Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Como melhoramos a segurança e a velocidade do servidor com Varnish e Nginx

Como melhoramos a segurança e a velocidade do servidor

Compartilhe:

Pensando em melhorias e buscando mais segurança e velocidade para os sites hospedados na HostGator, diversas tecnologias estão sendo implementadas nos servidores. Neste post vamos falar de duas ferramentas implementadas, e que estão em pleno funcionamento nos servidores: o ‘nginx’ como proxy reverso, e o ‘varnish’ como acelerador http. Venha entender como essas ferramentas funcionam […]

Pensando em melhorias e buscando mais segurança e velocidade para os sites hospedados na HostGator, diversas tecnologias estão sendo implementadas nos servidores.

Neste post vamos falar de duas ferramentas implementadas, e que estão em pleno funcionamento nos servidores: o ‘nginx’ como proxy reverso, e o ‘varnish’ como acelerador http. Venha entender como essas ferramentas funcionam e como atuam para melhorar a experiência dos visitantes que acessam os sites hospedados na HostGator.

NGINX

Um proxy é um programa ou serviço que faz o papel intermediário entre o usuário e o servidor para interceptar as informações trafegadas. O proxy reverso é instalado entre a internet e o servidor web, logo toda solicitação de acesso ao site chegará primeiro ao proxy reverso (nginx) e depois será direcionada para o servidor web.

O Nginx é um proxy reverso que garante mais segurança e velocidade no servidor, pois adiciona uma camada a mais de defesa e melhora a performance comprimindo o conteúdo, o que torna o acesso mais rápido.
​Além de controlar as requisições, há diversas vantagens do proxy reverso, como:

  • Segurança: com uma camada antes de chegar ao seu servidor há verificações prévias das requisições, se são ou não seguras o suficiente para chegar ao servidor;
  • Cache: o proxy reverso pode manter em cache o conteúdo estático das requisições realizadas, ajudando a diminuir a carga dos servidores;
  • Velocidade: o proxy reverso pode tornar o acesso mais rápido através da compressão do conteúdo acessado.

Varnish

Todo acesso em um site faz uma requisição ao servidor, com isso ele precisa processar cada requisição e buscar as informações necessárias para montar e exibir a página. A cada visita todas essas informações são carregadas pelo servidor, consumindo muito mais tempo. As informações buscadas pelo servidor podem estar em banco de dados, sites auxiliares e até em sites externos como Facebook, Twitter etc. E tudo isso contribui para aumentar o tempo do processo.

Sabendo disso, a HostGator implementou o Varnish cache, um acelerador HTTP, nos servidores de hospedagem. Um recurso de cache é usado para evitar sobrecarga, além de garantir mais segurança e velocidade no servidor. Ele armazena na memória RAM uma cópia das páginas acessadas, tornando o acesso ao site até 300x mais rápido.

Ao acessar o site pela primeira vez, todos os conteúdos dinâmicos e estáticos são carregados, e neste momento o Varnish guarda uma cópia da página na memória RAM. No próximo acesso ao site, os usuários irão receber o conteúdo diretamente do Varnish cache, acelerando o processo. Caso um conteúdo solicitado não esteja em cache, o Varnish busca apenas este conteúdo e guarda uma cópia a fim de acelerar o próximo acesso.

Legal saber como essas tecnologias funcionam e como podem melhorar a experiência dos visitantes, concorda? Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte. Aqui no blog também estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas, é só utilizar o espaço para comentários.

Navegue por tópicos

  • NGINX

  • Varnish

Tags:

  • Segurança

Marco Cristofolini

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários