Entenda o que é SEO off-page e como ele pode ajudar o seu site a ganhar exposição e ganhar ainda mais visitantes.
Este post é uma tradução do material What Is off-page SEO?, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.
SEO pode ser explicado como qualquer esforço que você faça para melhorar seu site. Mas você sabia que existe uma distinção importante entre SEO on-page e off-page?
Otimizar seu site é chamado de SEO on-page e inclui coisas como estrutura do site, conteúdo e otimização de velocidade. O SEO off-page envolve, entre outras coisas, construção de links, redes sociais e SEO local.
Exposição, confiança e reconhecimento de marca
Quando você se concentra no SEO on-page, está fazendo tudo ao seu alcance para criar um bom site. Você escreve um ótimo conteúdo, constrói uma estrutura sólida, torna seu site amigável para dispositivos móveis e trabalha para melhorar a velocidade das páginas.
Tudo está bem no mundo e você fez tudo o que podia, certo? Bem, há outra parte que não podemos esquecer: o SEO off-page. Isso ajuda a trazer hordas de visitantes e potenciais clientes. Ambos são peças importantes do quebra-cabeça.
Escrevendo conteúdo de qualidade, você pode obter boas posições nos motores de busca. Porém, ao conseguir que alguns ótimos sites relevantes façam links para esse conteúdo, você aumenta a chance de obter uma classificação muito mais alta. O mesmo vale para a construção de sua marca e criação de confiança.
Isso não acontece apenas no seu site, mas principalmente fora dele. Veja as avaliações, por exemplo, elas podem ajudar ou quebrar sua empresa. Você precisa delas, mas elas geralmente aparecem em sites externos. Todos esses são fatores que contribuem para suas classificações.
Não é apenas importante ter uma boa posição para seu termo de busca, mas também criar confiança e uma sensação de autoridade. Você deve parecer o melhor resultado de busca, não apenas em um sentido técnico e de conteúdo, mas também na realidade.
Popularidade, qualidade e relevância são tudo. Especialmente agora que E-E-A-T (que, traduzido, significa Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade) se tornou um conceito central na forma como o Google classifica seu conteúdo online.
Grande parte disso se resume à construção de links
Links são os fios que mantêm nossa web unida. Os motores de busca usam links para determinar o quão valioso é um conteúdo ou um site específico. Conseguir links de qualidade sempre será uma ótima tática se você leva SEO a sério. E quem não leva?
No passado, houve debates sobre a relevância dos links. Nós acreditamos firmemente na importância deles. Dito isso, você precisa dos bons. Não compre links, e fique atento a onde e como você está sendo vinculado.
As redes sociais ajudam até certo ponto
Por si só, as redes sociais não são essenciais para uma boa classificação nos motores de busca. No entanto, elas estão crescendo em popularidade, e cada vez mais pessoas estão usando essas plataformas para suas pesquisas online também. É também uma ótima maneira de alcançar mais pessoas e expandir sua marca.
No final do dia, SEO é sobre ser encontrado online. Sendo ativo nas redes sociais, você será considerado mais confiável, mais facilmente encontrado e terá uma ótima maneira de mostrar sua marca.
As pessoas provavelmente esperarão encontrar você nas redes sociais, e você não quer que elas acabem de mãos vazias ou se deparem com sua concorrência. Também lhe dá uma grande oportunidade de interagir com seu público de maneira divertida e acessível. Portanto, invista nas redes sociais para alcançar seu público.
SEO local também é SEO off-page
SEO local é essencial se o seu negócio for orientado localmente. Mas o que é isso? Onde, normalmente, você concentraria seus esforços em alcançar o maior número possível de pessoas, onde quer que estejam, o SEO local se concentra em alcançar pessoas em uma determinada área. Isso acontece, por exemplo, quando você é dono de uma oficina de reparação de bicicletas ou um corretor de imóveis.
Para negócios locais, parte do SEO off-page é SEO presencial. O marketing boca a boca desempenha um grande papel em levar pessoas ao seu negócio. Clientes satisfeitos podem deixar avaliações online que o Google e outros clientes potenciais podem usar para ver como você está se saindo. As experiências que as pessoas têm com seu negócio devem ser semelhantes e positivas, seja offline ou online.
Não se esqueça de se mostrar
Voltando à importância de mostrar sua expertise ou autoridade em um tópico, você precisa garantir que isso não esteja sendo dito apenas no seu site. Faça aparições para falar sobre seu campo, conhecimento, serviço ou produto com outros.
Crie posts de blog para outro site no seu campo, participe de entrevistas, seja convidado em podcasts ou vá a eventos fazer palestra e até mesmo workshop. Compartilhe seu conhecimento e seja ativo para que as pessoas saibam que você é a pessoa (ou site) a procurar quando se trata desse tópico específico.
SEO off-page é uma parte integral da sua estratégia de SEO
Como mostramos, o SEO off-page complementa o SEO on-page. Eles andam de mãos dadas. Você precisa se concentrar no que está acontecendo fora do seu site também. Trabalhe na construção de links adequados, na reputação de sua marca e nos seus esforços em redes sociais para aproveitar ao máximo seu SEO.
Você pode otimizar seu site o quanto quiser, mas se ele não for percebido como um destino de qualidade para as pessoas, será difícil levar pessoas ao seu site.