Para quem está de olho em novas oportunidades, confira aqui 16 profissões do marketing digital que devem deslanchar nos próximos anos
Existe um mundo antes e depois da internet. E de lá para cá, as profissões precisaram ser reinventadas para acompanhar toda essa evolução. Mas lá vai uma informação curiosa: você sabia que metade das profissões do futuro ainda não existem?
Isso não significa que os empregos atuais estão ameaçados e vão acabar de uma hora para outra, mas eles certamente vão passar por uma transformação digital. Para você não ficar de fora, vamos falar sobre as novas profissões do marketing digital.
16 profissões de marketing digital que você precisa conhecer
1 – Afiliados
Qualquer pessoa maior de idade pode se afiliar a um produto ou serviço e ser seu representante digital. Como promotoras de vendas, essas pessoas fazem demonstrações e divulgações para um público direcionado e a cada venda são bonificadas.
Esse modelo é muito bom para quem precisa dar uma força nas vendas das suas marcas ou infoprodutos e para quem promove e é comissionado. Quanto mais segmentado for o público, maior o impacto financeiro.
É por isso que muitos afiliados optam por atuar somente em determinados nichos, tidos como mais lucrativos.
2 – Copywriting
Escrever é uma arte. E escrever é ser tão convincente a ponto de fazer uma pessoa comprar alguma coisa, é o estado da graça.
A gama de copywriting é bem grande. Afinal, a escrita persuasiva pode ser aplicada em diferentes áreas e etapas de uma jornada de compra. Os copywriters podem escrever peças publicitárias, anúncios, campanhas de e-mails, cartas de vendas e texto para páginas de captação de lead.
3 – CRO
Essa profissão é para quem gosta de textos, testes e muitos números. A pessoa que trabalha com CRO, que é a sigla para Conversion rate Optmization, está vendo o que pode ser melhorado, por isso fazem muitos testes AB.
O que converte mais? Um botão azul ou verde, um título com a palavra exclusivo ou sem? Ao criar esses testes, é possível entender o que converte mais no seu site, aplicativos ou anúncios. Se você entrou no site e viu alguma coisa diferente do que estava acostumado, saiba que tem um bom motivo por trás disso.
4 – Desenvolvedor
Falar em marketing digital é falar de tecnologia. Logo, o papel dos desenvolvedores é fundamental. Seja um site, um aplicativo web ou mobile, tudo passa pela mão de um profissional da área para ser funcional.
Então, mesmo que você não saiba programar, pode contar com um desenvolvedor para viabilizar os seus projetos.
5 – Designers
Os designers que antigamente atuavam apenas no mundo offline ganharam mais espaço na internet. Por serem profissionais versáteis, costumam ter participação em várias frentes, dentro ou fora da empresa.
Web designers, visual designers, designers estrategistas, designers para mídia social, designers para produtos digitais, designers de interfaces, designers de serviços… Veja aí que a lista é bem comprida.
6 – Infoprodutor
Cursos, videoaulas, ebooks. Praticamente tudo que é usado para disseminar conhecimento pode ser criado e vendido na internet. Logo, cabe aos infoprodutores produzirem esses produtos digitais.
As vendas podem ser feitas diretamente ou através de afiliados. Os lançamentos maiores contam com campanhas de pré-lançamentos, eventos promocionais, carrinhos por tempo determinado e condições exclusivas.
Se você já ouviu falar nas fórmulas de lançamento, sabe exatamente do que estamos falando. ?
7 – Influenciador digital
Os influenciadores digitais são a ponte de conexão entre marcas e seu público final. Por meio de seus perfis em redes sociais e de sua influência pessoal, eles promovem marcas, produtos e serviços. Em troca, ganham brindes, amostras ou um valor fixo por cada venda efetuada através do link exclusivo de divulgação.
Se você quiser investir nessa profissão, saiba que, além de uma rede social com muito seguidores, você vai precisar produzir conteúdo frequentemente. É justamente o engajamento da sua audiência que permitirá ampliar a autoridade, a credibilidade e os resultados.
Diferentes dos Afiliados, os influencers têm um público mais cativo e fiel.
8 – Gestor de tráfego pago
Uma das missões de gestor de tráfego pago é otimizar o investimento em performance, ou seja, mídia paga. Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, CAC, LTV, CPM, CPA, ROI.
Se você estiver familiarizado com esses termos, já é um bom sinal. E se tiver experiência com gerenciar diferentes plataformas, contas, anúncios, orçamentos, se dará muito bem nessa função.
9 – Growth Hacker
Uma das facilidades do marketing digital a testar mais rápido e mais barato. Esse é o mantra do Growth Hacker, especialista em alavancas de crescimento que faz testes e implementa alguns hacks para chegar ao melhor resultado.
Ao entender o que funciona bem, após diversos testes e combinações, os testes deixam de ser testes e podem ser escalados. Todo esse conhecimento pode ser aplicado para descobrir novos canais de aquisição ou automatizar tarefas, por exemplo.
10 – Redatores
Com mais canais e espaços digitais, surge a necessidade de ter quem crie conteúdo escrito para manter a cadência de sites, blogs ou e-mails. Por conta disso, muitas empresas estão investindo no marketing de conteúdo.
Mas, peraí, um copywriting não faria o mesmo? E a resposta é muito simples: não, pois os redatores, em geral, têm conhecimento sobre SEO e Inbound marketing e criam conteúdos mais informativos e educativos.
11 – SEO
SEO significa Search Engine Optimization ou, em outras palavras, otimização em motores de busca e também dá o nome aos profissionais que atuam nessa área.
Essas pessoas são responsáveis por implementar estratégias para melhorar a visibilidade orgânica de um site nos motores de busca.
O que as pessoas com dúvidas fazem geralmente? Procuram no Google. Por isso, hoje ele é um dos maiores buscadores do mundo, e as páginas bem posicionadas e ranqueadas recebem mais cliques.
É dessa forma também que o Google avalia os sites como os mais relevantes para uma determinada busca. E com as técnicas certas, o SEO consegue gerar mais tráfego qualificado para o site. Achou interessante? Se candidataria para uma vaga assim?
12 – Social Media
Os Social Media são aqueles que cuidam de um ou mais perfis pessoais ou corporativos nas redes sociais. Mas não é só isso. Esses profissionais planejam conteúdo, postam, respondem, interagem com seguidores, promovem eventos, gerenciam comunidades e até crises públicas, quando necessário.
Tão grande é a demanda de atenção na internet que até as subcelebridades ou celebridades contam com pessoas determinadas para essa função.
13 – Streamer
Os criadores de conteúdos digitais focados na transmissão ao vivo ou em gravação de partidas de jogos online são conhecidos como streamers.
Essa é uma das profissões que atualmente está mais em alta, porque une entretenimento e algumas paixões de brasileiros, como jogos virtuais, esportes e séries, por exemplo.
Uma live pode render novos fãs e milhares de reais na sua conta. Nada mal para quem antes vivia no anonimato, não é mesmo?
14 – Tiktoker
A rede de vídeos curtos e personalizados virou uma febre entre pessoas de diversas idades e regiões. Esse é um excelente canal para quem quer aumentar sua audiência e estabelecer uma relação mais direta com seu público. Por isso, tem sido a escolha de boa parte dos Influencers.
Para ser um Tiktoker você precisa ser irreverente e procurar se destacar. Pense em cenas cotidianas ou em maneiras criativas de passar o seu recado.
15 – UX Writer
Eles pensam na experiência mais informativa. Sabe aquele texto de um botão que você clica no aplicativo para pedir um lanche do almoço? E o texto de feedback na tela do seu computador, quando você vai preencher um formulário e vem uma mensagem de erro?
Eles foram criados por esses profissionais que criam textos claros e concisos para orientar quanto ao uso ou navegação de um produto digital. Pode ser um site, um aplicativo, um chatbot ou um botão com CTA.
16 – YouTuber
Os canais de YouTube podem ser monetizados como uma forma de recompensa pelo seu trabalho. Agora, você também pode ser apoiado pelos anunciantes do seu canal, portanto os vídeos que produz podem render dinheiro no final do mês.
Para desfazer aquela visão mais amadora, muitos youtubers investem em equipamentos gravações e em edições dignas de cinema. Se você é um criador de conteúdo e adora uma câmera, já pode ir avaliando essa opção.
Conclusão
Como você viu, as novas previsões de marketing digital estão se expandindo e vão exigir novas competências. Se você gosta de tecnologia e vive antenado nas principais tendências, já entendeu isso né?
E você, o que faz hoje? Como está se qualificando para ser esse profissional que todas as empresas querem? Conta pra gente no espaço mais abaixo destinado aos comentários.
Esse conteúdo é uma transcrição do vídeo 16 profissões do marketing digital publicado em nosso canal no YouTube. Para conferir na íntegra, basta dar play na janela que está a seguir: