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Saiba o que vender na internet e inicie um negócio de sucesso! Mostramos 10 dicas de nicho e como abrir sua loja online.

Definir o que vender na internet é uma etapa pela qual todo empreendedor que abre uma loja online passa. Não faltam mercados para investir, há muita variedade de produtos, mas a questão comercial é sempre um ponto importante. Afinal, o que realmente vende bem, traz lucratividade e pode gerar uma empresa de sucesso

Depois de definir mercado e nicho para atuar, o trabalho não se encerra. Há muitas definições importantes que precisam ser conduzidas. Elas garantem que o negócio seja formalizado e, a partir disso, possa funcionar online de maneira legalizada e sem maiores problemas. Isso também é parte importante do processo de abrir uma empresa e vender na internet.

Neste post mostraremos como conduzir o processo de decisão sobre o que vender na internet, inclusive, com 10 dicas de nichos que podem ser lucrativos. Acompanhe e prepare-se para definir seus rumos!

O que é necessário para vender na internet?

Você já se perguntou, em algum momento, sobre o que é necessário para começar a vender online? Muitos empreendedores pecam em acreditar que basta começar um site e pronto, de momento em diante tudo será de ótimas vendas e muito sucesso. O problema é que o e-commerce requer muitos estudos, assim como um negócio físico.

Além da parte estratégica do trabalho, há ainda a parte operacional, como a logística, a infraestrutura de trabalho no dia a dia, entre outros pontos. Pensar em cada um desses itens é fundamental para construir o cenário perfeito de atuação. Veja a seguir alguns pontos que precisam ser estudados antes de começar a vender online!

Estudar o mercado e a concorrência

Conhecer o mercado em que você está entrando e analisar os seus concorrentes fará com que você possa pensar em diferenciais para se destacar. Afinal, não adianta abrir um negócio novo se não oferecer algo diferente para os clientes! 

Preparar uma boa infraestrutura

Depois que você já souber o que vender na internet, deverá pensar na infraestrutura necessária para oferecer seu produto. Isso vai desde definir se você trabalhará em casa ou terá um escritório até contratar uma equipe de contabilidade para assessorá-lo.  

Possuir um diferencial e oferecer inovação

A sua entrada no mercado digital deve ser marcada necessariamente por um diferencial. Só assim você conquistará clientes que antes compravam de concorrentes seus. Avalie que vantagens a sua empresa pode oferecer para despertar o interesse do seu público-alvo. 

Montar uma logística adequada

Trabalhar com comércio eletrônico significa dar conta de gerenciar o estoque, atender os pedidos e fazer os envios no prazo combinado. Olhando assim, a logística até parece simples, mas na prática, precisa ser estudada para que funcione bem. 

Por isso, na hora de pensar o que vender na internet, é fundamental ponderar as necessidades logísticas de cada produto. Uma loja virtual de roupas, por exemplo, precisa de uma logística bem mais simples do que uma loja virtual de louças e porcelanas. 

Adotar uma estratégia de venda online

Só quem conhece seus consumidores e domina todas as especificidades do produto sabe qual discurso deve ser adotado para atrair os clientes. Para determinado público, o serviço de pós-venda pode ser crucial. Para outro público, o preço pode ser mais atrativo. 

Fazer um plano de negócios

Um bom plano de negócios analisa o mercado, pensa no marketing, cria um plano operacional e lida com a parte financeira da empresa. Deste modo, é possível tomar as melhores decisões e minimizar os erros após a definição do que vender na internet.

Quais são as formalizações legais para vender na internet?

Domínio próprio ou domínio gratuito

Independentemente do que vender na internet, o gestor terá que escolher entre um domínio próprio ou um domínio gratuito. Para quem está começando a empreender, recorrer a um domínio grátis até pode ser uma boa solução. No entanto, a longo prazo, a sua loja precisará de um domínio pago. 

Plataforma para e-commerce

A decisão da plataforma para o e-commerce costuma ser acompanhada por muitas dúvidas. Na hora de ir em busca da melhor plataforma para seu negócio, considere as funcionalidades, a flexibilidade e as modalidades de pagamento, entre outros itens. Esses recursos são fundamentais para que você possa estabelecer um trabalho profissional. 

Fornecedor para loja virtual

No momento de pensar o que vender na internet, é essencial avaliar sobre o tipo de fornecedor que o comércio eletrônico precisará. Pode parecer exagero, mas o fornecedor tem muita influência no sucesso ou no fracasso do e-commerce. 

Ter um bom vínculo com os fornecedores da sua loja virtual é muito importante para garantir que você poderá cumprir as entregas no prazo previsto. Além disso, é necessário se certificar sobre a qualidade dos produtos. Veja aqui como conseguir fornecedores para a sua loja virtual.

Definir opções de pagamento

Quanto mais modalidades de pagamento estiverem disponíveis para os clientes, maiores serão as chances de concluírem a compra. Certifique-se sobre as opções de pagamento viáveis para você incluir e lembre-se de que a sua loja deve ter pelo menos boleto bancário e cartão de crédito.

Enquanto você estiver decidindo o que vender na internet, pense no comportamento de consumo do público-alvo e quais são os tipos de pagamento fundamentais para concluírem a compra. 

Assim você não correrá o risco de oferecer o produto que os clientes, mas de não poderem comprar por não trabalharem com aquela modalidade de pagamento. 

NFe e ICMS

Algumas questões burocráticas também são importantes para garantir que o negócio funcione dentro dos termos da lei. O recolhimento de impostos é obrigatório também para o e-commerce, o que resulta na necessidade de utilizar a NFe. Trata-se da nota fiscal, mas em uma versão eletrônica, muito utilizada por empresas que vendem pela internet.

O envio das NFes é obrigatório para toda compra realizada no site. Além disso, as empresas devem estar atentas ao recolhimento do ICMS. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é também uma exigência para o e-commerce. Portanto, estar atento a essas obrigações garante solidez e estabilidade à empresa.

Lei do E-Commerce

Toda loja online precisa seguir os termos da Lei do E-Commerce. Ela está associada ao Código de Defesa do Consumidor, ou seja, impõe deveres aos comerciantes virtuais. Os pontos abordados garantem uma relação comercial justa e segura para quem compra pela internet. 

Entre os termos que merecem destaque na Lei do E-Commerce estão as obrigações de troca e devolução de compras realizadas na internet. A legislação define que o consumidor tem por direito a solicitação de uma troca ou de devolução do direito em até sete dias a partir do recebimento do produto. Ou seja, todo e-commerce deve cumprir com isso.

Formas de entrega e frete

Consumidores precisam ter uma experiência de compra qualificada e capaz de preencher todos os requisitos de exigência. Não há dúvidas que, atualmente, a entrega das mercadorias seja um dos pontos que mais demandam atenção. Afinal, quem compra online quer receber sua mercadoria o mais rápido possível e por um preço baixo.

Portanto, empreendedores devem focar em fechar parcerias com empresas de entrega capazes de unir rapidez nas entregas e preço que cabe no bolso do consumidor. Esse deve ser um dos pontos de maior atenção para todo empreendedor que quer abrir uma loja online. Do contrário, muitas vendas podem ser perdidas, além de dificultar a fidelização do cliente.

Quando é necessário ter uma loja física junto com negócio online?

Com certeza você já deve ter pensado que conciliar uma loja física com um e-commerce é um bom negócio. Muitas empresas fazem isso, mas isso não quer dizer que é um caminho obrigatório que todos devem seguir Em alguns casos, é um movimento inteligente ter um negócio local, mas em outros, talvez não valha a pena, realmente.

Quem começa online nem sempre faz esse movimento. Afinal, os custos de ter um e-commerce são muito reduzidos se comparados a uma loja física. Você exclui aluguel de espaço, manutenção e uma série de outras questões. Mas, pode também ser importante levar sua marca virtual também para o ambiente físico.

Se você realmente acredita que pode ser uma boa, faça estudos antes de definir. Avalie os custos, o ticket médio, as margens de lucro. Enfim, faça muitas contas! Uma boa ideia é também abrir uma loja pop-up, ou seja, temporária, algo feito para lançar novos produtos ou coleções. Pode ser um bom termômetro para saber se vale a pena!

Qual é o investimento necessário para vender na internet?

Vender online requer investimentos. São custos em diferentes níveis, de acordo com a estratégia que você escolher. Pensar que você conseguirá iniciar um negócio, ainda que online, gratuitamente pode ser um grande erro.

Portanto, vamos ajudar você a ter uma perspectiva mais realista e concreta do quanto pode custar começar um negócio na internet. Saiba mais a partir de três realidades distintas.

Vender na loja virtual

A loja virtual é a opção mais completa de negócio online que você pode selecionar. É um site totalmente adequado para vendas, em que você irá cadastrar seus produtos, vendê-los e ainda vai divulgar tudo naquele espaço. Naturalmente, isso demanda mais custos, desde o início da ideia até a manutenção do negócio.

Para vender em uma loja virtual você precisará investir em:

  • criação da marca do seu negócio;
  • hospedagem de site;
  • custos com a plataforma de loja virtual;
  • estratégias de marketing e anúncios;
  • formalização do negócio;
  • aquisição ou produção de produtos.;
  • logística.

Vender no marketplace

O marketplace é uma opção diferente. Trata-se de ter uma loja dentro de um site que conecta consumidores com uma curadoria de marcas. No caso, você será uma dessas marcas que venderá em um site de grande visibilidade.

De fato, os custos de vender no marketplace são bem menores do que ter uma loja virtual. Você alcança um grande público, mas não dá o nome da sua marca a esse site.

Quando falamos em custos, os principais a considerar são:

  • criação de marca;
  • fotos e vídeos de produto;
  • publicidade online e marketing;
  • produção e aquisição de produto;
  • logística.

Vender no Instagram

O Instagram é também uma ótima plataforma de vendas, mas nem todo empreendedor sabe disso! Por lá, você pode marcar seus produtos com preço, nome e descrição, criando uma ponte para que os usuários fechem mais compras no seu site.

Para vender no Instagram, além dos custos de criação de marca e manutenção de um site (é necessário ter um) você precisará arcar com os anúncios impulsionados e fotos dos seus produtos.

Como selecionar os melhores produtos para vender na internet?

A seleção de produtos para vender em e-commerce requer uma análise baseada em estratégia. Não se trata de simplesmente definir o que faz sentido para o público-alvo e decidir se aquilo estará na sua seleção, ou seja, seu mix de produtos.

Os fatores a serem analisados vão permitir que você entenda se as pessoas realmente vão comprar o produto e se ele pode trazer lucratividade. A seguir, mostraremos quais são esses pontos a serem estudados e de que maneira eles responderão suas dúvidas se vale a pena investir ou não.

Não escolha o produto apenas pela demanda

É muito comum pensar em vender produtos que têm uma grande demanda, ou seja, todo mundo quer. O pensamento imediato é de que, se muitos desejam, as vendas serão altas e o negócio vai faturar muito. Isso pode até acontecer, mas é preciso avaliar outras questões além dessas. O negócio precisa estar pronto para vender cada um dos produtos.

Para oferecer algo você precisa ter garantias como:

  • a margem de lucro por cada produto vale a pena em relação ao seu custo de produção ou de aquisição?
  • a logística de envio do produto é simples?
  • o produto continuará sendo interessante comercialmente a longo prazo?
  • o produto tem relação com o mercado em que sua empresa está?

Considere suas preferências e produtos que conhece

Ainda que estejamos falando de negócios, é importante você ter interesse e identificação com o mercado no qual vai entrar. Decidir abrir uma loja online apenas para explorar um mercado lucrativo pode não ser uma boa ideia. Ainda que você tenha dinheiro para investir, a expertise é necessária para lidar com o público-alvo e o mercado.

A melhor escolha que você pode fazer é por um negócio que tenha relação com suas preferências e as coisas que você gosta. Fazer o que ama não vai trazer uma rotina perfeita, em que todo dia você será feliz, mas facilitará muito mais a sua vida. Além disso, você terá muito mais chances de sucesso, já que sabe o que está fazendo.

Faça uma pesquisa de mercado e entenda o público-alvo

Diferentes mercados apresentam distintas oportunidades. Portanto, conhecê-los a fundo é essencial para dar início a um negócio de sucesso. Cada público tem uma necessidade, uma dor e desejos específicos. Se você conhece essas questões, então o seu produto estará melhor posicionado para preencher as lacunas que essas pessoas têm.

As pesquisas de mercado permitem ter um entendimento aprofundado por seu consumidor médio, o que levará até mesmo a criar uma persona adequada. Esse modelo de estudo vai ajudar você não só a definir produtos para vender, mas também sua comunicação com o público. A ideia é gerar maior proximidade, fidelizar e vender de forma recorrente.

Procure o canal de venda certo para o produto selecionado

Canais de venda podem variar de um negócio para outro, ainda que estejamos falando do ambiente online. Cada mercado apresenta cenários distintos e, nessas variações, pode ser que os canais mudem de um para o outro. O ideal é saber quais desses canais são mais procurados pelo seu público-alvo e, então, investir nele.

Alguns públicos-alvo podem preferir comprar em uma loja virtual, enquanto outros se sentem mais confortáveis fazendo uma compra a partir do Instagram. Em alguns casos, o marketplace é suficiente, ou até mesmo um canal a mais para a loja virtual. Estudar as possibilidades permite encontrar os melhores canais e vender muito mais.

O que vender na Internet?

Durante muito tempo essa foi uma boa pergunta. Afinal, o que vender na internet e ter lucro? A questão é que o comércio eletrônico avançou tanto que hoje é difícil saber o que não vender na verdade. Mas, se estamos falando de escolhas estratégicas, ou seja, aquelas em que você dificilmente vai errar, há algumas ótimas opções. Confira 10 entre elas!

1. Bolsas na internet

Quem procura o que vender na internet pode encontrar nas bolsas uma excelente oportunidade de negócio. O produto é muito valorizado pelo público feminino e tem a excelente vantagem de não precisar ser experimentado pelos consumidores.

Veja algumas ideias de nicho:

  • Bolsas de festa
  • Bolsas de couro
  • Bolsas para viagens
  • Bolsas artesanais
  • Bolsas para computador
  • Bolsas de maternidade

2. Calçados online

Trabalhar com o setor de calçados é um grande desafio. Embora a logística de vendas seja simples, a concorrência no mercado é muito acirrada, o que faz com que a entrada de novas empresas tenha que ser muito planejada.

Confira alguns exemplos de nicho para vender calçados na internet:

  • Calçados femininos de tamanhos pequenos (por exemplo, 33 e 34)
  • Calçados brancos para profissionais da saúde
  • Calçados para pós-operatório
  • Calçados para noivas

3. Roupas online

O mercado de roupas é um dos que mais vende online. Isso significa que o produto é bastante promissor para quem quer uma ideia do que vender na internet. No entanto, a criação do negócio deve ser bem conduzida, pois a concorrência é bem forte. 

Dentro deste contexto, como vender pela internet? Criando uma marca bem planejada, que entre no mercado com o objetivo de suprir uma necessidade ainda não atendida.

O ideal é trabalhar com nichos que ainda não são atendidos pelas marcas maiores. 

Confira alguns exemplos:

  • Roupas de tamanhos grandes 
  • Roupas para gestantes
  • Roupas de segunda mão
  • Roupas sustentáveis

4. Roupas para revenda

Outra alternativa dentro do mercado de roupas é fornecer o produto para revenda ao invés de vendê-lo para o público final. Este ramo oferece uma boa oportunidade de negócio para quem procura o que vender na internet. 

Existem muitas alternativas de nichos de roupas para revenda, veja alguns exemplos:

  • Roupas de praia
  • Roupas de festa
  • Roupas íntimas
  • Roupas de ginástica
  • Roupas para idosos
  • Roupas para grávidas

5. Roupas dos Anos 60 na internet

As roupas vintages estão na moda e são uma boa possibilidade para os empreendedores que buscam o que vender na Internet. Muitas pessoas procuram por peças de quase 60 anos atrás para compor o visual ou até mesmo para vestir em festas à fantasia. Esse nicho pode ser promissor para quem busca uma ideia do que vender na internet.

6. Roupa Infantil e de Bebê online

Você segue em busca do que vender na internet? Saiba que o setor de produtos infantis é um dos que oferece maior possibilidade de retorno quando o assunto é vender roupas online. Um negócio bem planejado neste setor tem grande oportunidade de crescimento. 

7. Óculos na internet

Ainda em busca do que vender na internet? Vender óculos online pode parecer inusitado, mas tem grandes chances de crescimento caso o comércio eletrônico seja criado com um planejamento cuidadoso.

8. Sapatilhas na internet

Você já pensou em criar uma loja virtual de sapatilhas? Entre as muitas alternativas do que vender na internet, essa pode ser uma boa possibilidade. Um e-commerce que venda sapatilhas bonitas, confortáveis e com um bom preço tem muitas chances de se tornar referência nesse mercado.

9. Vestido de Festa online

Criar um comércio eletrônico de vestidos de festa parece audaz demais, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas que buscam o que vender na internet encontram neste nicho um caminho de sucesso.

Por se tratar de um produto com muitas especificidades e que será usado em uma ocasião bem especial, o comércio eletrônico deve oferecer o suporte necessário e já prever todas as dúvidas que as consumidoras terão sobre cada produto.

Este atendimento é, inclusive, uma oportunidade para a loja virtual se destacar da concorrência e competir no mercado.

10. Roupa fitness

O mercado de moda é por si só estabilizado e muito lucrativo. Agora, quando unimos isso com o de saúde e beleza, que também tem grande potencial, podemos chegar a resultados incríveis. As roupas fitness alcançam diversos públicos, de todos os gêneros, e podem trazer boas margens de faturamento e lucro. Você pode trabalhar com uma confecção própria ou revenda.

Entre os possíveis nichos para serem explorados estão:

  • roupas fitness para mulheres;
  • roupas fitness para homens;
  • roupas fitness plus size;
  • acessórios para práticas de exercícios (toalhas, garrafas, entre outros).

Passo a passo de como vender na internet para iniciantes

Está começando agora no negócio e não sabe como começar sua jornada de empreendedor na internet? O início pode até parecer assustador, mas esse medo passa conforme você avança em alguns pontos importantes. Veja a seguir um passo a passo para começar a vender online!

Faça o planejamento antes de iniciar

Começar do dia para a noite nunca é uma boa. Você pode ter a ideia mais incrível do mundo, mas ela só vai se transformar em um negócio rentável se você trabalhar bastante no planejamento. 

Assim, dá para pensar nos custos, nas demandas de gestão, nos produtos que irá vender, no público, entre outros pontos. Com tudo isso definido, certamente o negócio terá maior sucesso quando iniciar.

Escolha um nicho que esteja em alta

Nichos ajudam a segmentar ainda mais a atuação do seu negócio. Portanto, dê preferência para aqueles que estão em alta, vendendo bastante e que podem ser sustentáveis a longo prazo. Isso garante um negócio lucrativo!

Não deixe de considerar sua experiência com esse nicho. Além de ser uma área em alta, é importante escolher também aquela que você tem conhecimentos sobre.

Inicie com uma loja sem estoque

O dropshipping é uma ótima estratégia para quem ainda está começando a vender na internet. Manter um estoque custa caro, dá trabalho e pode gerar prejuízos se o negócio não der certo. Já pensou ficar com dezenas de produtos encalhados?

Com o dropshipping, seu fornecedor envia diretamente do depósito para a pessoa que comprou na sua loja online.

Entenda a legislação para montar uma loja virtual

A Lei do E-Commerce é o que vai direcionar todas as ações na loja virtual. Cumprir com essas definições é importante para atuar dentro do que a lei exige. Portanto, se você vai começar um negócio online, precisa se preocupar se ela estará regular ou não.

Antes de tudo, leia conteúdos sobre a lei e entenda todos os aspectos dela. Isso é fundamental para dar os próximos passos.

Defina o nome e registro de endereço

O nome do seu negócio precisa ser registrado na web como o domínio do website. Assim, sua loja virtual pode ter o nome do negócio no endereço dela na web. Isso é importante para trazer mais credibilidade para a sua empresa.

Antes de começar a montar seu site, você precisará definir e contratar uma hospedagem, o que requer o seu registro de domínio.

Escolha da plataforma de loja virtual

Uma boa plataforma de loja virtual é um dos requisitos mais importantes para um e-commerce. Você vai precisar de facilidade e funcionalidade na hora de cadastrar produtos, inserir informações e monitorar toda a atividade de vendas.

Se a plataforma de loja virtual é boa, o trabalho cotidiano flui com maior facilidade. Portanto, busque opções de plataformas escaláveis, eficazes e que caibam no seu bolso.

Configure a aparência

A identidade visual da sua marca precisa ser aplicada no ambiente online em que os produtos serão vendidos. Portanto, configurar a aparência da loja virtual é um processo feito diretamente na plataforma utilizada. Você poderá personalizar cores, formas, inserir logo, posicionar botões, entre outras coisas.

Garanta que a aparência da loja esteja de acordo com a identidade da sua marca. Isso vai gerar uma associação natural e reforçar a ideia da sua empresa na memória do consumidor.

Cadastre os produtos e faça boas descrições

Depois de escolher sua plataforma de loja virtual você poderá, enfim, cadastrar os produtos no seu site. Essa é uma tarefa corriqueira e que vai se repetir muitas vezes durante o tempo em que você gerenciar um e-commerce.

Não se esqueça de fazer descrições aprofundadas e detalhadas sobre seus produtos. Insira informações técnicas, de usabilidade e faça textos otimizados para SEO, inclusive, utilizando palavras-chave.

Use bons sistemas e ferramentas

Na operação e gestão cotidianas serão necessárias ferramentas de apoio ao trabalho. Eles ajudam a ter maior produtividade e controle em tudo que é necessário.

Portanto, certifique-se de contar com opções, como:

  • CRM para gerenciar vendas e clientes;
  • ERP;
  • softwares de automação de marketing.

Monte uma boa operação para sua loja virtual

A operação da loja virtual é o que vai garantir que tudo funcione bem a cada pedido que seu consumidor faz. Assim, ele receberá o produto certo, no tempo estimado e com todo o cuidado. A ideia é que um processo perfeito se repita a cada venda realizada.

Para que isso seja possível, é necessário montar uma operação eficaz e que traga resultados. Pense em tudo antes mesmo de começar a vender, então, você terá sucesso quando der o pontapé inicial.

Saber o que vender na internet é um desafio, sobretudo nos dias de hoje, em que a concorrência é grande. As dicas deste post podem abrir sua mente para uma escolha precisa e com maiores garantias de que o sucesso está mais próximo.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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