de busca possam encontrá-las e entendê-las facilmente. Isso os ajuda a colocar seu conteúdo em um contexto mais amplo.
Implementar dados estruturados pode lhe proporcionar mais do que uma melhor compreensão dos motores de busca. Também torna seu conteúdo elegível para resultados ricos, aqueles resultados chamativos com estrelas ou detalhes que se destacam nos resultados de busca.
7. Além disso: tem um sitemap XML
Simplificando, um sitemap XML é uma lista de todas as páginas do seu site. Serve como um mapa para os motores de busca no seu site. Com ele, você garante que os motores de busca não perderão nenhum conteúdo importante no seu site.
O sitemap XML é frequentemente categorizado em posts, páginas, tags ou outros tipos de post personalizados, e inclui o número de imagens e a data da última modificação para cada página.
Idealmente, um site não precisaria de um sitemap XML. Se tiver uma estrutura de links internos que conecte todo o conteúdo de forma adequada, os robôs não precisarão dele. No entanto, nem todos os sites têm uma ótima estrutura, e ter um sitemap XML não fará mal. Portanto, sempre aconselhamos ter um sitemap XML no seu site.
8. Além disso: sites internacionais usam hreflang
Se o seu site tem como alvo mais de um país ou vários países onde o mesmo idioma é falado, os motores de busca precisam de uma ajudinha para entender quais países ou idiomas você está tentando alcançar. Se você os ajudar, eles podem mostrar às pessoas o site certo para sua área nos resultados de busca.
As tags hreflang ajudam você a fazer isso. Você pode usá-las para definir qual país e idioma cada página se destina a servir. Isso também resolve um possível problema de conteúdo duplicado: mesmo que seus sites dos EUA e do Reino Unido mostrem o mesmo conteúdo, o Google saberá que eles são escritos para regiões diferentes.