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Entenda o que é redirecionamento e em quais momentos eles são importantes para manter o usuário navegando em seu site.

Este post é uma tradução do material What is a redirect?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.

Toda página na web possui um endereço, um URL. Às vezes, o conteúdo é movido de um URL para outro URL. É nessa hora que você precisa de um redirecionamento, pois é ele que faz com que o navegador vá automaticamente de um URL para outro URL.

Um redirecionamento pode apontar para qualquer outro URL: não precisa apontar para o mesmo site. Redirecionamentos para outro domínio são às vezes chamados de redirecionamentos entre domínios.

Tipos de redirecionamentos 

Existem várias maneiras de fazer um navegador redirecionar. Os redirecionamentos podem ser divididos em duas classes: redirecionamentos do lado do servidor e redirecionamentos do lado do cliente. Cada um desses pode então ser subdividido em vários tipos.

Redirecionamentos do lado do servidor

Os redirecionamentos do lado do servidor são realizados diretamente no servidor e resultam em uma pequena quantidade de conteúdo sendo enviada ao navegador, nos chamados cabeçalhos de status HTTP. O navegador então sabe para onde ir e seguirá imediatamente. 

Esses cabeçalhos HTTP têm um código para o tipo de redirecionamento do lado do servidor e um novo local para o qual o navegador deve te levar.

Os navegadores armazenam em cache um redirecionamento 301 e o executam imediatamente na próxima vez, sem precisar buscar o URL original novamente até que o cache seja limpo. Esse é o caso, por exemplo, de redirecionamentos baseados em idioma ou localização geográfica. 

Os navegadores não armazenam em cache um redirecionamento 302, então o servidor receberá uma solicitação para o URL original toda vez. Motores de busca seguirão o redirecionamento, mas manterão o URL antigo em seu índice. 

Como muitos sistemas usam um 302 por padrão, em vez de um 301, os motores de busca tendem a tratar redirecionamentos 302 de longa duração como 301 em muitos aspectos. 

Os navegadores nunca armazenam em cache redirecionamentos 307. Motores de busca podem nem sempre seguir redirecionamentos 307, pois são considerados temporários.

Tipo de redirecionamentoCaso de usoImpacto no navegadorImpacto no SEO
301Um redirecionamento permanente, usado quando uma página foi movida ou quando uma página foi excluída e conteúdo similar pode ser encontrado em outro lugar.Os motores de busca seguem o redirecionamento e adicionarão o novo URL ao índice. Links apontando para o URL antigo serão contados para o ranking do novo URL.
302Um redirecionamento temporário, usado quando uma página precisa ser movida temporariamente ou quando o URL original deve sempre ser solicitado.Os navegadores não armazenam em cache redirecionamentos 302. O servidor receberá uma solicitação para o URL original toda vez.Os motores de busca seguirão o redirecionamento, mas manterão o URL antigo em seu índice.
307Um redirecionamento temporário “melhorado”, que será sempre tratado como temporário pelos motores de busca.Os navegadores nunca armazenam em cache redirecionamentos 307.Motores de busca podem nem sempre seguir redirecionamentos 307, pois são considerados temporários.
308Raramente usado, um 308 significa “siga este redirecionamento e nunca vá para o URL antigo novamente”.Os navegadores armazenarão em cache redirecionamentos 308.Similar a um 301.

Redirecionamentos do lado do cliente 

Um redirecionamento do lado do cliente é o resultado de algum código que roda no navegador e então redireciona o ‘cliente’, o navegador, para outro URL. 

Para que esse código seja executado, ele precisa ser enviado ao navegador primeiro e, portanto, essa é sempre uma solução mais lenta. Evite redirecionamentos do lado do cliente tanto quanto possível.

Existem dois tipos de redirecionamentos do lado do cliente: o chamado meta refresh, que atualiza a página para outro URL após um determinado período, ou um redirecionamento em JavaScript, que altera o URL da janela após a execução desse código. 

O impacto no SEO de ambos os tipos de redirecionamentos do lado do cliente é difícil de quantificar, mas geralmente não é tão confiável quanto redirecionamentos do lado do servidor.

Quando criar um redirecionamento? 

Você deve criar redirecionamentos quando:

  • Você está migrando de um sistema para outro e muda os URLs por causa disso.
  • Você excluiu uma página e há conteúdo similar disponível em outro lugar.
  • Você está fundindo o conteúdo de várias páginas em uma só.

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  • Tipos de redirecionamentos 

    • Redirecionamentos do lado do servidor

    • Redirecionamentos do lado do cliente 

  • Quando criar um redirecionamento? 

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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