Confira alguns elementos que você deve observar para criar um post de blog amigável ao SEO e entregar conteúdo de qualidade.
Este post é uma tradução do material 10 tips for an awesome and SEO-friendly blog post, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.
Escrever posts de blog requer habilidade. Para manter os leitores interessados, você deve pensar na estrutura do seu conteúdo e torná-lo agradável. Porque se as pessoas gostarem e entenderem seu post, é muito provável que o compartilhem com outros – e isso aumentará suas classificações.
Sendo assim, se você quer melhorar suas habilidades de escrita e suas classificações, comece com essas dicas sobre como escrever um post de blog otimizado para SEO!
O que considerar ao escrever um post?
Pode parecer que escrever para SEO e escrever para atrair e engajar seu público são dois objetivos conflitantes. Mas isso não é verdade. Claro, se você quer escrever um post otimizado para SEO, você deve destacar as palavras que deseja ser encontrado em um lugar proeminente. Mas o uso excessivo de palavras-chave prejudica severamente a legibilidade do seu texto.
De fato, uma alta densidade de palavras-chave pode até ser um sinal para o Google de que você pode estar exagerando nas palavras-chave no seu texto, o que pode afetar negativamente suas classificações.
Este post fornece dicas sobre como escrever posts de blog que sejam otimizados para SEO e legíveis. Esses dois objetivos devem sempre andar de mãos dadas. Porque acreditamos que escrever em uma linguagem compreensível traz mais visitantes e os mantém em seu site!
Antes de começar: faça pesquisa de palavras-chave
Antes de começar a escrever, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave. Se você quer dominar os resultados de pesquisa, terá que descobrir quais palavras seu público realmente procura. Esses são os tópicos sobre os quais você deve escrever e as palavras-chave que deve usar no seu texto.
Quando você tiver feito sua pesquisa e criar uma lista de palavras-chave focais para escrever, é hora de começar a escrever. Aqui estão 9 dicas para terminar com um ótimo post de blog!
Dicas de escrita para posts de blog otimizados para SEO
Acima de tudo, seu post de blog precisa ser um bom texto. Ao começar um novo post, muitos blogueiros simplesmente começam a escrever. Embora isso possa funcionar para algumas pessoas, outras precisam de mais orientação. Pessoalmente, sempre sigo estas ‘regras’ quando escrevo um novo blog.
1. Pense antes de escrever!
Antes de começar, pense cuidadosamente sobre a mensagem do seu texto. Ajuda a responder às seguintes perguntas:
- O que você quer dizer aos seus leitores ou qual pergunta central você quer responder?
- Qual é o propósito do seu artigo?
- O que você quer que seus leitores façam no final da página?
Também é bom pensar na intenção de busca que alguém pode ter. Uma maneira fácil de obter uma visão sobre isso é olhando para os resultados de pesquisa para o termo de busca que você quer classificar.
2. Crie uma estrutura para seu post
Para escrever um post de blog legível e otimizado para SEO, você precisa criar uma estrutura clara. Isso significa que cada post deve ter:
- uma espécie de introdução (na qual você apresenta seu tópico);
- um corpo (no qual a mensagem principal é escrita);
- uma conclusão (na qual você resume as ideias principais ou tira uma conclusão).
Em algumas frases, escreva o que você quer dizer em todas as três seções. Agora você criou um resumo do seu post. Isso o ajudará a criar um post de blog estruturado e legível. Agora a escrita real pode começar.
3. Use parágrafos e cabeçalhos
Todo mundo usa parágrafos, mas nem todo mundo os usa bem. Por exemplo, pode ser tentador começar cada nova frase em uma nova linha porque parece agradável. Mas você não deve fazer isso! Também não deve fazer seus parágrafos muito longos, pois cada um deve ter sua própria ideia ou assunto.
Então, pergunte a si qual é a ideia principal de cada parágrafo. Você deve ser capaz de resumir essa ideia principal em uma frase. Se isso não for possível e precisar de mais frases para explicar a ideia principal, você simplesmente deve usar mais parágrafos.
Cabeçalhos adequados também ajudam seus leitores a entender do que uma parte específica do seu texto trata. Se você quer que as pessoas encontrem seu caminho através de seus artigos, use subtítulos para guiá-los. Subtítulos ajudam os leitores a escanear sua página e esclarecem a estrutura dos seus artigos. Eles não são apenas importantes para a legibilidade, mas também para SEO. É por isso que também aconselhamos usar sua palavra-chave em alguns de seus subtítulos.
Não use sua palavra-chave em todos os títulos! Isso fará com que seu texto pareça pesado e artificial. Além disso, afastará as pessoas de continuar lendo.
4. Use palavras de transição
Palavras de transição ajudam as pessoas a escanear seu texto e entender a relação entre frases e parágrafos.
Por exemplo, digamos que há três razões para as pessoas comprarem seu produto. Você deve usar palavras de sinalização como: ‘em primeiro lugar’; ‘em segundo lugar’ e ‘finalmente’. Além disso, palavras como ‘no entanto’, ‘da mesma forma’ e ‘por exemplo’ dão um sinal claro para seus leitores.
Os leitores perceberão instantaneamente que uma conclusão seguirá após palavras como ‘para resumir’ ou ‘em resumo’. Palavras de transição são, portanto, muito importantes para adicionar estrutura ao seu texto.
5. Use palavras-chave relacionadas
Encher seu artigo com sua palavra-chave focal torna-o menos atraente para ler e pode prejudicar suas classificações. O Google está ficando mais inteligente, afinal. Ele quer que você escreva conteúdo que os usuários amem. Ele não quer que você use sua palavra-chave focal em todas as outras frases, porque o Google agora tem outras maneiras de analisar sobre o que é seu texto.
Por exemplo, uma das maneiras que o Google entende o tópico do seu texto é reconhecendo sinônimos e outras palavras-chave que estão relacionadas à sua palavra-chave focal. É por isso que você deve usar sinônimos e palavras-chave relacionadas ao longo do seu texto.
Sinônimos são relativamente fáceis de pensar, mas encontrar as palavras-chave relacionadas certas é um pouco mais desafiador.
6. Otimize o comprimento do seu artigo
Certifique-se de que seus posts de blog tenham um mínimo de 300 palavras, mas mantenha o comprimento do seu artigo equilibrado. O Google gosta de artigos longos. No entanto, se seu artigo for muito longo, você pode assustar os usuários. Então, o que você deve fazer?
Nosso conselho é escrever artigos de tamanho curto a médio. Quando você sabe que é um escritor habilidoso, também pode tentar escrever artigos mais longos. E lembre-se de continuar usando sua palavra-chave focal ao longo do seu texto para garantir que você termine com um post de blog otimizado para SEO!
7. Link para conteúdo existente
Se você já escreveu conteúdo sobre o mesmo tópico que seu post atual, não se esqueça de linkar para e a partir desses posts. Chamamos isso de linkagem interna. Tanto seus leitores quanto o Google agradecerão por isso, porque isso os ajuda a gerenciar seu conteúdo e entender as relações entre diferentes conteúdos no seu site.
Portanto, dedique algum tempo para linkar para e a partir do seu conteúdo anterior.
Para resumir, a linkagem interna é útil porque:
- Sua estrutura de links também é importante para suas classificações no Google;
- Linkar para outros conteúdos sobre um assunto é ótimo para seus leitores, pois eles podem estar interessados em ler esses posts relacionados também;
- Isso os ajuda a navegar pelo seu site! Isso tornará seu novo post de blog (e os posts existentes) mais fortes, porque você mostra sua autoridade no assunto.
8. Deixe outras pessoas lerem seu post
Antes de publicar seu post, certifique-se de deixá-lo ser lido por outra pessoa primeiro. Pergunte se elas entendem o conceito principal do seu post e convide-as a corrigir quaisquer erros de digitação e erros gramaticais. Elas podem ajudá-lo fornecendo uma visão objetiva sobre a legibilidade e atratividade do seu texto.
Se você tiver alguém na sua equipe que seja especialista no tópico sobre o qual você está escrevendo, certifique-se de passar seu post por ela. Dessa forma, ela pode verificar se você está cobrindo tudo o que precisa e dar sugestões para tornar seu post ainda melhor.
9. Adicione conteúdo regularmente
Adicionar novos posts de blog regularmente ao seu site diz ao Google que seu site está ativo. Isso é importante! Se seu site não estiver ativo, o Google o rastreará com menos frequência e isso pode afetar negativamente suas classificações.
Mas não poste apenas por postar! Certifique-se de que tudo o que você postar seja conteúdo de alta qualidade: artigos informativos e bem escritos que entretenham os leitores e correspondam à intenção de busca deles.
Se você tiver dificuldade em postar regularmente, pode ser uma boa ideia criar um calendário editorial para seu blog. Isso permite estruturar o processo de uma maneira que se encaixe em você e em sua equipe. Também é uma boa ideia atualizar seus posts antigos ocasionalmente para evitar que fiquem desatualizados.