O que é SKU, para que serve e como usar na loja virtual? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre SKU e como aplicá-lo de forma simple!
Você já ouviu falar de SKU? Se ainda não ouviu falar, saiba que essa é uma palavra cada vez mais presente no vocabulário de empreendedores do comércio eletrônico. De forma simples, SKU significa Stock Keeping Unit.
Traduzindo do português de forma literal, isso significa Unidade de Controle de Estoque (UCE). Bem, acredito que agora você já tem uma pequena ideia do que SKU significa.Neste post, vamos mostrar o que é SKU, para que serve e como usar na loja virtual? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o que é SKU e como aplicá-lo de forma simples e prática!
O QUE É SKU?
Afinal, o que é SKU e o que significa. Então, SKU é a “unidade de manutenção de estoque” e – como o nome sugere – é um número (geralmente oito dígitos alfanuméricos) que os varejistas atribuem aos produtos para acompanhar internamente o estoque.
Quando acessado no seu ponto de venda (POS) ou sistema de contabilidade, um SKU é uma série de números que rastreiam informações exclusivas relacionadas a esse produto.
Ao contrário dos códigos universais de produtos (UPCs), os SKUs não são universais, o que significa que cada varejista tem seu próprio conjunto de SKUs para sua mercadoria.
Normalmente, os SKUs são divididos em classificações e categorias. Muitos varejistas usam a próxima série de números no SKU para agrupar produtos para análise. Por exemplo, 25-10xxx são fornos a gás e 25-20xxx são fornos elétricos. O próximo número pode ser um indicador de cor. Portanto, 25-1001x são fornos brancos e 25-1002x são fornos pretos.
PARA QUE SERVE O SKU?
Se você usar SKUs, o gerenciamento deles é incrivelmente importante. O gerenciamento de SKU permite que você analise o custo de transporte de cada produto, para ter certeza de que cada item do inventário atenda aos objetivos financeiros do negócio.
Quando bem feito, o gerenciamento de SKU permite otimizar seus níveis de estoque e compras (e aumentar a receita). Se mal executado, você terá altos custos de manutenção de estoque e menos capital disponível.
Você pode gerenciar SKUs manualmente ou pode adotar uma abordagem automatizada.
QUAL O OBJETIVO DO SKU?
Os SKUs são a melhor maneira para as empresas de transporte direto rastrearem seus próprios produtos. Esses códigos exclusivos permitirão que a empresa estabeleça estoques e garanta uma boa aquisição de produtos para evitar uma falta inesperada de estoque.
A equipe verificará regularmente os números de SPU para o número total de produtos que estão em nossos armazéns. Além disso, usaremos o SKU para conhecer as especificidades de cada produto.
O SKU se torna uma parte muito importante de todas as empresas de remessa ou atacado. Quando lidar com grandes lotes de pedidos, é vital saber que é possível entregar a quantidade certa de produtos no prazo.
O objetivo dos SKUs é ajudar as empresas a contabilizar com mais precisão e rapidez cada parte de seu inventário. Eles são diferentes dos números de modelo, mas os números de modelo podem ser incorporados a um SKU, se a empresa assim o desejar.
O QUE É SKU NA LOJA VIRTUAL?
A maioria das empresas de comércio usa SKUs para atender a essas três funções básicas:
- Inventário: Certifique-se de que uma quantidade aceitável esteja sempre disponível;
- Logística do armazém: facilita encontrar e empacotar rapidamente o produto correto;
- Especificação do item: indica diferentes variações do produto, como tamanho e cor.
Os SKUs eram tradicionalmente usados para identificar itens compráveis em lojas ou catálogos. As empresas online agora usam esses identificadores para a mesma finalidade, com sites substituindo – ou integrando – as vitrines físicas.Considere o seguinte exemplo:
Uma camisa de mulher em um estilo e tamanho específicos pode ser atribuída a uma unidade de manutenção de estoque como “4287-6”. Isso significa que é o estilo 4287 em um tamanho 6. Em outros casos, os SKUs podem conter características, incluindo:
- Descrição do item;
- Informações de embalagem;
- Identificação de cores;
- Termos de garantia;
- Informações do fabricante.
Muitas vezes, os SKUs não são visíveis para os clientes, pois são úteis principalmente para comerciantes e fornecedores de produtos. O cliente nunca deve precisar do SKU para fins pessoais.
O QUE É SKU DO VENDEDOR?
O SKU é um identificador usado com mais frequência pelos vendedores para encontrar itens que foram vendidos. O benefício e a finalidade de usar um SKU de comerciante
é a maneira mais eficiente de catalogar e rastrear itens no inventário do vendedor. Mas mesmo os vendedores individuais podem usar esse método bem organizado de catalogação de estoque.
Como cada item recebe um SKU de comerciante exclusivo, não pode haver nenhuma confusão sobre produtos alternados ou várias listagens. Se um vendedor estiver procurando por um item específico, usar o número de SKU é a maneira mais rápida de apresentá-lo em um resultado de pesquisa sem ter que examinar uma longa lista de outros itens semelhantes ou idênticos.
Uma prática sugerida atribuir um SKU de comerciante de um vendedor específico para cada item listado. Os vendedores também podem criar uma lista em massa com os SKUs anexados.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SKU PARA O ESTOQUE?
Isso, logicamente, permite um controle maior do estoque e acaba facilitando a integração do comércio eletrônico do empreendedor com sistemas de gestão do tipo ERP. Em algumas empresas ou comércios, o SKU tem outros nomes e acaba sendo chamado de model numbers, part numbers e até mesmo de código do produto, entre outras variações possíveis.
Mas algo precisa ficar bem claro aqui: SKU não representa, de modo algum, o mesmo que um código de barras. Há alguns tipos de gestores que acabam utilizando o código de barras como uma forma de SKU, mas isso é um erro. Porque? É simples. Se você deseja revender os produtos de um fornecedor, o seu fornecedor pode vir a acabar alterando o código de barras do seu produto e isso, caso ocorra, acabará fazendo com que o seu SKU venha a ficar fora de ordem.
COMO USAR SKU?
Daí, acabará gerando mais um trabalho, já que será necessário atualizar todos os locais em que ele venho a ser usado, como, por exemplo, o catálogo de lojas virtuais, o Mercado Livre e tabelas. Além disso, há outra diferença bem visível entre códigos de barras e SKU, que é o fato do SKU ser compreendido como uma forma lógica por qualquer tipo de pessoa, enquanto o código de barras acaba sendo lido exclusivamente por um leitor de código de barras.
Para dar um exemplo, digamos que tenhamos uma roupa da marca Levis. Uma calça jeans, de um modelo chamado SL, que possui o tamanho 36 e a cor preta. Como isso ficaria representada por SKU? Simples. O Levis da marca seria representado pelas três primeiras letras, ou seja, LEV.
Por sua vez, o tipo de produto que é esse jeans, seria representado por JN. Por sua vez, o modelo seria mantido como SL, assim como o número 36. Por fim, a cor preta seria representada apenas pelo P. Desse modo, o significado do SKU desse produto, em específico, seria LEV SL 36 P. Simples, não é?
Viu como é possível deixar todo um estoque muito bem organizado. Isso lhe fará poupar tempo e, consequentemente, lhe renderá frutos financeiros em breve. Porque como sabemos, tempo também é dinheiro. Informações necessárias para constar no SKU
INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER TIPO DE SKU
Confira:
- Quem foi o responsável por fornecer o produto;
- Qual é a marca do produto;
- Qual é o tamanho. Seja detalhista e coloque tamanho vertical e horizontal;
- Qual é a cor ou as cores;
- Que tipo de aparelho ou produto é este;
- Como o estoque pode vir a ser localizado;
Identificação de que tipo de produto se trata, ou seja, se é uma camisa, um notebook, uma TV ou um sapato. Isso é algo faz com que cada produto venha a ter um único SKU ou, para facilitar o entendimento, seu RG único.
DICAS PARA FACILITAR O USO DESSA FERRAMENTA
Agora que você já possui algumas informações úteis do que precisa constar em cada SKU, veja abaixo uma seleção de dicas que pode facilitar o uso dessa ferramenta fundamental para cada empreendedor. Confira:
Dicas: Nunca comece um SKU com o número zero. Só faça isso se for prioritariamente obrigatório;
Tente evitar, ao máximo, o uso de caracteres especiais, como o “,”, “*”, “%”, “#”, entre outros. Esse tipo de caracteres podem acabar confundindo você, o sistema e o seus funcionários. Justamente aqueles que mais precisam compreender com clareza o que é cada dígito;
Sempre que for possível, evite a utilização de letras que venham se confundir com números. Para ficar em dois exemplos óbvios, temos o O e I que se assemelham em muito com o 0 e 1;
Não seja longo. Use o mínimo de letras possíveis, sempre com siglas que venham a remeter ao produto em questão. Por exemplo, para Camisa Branca use duas letras, como C B;
SEMPRE TENTE USAR LETRAS
Isso, porque usar apenas números podem acabar fazendo com que haja muita confusão ou que o SKU fique muita grande. Isso, por sua vez, logicamente acabará complicando o entendimento que é exatamente o SKU;
TENTE CRIAR UMA VARIAÇÃO DE SKU
Uma para cada variação que o seu produto tiver. Por exemplo, se você pegar uma camisa branca e tiver quatro tamanhos distintos, faça distinções entre eles. Por exemplo: Camisa Branca 1 como CB1, Camisa Branca 4 como CB4;
USE O MÍNIMO POSSÍVEL DE NÚMEROS
Uma quantidade tão pequeno que eles não possam vir a serem confundindo com outros números que queiram se referir a uma quantidade. Logo, não coloquem três ou quatro números em sequência;
EVITE UTILIZAR CÓDIGOS DE BARRAS, SERIAIS OU NÚMEROS DE CONTROLE DO FABRICANTE
Já que eles podem vir a mudar a qualquer tipo de momento ou podem acabar sendo mais longos do que o necessário ou muito complexos para que possam ser compreendidos facilmente.
Agora que você já pode ver a importância do SKU para qualquer tipo de comércio, seja ele eletrônico ou físico, pense em como pode vir a adaptar esse tipo de sistema para o seu empreendimento.
Após um período inicial de mais trabalho, em que terão que ser catalogadas todas as suas peças, posteriormente você só terá a aproveitar a facilidade para saber exatamente onde se encontrar qualquer tipo de produto que você tenha guardado. Mais agilidade, controle e, também, lucros. Confira também artigos relacionados: