Criar uma política de frete é importante para qualquer loja virtual. Veja aqui quais são as opções e como trabalhar com elas.
Certamente você já se deparou com vários carrinhos abandonados no seu e-commerce, não é mesmo? Sabia que grande parte desse abandono se dá ao frete e até mesmo a ausência de uma política de frete?
Caso queira saber como planejar a sua política de frete, veja aqui quais são as opções e como trabalhar com elas.
O que é política de frete?
Política de frete é basicamente um documento que explica como funciona o frete na sua empresa, trazendo informações como prazos e valores, por exemplo.
Perguntas como “quanto custa o frete”, “qual o prazo de entrega” e “quais as modalidades de envio” são dúvidas que todo consumidor tem antes de realizar uma compra, e muitas vezes são fatores que fazem o seu cliente abandonar o carrinho.
Segundo o Opinion Box, 66% dos consumidores desistem da compra quando o frete é maior do que esperavam e 29% quando o prazo de envio é mais longo.
Ter uma política de frete bem definida garante a transparência com o cliente, conquista a confiança, alinha as expectativas e evita que o cliente abandone o carrinho, além de facilitar a vida do seu cliente.
O que inclui uma política de frete?
Como vimos, a política de frete possui pontos importantes. Vejamos a seguir quais são eles.
Prazo de entrega
Qual consumidor não fica na expectativa para receber a tão esperada encomenda? Sendo assim, esclareça o funcionamento de prazos da sua loja.
A dica é responder às perguntas simples, mas que farão toda a diferença na hora do consumidor decidir pela compra.
- Quantos dias para o envio depois do pagamento?
- São contatos somente dias úteis?
- Existe dia específico para a postagem das encomendas?
Assim, o cliente sabe exatamente como será feito o envio do pedido e sua empresa vai ganhar mais credibilidade. ?
Cobertura de entrega
Informe a área de cobertura e regiões de entrega. Em caso de entregas internacionais, liste os países disponíveis e os prazos de para cada localidade. Inclua também restrições de envio, caso haja, e informe se o cliente pode retirar sua encomenda nas agências dos Correios.
Modalidades de envio
Especifique as modalidades de envio e se sua loja trabalha com Correios, transportadoras, delivery ou retirada em loja física. Não esqueça de deixar claro os valores, prazos e área de cobertura para cada modalidade de envio, ok?
Valores de frete
Todo consumidor já se deparou com fretes absurdos e desistiu da compra, e você não vai querer que isso aconteça, certo?
Explique o funcionamento de cada modalidade e em quais casos o frete poderá ser grátis. Assim, o cliente ficará ciente das condições antes de adicionar diversos produtos no carrinho e ficar frustrado no final com o valor da entrega. É muito chato quando isso acontece.
Atrasos
Imprevistos acontecem por diversos fatores que muitas vezes não dependem mais da loja, fazendo o produto não chegar no prazo estipulado. Mas, e aí, como o cliente deve proceder?
Para contornar essa situação, ofereça o melhor suporte e descreva como ele poderá entrar em contato para saber o que houve, quais as responsabilidades da loja e como resolver a questão. Lembre-se que receber a encomenda com atrasos é muito desagradáveis. ?
Status da entrega
Disponibilizar o rastreamento da entrega é simples e pode ser feito enviando um link de rastreio por e-mail, pelo WhatsApp ou outro canal que a sua empresa disponibilize. O importante aqui é o consumidor saber por onde anda o seu pedido.
Política de troca e devolução
A política de troca e devolução deve estar atenta ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei do E-commerce.
Ressalte os principais pontos, mas disponibilizar a lei na íntegra com um link para visualização será importante para a compreensão. Explique de forma clara como proceder, quais são os prazos, a cobertura por lei e outras informações essenciais.
Por que criar uma política de frete?
Vamos destacar aqui os principais pontos para criar uma política de frete e ajudar seu e-commerce a crescer sempre mais.
Conformidade com a Lei
No Decreto Federal 7.962/2013, uma das determinações é que os prazos de entrega devem ser informados, de modo acessível e claro para os clientes. Por isso é indicado esclarecê-los na política de frete, sempre tentando explicar como funcionam as entregas do e-commerce.
Mais conversão nas vendas
Um dos principais motivos para os clientes abandonarem o carrinho e desistirem da compra é a falta de clareza sobre prazos e valores de frete.
Quando a marca disponibiliza a política de frete em um lugar acessível para todos, gera mais confiança e o cliente se sente seguro para finalizar a compra.
Um ponto importante é que muitos clientes estarão utilizando o seu e-commerce pela primeira vez, e isso faz toda a diferença para realizarem a compra e aumentar a conversão em vendas.
Melhorar a experiência do usuário
Toda conversão em vendas vem da experiência do usuário. Se ela for positiva, venda feita, mas se for desastrosa pode gerar uma grande decepção da marca, principalmente hoje onde tudo ocorre em tempo real.
Busque proporcionar uma experiência satisfatória, onde ele possa encontrar tudo que precisa e tirar dúvidas de forma simples, rápida e eficaz. A compra em um e-commerce precisa ser segura, fácil e prazerosa, e isso é fundamental se você tem a intenção de fidelizar o seu cliente.
Desafogar os canais de atendimento
Quanto menos problemas, menores serão os chamados nos canais de atendimento.
Para o sucesso de um e-commerce o bom relacionamento com os clientes é fundamental, bem como fornecer informações importantes sem que precisem recorrer aos canais de atendimento.
Onde divulgar sua política de frete?
Por ser uma parte importante do negócio, é interessante que o documento da política de frete apareça em algumas áreas do seu site. ?
Barra de anúncio do site
Separe um espaço do site para informações importantes relacionadas ao frete ou algum incentivo que pode ser entrega grátis ou valor fixo para uma determinada região. Dessa forma, você aproveita o destaque para disponibilizar um “clique aqui e saiba mais sobre nossa política de frete”.
No rodapé do site
Geralmente o final da página do site será o primeiro lugar onde o cliente irá buscar por informações sobre a marca, como links de atendimento e redes sociais. Por isso, colocar as políticas de frete no rodapé do site pode ser muito eficiente.
Na página do produto
Aqui pode ser um lugar estratégico, pois o cliente estará analisando os produtos. Pode conter um comunicado simples sobre a política de frete ou uma aba para informações mais detalhadas. Utilizando esse espaço, o cliente já poderá saber se vai ou não prosseguir com a compra.
No FAQ da sua loja
A página do FAQ é um lugar interessante para disponibilizar a política de frete, por conter todos os questionamentos que um cliente possa ter ao realizar uma compra.
Conclusão
Prontos para fazer a política de frete do seu e-commerce? Mais do que expor as leis do e-commerce sobre entregas, disponibilizar facilmente a sua política de frete traz segurança ao cliente, credibilidade e destaque para sua marca.