Acredite: essa função também está disponível na rede social dos negócios. Aprenda agora como programar post no LinkedIn!
Muita gente acredita que não é possível programar post no LinkedIn pelo fato dessa funcionalidade não existir. E, de fato, a rede social do profissional não disponibilizava essa opção dentro da plataforma.
No entanto, é possível realizar o agendamento de posts no site gratuitamente através de algumas ferramentas externas e, desde 20 de janeiro, essa nova funcionalidade está disponível dentro do próprio LinkedIn.
Para entender melhor como a programação dessas publicações pode facilitar a sua vida e ainda conferir um passo a passo prático de como agendar post no LinkedIn, acompanhe o artigo a seguir. Aproveite e tenha uma boa leitura!
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é a maior plataforma de relacionamentos profissionais do mundo, e se manter ativo por lá virou sinônimo de construção de autoridade e de networking muito valioso, o que pode render excelentes oportunidades para seu negócio.
Atualmente, o site possui 875 milhões de perfis cadastrados e mais de 60 mil empresas que produzem e disponibilizam vagas diariamente através da plataforma, que é a preferida das pessoas que procuram emprego pela internet.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de se manter ativo no LinkedIn para se destacar no mercado de trabalho ou da prestação de serviço, confira alguns números coletados de um estudo da Statistic Brain.
- 87% dos recrutadores usam regularmente o LinkedIn;
- 120 milhões de pessoas já conseguiram uma entrevista por lá;
- Mais de 40 milhões de contratações foram intermediadas pelo LinkedIn.
Por que programar um post no LinkedIn?
Sabendo da importância de se posicionar na maior rede corporativa do mundo, fica fácil entender as vantagens de se programar as publicações com antecedência já que, ao automatizar esse processo, fica muito mais simples gerir um calendário de conteúdo ou até mesmo o seu calendário editorial.
O principal motivo para a maioria dos empreendedores não manter publicações recorrentes no site é exatamente a falta de tempo, e isso é natural quando nos referimos a boa parte dos empresários brasileiros. Diante de um comum acúmulo de funções, estes acabam por voltar sua atenção a outras prioridades do negócio.
Essa tarefa, no entanto, pode se tornar muito mais leve e prática ao contar com o agendamento de posts do LinkedIn. Além de ser uma forma muito inteligente de otimizar tempo, ela pode facilitar a gestão de um calendário de conteúdo muito mais amplo.
Isso garante que o empreendedor invista tempo e atenção no posicionamento de sua marca na plataforma, sem que isso o impeça de focar no que realmente importa durante a rotina diária.
Como programar post no LinkedIn?
Apesar de ser uma funcionalidade nova na plataforma, já era possível programar as publicações através de ferramentas externas. Confira como programar post no LinkedIn das duas formas possíveis.
HootSuite
Essa era a forma mais utilizada de agendar os posts por fora do aplicativo. O HootSuite é uma plataforma online em que é possível gerenciar várias redes sociais, entre elas o LinkedIn.
Apesar de ser uma ferramenta paga, o HootSuite disponibiliza um teste de 30 dias gratuito, e basta conectar seu perfil do LinkedIn com a ferramenta para que os recursos de agendamento sejam disponibilizados.
Agendando post direto no LinkedIn
O LinkedIn disponibilizou no último dia 20 de janeiro a ferramenta de agendamento de posts para os perfis diretamente na plataforma.
Essa era uma novidade muito esperada pelos usuários da rede, que ainda não conseguiam agendar publicações na rede social e precisavam recorrer a ferramentas externas que são, em sua grande maioria, pagas, como o HootSuite citado anteriormente.
Para usar a nova funcionalidade de agendamento de post direto no LinkedIn, acompanhe o passo a passo:
- Acesse a página inicial do LinkedIn;
- Faça o login em sua conta;
- Crie sua publicação como de costume;
- Use o ícone de relógio, em destaque na imagem, para definir quando seu post será publicado.
Para páginas, a forma de publicação também se mantém a mesma, alterando apenas o botão de publicação imediata para o relógio onde é possível definir data e hora da publicação.
Nesse mesmo painel, também é possível acessar todo o histórico de publicações agendadas e excluí-las ou alterar a data que estão programadas.
Vale ressaltar que, com a nova atualização, o LinkedIn liberou o agendamento dos posts entre uma hora e três meses de antecedência tanto para perfis quanto para as páginas.
Conclusão
A opção de agendar posts é novidade no LinkedIn e trouxe aos usuários da plataforma uma série de benefícios, entre eles a praticidade e a possibilidade de trabalhar um calendário de conteúdo mais elaborado e robusto na plataforma.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a aprender como agendar post no LinkedIn e, para ficar por dentro das novidades da tecnologia e do marketing digital, acompanhe o blog da Hostgator e compartilhe esse post com seus amigos que ainda não estão sabendo dessa novidade do LinkedIn. Até a próxima!