Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba o que são os operadores de busca Google e quais são os principais deles para ajudar em suas pesquisas.

Você é daqueles que “dá um Google” para tudo? Ou trabalha na área de marketing digital e lida com sites e estratégias de conteúdo? Então conhecer os operadores de busca Google, levarão suas pesquisas para outro nível.

Afinal, os operadores de busca são “macetes” essenciais que ajudam a tornar as buscas mais específicas e assertivas, conforme objetivos específicos de pesquisa.

Não entendeu nada?

Calma! Explicaremos com detalhes neste conteúdo o que são os operadores de busca Google. De quebra, você verá como utilizá-los e porque eles podem aprimorar suas pesquisas de forma surpreendente.

Leia até o final e aproveite o conteúdo!

O que são operadores de busca Google?

Os operadores de busca Google são comandos representados por palavras e/ou símbolos. Eles permitem aprimorar os resultados de busca, conforme o que o usuário deseja obter como resultado da busca.

Nesse sentido, é possível restringir, expandir, especificar, comparar e combinar resultados, dependendo do operador de busca Google que você utilizar no buscador.

É um recurso bastante utilizado por profissionais da área de marketing digital. Sobretudo, profissionais que trabalham com criação de sites e criação de conteúdo SEO. 

Isso possibilita que profissionais da área de sites realizem pesquisas rápidas e precisas para auditorias SEO nas URLs de um site. Também é possível verificar rapidamente o número de URLs indexadas, para identificar possíveis erros de indexação. 

Já para profissionais de conteúdo, os operadores de busca Google agilizam a análise de palavras-chave combinadas. Eles também permitem ver como essas palavras-chave estão sendo trabalhadas nos conteúdos dos concorrentes.

Ainda confuso? Então continue a leitura, porque apresentaremos alguns exemplos para te ajudar a entender melhor como isso tudo funciona.

Como usar os operadores de busca Google?

Para explicar como usar os operadores de busca Google, apresentaremos dois exemplos simples: o “define:” e o “AND”.  

O “define:” funciona para retornar, como resultado da busca, o significado de algo que você deseja pesquisar.

operadores de busca Google
Utilizando os operadores de busca Google.

Já o operador “AND” retorna resultados que envolvem tanto o termo anterior quanto o termo posterior ao operador, descritos na pesquisa.

operadores de busca Google
Recorrendo aos operadores de busca Google.

Esses são exemplos de operadores extremamente simples. Porém, é possível utilizar operadores bem mais complexos e até os combinar entre si, para resultados mais avançados. Mostraremos um exemplo de combinação do operador “site:” como o operador “” (aspas).

O operador “site” retorna resultados de um site específico. As aspas indicam que você busca pelo termo exato que está entre as aspas. 

Dessa forma, combinando-os, você pode tanto analisar o uso de determinada palavra-chave no seu site, quanto no site dos seus concorrentes. 

Isso ajuda a identificar pontos de melhoria e oportunidades de conteúdo. Com isso, é possível melhorar o ranqueamento do seu site para palavras-chave relevantes, por exemplo. Mas falaremos melhor sobre isso mais adiante.

Quais são os principais operadores de busca Google?

Existem inúmeros operadores de busca Google e outra infinidade de combinações possíveis que permitem chegar a resultados específicos. Aqui está uma tabela com os principais operadores utilizados:

Operador de BuscaO que faz?
” (aspas)Busca pela frase exata. Retorna páginas que contêm exatamente essa sequência de palavras. Ex: “clima tropical”.
() (parênteses)Agrupa termos ou operadores para controlar a lógica de busca. Ex: (cachorros OR gatos) AND cuidados.
* (asterisco)Substitui uma ou mais palavras desconhecidas ou coringas em uma frase. Ex: a * é amiga.
– (hífen)Exclui resultados que contêm a palavra especificada. Ex: receitas -carne excluirá resultados que mencionam “carne”.
ORBusca por páginas que contêm pelo menos uma das palavras especificadas. Ex: cachorros OR gatos.
ANDBusca por páginas que contêm todas as palavras especificadas. Ex: cachorros AND cuidados.
related:Encontra sites relacionados ao domínio especificado. Ex: related:nytimes.com.
site:Restringe a busca a um site específico. Ex: site:wikipedia.org.
define:Retorna a definição da palavra especificada. Ex: define:algoritmo.
inurl:Procura páginas que contêm a palavra especificada na URL. Ex: inurl:esportes.
cache:Mostra a versão em cache do Google para o site especificado. Ex: cache:example.com.
filetype:Restringe a busca a um tipo específico de arquivo. Ex: filetype:pdf.
intitle:Busca páginas que contêm a palavra especificada no título. Ex: intitle:clima.
allinurl:Procura páginas que contêm todas as palavras especificadas na URL. Ex: allinurl:projetos github.
intext:Busca páginas que contêm a palavra especificada no texto. Ex: intext:tecnologia.
allintext:Busca páginas que contêm todas as palavras especificadas no texto. Ex: allintext:tecnologia inovação.
source:Restringe a busca a uma fonte específica em notícias. Ex: vacinas source:bbc.com.
weatherExibe a previsão do tempo para uma localização especificada. Ex:  weather São Paulo.
Busca preços de produtos ou serviços. Ex: smartphone $300.

Operadores de busca Google avançados

Como mencionado anteriormente, há alguns operadores de busca do Google que são considerados avançados. Eles ajudam bastante em estratégias de SEO e auditoria de sites, por exemplo. 

Veremos, agora, alguns exemplos desses operadores e como eles podem ajudar nessas ações.

Avaliação dos concorrentes

Você pode avaliar os seus concorrentes utilizando alguns operadores de busca Google específicos e bastante interessantes.

É possível, por exemplo, identificar menções aos seus concorrentes em outros sites. Isso ajuda a identificar o tipo de estratégia que eles estão utilizando e oportunidades de modelar essas estratégias. Tal recurso ajuda a otimizar a estratégia de backlinks, por exemplo.

Nesse sentido, você pode utilizar a seguinte fórmula para identificar as menções de apenas um concorrente: Intext:”nome do concorrente” -site:sitedoconcorrente.com.

Uma combinação avançada para avaliar mais de um concorrente na mesma pesquisa, acrescentando parênteses: (intext:”concorrente 1″ OR intext:”concorrente 2″) -site:concorrente1.com -site:concorrente2.com

Note que nessa fórmula foram utilizados os operadores:

  • Intext: que busca por páginas que contenham a palavra solicitada;
  • Aspas: que restringe a busca apenas para a palavra específica;
  • O sinal de subtração: que retira o site do concorrente da busca, para aparecerem apenas menções feitas em outros sites;
  • Parênteses e OR: que aparecem no modo mais avançado e permitem agrupar termos para ampliar os resultados para mais de um concorrente.

A princípio parece muito com as terríveis fórmulas gigantes do Excel e Google Sheet, não é mesmo? 

No entanto, entendendo o objetivo final e a função de cada um dos operadores separados, ficou bem mais fácil, certo?

Modelar a produção de conteúdo dos concorrentes

Também é possível utilizar os operadores para avaliar a quantidade de conteúdos que seus concorrentes produziram sobre uma determinada palavra-chave.

Dessa forma, é possível também avaliar a estratégia de conteúdo que eles estão utilizando. Outro caminho seria identificar possíveis lacunas que podem ser oportunidades de ranqueamento.

Nesse sentido, basta utilizar a fórmula: site: nomedodominio.com/blog “palavra-chave”. Dessa forma, você verá como resultado a quantidade de postagens que o seu concorrente já produziu sobre determinada palavra-chave.

operadores de busca Google
Outra forma de usar os operadores de busca Google.

Conclusão

Entender e aprender a utilizar os operadores de busca Google é muito importante para quem deseja aprimorar sua experiência de pesquisa. Eles também ajudam e ter insights rápidos para estratégias de conteúdo e marketing.

Afinal, estes operadores permitem gerar resultados que a busca convencional não retornaria. Quando utilizados de modo estratégico, podem ajudar profissionais a “espionarem” a concorrência, sem precisar de nenhuma ferramenta adicional além do Google.

Com as dicas deste conteúdo, certamente você irá mais “dar um Google” da mesma forma, não é mesmo? Bons insights!

Saiba mais sobre o Google com os posts abaixo:

Navegue por tópicos

  • O que são operadores de busca Google?

  • Como usar os operadores de busca Google?

  • Quais são os principais operadores de busca Google?

  • Operadores de busca Google avançados

    • Avaliação dos concorrentes

    • Modelar a produção de conteúdo dos concorrentes

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários