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Veja o que é propaganda de produto e entenda como apresentar seus produtos para potenciais clientes com 12 estratégias eficientes.

Não restam dúvidas, no mundo competitivo dos negócios, a propaganda de produtos tem um papel muito importante na geração de vendas.

Diante disso, a Loja HostGator decidiu preparar um conteúdo completo para ajudar você que possui ou está montando um e-commerce, a vender mais.

Por que a propaganda de produtos é importante? 

A propaganda de produtos é muito importante porque ajuda as pessoas a conhecerem e se interessarem pelo que uma empresa está vendendo.

Imagine que você tem um e-commerce onde vende roupas. Se ninguém souber que a sua loja existe ou quais são os produtos que você vende, será difícil vender alguma coisa, não é mesmo?

Por outro lado, a boa notícia é que a propaganda ajuda a resolver esse problema, pois ela mostra os produtos para as pessoas.

Existem diferentes formas de anunciar, como por exemplo, no Google, no YouTube, nas redes sociais ou até mesmo na televisão. Quando as pessoas veem esses anúncios, elas ficam sabendo sobre os produtos e podem se interessar em comprá-los.

Para as lojas virtuais, a propaganda é ainda mais importante, tendo em vista que não existe uma loja física onde as pessoas passam na porta e acabam entrando para ver os produtos.

Não tenha dúvidas, a propaganda é a principal forma de fazer com que as pessoas saibam sobre a loja e os produtos que ela vende. Se a loja virtual não fizer propaganda, é como se ela estivesse escondida em um lugar secreto onde ninguém pode encontrá-la.

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Quais os tipos de propaganda de produtos? 

Você sabia que existem diferentes tipos de propagandas de produtos, cada uma delas, com foco em um determinado objetivo? 

Dentre os principais tipos de propaganda, podemos destacar:

  • Propaganda informativa;
  • Propaganda persuasiva;
  • Propaganda de lembrança;
  • Propaganda de reforço.

Na sequência, vamos explicar de forma simples e objetiva, como cada um dos tipos de propaganda que listamos acima funciona, para que dessa forma você possa optar por aquela que melhor atenderá os seus planos.

Propaganda informativa

Uma propaganda informativa se concentra em fornecer informações sobre o produto, como suas características, benefícios e usos. 

Na prática, o objetivo é educar o público-alvo sobre o produto, muitas vezes destacando suas vantagens em relação aos concorrentes.

Propaganda persuasiva

A propaganda persuasiva visa convencer o público-alvo a comprar o produto por meio de técnicas específicas de persuasão.

Neste tipo de propaganda, é comum fazer uso de depoimentos de clientes satisfeitos, comparações com produtos concorrentes e argumentos convincentes para estimular a decisão de compra.

Propaganda de lembrança

A propaganda de lembrança tem como objetivo manter a marca e o produto na mente do consumidor, a fim de levá-lo a tomar uma decisão de compra ou retornar ao site com certa frequência para fazer novas compras.

Neste tipo de estratégia as empresas costumam criar jingles que literalmente grudam na cabeça dos consumidores ou desenvolver ações específicas para criar uma associação duradoura entre o produto e sua marca na mente do público.

Propaganda de reforço

Como o próprio nome sugere, a propaganda de reforço é usada para reforçar a decisão de compra do consumidor e a boa imagem da marca. 

Esse tipo de estratégia é direcionada principalmente para quem já é cliente, e tem o objetivo de fidelizar o público-alvo, fazendo com que as pessoas alcançadas pelo anúncio retornem para fazer novas compras.

Como fazer propaganda de produtos? 

Você já sabe o que é propaganda de produtos. Mas, afinal, como desenvolver e colocar em prática anúncios e ações de marketing que de fato gerem resultados positivos para a sua loja virtual?

Para lhe ajudar com essa importante missão, nós separamos e vamos apresentar algumas dicas logo abaixo. Confira!

Conheça seu público-alvo

Entender qual é o seu público-alvo, bem como, quais são suas necessidades, preferências e comportamentos de compra é fundamental para direcionar suas propagandas de forma mais eficiente.

Para identificar o seu público-alvo, faça perguntas objetivas, como por exemplo:

  • Onde os seus clientes ideais moram?
  • Qual é a faixa etária dos seus clientes?
  • Os seus clientes se identificam com qual gênero?
  • Quais são seus interesses, hobbies e paixões?

Estude a concorrência

Analise o que seus concorrentes estão fazendo em termos de marketing e propaganda. Identifique pontos fortes e fracos de suas estratégias para encontrar oportunidades de diferenciação.

Não tenha dúvidas, observar tudo o que os seus principais concorrentes estão fazendo em termos de propaganda, estratégias de marketing e precificação é algo muito importante para se manter competitivo.

Defina os objetivos da propaganda

Defina com clareza o que você deseja alcançar com sua campanha de publicidade, como por exemplo:

  • Aumentar as vendas;
  • Gerar reconhecimento de marca;
  • Promover um novo produto.

Escolha o período de veiculação

Defina em quais horários e durante qual período a sua propaganda será veiculada, levando em consideração fatores como sazonalidade e datas comemorativas relevantes, como por exemplo, a black friday, dia das mães ou o natal.

Você pode e precisa aproveitar datas específicas do ano para veicular anúncios de forma estratégica, obtendo assim, uma maior taxa de conversão.

Acerte a mídia e o formato

Escolha os canais de comunicação mais adequados para alcançar seu público-alvo, como redes sociais, Google, YouTube, televisão, entre outros meios. 

Além disso, selecione o formato de propaganda que melhor se adapta ao seu objetivo e ao perfil do seu público que você está buscando alcançar.

Defina o investimento

Estabeleça um orçamento para propaganda de produtos e aloque os recursos de forma estratégica para maximizar o retorno sobre o investimento.

O ideal, é que você reserve determinado percentual fixo do seu faturamento para ações de marketing, afinal, a propaganda é a alma do negócio.

Trabalhe o marketing

Além da propaganda por meio de anúncios, propriamente dita, procure investir em outras estratégias de marketing para ampliar o alcance do seu e-commerce dentre elas:

  • Promoções;
  • Parcerias;
  • Marketing de conteúdo e SEO;
  • Influenciadores.

Acompanhe os resultados

Monitore os resultados das suas campanhas, procurando analisar métricas estratégicas, como:

  • Crescimento nas vendas;
  • Crescimento no ticket médio;
  • Volume de faturamento;
  • Número de visitas do site;
  • Engajamento nas redes sociais.

Para fechar esse conjunto de dicas com chave de ouro, precisamos esclarecer que fazer propaganda de produtos requer estratégia e vai muito além do simples ato de criar um anúncio nas redes sociais, por exemplo.

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12 estratégias eficientes para fazer propaganda de produtos

Por falar em estratégia, neste tópico nós vamos apresentar 12 estratégias eficientes para fazer propaganda de produtos. Vale a pena conferir!

Utilização de vídeos nas lojas virtuais

A incorporação de vídeos nas páginas de produtos é uma estratégia eficaz para envolver os clientes e demonstrar as características e benefícios dos produtos de forma mais dinâmica. 

Por meio de vídeos, os clientes podem ver os produtos de diferentes ângulos ou até mesmo em uma aplicação prática, o que ajuda a aumentar a confiança na qualidade e utilidade dos itens, além de proporcionar uma experiência de compra mais interativa e imersiva.

Ofertas especiais e descontos exclusivos

Oferecer ofertas especiais e descontos exclusivos é outra forma eficiente de atrair mais clientes e incentivá-los a realizar compras em sua loja virtual. 

Essas promoções podem criar um senso de urgência e exclusividade, tornando os clientes mais propensos a aproveitar a oportunidade antes que ela expire. 

Além disso, as ofertas especiais podem gerar engajamento nas redes sociais, ampliando o alcance da marca e atraindo novos clientes.

Descrições detalhadas dos produtos

Descrever os produtos de forma detalhada e precisa é essencial para fornecer informações relevantes aos clientes e ajudá-los a tomar suas decisões de compra.

As descrições precisam incluir:

  • Especificações técnicas;
  • Características;
  • Benefícios do produto;
  • Seus possíveis usos. 

Na prática, isso ajuda os clientes a entenderem melhor o que estão comprando e reduz a probabilidade de devoluções ou insatisfação pós-compra, aumentando a confiança na marca.

Avaliações e depoimentos de clientes

A inclusão de avaliações e depoimentos de clientes nas páginas de vendas é uma poderosa estratégia para propaganda de produtos, pois é algo que ajuda a transmitir credibilidade para os consumidores. 

Quando os clientes veem avaliações positivas de outros compradores, eles se sentem mais seguros em realizar a compra, pois têm a opinião de pessoas que já experimentaram o produto.

Campanhas de e-mail marketing segmentadas

O e-mail marketing é uma estratégia eficaz para direcionar mensagens personalizadas aos clientes com base em seus interesses, comportamentos de compra e histórico de interações com a marca. 

Ao segmentar os e-mails de acordo com esses critérios, é possível enviar mensagens mais relevantes e direcionadas, aumentando as chances de engajamento e conversão. 

Além disso, o e-mail marketing segmentado otimiza o retorno sobre o investimento e ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes ao longo do tempo.

Remarketing através de anúncios direcionados

O remarketing é uma estratégia de propaganda de produtos que consiste na exibição de anúncios personalizados para os usuários que já visitaram sua loja, mas não concluíram a compra. 

Essa técnica permite reengajar os clientes em potencial, lembrando-os do produto que visualizaram e incentivando-os a retornar ao site para finalizar a compra. 

Ao direcionar anúncios específicos para usuários com alto potencial de conversão, o remarketing auxilia na recuperação de vendas perdidas e maximiza o retorno sobre o investimento em publicidade.

Parcerias com influenciadores digitais

Quando o assunto são estratégias para propagandas de produtos, a realização de parcerias com influenciadores digitais pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua loja virtual e dos seus produtos, especialmente entre públicos específicos e segmentados. 

Ao contratar influenciadores relevantes para o seu nicho de mercado, você pode alcançar um público-alvo qualificado e potencialmente interessado nos seus produtos. 

Os influenciadores têm o poder de impactar as decisões de compra dos seus seguidores, e com isso, são essenciais dentro de uma estratégia de marketing.

Promoções sazonais e eventos especiais

Investir na realização de promoções sazonais e participar de eventos especiais são excelentes oportunidades para impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade do seu e-commerce.

Promoções relacionadas a datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, natal, dentre outras, podem construir um senso de urgência e incentivar os clientes a aproveitar as ofertas especiais. 

Além disso, participar de eventos especiais, como feiras ou exposições, pode fortalecer a sua marca única e gerar novas oportunidades de negócios e parcerias.

Programas de fidelidade e recompensas

Dando sequência a nossa série de dicas de propaganda de produtos, recomendamos que você avalie a possibilidade de investir em programas de fidelidade e recompensas. 

Ao oferecer benefícios exclusivos, descontos ou brindes para clientes fiéis, você os motiva a continuar comprando na sua loja e a recomendar seus produtos para amigos e familiares. 

Os programas de fidelidade também ajudam a aumentar o valor vitalício do cliente, gerando um retorno contínuo sobre o investimento em marketing e propaganda.

Demonstração de produtos ao vivo (live streaming)

Realizar demonstrações ao vivo dos seus produtos através de transmissões em tempo real é outra solução eficaz para quem deseja envolver os clientes. 

As transmissões ao vivo permitem que os espectadores façam perguntas, interajam com a marca e vejam os produtos com maior riqueza de detalhes. 

Além disso, as demonstrações ao vivo criam um senso de urgência, já que os espectadores possuem a oportunidade de aproveitar ofertas especiais ou descontos exclusivos durante a transmissão.

Conteúdo educativo sobre os produtos e suas aplicações

Criar conteúdo educativo sobre os seus produtos e suas aplicações é outra estratégia eficiente para informar e engajar os clientes, fortalecendo a autoridade da sua marca. 

Publicar artigos, tutoriais, vídeos e guias práticos que abordam os benefícios e as diferentes formas de uso dos produtos pode ajudar os clientes a entenderem melhor como os itens podem atender às suas necessidades e resolver seus problemas. 

O conteúdo educativo também pode ser compartilhado nas redes sociais e utilizado em campanhas de e-mail marketing para aumentar o alcance e o engajamento dos clientes.

Integração com redes sociais para compartilhamento e engajamento dos clientes

Por fim, quando o assunto é a propaganda de produtos, a decisão de integrar sua loja virtual com as redes sociais pode ser interessante para ampliar o alcance da sua marca e incentivar o compartilhamento e o engajamento dos clientes. 

Veja algumas formas de integrar sua loja virtual com as redes sociais:

  • Adicionar botões de compartilhamento nas páginas de produtos;
  • Permitir que os clientes façam login utilizando suas contas de redes sociais;
  • Incentivar a interação através de concursos e promoções.

Na prática, isso não só facilita o compartilhamento dos seus produtos pelos clientes, como também aumenta a visibilidade do seu e-commerce.

Exemplos de propagandas de sucesso

Uma propaganda de produtos desenvolvida com muita criatividade, pode colocar a sua marca em posição de destaque no mercado, gerar um excelente retorno financeiro e até mesmo, fazer com que a empresa seja lembrada por muito tempo.

Na sequência, vamos apresentar três exemplos de propagandas que foram um grande sucesso e que até hoje são lembradas. Confira!

1.Parmalat

Em uma propaganda que fez muita história, a marca de leite e derivados Parmalat veiculou propagandas com crianças vestidas de animais fofinhos para divulgar seus produtos. 

Os comerciais foram uma verdadeira febre na época e até os dias de hoje são lembrados.

propaganda parmalat
Comercial Parmalat – Foto: Divulgação

2.Pepsi

Na imagem abaixo, veiculada durante o Halloween, vemos uma lata de Pepsi fantasiada de Coca-Cola e acompanhada de uma legenda que pode ser traduzida para: “Desejamos a você um Halloween assustador”

propaganda pepsi
Propaganda Pepsi – Foto: Divulgação

3.Burger King

“A oferta do app do BK é tão boa que até o Ronald veio aproveitar”, disse uma campanha recente do Burger King, compartilhada junto com a imagem abaixo, onde aparece o que supostamente são os pés do Ronald Mc’Donald.

Propaganda Burguer king
Propaganda Burger King- Foto: Divulgação

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre propaganda de produtos, é hora de aproveitar para começar a definir estratégias e colocá-las em prática.

Por fim, se esse conteúdo ajudou você, garanta a sua inscrição em nossa newsletter para ficar por dentro das próximas dicas, publicações e novidades!

Confira mais artigos sobre esse assunto:

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  • Por que a propaganda de produtos é importante? 

  • Quais os tipos de propaganda de produtos? 

    • Propaganda informativa

    • Propaganda persuasiva

    • Propaganda de lembrança

    • Propaganda de reforço

  • Como fazer propaganda de produtos? 

    • Conheça seu público-alvo

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    • Promoções sazonais e eventos especiais

    • Programas de fidelidade e recompensas

    • Demonstração de produtos ao vivo (live streaming)

    • Conteúdo educativo sobre os produtos e suas aplicações

    • Integração com redes sociais para compartilhamento e engajamento dos clientes

  • Exemplos de propagandas de sucesso

    • 1.Parmalat

    • 2.Pepsi

    • 3.Burger King

  • Conclusão

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    Ruan Filadelpho

    Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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