Você sabe como fazer uma pesquisa de mercado? Confira nosso post e decubra como criar uma pesquisa para te ajudar a entender mais seu público-alvo.
A pesquisa de mercado é um estudo em que o empreendedor coleta dados que ajudarão no desenvolvimento do seu negócio. Também é uma importante etapa no processo de fundação de uma empresa, pois, a partir dela, é possível obter informações sobre fornecedores, concorrentes e clientes.
Entenda de uma vez por todas o que é pesquisa de mercado, por que ela é tão importante no processo de abertura de um negócio e como você pode fazer uma sem gastar muito ou quase nada!
Tópicos abordados neste artigo:
- O que é uma pesquisa de mercado
- Tipos de pesquisa de mercado
- Como fazer uma pesquisa de mercado
O que é pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado serve para reunir dados e informações valiosas sobre o público-alvo de uma empresa e seus potenciais clientes, além de ajudar a entender o segmento no qual a companhia está inserida. Ela é essencial para a criação de campanhas de marketing eficazes e para a tomada de decisão.
Na etapa inicial do negócio, sua pesquisa de mercado deve revelar pontos fortes e fracos dos seus concorrentes para que você encontre formas de se destacar. Além do aspecto do seu público-alvo.
É possível fazer a pesquisa criando um formulário com perguntas como idade, profissão, região onde vive, o que costuma consumir, entre outras. Com esses dados, é possível determinar as necessidades e os desejos dos clientes para criar campanhas de marketing digital.
Tipos de pesquisa de mercado
Para entender como fazer pesquisa de mercado, é necessário conhecer os tipos que existem. Há duas categorias de pesquisas de mercado que se combinam para gerar um resultado mais preciso, a primária e a secundária.
Pesquisa primária
A pesquisa primária é aquela em que você mesmo busca informações sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Através de conversas e entrevistas com clientes e concorrentes, você começará a segmentar sua atuação no mercado.
Faz parte dessa categoria uma pesquisa exploratória, que não tem um roteiro de perguntas definido nem dados estatísticos, mas que ajuda a definir um caminho. Basicamente, você vai levantar problemas em potencial do seu negócio, o que inclui fazer a si mesmo questionamentos para definir melhor seus objetivos.
Em seguida, é hora de fazer uma pesquisa específica, ou seja, um estudo mais aprofundado. Aqui, será possível ver dados concretos em relação aos objetivos definidos. Por exemplo, na categoria de clientes, você pode selecionar uma pequena amostra do seu público para descobrir informações sobre ele.
Pesquisa secundária
A pesquisa secundária é feita a partir de grandes levantamentos realizados por órgãos de pesquisa que disponibilizam registros gratuitamente. Um exemplo são as fontes públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o próprio Sebrae, que tem muitos relatórios sobre mercado, varejo, indústria e comércio.
Além disso, você pode buscar ainda mais, selecionando até mesmo fontes comerciais, que são pesquisas com vários dados específicos sobre o mercado. Esta última geralmente requer um investimento mínimo. Aliás, a internet será uma grande aliada em todo o processo, independentemente do tipo de pesquisa adotado.
Com seu resultado, você vai entender o que as pessoas estão buscando e como o seu produto pode suprir as necessidades delas. Ao contrário do que parece, a pesquisa de mercado não é complicada de se fazer, mas requer dedicação e determinação do empreendedor.
Como fazer uma pesquisa de mercado
Para entender como elaborar uma pesquisa de mercado, é possível utilizar a internet como aliada. Você pode distribuir sua pesquisa para as pessoas responderem por meio de e-mail, WhatsApp ou formulários do Google, por exemplo. Confira abaixo 5 passos para você fazer a sua:
1) Saiba o objetivo da pesquisa de mercado
Vamos considerar aqui que você está na fase inicial do seu negócio e, no momento, o principal objetivo é estudar os clientes em potencial. Sendo assim, embora a pesquisa possa trazer informações sobre os concorrentes, o foco será no público-alvo.
2) Defina a amostragem
Para saber como fazer uma pesquisa de mercado para um produto, é preciso direcionar sua pesquisa e definir um número mínimo de entrevistados. Por exemplo, se a ideia é vender roupas íntimas, mais especificamente lingeries, é preciso escolher uma amostragem coerente. Nesse exemplo, entrevistando, pelo menos, 100 mulheres entre 18 e 45 anos.
3) Elabore as perguntas
Seja o mais explicativo e objetivo possível e evite dualidades, as pessoas não devem ficar em dúvida sobre o significado dos questionamentos. Além das questões de múltiplas escolhas, é interessante ter algumas discursivas. Você também pode usar as pesquisas secundárias para levantar mais informações sobre seus principais concorrentes.
4) Colete as respostas
Existem alguns serviços de pesquisa on-line, em que você paga uma quantia e a empresa garante o número estipulado de respostas segmentadas. Porém, você pode usar as redes sociais para divulgar sua pesquisa. Alguns empreendedores até saem com uma prancheta na mão e entrevistam as pessoas na rua. Descubra o método mais eficiente que vai te ajudar a chegar aos resultados desejados.
5) Interprete os dados
Após recolher as respostas direto com seu público-alvo e também do mercado, em geral, você precisa interpretar os dados. Comece agrupando as respostas similares, assim, é possível identificar padrões de comportamento e consumo. Uma forma de compilar as informações sobre potenciais clientes é criando personas.
Leia nosso artigo sobre como criar personas e veja dicas exclusivas, além de entender como conhecer seu público-alvo pode te ajudar a desenvolver estratégias de marketing eficientes!
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