Veja aqui algumas dicas do que você pode fazer para precificar um produto de maneira correta ao começar seu comércio online.
Sejam iniciantes ou não, os empreendedores costumam ter dúvidas sobre como precificar um produto da loja virtual. A etapa de definição de preços pode parecer complexa, mas ela é a base para um negócio prosperar.
Saiba que a precificação envolve mais que apenas digitar um valor num site ou inserir a etiqueta de preço. O valor de um produto determina desde as finanças da empresa até o posicionamento no mercado; por isso, é uma etapa essencial para aumentar as vendas e a participação de mercado.
A seguir, daremos algumas dicas de como realizar esse processo e garantir que seus valores sejam competitivos e ajudem a gerar lucro para o seu estabelecimento.
Dicas de como precificar um produto
Entenda a importância da precificação
Algumas pessoas avaliam o preço apenas como uma taxa de câmbio. Este é o principal erro que alguém pode cometer como empreendedor, pois saber como precificar um produto é o reflexo de tudo o que você faz como empresa.
Após definir um preço adequado, o resto serve para justificar este valor: o trabalho de sua equipe de vendas, o planejamento do time de marketing, as atividades financeiras e jurídicas, além da fabricação do seu produto.
Desse modo, uma boa precificação ajuda a satisfazer o consumidor, definir o público-alvo, enfrentar a concorrência e operacionalizar a sua empresa.
Conheça seu público-alvo
Você precisa descobrir quem é o seu cliente e quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto. Isso ajuda a determinar o seu preço ideal de forma que gere um lucro saudável para sua empresa.
Uma forma simples e eficiente de conhecer melhor o seu público é fazer uma pesquisa, e isso pode ser utilizando um formulário do Google Forms.
Além dos dados demográficos, algumas perguntas que você pode fazer é quais são os maiores desafios, desejos e medos dos consumidores. Não esqueça de dar algum incentivo para as pessoas preencherem o formulário.
Com seu público-alvo definido, é a hora de criar a sua persona, que são representações fictícias do seu público-alvo e auxiliam na tomada de decisão.
Compreenda o mercado e os competidores
Conheça qual é o valor cobrado por empresas de sua região ou negócios que vendem produtos parecidos com o seu. Faça uma boa pesquisa e descubra quanto eles vendem, por qual valor e para quem.
As flutuações do mercado de ações, as taxas de desemprego, uma nova legislação e a tendência de consumo afetam o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto. Então, fique de olho no mercado e nos seus concorrentes!
No entanto, lembre-se que você está operando em seus termos, com suas despesas gerais e margens de lucro. Embora seja ótimo acompanhar como eles estão definindo o preço dos produtos, você precisa colocar sua empresa em primeiro lugar.
Se, ao fazer isso, você identificar que o seu preço está acima da concorrência, é hora de parar e refletir sobre a melhor ação a ser tomada. Afinal, você corre o risco de ficar com o estoque parado.
Saiba tudo sobre o mercado online
Tão importante quanto conhecer o mercado local é estar bem informado sobre os concorrentes online. Afinal, eles estão a poucos cliques de distância.
Para organizar as suas estratégias, pense nas seguintes etapas:
- Faça uma planilha com os preços dos principais concorrentes;
- Anote o que eles oferecem como benefícios, como frete grátis, brindes e garantias;
- Veja o que eles fazem de diferente para se destacar,
- Observe como eles falam de seus produtos, das qualidades e das características únicas que justificam o preço.
- Análise feita? O próximo passo é avaliar como desenvolver uma estratégia para se diferenciar. Você quer se posicionar como uma loja de alto valor ou de baixo custo?
É importante definir bem seu posicionamento, pois cada um exige comportamentos distintos para precificar produtos de sua loja virtual.
Determine sua margem de lucro
A determinação da margem de lucro talvez seja uma das partes mais importantes de sua estratégia, pois, após deduzir os custos fixos da empresa e do produto, ela é a porcentagem da receita que você gera em cada unidade.
Saber quais modelos de precificação funcionam melhor em seu setor pode simplificar a forma de definir o valor de um produto. Conheça algumas estratégias que você deve considerar, antes de decidir a melhor para sua empresa.
Markup
Uma das maneiras mais simples de definir o preço de seu produto é utilizar o custo como base. Essa estratégia nada mais é que calcular os custos totais necessários para sua produção e, em seguida, adicionar uma margem de lucro percentual para determinar o preço final.
Por exemplo, digamos que você tenha projetado um item com os seguintes custos:
- custos de material = R$ 20;
- custos de mão de obra = R$ 10;
- total = R$ 38.
- Em seguida, você adiciona uma porcentagem de diferença entre o custo e o preço de venda, chamada de markup. Vamos supor que o seu markup seja de 50%. Se o custo total é R$ 38, você deve somá-lo com 50% de R$ 38, obtendo um valor final de R$ 57.
Contudo, tome cuidado! O markup é uma saída rápida na precificação, mas o cálculo não garante que todos os custos da operação serão pagos, servindo apenas como uma estimativa.
Observe que markup e margem de lucro são conceitos diferentes. Enquanto o primeiro é o percentual aplicado aos produtos (ou seja, o lucro desejado), o segundo é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos.
Preço orientado para o mercado
Também conhecido como estratégia de preços baseada na competição, os valores orientados para o mercado comparam produtos semelhantes. O vendedor define o preço mais alto ou mais baixo que seus concorrentes, dependendo de quão bem seu próprio produto corresponde. Esta estratégia pode ter três tipos:
- acima do mercado: fixando o preço de seu produto acima da concorrência, você destaca-o como sendo de maior qualidade ou melhor desempenho;
- preço de mercado: vendendo seu item pelo mesmo preço que seus concorrentes, você maximiza o lucro e permanece competitivo;
- abaixo do mercado: usando dados como referência e precificando um produto abaixo dos concorrentes, você atrai clientes que procuram itens mais baratos.
Cada uma das estratégias tem seus prós e contras. Com preços orientados para o mercado, o importante é entender os custos de fabricação de seu produto e a qualidade em comparação aos concorrentes.
Precificação dinâmica
Conhecida como preço com base no tempo ou preço de demanda, a precificação dinâmica é uma estratégia em que as empresas definem valores flexíveis para um produto ou serviço, com base nas exigências atuais do mercado. Você já ouviu falar na tarifa dinâmica da Uber? É exatamente isso!
O preço dinâmico é o ato de alterar um valor várias vezes, ao longo do dia, da semana ou do mês, para melhor corresponder aos hábitos de compra do consumidor.
Seja qual for a estratégia de precificação escolhida, para ter uma margem de lucro realista você precisa determinar o número necessário de vendas para cobrir, pelo menos, seus custos.
É bom considerar os custos fixos para os negócios e as despesas variáveis por produto. A partir desse ponto, você pode ajustar sua estratégia de preços para determinar uma margem competitiva e otimizada. Afinal, não faz sentido reduzir seus preços se não for gerar o lucro esperado, não é mesmo?
Faça testes
Uma excelente estratégia para ver se seu preço está bem definido é realizar o chamado teste A/B. Ele funciona assim: você desenvolve uma campanha paga nas redes sociais, com anúncios, chamando para uma página de captura, em que estará a sua oferta.
Nessa campanha, em vez de direcionar o cliente para apenas uma página, você pode direcioná-lo para duas, em que cada uma possuirá o mesmo produto, porém, com um preço diferente.
Assim você consegue medir se o preço mais barato está gerando a quantidade necessária de vendas para compensar as perdas na margem de lucro.
Reveja as estratégias de preços ao criar uma loja virtual
Não deixe o medo de escolher o preço “errado” impedi-lo de lançar sua loja. Os valores sempre irão evoluir com o seu negócio e, desde que eles cubram suas despesas e forneçam algum lucro, você pode testar, avaliar suas estratégias e ajustá-las conforme evolua.
Para isso, utilize dados e métricas para garantir que você atinja sempre seus lucros ideais. É bom sempre considerar como está o seu fluxo de caixa, o histórico de vendas e as mudanças no mercado. Você pode fazer isso uma vez a cada trimestre. O mais importante sobre o processo de como precificar um produto é que o custo ajude a construir um negócio sustentável.