Veja como funciona um programa de afiliados e de que formas a sua agência pode participar e aproveitar essa oportunidade de negócio.
Um programa de afiliados é uma estratégia de venda muito usada na internet. Funciona por meio da divulgação de anúncios (que podem ser banners ou links para promover algum produto ou serviço), e a cada conversão gerada o afiliado recebe uma comissão pela venda efetuada.
A principal vantagem dessa estratégia é a geração de uma renda extra, originada por meio da monetização de sites, blogs e até redes sociais. O público-alvo de um programa de afiliados vai de programadores e agências até blogueiros e influenciadores digitais.
Como incluir uma agência num programa de afiliados?
Se você tem ou trabalha numa agência, seja de publicidade, comunicação, marketing ou desenvolvimento de sites, considere ingressar num programa de afiliados. A estratégia pode gerar uma renda extra para o seu negócio, e reinvestindo esse lucro ou parte dele em marketing você pode atrair novos clientes.
Cadastrar uma agência num programa de afiliados é extremamente fácil: basta preencher um cadastro gratuito, com dados de identificação, endereço do seu site e como você gostaria de receber sua comissão. Assim que o registro for aprovado você já pode começar as divulgações no site da sua agência, bastando escolher o serviço que irá divulgar, o banner de anúncio e colar o código-fonte na sua página.
O diferencial para que o programa de afiliados seja realmente lucrativo vai depender da estratégia adotada. A segmentação é o segredo deste negócio, por isso é importante direcionar os anúncios para ao público certo.
Para esclarecer eventuais dúvidas listamos abaixo alguns exemplos, erros e recomendações para ajudá-lo nos primeiros passos.
Programa de afiliados: como funciona na prática
Você já sabe que o afiliado é uma espécie de representante de vendas, pois promove um produto ou serviço e, em troca, recebe uma comissão. Agora, o próximo passo é traçar estratégias para que a sua agência alcance bons resultados num programa de afiliados – afinal, ter um plano ajudará a escolher os melhores programas para o seu negócio, considerando tanto a segmentação quanto a rentabilidade.
Atualmente existem vários programas de afiliados, então você pode promover produtos físicos, serviços ou produtos digitais, como e-books e cursos. A rentabilidade varia bastante, e em alguns casos a margem de receita é menor por conta do próprio valor do produto. Portanto, antes de ingressar num programa de afiliados você deve avaliar a segmentação e o percentual que receberá.
Se a sua agência oferece serviços de comunicação em geral, dentre eles a criação de sites e blogs, uma boa ideia é se afiliar a um programa que tenha conexão com a sua atividade. Um bom programa de afiliados para agências é de hospedagem de sites, pois o cliente que chega até você está em busca de um serviço e recebe indicações que têm afinidade com o que ele busca.
Exemplo prático
Vamos supor que a sua agência se afilie ao programa de afiliados da HostGator, que oferece uma das melhores comissões do mercado. Você pode publicar um post no blog da agência falando sobre hospedagem de sites e inserir links e banners recomendando o serviço de hosting da empresa.
A cada venda realizada por meio dessa divulgação sua agência pode ganhar R$ 70 reais, sendo que o valor pago aumenta gradativamente. Se num determinado mês você tiver 25 indicações aprovadas, por exemplo, o valor recebido por cada indicação será de R$ 175 reais, totalizando aproximadamente R$ 4.375 reais.
5 passos para alcançar bons resultados como afiliado
- Pesquise programas de afiliados e selecione os que têm mais afinidade com o seu negócio e com o seu público. Se você é autoridade num determinado segmento e já tem uma audiência que o acompanha, reflita se as pessoas irão se interessar pelo produto ou serviço que está promovendo.
- Verifique o percentual de comissão de cada programa de afiliados selecionado por você. Se estiver oferecendo o produto certo para o público adequado, as chances de conversão aumentam e, por consequência, a sua perspectiva de lucro.
- Crie uma estratégia para divulgação dos produtos ou serviços do programa de afiliados que a sua agência ingressou. Além da divulgação em sites ou blogs você pode usar outros canais de divulgação, como as redes sociais. Lembre-se de manter o foco na segmentação correta – afinal, quem persegue dois coelhos ao mesmo tempo não pega nenhum.
- Reinvista uma parte do lucro recebido do programa de afiliados para gerar mais tráfego para o site ou blog da sua agência. Com isso, você pode tanto aumentar a visibilidade da sua agência quanto a audiência em seus canais de divulgação.
- Tenha objetivos claros desde o ingresso no programa de afiliados. Pode ser conquistar a primeira venda num determinado período, fechar x vendas por semana ou mesmo ultrapassar 21 vendas no mês.
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