Você sabia que a taxa média de abandono de carrinho no e-commerce foi de 82% em 2017? E um dos motivos que mais influenciam no fechamento de uma venda online é a segurança da página de checkout. Por isso, é fundamental dedicar um cuidado especial à página de pagamento, para evitar o risco de fraudes […]
Você sabia que a taxa média de abandono de carrinho no e-commerce foi de 82% em 2017? E um dos motivos que mais influenciam no fechamento de uma venda online é a segurança da página de checkout. Por isso, é fundamental dedicar um cuidado especial à página de pagamento, para evitar o risco de fraudes e transmitir mais confiança ao seu cliente.
Neste post vamos abordar os principais aspectos ligados à segurança do e-commerce. E, a página de checkout se torna protagonista por ser o ambiente destinado para o pagamento online. Portanto, vale a pena ler até o final para garantir que o seu e-commerce está seguro e não corre riscos de:
- fraudes online;
- invasões;
- prejuízos financeiros;
- sequestro de dados;
- queda nas vendas;
- provocar insegurança no consumidor.
A importância de uma página de checkout segura
Você certamente não compraria num site que não é seguro. O seu cliente também não. E no ano passado o Google passou a alertar os clientes quando um site não é seguro. Portanto, para evitar que seus clientes abandonem o carrinho de compras é imprescindível que a página de checkout tenha certificado SSL.
Se você ainda não está familiarizado com o termo, a gente explica: o SSL (Secure Socket Layer) é um certificado digital que usa a criptografia para mascarar as informações. Essa medida aumenta a segurança dos dados e o visitante do seu site pode realizar as compras com mais tranquilidade. Quando um site tem o Certificado SSL a URL é sinalizada como HTTPS, numa referência a Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.
A instalação do certificado SSL é essencial para tornar a página de checkout do seu e-commerce mais segura. Afinal de contas, com esse nível a mais de segurança é possível proteger os dados e informações financeiras dos clientes. Para que não reste dúvida alguma vamos listar os principais benefícios do certificado SSL:
- o custo é acessível;
- a instalação é fácil;
- o Google recomenda o uso;
- aumenta a segurança do site;
- atende a expectativa dos usuários.
Cuidados que você deve ter com a página de checkout
O objetivo do seu e-commerce deve ser criar uma experiência positiva para os clientes do começo ao fim da compra. Mas, como o foco deste post é a página de checkout listamos abaixo alguns aspectos que influenciam diretamente no fechamento das compras.
Preocupe-se com a segurança
Como você já percebeu essa deve ser a prioridade de qualquer e-commerce. Afinal de contas, a falta de segurança pode resultar no fechamento de lojas virtuais. É o que aponta um estudo da Serasa Experian, que identificou que o prejuízo causado por fraudes online é o principal motivo de os e-commerces encerrarem suas atividades.
Crie um checkout objetivo
Além dos cuidados com a segurança, também é fundamental que a página de checkout seja o mais objetiva possível. Uma pesquisa do Instituto Baymard revelou que 27% dos compradores abandonam o carrinho de compras quando o checkout é muito extenso e complexo. Portanto, menos é mais!
Ofereça opções de pagamento
Você sabia que muitos brasileiros não têm conta bancária ou não possuem cartão de crédito? Portanto, ofereça mais de uma opção de pagamento. Afinal, quando o cliente chega até a página de checkout é porque ele tem real interesse em finalizar a compra. Não desperdice essa oportunidade de conversão.
Confirme a compra do cliente
Todo mundo que compra pela internet fica ansioso pela chegada do produto (ao menos um pouquinho). Agora, imagine concluir a compra e não receber a confirmação de que deu tudo certo. Para evitar qualquer dúvida, a dica é incluir na página de checkout uma mensagem de confirmação do pedido. Assim, o cliente fica mais tranquilo, e sabe que deu tudo certo e basta aguardar.
Valorize a experiência do usuário
Sabe quando você entra numa loja física e é mal atendido ou não encontra o que procura e fica com aquele sentimento negativo? Na internet acontece a mesma coisa. Por isso, é imprescindível que os e-commerces valorizem a experiência do usuário. Portanto, além de dedicar uma atenção especial à página de checkout, procure melhorar toda a navegação do site.
7 passos para garantir a segurança do seu site
Você já deve estar convencido de que a segurança é fundamental para qualquer e-commerce e que a página de checkout influencia diretamente nas vendas. Então, listamos alguns passos essenciais para garantir segurança do seu site:
- Mantenha todos os seus softwares e plugins atualizados
- Use senhas seguras e atualize-as frequentemente
- Faça backup regularmente
- Invista em um detector de malware
- Tenha cuidado com as permissões dos usuários
- Tenha um Certificado SSL/HTTPS
- Proteja-se contra as vulnerabilidades
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