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Micro influenciadores podem melhorar as chances de conversão do seu produto ou serviço. Veja como eles auxiliam na estratégia de marketing do seu negócio!

Fazer parcerias com micro influenciadores tem sido considerado uma das estratégias mais eficientes no ambiente digital. Apesar de não possuírem milhões de seguidores como as celebridades, eles são capazes de atrair um público ainda mais qualificado, uma vez que atuam em nichos específicos, conseguindo gerar maior interação e engajamento.

Essa estratégia, conhecida como marketing de influência, consiste em utilizar o poder de pessoas com presença na mídia digital para que recomendem o que você vende, influenciando a opinião dos seus seguidores.

É uma espécie de “boca a boca” moderno, em que é gerada uma publicidade instantânea para o seu produto ou serviço, fazendo com que as chances de conversão cresçam substancialmente.

Mas afinal, o que são micro influenciadores digitais e como eles podem ser benéficos para o seu negócio? Continue a leitura e descubra!

O que você vai ler neste conteúdo!

O que são micro influenciadores digitais?

Quais os principais benefícios de investir em uma parceria com micro influenciadores?

Como descobrir os micro influenciadores ideais para o seu negócio?

  • Verifique se o público-alvo é semelhante ao seu
  • Entenda quais são as melhores redes sociais
  • Identifique os conteúdos que geram interesse
  • Garanta que os influenciadores tenham bons seguidores
  • Tenha cuidado com a veracidade da parceria

Quais as etapas do trabalho com micro influenciadores?

  1. Faça uma proposta de projeto
  2. Estabeleçam objetivos de marketing juntos
  3. Criando conteúdo para gerar engajamento
  4. Desenvolva uma relação de longo prazo
O que são micro influenciadores

O que são micro influenciadores digitais?

São indivíduos que possuem seguidores acima da média nas redes sociais, girando entre 1 mil a 25 mil. Eles costumam atuar em um nicho específico, como gastronomia e produtos de beleza.

Eles são considerados valiosos pelo seu público, uma vez que demonstram conhecimento e paixão pelo assunto, assim como autenticidade e preocupação com quem os segue.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que, quanto mais seguidores, melhor, eles são a prova viva do contrário. Inclusive, está comprovado que o engajamento diminui quando os perfis possuem milhões de seguidores.

Segundo uma análise da Markerly com 800 mil usuários do Instagram, o envolvimento com postagem atinge um pico quando a conta possui entre 1 mil e 10 mil seguidores.

Um estudo da Experticity trouxe outros dois dados importantes:

  1. Os micro influenciadores são capazes de obter 22,2 vezes mais conversões do que usuários comuns que estejam indicando o mesmo produto;
  2. 82% dos participantes demonstraram maior predisposição a seguir as recomendações feitas pelos micro influenciadores.

Mas por que isso acontece? 

A resposta é simples: seus seguidores confiam nas avaliações dos micro influenciadores porque esse perfil tende a ser mais intimista e próximo das pessoas. Logo, eles se sentem “amigos” de verdade, em quem podem confiar nas avaliações.

Logo, empresas que utilizam os micro influenciadores em suas estratégias de branding de marca têm grandes chances de verem suas conversões se elevarem.

Quais os principais benefícios de investir em uma parceria com micro influenciadores?

Os influenciadores digitais podem ajudar a sua empresa a se destacar e obter melhores resultados, seja em engajamento ou vendas.

Um dos motivos é o fato deles atuarem com um público segmentado. Eles dedicam o seu tempo a ganhar seguidores de confiança, que realmente se importam com o seu conteúdo e experiência. Logo, você tem a garantia de que a sua marca irá chegar em quem realmente pode consumir de você.

Outro benefício que podem proporcionar é o aumento no engajamento, tendo em vista que os usuários de redes sociais valorizam as interações com os influenciadores digitais que seguem.

Para se ter uma ideia, micro influenciadores com 1 mil seguidores geram 85% mais engajamento do que quem tem 100 mil ou mais. Ou seja, suas indicações são realmente levadas à sério.

A autenticidade e a acessibilidade são outros atrativos. O fato dos micro influenciadores cultivarem as relações digitais e não cobrarem muito caro para divulgar seus produtos ou serviços devem ser levados em consideração na hora de criar uma estratégia de marketing.

Como descobrir os micro influenciadores ideais para o seu negócio?

Existem diversos micro influenciadores digitais no Brasil. Nesse cenário, como selecionar aqueles que podem gerar mais benefícios ao seu negócio? Confira nossas dicas!

Verifique se o público-alvo é semelhante ao seu

Defina detalhes sobre o seu público ideal e, após, procure por micro influenciadores que compartilhem um mercado-alvo comum. Assim, sua mensagem chegará às pessoas certas.

Entenda quais são as melhores redes sociais

É possível encontrar influenciadores digitais nas principais redes sociais, sendo a maior concentração no Instagram, Facebook, YouTube e, agora, TikTok.

Avalie em qual plataforma o seu produto ou serviço pode se destacar mais e direcione suas energias para ela.

Identifique os conteúdos que geram interesse

Na hora de pesquisar os micro influenciadores, avalie também se a visão que eles têm em relação ao marketing de conteúdo está alinhada à sua. Ou seja, avalie questões como linguagem e design, que devem ser atraentes e, ao mesmo tempo, cativantes.

Garanta que os influenciadores tenham bons seguidores

O número de seguidores demonstra o alcance que o micro influenciador tem. Logo, certifique-se de que ele possui, pelo menos, 1 mil seguidores e que esses de fato interajam nas suas postagens.

Tenha cuidado com a veracidade da parceria

Essa é uma dica muito importante: cuidado com as falsificações. Existem falsos micro influenciadores que utilizam métricas falsas e que compram seguidores apenas para fazerem parcerias e ganharem dinheiro. Fique atento a isso!

Quais as etapas do trabalho com micro influenciadores?

Você selecionou alguns influenciadores digitais que podem ser parceiros da sua empresa e agora? Confira as próximas etapas:

1. Faça uma proposta de projeto

Converse com as pessoas da sua lista e pergunte se eles teriam interesse em trabalhar com você. Apresente um plano que faça sentido para ambas as partes, tanto em termo de conteúdo, metas e remuneração.

2. Estabeleçam objetivos de marketing juntos

Quais são os seus objetivos com essa estratégia: deseja aumentar suas vendas, trazer tráfego para o seu site e, assim, melhorar a posição no Google, ou ganhar seguidores para a sua própria conta?

Seja qual for a sua meta, certifique-se de que o micro influenciador pode ajudá-lo a atingir.

3. Criando conteúdo para gerar engajamento

No que tange ao conteúdo, é importante dar liberdade para que os micro influenciadores criem. Lembre-se que eles realmente acreditam nos produtos ou serviços que promovem. Logo, eles saberão o que falar e como contar uma “história” que engaje seu público.

4. Desenvolva uma relação de longo prazo

É essencial criar um relacionamento transparente e que seja benéfico para todos. Por isso, crie um contrato que delimite suas expectativas antes mesmo de iniciar os trabalhos. Dê feedbacks honestos e envolva-se também nas postagens, seja curtindo ou compartilhando os conteúdos.

Assim, você estará desenvolvendo uma relação que poderá durar bastante tempo e, principalmente, gerar bons frutos.

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  • Quais os principais benefícios de investir em uma parceria com micro influenciadores?

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    • Verifique se o público-alvo é semelhante ao seu

    • Entenda quais são as melhores redes sociais

    • Identifique os conteúdos que geram interesse

    • Garanta que os influenciadores tenham bons seguidores

    • Tenha cuidado com a veracidade da parceria

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    • 1. Faça uma proposta de projeto

    • 2. Estabeleçam objetivos de marketing juntos

    • 3. Criando conteúdo para gerar engajamento

    • 4. Desenvolva uma relação de longo prazo

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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