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Entenda o que são soft skills, como desenvolver essas habilidades e qual é essencial para o seu melhor desempenho no trabalho.

Os processos seletivos passaram por uma mudança significativa nos últimos tempos e novos conhecimentos estão sendo exigidos. Por conta disso, você precisa saber o que são soft skills, as habilidades que podem garantir as melhores oportunidades de trabalho e as melhores vagas para você.

Com a tecnologia, o mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico e exigindo profissionais com currículos completos, recheados de experiências acadêmicas e profissionais. Contudo, hoje, não são buscadas apenas essas experiências tradicionais que estão no currículo, é preciso apresentar outras habilidades: as soft skills.

Essas habilidades e competências determinam como é a personalidade do profissional, seu posicionamento e suas ações dentro de uma rotina de trabalho, seja na atividade individual ou no trabalho em equipe. 

Portanto, para que você esteja atualizado sobre as últimas exigências do mercado de trabalho, é preciso aprender como desenvolver soft skills e apresentá-las como seu grande diferencial.

O que são soft skills e hard skills?

Algumas competências e habilidades são essenciais para as profissões e nem todas estão presentes nos cursos de graduação e especializações. 

Muitas habilidades importantes estão diretamente ligadas ao comportamento do indivíduo e à inteligência emocional para gerenciar o mundo à sua volta e saber lidar com pressão e cobranças.

Assim, não são somente as suas habilidades para manusear um equipamento ou programa de computador que irão se destacar no espaço de trabalho, é preciso apresentar as soft skills no dia a dia. 

Por esse motivo, você precisa compreender o que são soft skills e como elas influenciam o seu desempenho.

Apesar do termo em inglês, soft skills são as habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento além do conhecimento técnico. 

Por exemplo, se o colaborador é uma pessoa empática e se possui as habilidades interpessoais para trabalhar dentro de uma empresa exercendo uma função que exige trabalho em equipe ou uma adaptação rápida ao cenário.

Por outro lado, as hard skills são as habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo do tempo, como o conhecimento em computador que você adquiriu ou outras práticas que também influenciam o desempenho da função. É o conhecimento técnico que você apresenta em seu currículo.

Desde a nossa vida escolar somos incentivados a desenvolver competências e habilidades pertinentes ao ano escolar que estamos cursando. 

Essas divisões são estabelecidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são responsáveis pelas atividades e conteúdo de cada série.

soft skills

Quais as diferenças entre as soft skills e hard skills?

Apesar de não serem as mesmas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, essa analogia com a nossa jornada escolar apresenta a importância de desenvolver conhecimentos para atingir o desenvolvimento esperado em cada momento da sua vida e em cada atividade profissional.

Portanto, é preciso separar o que são soft skills e hard skills para entender como você pode aprimorar o seu conhecimento. 

As soft skills têm relação com as habilidades individuais. Já as hard skills apresentam as competências técnicas do profissional. Ambas são necessárias para que a empresa alcance suas metas e o colaborador possa apresentar todo o seu potencial.

Qual é a importância das soft skills no mercado de trabalho?

As soft skills modificaram as buscas por profissionais em todas as áreas, pois os responsáveis pelos estudos em Recursos Humanos e atuação profissional perceberam que alguns traços de personalidade também determinam as tomadas de decisões e o relacionamento dos colaboradores na empresa.

Em 2020, a Forbes já estava anunciando que essas habilidades não eram apenas uma característica a mais, mas que elas eram essenciais para o desempenho na empresa.

Segundo a revista, em “um mundo em constante movimento, a capacidade de se adaptar às mudanças é crítica para qualquer nova contratação, independentemente do setor ou especialidade.”

Desse modo, a empresa pode utilizar o entendimento sobre o que são as soft skill para contratar o profissional certo para aquela função. Por exemplo, alguém que tem facilidade de comunicação e consegue se adaptar com rapidez, pode desempenhar uma função de chefe ou supervisor com mais facilidade.

Uma pessoa criativa pode encontrar formas inovadoras para desempenhar o trabalho e outro funcionário resiliente continuará com o objetivo da tarefa independentemente da situação contrária em que estiver.

soft skills

Valorização das soft skills

Sendo assim, as empresas passaram a valorizar as soft skills que podem oferecer o melhor para a função, utilizando todo o conhecimento dos profissionais. 

As competências e habilidades associadas às soft skill são muitas, porém cada uma pode ser um grande diferencial na sua carreira.

Cada funcionário pode realizar uma análise crítica sobre o próprio perfil profissional para compreender quais habilidades interpessoais precisam ser desenvolvidas para, assim, alcançar suas metas profissionais ou uma promoção no trabalho.

É primordial compreender que as soft skills e as hard skills são uma combinação de conhecimentos e habilidades que farão com que você seja o melhor profissional da sua área de atuação.

Usemos como exemplo o período de pandemia, que modificou totalmente a jornada de trabalho dos brasileiros.

Dessa forma, foi necessário desenvolver algumas habilidades interpessoais para conviver com a nova realidade, como: 

  • Flexibilidade;
  • Trabalho em equipe; 
  • Atitude positiva; 
  • Resiliência.

Já em nossa readaptação para o pós-pandemia, outras habilidades estão sendo colocadas como essenciais, como a calma.

Assim, entender o que são soft skills e suas aplicações é compreender que elas acompanham as tendências do mercado de trabalho e sempre pontuam as habilidades necessárias para o bom desempenho das atividades.

Agora que você já sabe o que são soft skills e hard skills, veja nosso guia com as soft skills do momento.

Como desenvolver soft skills e quais as mais importantes?

Confira a lista das soft skills mais procuradas pelos recrutadores e como você deve desenvolver cada uma delas dentro da sua área de trabalho. 

Empatia

O significado de empatia é se colocar no lugar do outro. No contexto das soft skill é a habilidade de conseguir entender os sentimentos e ações da outra pessoa, conseguindo traçar novas estratégias e oferecer soluções para a situação-problema do seu cliente ou parceiro de trabalho.

Ter empatia na esfera trabalhista é um importante passo para saber escutar as colocações do outro e entender quando você deve ter iniciativa para colaborar.

É um movimento de escuta e fala que aproxima de si mesmo a vivência do outro, influenciando consideravelmente as atividades em grupo e desenvolvimento de projetos para algum cliente. 

Comunicação

A comunicação pode ser exercida de muitas formas, e saber como dialogar em cada situação também é uma habilidade que faz toda a diferença. 

É preciso desenvolver a capacidade de falar em público, conectar-se com os clientes e transmitir seu ponto de vista e credibilidade, assim como é importante saber se comunicar de maneira clara.

Por isso, essa soft skill pode ser exigida em algumas funções. É necessário estabelecer bons vínculos trabalhistas através da comunicação assertiva, bem como para manter a boa relação com a equipe e dentro do espaço de trabalho.

É uma soft skill muito importante para cargos de liderança, atendimento, vendas ou equipes de criação que precisam criar um diálogo com seus consumidores.

Para desenvolver essa soft skill procure apresentar seu ponto de vista no trabalho. Também escute mais para refletir qual a melhor forma de dialogar com cada pessoa.

Comunicar-se bem também é adaptar o discurso ao ouvinte, transmitindo a ideia de forma efetiva. 

Atitude positiva

Quando você pensa o que são soft skills, pode não considerar a atitude positiva como uma delas, mas ter uma atitude positiva é ter a capacidade de ver além da situação em que se está.

Oferecer uma postura positiva é encontrar soluções pertinentes que criam um ambiente mais receptivo, onde o pensamento de que tudo dará certo no final realmente fará sentido, através da postura da equipe que trabalha em prol do melhor resultado. 

Iniciativa

O profissional que apresenta uma soft skill como a de iniciativa é uma pessoa curiosa, com boa capacidade para lidar com situações novas. Ele age rapidamente e quer encontrar soluções ideais.

Ter iniciativa é possuir a habilidade de aprender e ter uma capacidade racional para selecionar as informações recebidas para exercer uma atividade determinada. 

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é dividir tarefas, ajudar o próximo e ouvir críticas, sugestões e opiniões contrárias.

Por esse motivo, essa habilidade ainda é uma das principais características que mais aparecem nos processos seletivos. 

É a soft skill que estabelece o seu posicionamento em uma situação coletiva e o seu comprometimento além do trabalho individual. 

Ética no trabalho

A ética é um conceito que sempre esteve atrelado ao ambiente de trabalho. Ela é uma soft skill que influencia a confiança e demonstra o respeito pela empresa e pelos outros membros da equipe. Ser um funcionário ético é agir com honestidade e ter coerência nas falas e atitudes. 

Além do conceito de moralidade e valores sociais, ter ética no trabalho é honrar os combinados para ter credibilidade. É uma habilidade subjetiva que engloba valores pessoais e coletivos em um mundo corporativo cada vez mais competitivo. 

Flexibilidade e resiliência

Essas duas habilidades dizem muito sobre o posicionamento do profissional diante de situações adversas. Elas são sobre continuar buscando resultados mesmo em situações que não eram as esperadas pela equipe de trabalho e pelo indivíduo.

Ser uma pessoa inflexível é não se adaptar e não estar disposto a fazer negociações, o que pode impedir o crescimento da empresa e o bom andamento da rotina de trabalho.

Já a resiliência é uma habilidade subjetiva que demonstra como a pessoa enfrenta desafios e momentos críticos de muita pressão no trabalho.

Ter a desenvoltura para propor alternativas nessas situações é aquilo que eleva um grande profissional.

Como prova do poder dessas habilidades, temos o universo trabalhista que foi testado durante a pandemia de 2020/2021. 

Cada pessoa sabe como teve que se reorganizar para lidar com a jornada de trabalho no home office ou no sistema híbrido, comprovando a importância de desenvolver as soft skills. 

Criatividade

A criatividade também se configura como uma habilidade individual importante no contexto trabalhista, uma vez que o profissional conseguirá propor mudanças inovadoras e formas mais práticas para que uma atividade seja concluída.

Ser criativo é se adaptar ao cenário e propor modificações, encontrando caminhos em qualquer situação. Além disso, a criatividade está conectada às pessoas que conseguem ter uma visão ampla do mundo e pensamento crítico para usar a inspiração de forma assertiva.

Ou seja, a criatividade é uma importante soft skill que concilia imaginação, conhecimento e adaptação da ideia para o plano real.

Para desenvolver a sua criatividade será preciso não ter medo de arriscar e testar ideias até que o melhor método seja definido. 

Assim, utilizar novas tecnologias e metodologias de áreas diferentes também podem ser uma proposta interessante para definir novos caminhos e otimizar o seu trabalho criativo.

Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?

Uma boa gestão de projeto vai conciliar a realidade, o tempo para desenvolver as atividades e cada profissional designado para as tarefas. Esta equipe é composta por uma combinação de habilidades que juntas alcançam o melhor resultado.

Sendo assim, a importância das soft skills para o ambiente de trabalho e gestão de projetos é a capacidade de construir uma equipe diferenciada, permeada de conhecimento e capacidades individuais que irão contribuir para o desenvolvimento coletivo dos projetos.

Muitas habilidades e competências podem formar um bom profissional, mas é importante direcionar cada soft skill de acordo com a função a ser desempenhada.

O primeiro passo para que a empresa saiba refazer essa reestruturação de acordo com o potencial é discutir o que são soft skills e como elas podem ser aplicadas dentro daquele espaço de trabalho.

Não é preciso que um profissional tenha todas as habilidades, mas que elas consigam encontrar o ambiente propício para o seu melhor desempenho. Dessa forma, cada pessoa pode contribuir com o trabalho, oferecendo o conhecimento adquirido e as habilidades individuais de sua personalidade.

Caso você não tenha alguma habilidade interpessoal essencial, você pode buscar os conhecimentos e práticas de trabalho nas quais ela será desenvolvida. 

Cabe ao profissional reconhecer aquilo que pode ser melhorado para tornar-se uma referência na sua função e contribuir com maestria para os projetos da empresa.

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  • O que são soft skills e hard skills?

    • Quais as diferenças entre as soft skills e hard skills?

  • Qual é a importância das soft skills no mercado de trabalho?

    • Valorização das soft skills

  • Como desenvolver soft skills e quais as mais importantes?

    • Empatia

    • Comunicação

    • Atitude positiva

    • Iniciativa

    • Trabalho em equipe

    • Ética no trabalho

    • Flexibilidade e resiliência

    • Criatividade

  • Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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