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Conheça o que são as palavras-chave long tail e como ela pode ajudar em sua estratégia de conteúdo focada em SEO.

Este post é uma tradução do material What are long-tail keywords?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.

“Se você quer que seus posts tenham uma boa classificação, você deve escrever sobre palavras-chave long tail”. Você provavelmente já viu esse conselho comum de SEO antes. Mas o que queremos dizer com palavras-chave long tail? E por que você deve escrever sobre elas? 

Aqui, vamos explicar o que são palavras-chave long tail e como elas podem ajudar você a se classificar. Incluindo exemplos!

O que são palavras-chave long tail? 

No SEO, distinguimos entre palavras-chave principais e palavras-chave long tail. Uma palavra-chave long tail é mais específica do que uma palavra-chave principal e, na maioria das vezes, mas não necessariamente, consiste em mais palavras. 

A palavra-chave principal é um termo geral sobre o qual muitas pessoas escrevem. Uma palavra-chave long tail é um tópico mais específico ou um subtópico do termo principal. Geralmente, menos pessoas criam conteúdo sobre esse tópico.

Como elas ajudam você a se classificar? 

A ideia é bastante simples. Como mencionado acima, há menos conteúdo na web sobre palavras-chave long tail, porque menos pessoas escreveram sobre elas. Menos conteúdo significa menos concorrência! Como a concorrência não é tão acirrada, é mais fácil superar outras páginas com conteúdo sobre palavras-chave long tail nos motores de busca.

Além disso, você pode descobrir que é mais fácil direcionar uma intenção de pesquisa específica com palavras-chave long tail. A intenção de pesquisa é o “porquê” por trás de uma pesquisa: alguém quer apenas informação ou está procurando comprar algo? Ou algo completamente diferente?

Exemplo de uma palavra-chave long tail 

Vamos ver um exemplo. Um exemplo de palavra-chave principal ou frase-chave é “livros educacionais para crianças”. Existem muitos livreiros, editores e blogueiros escrevendo sobre livros educacionais. Se você está começando com seu site, seria praticamente impossível se classificar para esse termo.

O que você deve tentar é focar em um nicho para o seu blog ou sua loja. Encontrar um nicho significa direcionar um grupo muito específico de pessoas. Você pode fazer isso criando conteúdo muito específico: conteúdo sobre palavras-chave long tail! 

Um exemplo de palavra-chave long tail poderia ser: “livros educacionais para adolescentes autistas”. Se você escrever conteúdo de alta qualidade sobre um tópico especializado como esse, pode superar a concorrência por esses termos long tail. 

Além disso, se você estiver direcionando usuários que têm a intenção de comprar livros, pode incluir esse termo e focar seu conteúdo em responder a essa busca. Talvez até incluir uma busca local: “onde comprar livros educacionais para adolescentes autistas em São Paulo”.

Estratégia de longo prazo 

Você pode pensar: “Mas eu quero me classificar para a palavra-chave principal. Ela recebe muito tráfego!” De fato, mas se você se classificar na página 10 para essa consulta, não vai tirar muito proveito disso. Pode gerar muito tráfego, mas nada que se converta em vendas ou consultas. 

Portanto, aconselhamos começar com as palavras-chave long tail, menos competitivas. Quando você tiver escrito vários artigos sobre palavras-chave long tail relacionadas e se classificar para elas, pode mirar em um termo que se aproxime do termo principal.

Voltando ao exemplo de “livros educacionais para adolescentes autistas”. Você poderia escrever sobre “livros educacionais para pré-escolares autistas”, “livros ilustrados para crianças autistas” e “lendo histórias para seu filho autista” também. Dessa forma, o Google perceberá que você tem bastante conteúdo especializado sobre esse tópico.

Se você reunir todo esse conhecimento em um artigo principal, por exemplo, “livros educacionais para crianças autistas”, e garantir que todos os seus artigos long tail estejam vinculados a este artigo principal, aumentará suas chances de classificação para o artigo principal.

Se isso funcionar, você pode começar a escrever conteúdo de alta qualidade sobre outros tipos de livros educacionais para crianças. Lentamente, mas com certeza, você estará se aproximando dos termos principais. Chamamos isso de estratégia de conteúdo pedra angular.

Maior conversão também! 

Menos concorrência não é a única vantagem de escrever sobre palavras-chave long tail. Se você se concentrar em um nicho, seus visitantes se converterão mais facilmente em clientes, assinantes de newsletters ou o que você estiver buscando — especialmente se você atender à intenção de busca deles. 

Digamos que seus visitantes estejam procurando por um tipo muito específico de livro. Se eles acessarem seu site, especializado exatamente nesses tipos de livros, provavelmente encontrarão e comprarão os livros que estão procurando. Mais um motivo para focar na long tail!

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  • O que são palavras-chave long tail? 

  • Como elas ajudam você a se classificar? 

    • Exemplo de uma palavra-chave long tail 

  • Estratégia de longo prazo 

  • Maior conversão também! 

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  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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