Esta ferramenta pode ser considerada como uma evolução híbrida entre as páginas da web e aplicativos mobile. Por conta da junção das melhores qualidades dos dois aplicativos, a PWA vem sendo considerada o futuro da web mobile.
Esta ferramenta pode ser considerada como uma evolução híbrida entre as páginas da web e aplicativos mobile. Por conta da junção das melhores qualidades dos dois aplicativos, a PWA vem sendo considerada o futuro da web mobile.
Atualmente, o PWA vem ganhando grandes proporções, isso por conta de iniciativas que incentivam o uso da técnica, como das grandes empresas Google e Microsoft.
Logo que o Google percebeu que a maioria das pessoas acessam os sites via dispositivos móveis, surgiu a oportunidade de oferecer uma performance parecida como a dos aplicativos nativos.
Dessa forma surgiu o PWA, que segundo o Google, é confiável, engajante e rápido.
A proposta é justamente oferecer aos usuários uma melhor experiência com os Web App, tornando o método de compartilhar conteúdos mais fáceis, podendo ser acessado de todos os dispositivos móveis.
Além disso, o PWA é uma forma mais barata de desenvolvimento de aplicações nativas. Conheça mais sobre o futuro da web mobile e criação de sites!
Por que eu devo usar o PWA?
Grande parte de pessoas passam seus dias utilizando alguns poucos aplicativos específicos. Com isso, os outros acabam ocupando somente espaço em seu dispositivo.
Além disso, o custo para desenvolver um aplicativo é muito mais alto do que fazer um site ou loja virtual do mesmo. E é ainda mais caro se você deseja desenvolver um aplicativo com os códigos de diferentes plataformas.
Recursos nativos que o PWA pode utilizar:
- Notificações via push;
- Conectividade sem acesso a internet;
- Modo tela cheia;
- Telas de abertura também são suportadas.
O PWA pode utilizar outros recursos nativos também. Mas ainda assim, existem alguns que somente os aplicativos nativos têm acesso, entre eles:
- Acesso restrito a diferentes sensores de hardware;
- Acessar a agenda telefônica;
- Alarmes;
- Modificar configurações do sistema.
Como os PWA continuam evoluindo, esses recursos podem estar presente em breve.
Conectividade do PWA
Você pode usar o PWA até mesmo sem acesso a internet. Isso porque o programa possui a tecnologia Service Worker, um script executado em segundo plano e armazenado no cache. Como declarado pela Google, pode ser confiável pois possui certificado de segurança garantido para a transferência de dados.
É uma alternativa bastante econômica, se comparado ao desenvolvimento de aplicativos, porque possui uma interface simples.
Por se tratar de uma forma fácil de acesso, a retenção dos usuários é maior. Só é necessário abrir a URL em seu navegador, evitando efetuar qualquer download.
Já o aplicativo nativo, é necessário passar por algumas etapas para ter acesso, desde abrir a loja até se cadastrar ao sistema. Nesse caminho, muitas pessoas desistem. Uma pesquisa aponta que cerca de 20% das pessoas são perdidas por conta dessas etapas.
Outra vantagem é que o PWA nunca vai estar desatualizado. Isso porque quando o usuário abrir o link do aplicativo progressivo, estando conectado a internet, a atualização se inicia normalmente.
O PWA é mesmo o futuro?
Sua principal vantagem é o custo-benefício. Desenvolver um aplicativo nativo é muito mais caro que um Web App, já que o mesmo pode apresentar as mesmas funções que de um app. Esta tecnologia oferece acesso ao modo tela cheia, a bateria, fazer o celular vibrar, entre outros recursos.
Na web, em poucos segundos após o usuário acessar o link, pode desfrutar de seus serviços, o que pode, com certeza, trazer inúmeros benefícios para quem tem um negócio/ loja ou afim!
Se essas informações foram úteis a você, compartilhe conosco a sua opinião.