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Saiba mais sobre a definição de personal branding, qual sua importância e como desenvolver sua marca pessoal com sucesso. Confira!

O personal branding nunca foi tão importante para freelancers e empreendedores como hoje. Na era da internet, a chave para se diferenciar da concorrência é construir uma marca pessoal. Qualquer pessoa com acesso à internet pode construir uma audiência, posicionar-se como um especialista e começar a atrair clientes para seus negócios.

E engana-se quem pensa que o conceito de marca é apenas para empresas e associações. Atualmente, as próprias pessoas são o produto ou a “face” de seu negócio pessoal. Neste artigo, você irá entender o que é personal branding no contexto tecnológico e como é crucial para o sucesso de um empreendimento online. 

O que é personal branding?

Personal branding, nada mais é do que a projeção de sua persona pública. Por meio dela, você pode comunicar seus valores, crenças, objetivos e propósito. A criação de uma marca pessoal está relacionada ao seu valor e como você quer que seu negócio seja visto pelos potenciais clientes.

A maioria das pessoas está mais interessada em seguir outras pessoas do que seguir empresas específicas. Portanto, construir um público para sua marca pessoal pode ajudar a aumentar a exposição de sua empresa, caso você seja um empreendedor, ou ajudá-lo a se posicionar como especialista numa área, caso você seja freelancer.

Por que criar uma marca pessoal?

Grandes empreendedores, como, por exemplo, Elon Musk, que possui em torno de 38,9 milhões de seguidores no Twitter, têm marcas pessoais fortes que usam para aumentar a exposição e atrair mais clientes para suas empresas. Criar uma marca pessoal forte e autêntica é a chave para garantir mais trabalhos, considerando que o mercado digital é promissor, mas competitivo.

Com uma marca pessoal, você cria sua própria identidade digital, pela qual as pessoas lhe reconhecerão na internet. Por outro lado, sem ela é impossível criar uma reputação e autoridade online.

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Quem pode se beneficiar disso?

A tendência é que o número de empreendedores e freelancers aumente, tendo como foco a atuação em plataformas online, sites e redes sociais. Nesse sentido, nunca houve um momento mais importante para definir sua presença online como agora, em que as oportunidades vêm se expandindo.

Os perfis que podem se beneficiar da criação de uma marca pessoal são diversos. Isso porque qualquer pessoa que queira impulsionar um projeto, serviço, produto ou mesmo portfólio necessita de uma estratégia de marca pessoal.

No contexto atual, essa estratégia de comunicação é especialmente interessante para profissionais independentes ou freelancers de todas as áreas. Com uma marca pessoal, você terá:

  • Confiança e autoridade;
  • Destaque na mídia;
  • Rede de contatos sólida, 
  • Mais clientes.

Quando você cria uma estratégia de branding que mostra claramente quem você é, o que faz e como ajuda os outros, é muito mais fácil para outras pessoas verem o valor em se conectar com você.

Agora que você já conhece os benefícios de ter uma marca pessoal e como aprevietar as ferramentas de divulgação, confira como fortalecê-la por meio de um site. 

4 passos para fortalecer sua marca pessoal por meio de um site

A criação de um site próprio deve ocupar papel central na estratégia de fortalecimento de uma marca pessoal. Ter uma presença forte nas redes sociais também é importante, mas você não possui ou controla nenhuma das plataformas sociais nas quais cria uma presença. Veja o passo a passo a seguir:

1. Registrar um domínio pessoal

O domínio nada mais é que a definição de um nome para conectar ao seu site. Para adquirir um domínio, você pode pagar individualmente por ele ou adquirir junto a um plano de hospedagem. Na HostGator, os planos com assinatura anual contam com domínio incluso.

O processo é bem simples: basta pesquisar pelo nome de domínio desejado a fim de verificar sua disponibilidade. Caso esteja disponível, clique em “Registrar” e siga as etapas de conclusão. Se você ainda tem dúvidas sobre o papel de cada um deles e quer entender de uma vez por todas o que é Domínio e o que é Hospedagem, você está no lugar certo! Assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

2. Criar o site

Com o domínio criado, você vai precisar contratar uma hospedagem. Trata-se de um espaço em um servidor que armazena todos os dados do seu site, como textos, vídeos, imagens e HTML. Depois, basta escolher uma plataforma de desenvolvimento de websites.

Você também pode utilizar o Criador de Sites, que vai permitir que você crie uma página web de forma descomplicada, com recursos elaborados de personalização. De modo geral, o Criador de Sites é uma solução prática para começar a sua presença online.

3. Criar um e-mail profissional

Além do site, você também precisa investir em um e-mail profissional para fortalecer sua marca pessoal.

O interessante é que seu endereço de e-mail corresponda ao domínio de seu site, por exemplo:

Essa é uma estratégia usada para trazer mais confiança e credibilidade aos clientes.

4. Produzir conteúdo

O marketing de conteúdo também é fundamental para construir seu personal branding, já que ajuda a ganhar a credibilidade das pessoas por meio de conteúdos de qualidade, aprimorando sua gestão de relacionamento.

Para entender mais sobre marketing de conteúdo e como desenvolver uma relação com seus clientes a partir disso, pois bem, neste vídeo, você vai aprender algumas dicas com nosso parceiro Darlan Evandro.

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

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  • Tópicos deste conteúdo

  • O que é personal branding?

  • Por que criar uma marca pessoal?

  • Quem pode se beneficiar disso?

  • 4 passos para fortalecer sua marca pessoal por meio de um site

    • 1. Registrar um domínio pessoal

    • 2. Criar o site

    • 3. Criar um e-mail profissional

    • 4. Produzir conteúdo

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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