Saiba o que são os operadores de busca Google e quais são os principais deles para ajudar em suas pesquisas.
Você é daqueles que “dá um Google” para tudo? Ou trabalha na área de marketing digital e lida com sites e estratégias de conteúdo? Então conhecer os operadores de busca Google, levarão suas pesquisas para outro nível.
Afinal, os operadores de busca são “macetes” essenciais que ajudam a tornar as buscas mais específicas e assertivas, conforme objetivos específicos de pesquisa.
Não entendeu nada?
Calma! Explicaremos com detalhes neste conteúdo o que são os operadores de busca Google. De quebra, você verá como utilizá-los e porque eles podem aprimorar suas pesquisas de forma surpreendente.
Leia até o final e aproveite o conteúdo!
O que são operadores de busca Google?
Os operadores de busca Google são comandos representados por palavras e/ou símbolos. Eles permitem aprimorar os resultados de busca, conforme o que o usuário deseja obter como resultado da busca.
Nesse sentido, é possível restringir, expandir, especificar, comparar e combinar resultados, dependendo do operador de busca Google que você utilizar no buscador.
É um recurso bastante utilizado por profissionais da área de marketing digital. Sobretudo, profissionais que trabalham com criação de sites e criação de conteúdo SEO.
Isso possibilita que profissionais da área de sites realizem pesquisas rápidas e precisas para auditorias SEO nas URLs de um site. Também é possível verificar rapidamente o número de URLs indexadas, para identificar possíveis erros de indexação.
Já para profissionais de conteúdo, os operadores de busca Google agilizam a análise de palavras-chave combinadas. Eles também permitem ver como essas palavras-chave estão sendo trabalhadas nos conteúdos dos concorrentes.
Ainda confuso? Então continue a leitura, porque apresentaremos alguns exemplos para te ajudar a entender melhor como isso tudo funciona.
Como usar os operadores de busca Google?
Para explicar como usar os operadores de busca Google, apresentaremos dois exemplos simples: o “define:” e o “AND”.
O “define:” funciona para retornar, como resultado da busca, o significado de algo que você deseja pesquisar.
Já o operador “AND” retorna resultados que envolvem tanto o termo anterior quanto o termo posterior ao operador, descritos na pesquisa.
Esses são exemplos de operadores extremamente simples. Porém, é possível utilizar operadores bem mais complexos e até os combinar entre si, para resultados mais avançados. Mostraremos um exemplo de combinação do operador “site:” como o operador “” (aspas).
O operador “site” retorna resultados de um site específico. As aspas indicam que você busca pelo termo exato que está entre as aspas.
Dessa forma, combinando-os, você pode tanto analisar o uso de determinada palavra-chave no seu site, quanto no site dos seus concorrentes.
Isso ajuda a identificar pontos de melhoria e oportunidades de conteúdo. Com isso, é possível melhorar o ranqueamento do seu site para palavras-chave relevantes, por exemplo. Mas falaremos melhor sobre isso mais adiante.
Quais são os principais operadores de busca Google?
Existem inúmeros operadores de busca Google e outra infinidade de combinações possíveis que permitem chegar a resultados específicos. Aqui está uma tabela com os principais operadores utilizados:
Operador de Busca | O que faz? |
” (aspas) | Busca pela frase exata. Retorna páginas que contêm exatamente essa sequência de palavras. Ex: “clima tropical”. |
() (parênteses) | Agrupa termos ou operadores para controlar a lógica de busca. Ex: (cachorros OR gatos) AND cuidados. |
* (asterisco) | Substitui uma ou mais palavras desconhecidas ou coringas em uma frase. Ex: a * é amiga. |
– (hífen) | Exclui resultados que contêm a palavra especificada. Ex: receitas -carne excluirá resultados que mencionam “carne”. |
OR | Busca por páginas que contêm pelo menos uma das palavras especificadas. Ex: cachorros OR gatos. |
AND | Busca por páginas que contêm todas as palavras especificadas. Ex: cachorros AND cuidados. |
related: | Encontra sites relacionados ao domínio especificado. Ex: related:nytimes.com. |
site: | Restringe a busca a um site específico. Ex: site:wikipedia.org. |
define: | Retorna a definição da palavra especificada. Ex: define:algoritmo. |
inurl: | Procura páginas que contêm a palavra especificada na URL. Ex: inurl:esportes. |
cache: | Mostra a versão em cache do Google para o site especificado. Ex: cache:example.com. |
filetype: | Restringe a busca a um tipo específico de arquivo. Ex: filetype:pdf. |
intitle: | Busca páginas que contêm a palavra especificada no título. Ex: intitle:clima. |
allinurl: | Procura páginas que contêm todas as palavras especificadas na URL. Ex: allinurl:projetos github. |
intext: | Busca páginas que contêm a palavra especificada no texto. Ex: intext:tecnologia. |
allintext: | Busca páginas que contêm todas as palavras especificadas no texto. Ex: allintext:tecnologia inovação. |
source: | Restringe a busca a uma fonte específica em notícias. Ex: vacinas source:bbc.com. |
weather | Exibe a previsão do tempo para uma localização especificada. Ex: weather São Paulo. |
$ | Busca preços de produtos ou serviços. Ex: smartphone $300. |
Operadores de busca Google avançados
Como mencionado anteriormente, há alguns operadores de busca do Google que são considerados avançados. Eles ajudam bastante em estratégias de SEO e auditoria de sites, por exemplo.
Veremos, agora, alguns exemplos desses operadores e como eles podem ajudar nessas ações.
Avaliação dos concorrentes
Você pode avaliar os seus concorrentes utilizando alguns operadores de busca Google específicos e bastante interessantes.
É possível, por exemplo, identificar menções aos seus concorrentes em outros sites. Isso ajuda a identificar o tipo de estratégia que eles estão utilizando e oportunidades de modelar essas estratégias. Tal recurso ajuda a otimizar a estratégia de backlinks, por exemplo.
Nesse sentido, você pode utilizar a seguinte fórmula para identificar as menções de apenas um concorrente: Intext:”nome do concorrente” -site:sitedoconcorrente.com.
Uma combinação avançada para avaliar mais de um concorrente na mesma pesquisa, acrescentando parênteses: (intext:”concorrente 1″ OR intext:”concorrente 2″) -site:concorrente1.com -site:concorrente2.com
Note que nessa fórmula foram utilizados os operadores:
- Intext: que busca por páginas que contenham a palavra solicitada;
- Aspas: que restringe a busca apenas para a palavra específica;
- O sinal de subtração: que retira o site do concorrente da busca, para aparecerem apenas menções feitas em outros sites;
- Parênteses e OR: que aparecem no modo mais avançado e permitem agrupar termos para ampliar os resultados para mais de um concorrente.
A princípio parece muito com as terríveis fórmulas gigantes do Excel e Google Sheet, não é mesmo?
No entanto, entendendo o objetivo final e a função de cada um dos operadores separados, ficou bem mais fácil, certo?
Modelar a produção de conteúdo dos concorrentes
Também é possível utilizar os operadores para avaliar a quantidade de conteúdos que seus concorrentes produziram sobre uma determinada palavra-chave.
Dessa forma, é possível também avaliar a estratégia de conteúdo que eles estão utilizando. Outro caminho seria identificar possíveis lacunas que podem ser oportunidades de ranqueamento.
Nesse sentido, basta utilizar a fórmula: site: nomedodominio.com/blog “palavra-chave”. Dessa forma, você verá como resultado a quantidade de postagens que o seu concorrente já produziu sobre determinada palavra-chave.
Conclusão
Entender e aprender a utilizar os operadores de busca Google é muito importante para quem deseja aprimorar sua experiência de pesquisa. Eles também ajudam e ter insights rápidos para estratégias de conteúdo e marketing.
Afinal, estes operadores permitem gerar resultados que a busca convencional não retornaria. Quando utilizados de modo estratégico, podem ajudar profissionais a “espionarem” a concorrência, sem precisar de nenhuma ferramenta adicional além do Google.
Com as dicas deste conteúdo, certamente você irá mais “dar um Google” da mesma forma, não é mesmo? Bons insights!
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