Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Caso esteja começando, veja quais são os pontos mais importantes referentes a SEO para site novo.

Este post é uma tradução do material SEO for a new site: the very first things to do, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.

Como um novo site começa a ranquear? Ele simplesmente aparece magicamente no Google depois que você o lançou? Quais coisas você precisa fazer para começar a ranquear no Google e obter tráfego dos motores de busca? 

Aqui, explico os primeiros passos que você precisará tomar logo após o lançamento do seu novo site. Aprenda como começar a trabalhar no SEO de um novo site!

Uma das minhas amigas mais próximas lançou um site recentemente. Depois que lançou seu site, ela celebrou e perguntou aos amigos, inclusive a mim, o que achavam do novo site. Adorei o site dela, mas não consegui encontrá-lo no Google, nem mesmo se eu procurasse pelo domínio exato.

Minha primeira pergunta para minha amiga foi: você tem outro site que linka para o seu site? E a resposta dela foi ‘não’. Eu coloquei um link para o site dela no meu site pessoal e, após meio dia, o site dela apareceu nos resultados de busca. O primeiro passo ao trabalhar no SEO de um novo site: obter pelo menos um link externo.

O Google é um motor de busca que segue links. Se ele encontrar um link para sua página em outro site, ele pode seguir esse link e rastrear sua página. O Google encontrou o site da minha amiga porque coloquei um link para uma das páginas dela no meu site pessoal. 

Quando o Google passou pelo meu site mais tarde para rastreá-lo, ele seguiu aquele link e rastreou o site dela também. Logo depois disso, o site dela começou a aparecer nos resultados de busca.

É possível fazer com que seu site seja indexado pelo Google sem ter um link externo, mas indexado não é o mesmo que ranquear. Ao obter um link externo, não apenas o Google rastreará e indexará seu site, mas também atribuirá algum valor extra a ele com base no valor do site onde encontrou o link. E esse valor é o que fará você ranquear.

Portanto, obter um link de outro site pode ajudar muito no seu SEO! Mas não é qualquer link que serve. Links de sites de qualidade e artigos sobre tópicos relacionados são mais poderosos. 

Enquanto isso, links de sites de baixa qualidade, páginas de diretórios e redes sociais têm menos peso. Mire na qualidade e relevância!

Próximo passo: verifique (ou ajuste) suas configurações

Depois daquele primeiro link, provavelmente seu site aparecerá nos resultados de busca. Se não aparecer, pode ser que as configurações do seu site estejam em noindex ou ainda estejam bloqueadas pelo robots.txt. Se for esse o caso, você está dizendo ao Googlebot para não indexar seu site.

Páginas que você nunca quer que apareçam nos resultados de busca? Essas devem ter um noindex. Mas você provavelmente não precisará de noindex em muitas páginas. Se você quer que suas páginas estejam no Google, isso significa que você não quer que essas páginas estejam configuradas para noindex. 

Às vezes, os desenvolvedores esquecem de desativar coisas assim após terminarem de trabalhar no seu site, então vale a pena conferir.

Importante terceiro passo: pesquisa de palavras-chave

O site da minha amiga agora ranqueia pelo nome do domínio dela. Isso é tudo. Ela tem algum trabalho a fazer para começar a ranquear por outros termos também. 

Quando você quer melhorar o SEO de um novo site, precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada. Então vá descobrir o que seu público está procurando! Quais palavras eles usam?

Se você realizar sua pesquisa de palavras-chave corretamente, terminará com uma longa lista de termos de busca pelos quais você quer ser encontrado. Certifique-se de pesquisar esses termos no Google você mesmo. Quais resultados já existem? Quem serão seus concorrentes online para esses termos de busca? O que você pode fazer para se destacar desses resultados?

E então: escreva, escreva, escreva

Depois você começa a escrever. Escreva sobre todos esses tópicos importantes para seu público. Use as palavras que você encontrou na sua pesquisa de palavras-chave. Você precisa ter conteúdo sobre os tópicos pelos quais quer ranquear para começar a aparecer nos resultados de busca.

Navegue por tópicos

  • Próximo passo: verifique (ou ajuste) suas configurações

  • Importante terceiro passo: pesquisa de palavras-chave

  • E então: escreva, escreva, escreva

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.