Entenda um pouco mais sobre o que o Google faz, seus processos e como seus movimentos afetam o funcionamento dos sites.
Este post é uma tradução do material What Does Google Do?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.
Como funciona o Google? O que o Google faz realmente? Para muitos de vocês, isso será bastante conhecido. Mas para todos que são novos no mundo do SEO: deixe-me explicar o que o Google faz e como o SEO funciona.
Fique tranquilo: farei isso de uma forma fácil de entender, porque entender isso realmente ajuda a criar uma estratégia de SEO que funcione! Vamos dar uma olhada nos bastidores.
Como o Google funciona?
Mecanismos de busca como o Google seguem links de uma página da web para outra. O Google consiste em um rastreador, um índice e um algoritmo. O rastreador segue os links na web. Ele percorre a internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, e salva a versão HTML de todas as páginas em um banco de dados gigantesco chamado índice.
Este índice é atualizado se o rastreador do Google passar pelo seu site novamente e encontrar páginas novas ou revisadas. A nova versão desta página é salva. Dependendo do tráfego em seu site e do número de alterações que você faz nele, os rastreadores passam mais ou menos frequentemente.
Para o Google saber da existência do seu site, primeiro deve haver um link de outro site – um que já esteja no índice – para o seu site. Se os rastreadores seguirem esse link, isso levará à primeira sessão do rastreador e à primeira vez que seu site é salvo no índice. A partir daí, ele pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google.
Algoritmo secreto do Google
Após indexar seu site, o Google pode mostrá-lo nos resultados da pesquisa. O mecanismo de pesquisa tenta corresponder a uma determinada consulta de pesquisa com páginas que indexou.
Para fazer isso, o Google tem um algoritmo específico que decide quais páginas são mostradas em que ordem. Como esse algoritmo funciona exatamente é um segredo. Ninguém sabe exatamente quais fatores decidem a ordenação dos resultados da pesquisa.
O algoritmo não é estático. Ele muda regularmente com novas atualizações. Os fatores que determinam a ordenação e a importância dos diferentes fatores mudam com muita frequência.
Embora o algoritmo seja secreto, o Google nos diz quais coisas são importantes. Não sabemos o quão importante, porém, e não sabemos se o Google nos comunica todos os fatores. Testes e experimentos nos dão uma ideia relativamente boa dos fatores importantes e das mudanças neles.
Página de resultados do Google
A página de resultados do Google – também conhecida como SERP – mostra cerca de 7 ou 10 links para sites que melhor se encaixam na sua pesquisa (segundo o Google). Nos referimos a esses resultados como resultados de pesquisa orgânica.
Se você clicar na segunda página da página, verá ainda mais resultados. Quanto mais abaixo nos resultados estiver o seu site, menos provável é que alguém clique no seu resultado e encontre o seu site.
Na maioria das vezes, existem alguns links pagos acima dos 10 links na primeira página. Esses links são anúncios; as pessoas pagaram ao Google para colocar esses links no topo do site quando os usuários procuram por um termo específico. Os preços desses anúncios variam muito, dependendo da competitividade do termo de pesquisa.
Além desses resultados orgânicos e pagos, também existem alguns outros elementos que você pode encontrar na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.
O valor dos links para os mecanismos de pesquisa
É muito importante ter uma compreensão básica de como o Google e a maioria dos outros mecanismos de pesquisa usam links. O número de links apontando para uma página é usado para determinar o quão importante essa página é. Portanto, quanto mais links um site específico tiver, mais importante os mecanismos de busca acreditam que ele é.
Tanto links internos (vindos do mesmo site) quanto links externos (de outros sites) podem ajudar no ranking de uma página no Google. Porém, alguns links são mais importantes do que outros.
A importância dos links realmente leva à construção de links ativos bastante rapidamente. Desde que você esteja coletando links úteis e lógicos, o link building pode ser uma boa estratégia de SEO. Mas se você coletar (ou pior, comprar) links suspeitos, o Google pode puni-lo por isso.
SEO e Google
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é a prática de otimizar sites para tentar fazê-los aparecer em uma posição alta nos resultados de pesquisa orgânica.
Para fazer isso, o SEO tenta moldar um site conforme o algoritmo do Google. Dito isso, este algoritmo visa fornecer aos usuários online a melhor resposta para sua pergunta e a melhor experiência possível.
Embora o algoritmo do Google permaneça em segredo, mais de uma década de experiência em SEO resultou em uma ideia bastante boa sobre os fatores importantes.
Monitoramos todas as comunicações do Google sobre mudanças no algoritmo, e testamos o que realmente funciona nos mecanismos de pesquisa. No Yoast, defendemos o SEO holístico. Sua estratégia de SEO nunca deve parecer um truque. O mecanismo de pesquisa quer mostrar ao usuário o resultado que melhor se adapta à sua consulta de pesquisa. É assim que o Google funciona, em poucas palavras.
Se você deseja aparecer em alta nos resultados para esse termo de pesquisa específico, certifique-se de escrever conteúdo incrível e amigável ao SEO e oferecer aos usuários uma boa experiência online.