Imagine que você vai construir uma casa e o seu primeiro passo é ir à loja de material de construções e comprar cimento, tijolos e telhas, mas você ainda nem tem um terreno. A chance de escolher produtos desnecessários e perder dinheiro é muito grande. Num projeto web não é diferente: é imprescindível planejar todas […]
Imagine que você vai construir uma casa e o seu primeiro passo é ir à loja de material de construções e comprar cimento, tijolos e telhas, mas você ainda nem tem um terreno. A chance de escolher produtos desnecessários e perder dinheiro é muito grande. Num projeto web não é diferente: é imprescindível planejar todas as etapas, desde a elaboração do briefing até a entrega, para garantir a satisfação do cliente.
O sucesso de um projeto web depende muito da participação de todos os envolvidos. Por isso, é fundamental que o desenvolvedor deixe isso bem claro ao cliente e explique todos os passos que serão realizados. Porém, na correria do dia a dia é comum que o planejamento seja deixado de lado, o que pode comprometer o andamento e a entrega do projeto. Neste post você verá algumas dicas simples, mas que são essenciais para o desenvolvimento e o resultado positivo de qualquer projeto web.
Projeto web: planejar é preciso!
Devido à transformação digital, as marcas necessitam estar cada vez mais presentes na vida dos consumidores, de modo full-time. Atualmente, quem trabalha com desenvolvimento para mobile e algumas linguagens de programação específicas tem notado a demanda crescente. Segundo a Época Negócios as empresas perceberam que o investimento em digital não é mais um extra, pelo contrário, é primordial para o posicionamento.
Você trabalha com programação de sites e, vamos supor que recebeu uma demanda nova de um cliente. Sem detalhar muito o escopo do projeto você estima que é possível entregar o job em 30 dias. Satisfeito com a promessa, o cliente contrata o serviço. Mas, quando o designer entrega o layout deste projeto web você percebe que é algo super complexo e inviável de programar no prazo previsto inicialmente. Assim começam muitos dilemas de quem trabalha com desenvolvimento web. Por isso, o planejamento é uma prática que precisa fazer parte de todos os seus projetos.
Para ter êxito em qualquer projeto web, é imprescindível dimensionar corretamente todas as demandas, o que contribui para aumentar sua credibilidade como profissional e ter clientes satisfeitos. Outra vantagem do planejamento é a facilidade de precificar os seus serviços. Muitos desenvolvedores não sabem como cobrar por um projeto web e na maioria das vezes isso ocorre porque o escopo do trabalho não está claro.
O passo a passo do planejamento para desenvolvedores
1) Briefing
A primeiro etapa de qualquer projeto web é o briefing, quando o cliente expõe suas necessidades, apresenta referências e, quando possível, informa o budget disponível. É fundamental que o briefing seja bem completo e muito disso depende do desenvolvedor, que em geral está mais familiarizado com a tecnologia do que o cliente. Portanto, faça muitas perguntas, estimule a participação do cliente e alinhe as expectativas.
2) Cronograma
Com o escopo do projeto web definido é hora de elaborar um cronograma de entregas. Para isso, é fundamental que o desenvolvedor seja realista quanto ao tempo de dedicação necessário para entregar a demanda e sua disponibilidade para trabalhar nela. Com esse panorama ficará mais fácil precificar o projeto web e estabelecer as datas de entregas. Uma boa prática é apresentar ao cliente o andamento de cada uma das etapas, o que ajuda a identificar eventuais falhas de comunicação e corrigi-las ainda durante o desenvolvimento.
3) Benchmarking
Depois de preparar o briefing do cliente e aprovar o cronograma de entrega e o valor do projeto, é importante fazer um benchmarking antes de colocar a mão na massa. Pesquise a concorrência, analise o mercado e o comportamento do público antes de planejar efetivamente cada uma das etapas de desenvolvimento.
4) Planejamento
Antes de qualquer código é importante ter um planejamento que irá nortear o seu projeto web. Isso inclui desde a arquitetura da informação, com foco na experiência do usuário, até um sitemap completo e o wireframe, com a distribuição dos conteúdos. Essa etapa também pode ser apresentada para validação do cliente, esclarecendo dúvidas e já reparando possíveis falhas.
5) Desenvolvimento
Depois de tudo planejado, é hora de o projeto web finalmente sair do papel. O design irá nortear e orientar toda a programação do site, por isso comentamos anteriormente a importância de um bom briefing. Quando design e desenvolvimento andam juntos fica mais fácil atender aos prazos e cumprir as etapas previstas no escopo.
6) Testes
Com o projeto web pronto, o momento é de começar os testes para corrigir scripts de programação e validar a versão final com o cliente. É importante verificar performance, segurança, testar todos os serviços do site. Escolha um serviço de hospedagem de site que esteja preparado para receber o número de acessos previstos. Para isso, verifique a compatibilidade com o protocolo SSL e até se o painel de controle é intuitivo, permitindo que o próprio cliente acesse, se necessário.
7) Publicação e Manutenção
A sua atividade não precisa acabar quando o projeto web é entregue. Ofereça ao cliente serviços de suporte técnico, atualização, acompanhamento regular e até análises de desempenho de acessos. Essa oferta de outras atividades pode transformar o que era só um job em um trabalho recorrente e aumentar a sua renda.
Se você ainda não dá muita atenção ao planejamento dos seus projetos web, compartilhe conosco quais são suas maiores dificuldades. Num próximo post podemos sugerir dicas sobre como superá-las.