Saiba como usar a palavra-chave negativa e evite que a sua campanha apareça caso alguém busque por uma palavra ou termo específico.
Compreender o que é palavra-chave negativa é algo fundamental. Afinal, ela pode impactar no resultado das suas campanhas de tráfego pago no Google Ads.
Ao contrário do que muitos pensam, para anunciar e ter resultados, não basta investir determinado valor e criar uma campanha. É preciso ter estratégia e saber utilizar ao máximo os recursos que a plataforma pode oferecer.
Por exemplo, você sabia que é possível impedir o seu anúncio de aparecer para termos que não são relevantes para a sua estratégia? É sobre isso que vamos falar ao longo do artigo. Vale a pena conferir!
O que é palavra-chave negativa?
Palavra-chave negativa é uma palavra ou conjunto de palavras que você pode pré-configurar no Google Ads. Ao fazer isso, elas não ativem os seus anúncios em caso de buscas.
Esse tipo de ferramenta é muito utilizada pelos gestores de tráfego para maximizar a assertividade das campanhas. Por meio dela, os anúncios aparecem apenas para pessoas com as intenções de busca desejadas.
Para contextualizar e facilitar o seu entendimento, imagine o seguinte:
Você está configurando uma campanha de anúncios para vender notebooks premium, ou seja, com configurações robustas e, em virtude disso, preços mais elevados. Nesse tipo de situação, você pode incluir como palavras negativas, termos como:
- Barato;
- Usado;
- Menor preço.
Na prática, isso vai fazer com que você economize dinheiro e maximize o retorno dos seus anúncios. Com essa estratégia, eles não serão exibidos para pessoas que estão buscando justamente o contrário, ou seja, equipamentos com preço baixo.
O que diferencia a palavra-chave negativa das demais?
O que diferencia palavras-chave negativas das demais é o papel que elas desempenham dentro das campanhas de tráfego pago no Google Ads.
Enquanto as palavras-chave tradicionais são usadas para direcionar e atrair tráfego relevante, as palavras-chave negativas possuem a função oposta. Neste caso, elas servem para filtrar e excluir o tráfego indesejado.
Vamos voltar ao exemplo do notebook. Se uma empresa vende notebooks premium e adiciona “barato” como palavra-chave negativa, ela não aparece nas buscas por itens a preços baixos.
Em outras palavras, isso reduz o número de cliques de usuários que não estão interessados nos produtos anunciados. Com isso, a companhia otimiza a eficiência no uso dos recursos e, por consequência, a taxa de conversão.
Diante disso, se você ainda não utilizava palavras-chave negativas nos seus anúncios, é hora de revisar suas campanhas!
Quais são os tipos de palavra-chave negativa existentes?
Na hora de configurar uma palavra-chave negativa, você poderá utilizar uma das seguintes configurações:
- Correspondência ampla: basta informar a palavra-chave ou termo desejado;
- Correspondência de frase: É preciso informar a palavra ou termo entre o sinal de aspas – “exemplo”;
- Correspondência exata: É preciso informar a palavra ou termo entre o sinal de chaves – [exemplo].
Na sequência, vamos explicar melhor como funciona cada tipo de palavra-chave negativa. Confira!
Palavras-chave negativas de correspondência ampla
Palavras-chave negativas de correspondência ampla são configuradas para evitar a exibição de anúncios para um conjunto de termos relacionados.
O uso de palavras-chave negativas de correspondência ampla é de extrema importância. Ele impede que o anúncio seja mostrado quando a pesquisa contém todos os termos negativados, mesmo que eles estejam em uma ordem diferente.
Sendo assim, ao configurar a palavra-chave negativa de correspondência ampla: tênis de corrida, o seu anúncio não seria exibido para buscas como:
- Tênis de corrida azul;
- Corrida tênis;
- Tênis de corrida.
No entanto, poderia ser exibido para buscas como:
- Tênis azul;
- Tênis para corrida.
Palavras-chave negativas de correspondência de frase
Palavras-chave negativas de correspondência de frase, funcionam como uma espécie de meio-termo entre a correspondência ampla e a correspondência exata.
Neste caso, o seu anúncio não será veiculado quando a pesquisa incluir os termos exatos da palavra-chave na mesma ordem.
Suponhamos que você configure palavra-chave negativa de correspondência para tênis de corrida. Fazendo isso, seu anúncio não seria exibido para buscas como:
- Tênis de corrida azul;
- Tênis de corrida.
No entanto, poderia ser exibido para buscas como:
- Tênis azul;
- Tênis para corrida;
- Corrida tênis.
Palavras-chave negativas de correspondência exata
Por fim, temos as palavras-chave negativas de correspondência exata. Nelas, o seu anúncio não aparece em pesquisas com termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem e sem palavras extras.
No entanto, o anúncio vai continuar sendo veiculado se a pesquisa incluir os termos da palavra-chave negativa acrescido de outras palavras.
Sendo assim, ao configurar a palavra-chave negativa de correspondência exata: tênis de corrida, o seu anúncio não seria exibido para buscas como:
- Tênis de corrida.
No entanto, poderia ser exibido para buscas como:
- Tênis azul;
- Tênis para corrida;
- Tênis de corrida azul;
- Corrida tênis.
Como criar uma lista de palavras-chave negativas?
Agora que você conhece o conceito de palavras-chave negativas, é hora de aprender a criar sua própria lista. Confira as orientações abaixo:
Acesse o planejador de palavras-chave
Para começar utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google. Insira um termo relevante para o seu negócio, como, por exemplo: “hospedagem”.
Analise as sugestões de palavras-chave
Na sequência, examine as sugestões de palavras-chave fornecidas pela ferramenta. Por exemplo, ao inserir “hospedagem”, você pode obter sugestões como:
- Hospedagem gratuita;
- Hospedagem compartilhada;
- Serviços de hospedagem.
- Entre outras.
Avalie a intenção do usuário
Considere a intenção por trás de cada sugestão. Sendo assim, se o seu objetivo é oferecer um serviço de hospedagem paga, seria interessante excluir termos como:
- Grátis;
- Gratuita;
- Sem custo.
Crie sua lista de palavras-chave negativas
Com base na análise, crie uma lista de palavras-chave negativas para inserir na sua campanha do Google Ads.
Implemente e monitore
Por fim, monitore continuamente o desempenho e ajuste a lista conforme necessário para garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas para usuários relevantes.
Lembre-se sempre de considerar a intenção do usuário ao criar sua lista de palavras-chave negativas. Ter esse cuidado lhe ajudará a direcionar os seus anúncios para o público certo, economizando recursos e melhorando a eficácia de suas campanhas.
Por que usar palavra-chave negativa?
Usar palavras-chave negativas em suas campanhas do Google Ads pode oferecer uma série de benefícios. Além disso, elas contribuem para o sucesso e eficiência de suas estratégias.
A seguir, vamos destacar alguns motivos para você adotá-las quanto antes!
Criar grupos de anúncio relevantes
Ao fazer uso das palavras-chave negativas, você conseguirá refinar e segmentar seus grupos de anúncios de uma forma mais precisa.
Na prática, isso significa seus anúncios aparecendo apenas para usuários que possuem maior probabilidade de se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Melhorar o CTR
Excluindo termos para os quais não quer ser encontrado, é possível aumentar a relevância dos seus anúncios para quem os visualiza.
Esse simples cuidado geralmente resulta em uma maior taxa de clique (CTR). Dessa forma, seus anúncios se tornam mais propensos a atrair a atenção de usuários que estão genuinamente interessados.
Aumentar a taxa de conversão
Com as palavras-chave negativas, você impede que eles apareçam para curiosos ou pessoas sem intenção de adquirir o que está anunciando.
Sendo assim, os seus anúncios se tornam mais assertivos e a taxa de conversão começa a subir. Ou seja, a maioria das pessoas que visitam o anúncio compram o seu produto ou serviço.
Esse é o que podemos chamar de cenário ideal, pois o retorno do seu investimento em publicidade paga se torna muito interessante.
Deixar o CPC baixo
Com um público mais qualificado, você reduz o desperdício de orçamento em cliques pouco promissores. Isso, por sua vez, costuma contribuir para manter o CPC (custo por clique) mais baixo.
Conclusão
Neste artigo você conferiu o que é uma palavra-chave negativa e quais são os seus tipos. Além disso, descobriu como elas podem impactar positivamente o resultado das suas campanhas de tráfego pago no Google Ads.
Agora, é hora de colocar o aprendizado em prática. Aproveite para configurar suas campanhas com base nas nossas dicas e no conhecimento que você acabou de adquirir.